Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Cometi um acidente aqui. Fui trocar o cooler da placa-mãe e a chave de fenda escapou de minha mão danificando uma peça. Na imagem, coloquei em vermelho a peça (não sei o nome...). Instalei tudo e aparentemente tudo normal. Alguém, com base nas imagens, sabe o nome dessa peça? Sabem me dizer se é essencial ter a peça e se devo tentar consertar?

Obrigado!

asus.png

IMG_4583.jpg

IