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Olá Clube!
Li os artigos sobre os estabilizadores e me convenceram a comprar o filtro de linha, pois tenho 220 voltz em casa.

Meu estabilizador tem 7 anos 4 tomadas de saída, e acredito está a ponto de não funcionar mais, como todo meu equipamento é novo e suporta 110 a 240~, estou pensando em adquirir um filtro de linha mesmo.

Porém, apareceu uma dúvida que até então, não foi esclarecida com os artigos.
Minhas tomadas de parede, são 2 pinos, ou seja, não tem aterramento acredito.
Acredito que meu estabilizador MicroSol (Modulo Isolador e Estabilizador) aterre? talvez eu esteja errado.

Bom! Tenho uma Fonte Corsair cx430 430w 80 Bronze Plus, um Home Theater 35w de alimentação, e um monitor 23". Todos eles suportam 110 a 240 e ligados no estabilizador, meus outros eletrodomésticos estão ligados em outro filtro de linha (simples, porém bom) de 4 tomadas com proteção (como ventilador, carregador celular, modem)

Jogo estabilizador fora? pelo que sei, se ele queimar ou dar defeito grave, pode até levar minha fonte junto.
Sei que por aqui, tem recomendações de filtros de linha, mas os filtros de linha aqui perto de casa, bons, tem 10A por tomada, até 6 tomadas e proteção contra curtos, operando na tensão da parede 220v.

Minha impressão ao terminar de escrever esse tópico, é de perceber que eu nunca tive aterramento e estou preocupado com isso à toa. " Isolador e Estabilizador " escrito no Estabilizador, são funções das fontes modernas, correto? 


 

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Fonte Corsair bivolt???

adicionado 3 minutos depois

Simm entendi agoraa! Pode usar sem problema, sua fonte já possui proteçao, e se quiser ter um pouco mais de segurança compre um filtro de linha de qualidade! No estabilizador, ele era conectado em tomada de 2 pinos (sem aterramento)?

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2 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Fonte Corsair bivolt???

Desculpa, corrigi o texto, eu quis dizer que operam em ambas as voltagens.

Corsair CX430 430w 80 Plus Bronze

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Módulo isolador transfere o "terra" para o neutro, mas como você utiliza 220V não tem neutro aí, ou seja, não tá isolando nada.

Fontes decentes, como a sua, não são bivolts e sim "full range", trabalham entre 90V até 264V fornecendo a corrente contínua sem problemas.

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Filtros de linha de boa qualidade como os da clamper possuem proteções: Linha-Neutro / Linha-Linha / Linha-Terra / Neutro-Terra

 

Ou seja, ele acaba "usando o neutro como terra" também e já consegue neutralizar pequenos surtos. O ideal seria possuir o terra para lidar com cargas maiores já que a capacidade de absorção do neutro não é a mesma. Estabilizador não protege seus equipamentos, inclusive atrapalha e danifica os eletrônicos ligados à ele quando ele tenta corrigir oscilações, o correto é não utilizá-los.

 

Se você quer se informar a respeito é só assistir o vídeo do @Gabriel Torres sobre o assunto:

 

O @faller também tem um tópico muito didático sobre o assunto:

 

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1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@lnpott Sim, tá só fazendo "tlec tlec" do chaveamento e sobrecarregando a fonte.

Deixaria este estabilizador de encosto de porta.

Embora o "Tlec Tlec" seja raro, acredito também, que esteja sobrando. 
 

Citação

Deixaria este estabilizador de encosto de porta.

kkkkkk

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, grievous disse:

Filtros de linha de boa qualidade como os da clamper possuem proteções: Linha-Neutro / Linha-Linha / Linha-Terra / Neutro-Terra

 

Ou seja, ele acaba "usando o neutro como terra" também e já consegue neutralizar pequenos surtos. O ideal seria possuir o terra para lidar com cargas maiores já que a capacidade de absorção do neutro não é a mesma. Estabilizador não protege seus equipamentos, inclusive atrapalha e danifica os eletrônicos ligados à ele quando ele tenta corrigir oscilações, o correto é não utilizá-los.

 

Se você quer se informar a respeito é só assistir o vídeo do @Gabriel Torres sobre o assunto:

 

O @faller também tem um tópico muito didático sobre o assunto:

 


Sim, li esse tópico, e vou ver o vídeo agora.

adicionado 2 minutos depois
22 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Fonte Corsair bivolt???

adicionado 3 minutos depois

Simm entendi agoraa! Pode usar sem problema, sua fonte já possui proteçao, e se quiser ter um pouco mais de segurança compre um filtro de linha de qualidade! No estabilizador, ele era conectado em tomada de 2 pinos (sem aterramento)?


Sim, estabilizador conectado na parede com 2 pinos apenas. Isso sem adaptador, ele realmente só tem 2 pinos pra alimentar o estabilizador.

Vou procurar em lojas boas, um filtro de qualidade.

  • Membro VIP
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@Saulo Catunda Resumidamente, o que seu estabilizador faz a sua fonte o faz mais eficazmente.
Tá havendo redundância aí, só que neste caso a situação é ruim porque a fonte é muito mais rápida na correção de tensão que o estabilizador, então ela tá trabalhando "dobrado". Ou seja, fará bem você retirar o estabilizador daí e não o contrário.

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Alguns fabricantes/distribuidores chegam a vincular a perda da garantia com o uso de estabilizadores. 

NaouseestabilizadorXFX_zps9cc9e7c2.jpg

 

Estabilizadores%20x%20Corsair_zps2zhmnh1

 

Mas tem gente que não acredita e ainda continua usando essa porcaria chamada estabilizador...

 

 

 

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13 minutos atrás, faller disse:

Alguns fabricantes/distribuidores chegam a vincular a perda da garantia com o uso de estabilizadores. 

NaouseestabilizadorXFX_zps9cc9e7c2.jpg

 

Estabilizadores%20x%20Corsair_zps2zhmnh1

 

Mas tem gente que não acredita e ainda continua usando essa porcaria chamada estabilizador...

 

 

 

Uau! nunca tinha visto isso! Vou comprar com urgência. kkkkkkkk

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Problema! Comprei um filtro de linha ILUMI hoje, e coloquei na tomada, ainda com a fonte desligada, a lateral do PC de metal, tá dando choque de 6 volts. 

 

Como eu disse, a tomada da parede é 2 pinos. 220v

 

E agora?

 

Filtro de linha tem 3 pinos, e conecto na extensão que permite por na parede, ignorando o aterramento. Pc tá dando choque! E nem liguei

 Com o estabilizador, isso não acontece

 

  • Membro VIP
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Não tem aterramento, dá choque mesmo. Não fique descalço perto do PC pra não tomar choque... rs

Como é 220v nem dá pra tentar virar o pluque do outro lado, isto às vezes ajuda a parar com estes choques.

 

E este filtro de linha, é bom? Nunca ouvi falar, acho que seria melhor um da Clamper hein, com as devidas proteções. Eu não tenho aterramento, tô usando a rede 110v, posso ficar descalço de boa apoiado no PC que não sinto choque. Filtro iClamper Energia 5.

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  • Membro VIP
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1 hora atrás, Phoenyx disse:

Não tem aterramento, dá choque mesmo. Não fique descalço perto do PC pra não tomar choque... rs

Como é 220v nem dá pra tentar virar o pluque do outro lado, isto às vezes ajuda a parar com estes choques.

 

E este filtro de linha, é bom? Nunca ouvi falar, acho que seria melhor um da Clamper hein, com as devidas proteções. Eu não tenho aterramento, tô usando a rede 110v, posso ficar descalço de boa apoiado no PC que não sinto choque. Filtro iClamper Energia 5.

Dá sim para testar com o plug virado 180 graus pois os 220 Volts que o cidadão tem ai muito provavelmente derivam de ligação fase-neutro, com tensão nominal de 220 Volts, entre fase e neutro e 380 Volts entre fases. Não tenho certeza pois sequer o autor do tópico citou a cidade em que está seu PC, para que eu pudesse consultar ai, na ANEEL

 

Ademais usar o PC sem estar descalço e/ou sob piso frio é uma ótima opção..

 

Quanto a proteção contra surtos, da Ilumi, não vi nenhum teste dele e sequer o vi aberto. Muitos desses filtros de linha não passam de meras extensões de tomadas. Fosse o autor eu compraria um filtro decente, ou da Upsai, ou da Clamper...

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2 horas atrás, faller disse:

Dá sim para testar com o plug virado 180 graus pois os 220 Volts que o cidadão tem ai muito provavelmente derivam de ligação fase-neutro, com tensão nominal de 220 Volts, entre fase e neutro e 380 Volts entre fases. Não tenho certeza pois sequer o autor do tópico citou a cidade em que está seu PC, para que eu pudesse consultar ai, na ANEEL

 

Ademais usar o PC sem estar descalço e/ou sob piso frio é uma ótima opção..

 

Quanto a proteção contra surtos, da Ilumi, não vi nenhum teste dele e sequer o vi aberto. Muitos desses filtros de linha não passam de meras extensões de tomadas. Fosse o autor eu compraria um filtro decente, ou da Upsai, ou da Clamper...


Interessante, Moro em Fortaleza - CE e consultando a ANELL o meu resultado foi " Tensão Nominal 1 " 380 220 Volts.

Estou com muita raiva, porque fui resolver problemas nas documentações, e acabei comprando isso no meio da viagem.
O produto é o seguinte " http://www.ilumi.com.br/produto-linha/filtro-de-linha-profissional-com-4-tomadas-com-cabo-pp-chato-de-15m-250v-preto-blister/ "
Desperdicei dinheiro! Raiva! Vou ter que ir atrás de um novo, se não achar o Clamper, precisarei pegar pela internet mesmo.

Bom, olha só, o que consta na traseira da embalagem, são as seguintes funções.
- Filtro de Linha e Protetor de rede profissional.
- Supressor de rede e ruídos, Filtra ruídos aumentando o desempenho do produto
- Placa Circuito Eletrônico, evita curto circuito e aumenta a vida útil do produto.
Essa é a imagem ilustrativa do produto por dentro
" https://imgur.com/dkVk5Uw "

Comprei uma bomba?

Ps: Sim, terei que me acostumar com um gabinete que transfere alguns pequenos volts, tudo isso pra livrar minha fonte de um estabilizador, mandar aterrar minha casa vai custar um bucadim. 

  • Membro VIP
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@Saulo Catunda Tinha que abrir este filtro para analisar os componentes. Não tem nem foto no site deles, já dá pra imaginar a beleza que é... rs

Outra coisa, como seu 220v é com neutro, vira o plugue da tomada e veja se cessam os choques, ou pelo menos diminua.

 

No centro de Fortaleza você acha os Clamper em loja física:

 

CARMEHIL 
Avenida Bezerra de Menezes, 170.
Farias Brito, Fortaleza - CE
CEP: 60325-003 
Telefone: 55-85-4008-6666 
E-mail:[email protected] 

CENTELHA EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS 
Av. Alberto Craveiro, 4547. 
Dias Macedo, Fortaleza - CE
CEP: 60861-211 
Telefone: 55-85-3402-8513 
E-mail:[email protected] 

  • Obrigado 1
Postado
22 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Saulo Catunda Tinha que abrir este filtro para analisar os componentes. Não tem nem foto no site deles, já dá pra imaginar a beleza que é... rs

Outra coisa, como seu 220v é com neutro, vira o plugue da tomada e veja se cessam os choques, ou pelo menos diminua.

 

No centro de Fortaleza você acha os Clamper em loja física:

 

CARMEHIL 
Avenida Bezerra de Menezes, 170.
Farias Brito, Fortaleza - CE
CEP: 60325-003 
Telefone: 55-85-4008-6666 
E-mail:[email protected] 

CENTELHA EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS 
Av. Alberto Craveiro, 4547. 
Dias Macedo, Fortaleza - CE
CEP: 60861-211 
Telefone: 55-85-3402-8513 
E-mail:[email protected] 

Excelente!

Vou no Centro amanhã, vou primeiro na Loja que tenho 20 reais de vale compras pra ajudar, porém, exigindo o Clamper, senão, procuro nessas outras duas ai.

Aqui comigo, tenho 2 filtros de linhas assim, fracos.
1 - Filtro de Linha Ilumi  4 Tomadas Bivolt C/ Proteção de Curto via Circuito Eletrônico e Supressor de rede e ruídos.  (Citado acima)
1 - Filtro de Linha Daneva 4 Tomadas 10A GL Circuit Breaker 1647 Bivolt

Na pratica, quase duas extensões.
Vou escolher uma delas pra vender pra minha mãe e substituir pela Clamper, pra ligar o PC e os mais importantes, só não sei qual ainda.
 

  • Membro VIP
Postado

@Saulo Catunda Vender para a mãe. Tu é mal hein! Ainda vai dar facada pro Clamper sair de graça.... rs
Larga de ser pão duro e doa pra ela, qualquer um destes.

Na real eu devolveria o outro e pegaria meu dinheiro de volta se possível.

  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Olha ai a análise interna de um Daneva de 4 tomadas que pode até nem seu o seu mas o DNA é o mesmo...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=4141361

 

adicionado 6 minutos depois
15 minutos atrás, Saulo Catunda disse:


Vou escolher uma delas pra vender pra minha mãe e substituir pela Clamper, pra ligar o PC e os mais importantes, só não sei qual ainda.
 

 

Já compre uma tomada para ser trocada na parede ai, já no modelo moderno..

Algo assim:

 

image.thumb.png.dd66fcde3f80150d392f95551e674a15.png

 

E, na hora de trocar lembre-se de que tomadas devem ter a correta distribuição de seu fio fase e de seu fio neutro..

Olhe ai como deve ser isso dai:

 

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Isso olhando-se a tomada de frente, pelo lado em que se insere o plug..

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Postado
10 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Saulo Catunda Vender para a mãe. Tu é mal hein! Ainda vai dar facada pro Clamper sair de graça.... rs
Larga de ser pão duro e doa pra ela, qualquer um destes.

Na real eu devolveria o outro e pegaria meu dinheiro de volta se possível.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade.
Infelizmente, produto vendido em loja física, não tem devolução por arrependimento. Vou doar o Daneva para ela, pois o dela é só "ferro" por dentro, direto na tomada.

 

4 minutos atrás, faller disse:

Olha ai a análise interna de um Daneva de 4 tomadas que pode até nem seu o seu mas o DNA é o mesmo...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=4141361

 


Me assusta saber que no mercado, existem extensões/filtros de linha com erros tão grotescos. Acabei de ler o artigo. 

A Tomada de parede, trocarei depois, pois aqui em casa não tem aterramento, e tenho um "T"zinho com fêmea (entradas) de 3 pinos e macho de 2 para a parede, pois a parede só tem 2 fios, Tensão Nominal 1.

  • Membro VIP
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@Saulo Catunda Outra coisa que você deveria retirar são estes Tzinhos, ou benjamim como chamamos por aqui. Arruma esta instalação elétrica aí, mesmo que você não tenha aterramento. Benjamim é outro penduricalho ***** que se torna permanente e só serve pra dar mal contato, queimar aparelhos e DERRETER aleatoriamente.

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  • Membro VIP
Postado

Mas percebeste que com dois pinos somente na tomada jamais terás a chance de acertar sempre e bem podes colocar o fio fase na posição de onde teria de ser o neutro. Dai a chave do filtro passa a desligar o fio neutro, deixando vivo o fio fase, contrariando toda e qualquer recomendação relativa a eletricidade (sempre se comuta o fio fase, sempre se protege o fio fase) e o fusível, na ligação errada, vai proteger o neutro...

 

A ligação a três pinos evita essa inversão ou "despolarização" uma vez que somente se pode inserir o plug de um modo, mesmo tendo ou não aterramento presente...

 

É tão fácil e barato fazer a coisa certa que chega a ser besteira deixar essas coisas mínimas erradas...

Você mesmo, tenho certeza, consegue botar ordem ai em sua elétrica..

  • Obrigado 1
Postado
17 horas atrás, faller disse:

Mas percebeste que com dois pinos somente na tomada jamais terás a chance de acertar sempre e bem podes colocar o fio fase na posição de onde teria de ser o neutro. Dai a chave do filtro passa a desligar o fio neutro, deixando vivo o fio fase, contrariando toda e qualquer recomendação relativa a eletricidade (sempre se comuta o fio fase, sempre se protege o fio fase) e o fusível, na ligação errada, vai proteger o neutro...

 

A ligação a três pinos evita essa inversão ou "despolarização" uma vez que somente se pode inserir o plug de um modo, mesmo tendo ou não aterramento presente...

 

É tão fácil e barato fazer a coisa certa que chega a ser besteira deixar essas coisas mínimas erradas...

Você mesmo, tenho certeza, consegue botar ordem ai em sua elétrica..


Opa, acabei de fazer essa pequena manutenção.
Imagens no Spoiler abaixo;

 

Spoiler

Como era antes, Fase + Neutro (sabe se lá qual é qual)
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Por dentro, muitos fios expostos, por cima vem o fase e neutro do medidor, por baixo (fio verde e branco) são os do interruptor da luz do quarto, e o jumper bem exposto. 
983159537_WhatsAppImage2019-01-11at13_30.23(1).thumb.jpeg.8186c1332d6ceaee020e33e2996df52a.jpeg

A nova tomada
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Nova conexão; identificado o Neutro com o Multímetro e marcado com caneta [azul]. Como a tomada é dupla e uma ao contrário da outra, como padrão, comprei um cabo de qualidade e grosso, coloquei só as pontas [Neutro no Neutro, Fase no Fase] e ignorei o Terra, pois não tenho aterramento e não tinha porque ligar um no outro. Finalizei ligando e cortando também os fios branco e verde do interruptor de luz. 
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Serrei e lixei um pouco ali em cima para não cortar os fios.
Agora ta bonito e prático, impossível de errar o lado, como o @faller indicou.
Xau benjamim.
Obs: Estudei um pouco, tutoriais no youtube para não errar em nada.
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Sobre as lojas pro filtro de linha Clamper em loja física, está difícil achar.
As que o amigo indicou ai, Carmehil até tinha, mas não fez o pedido ainda, e eles me indicaram SV elétrica, que também não tem mais por ser difícil vender, pelas pessoas não ter costume de comprar bons filtros.
Centelha ainda não me atendeu, mas vou da uma passeada pelo Centro, e é bem capaz que eu ache, por fim, compro pela internet mesmo caso não funcione.
=D
Pelo menos, pelo visto, as coisas aqui estão melhor que antes. 
Vou tentar vender o estabilizador, OLX, vai que dá né.

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  • Membro VIP
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Parabéns amigo... E não doeu nada doeu???

 

Se reparares na tomada, tanto pela frente da mesma quanto por trás está marcado de forma permanente onde deve ficar o Neutro.. Faz parte da norma da fabricação das tomadas no Brasil, marcar a posição do neutro e do aterramento, pelo menos. O fase, por dedução, será o outro...

Repare ai, na sua foto

image.thumb.png.e4a16c7aac750010486215d75daa7796.png

 

E tem gente que não dá a menor bola para isso...

 

Parabéns.. Agora tudo certo...

 

 

  • Obrigado 1
  • 5 anos depois...
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Mas se ele for baixa potência, como 300VA vai ficar limitado nessa potência para toda a sua configuração, como tudo é ligado nele, tem que considerar a potência aparente total, todos os seus equipamentos juntos e com potência total ultrapassam 300VA.

Em 28/05/2024 às 10:33, Danrley_Silva disse:

relação de transformação 1:1

A relação é 1:1 apenas se ele não for rebaixador de 220v para 115v, não me atentei a isso.

Em 09/01/2019 às 12:16, Phoenyx disse:

Módulo isolador transfere o "terra" para o neutro

Sim, mas é o neutro do secundário, o início da bobina dele, não o neutro da rede, o próprio nome do transformador diz, isolador, não existe contato do primário com o secundário.

Ele simula um aterramento TN-S em um secundário isolado.

 

Em 11/01/2019 às 15:13, Saulo Catunda disse:

não tinha porque ligar um no outro.

 

É aí que se engana, mesmo não tendo aterramento, o correto é ao menos equipotencializar, caso contrário, se ligar o gabinete em uma tomada e o monitor em outra, caso um dos dois equipamentos tenha fuga, a corrente de equipotencialização entre os dois vai ocorrer por caminho indevido, adivinha por onde? O cabo de vídeo VGA ou HDMI :naonao:

Ao menos poderia puxar mais um neutro direto do quadro para essa tomada, esse seria um terra no esquema TN-C-S, mas para isso o quadro precisa ter uma entrada com fios grossos, por esse cabo passaria apenas as correntes de fuga e uma eventual corrente de curto para a carcaça desarmando o disjuntor na hora se ocorrer.

Claro, para proteger bem o circuito do PC um disjuntor de 10 a 15A no máximo, como é 220v, nunca vai chegar a 10A.

Como provavelmente não dispõe de recursos para fazer uma malha local, existem inúmeras barras, sei que não o suficiente para garantir um potencial realmente 0v, mas vai ficar próximo a isso, por exemplo, em uma instalação padrão, o máximo admitido de queda de tensão é 5%.

Sua rede é 220v, então sua instalação deve ter um padrão de 50A, portanto sob esta corrente, a queda de tensão máxima admitida é 11v, o que significa que a tensão entre neutro e o terra real (solo), será de 5.5v, isso quando a corrente total for 50A.

Por isso pegue um condutor extra direto do quadro principal e use como aterramento no PC, TN-C-S é bem melhor que nada, quando puder, reforce o aterramento já existente no seu padrão de entrada. :eiei:

 

Em 28/05/2024 às 12:49, Danrley_Silva disse:

Módulo isolador transfere o "terra" para o neutro

 

Importante, para que um surto de tensão no primário não reflita no secundário, colocar um DPS entre fase e neutro ou fase - fase que alimentam o primário.

Aí os surtos serão devolvidos para a rede elétrica ao invés de chegar ao secundário.

 

Em 09/01/2019 às 12:32, Saulo Catunda disse:

Deixaria este estabilizador de encosto de porta.

 

Dá pra fazer algo bem melhor, tem espaço pra isso, retirar a placa e o transformador, aproveitar a carcaça e colocar DPS parrudos internamente (175v se a rede for 127v ou 275v se a rede for 220v), daqueles utilizados em quadros, qualquer surto pesado já queima o fusível e não faz nem cócegas nos varistores parrudos! :eiei:

 

E com o transformador, ainda dá para dessoldar aquele fio do primário que faz contato com o secundário e soldar em um borne que não tenha contato com o secundário, assim o transformador passa a ter isolação galvânica e se torna utilizável para alimentar cargas eletrônicas, neles se encontra tensões como 9, 10,11, 21v AC, se o autotransformador for de um estabilizador 300VA (após a mudança se torna um transformador normal), ele possui 11.3VA máximos de capacidade total como transformador comum para baixas tensões (regra dos 10% de queda de tensão).  :thumbsup:

 

Em 09/01/2019 às 12:04, Saulo Catunda disse:

Acredito que meu estabilizador MicroSol (Modulo Isolador e Estabilizador) aterre? talvez eu esteja errado.

 

Ele simula um aterramento TN-S, o esquema de ligação dele é usar o início da bobina como "neutro" e ao mesmo tempo como "terra", pois o início da bobina não sofre com indução, por exemplo, se pegar uma chave de teste e colocar no ponto final da bobina, ela vai acender, mas se encostar o dedo neste mesmo ponto, a chave neon vai se apagar e não vai dar choque, pois era uma tensão flutuante, não havia referência de terra real e consequentemente não havia caminho de retorno da corrente ao transformador através do solo, como o início da bobina tende a ser limpo, ele é usado para ser o PEN do sistema isolado/fechado do secundário do trafo isolador, como ele tem a função de estabilizador, basta desativar essa função e aproveitar esse transformador, retire a placa eletrônica, e escolha o melhor TAP, eu escolheria o que tivesse a tensão mais aproximada possível do valor de tensão encontrado na tomada de alimentação do primário (medida em relação ao "PEN" dos sistema fechado), ou seja, relação de transformação 1:1.

Com isso ele dá um caminho das correntes de fuga de volta ao transformador, eliminando problemas de interferência como teclado que repete teclas e outros.

Choque já não daria com ou sem esse aterramento já que o secundário é isolado, mas a simulação desse aterramento é para eliminar os problemas citados.

Basta escolher o melhor TAP e soldar diretamente no barramento de fase das tomadas de saída e problema resolvido! :thumbsup:

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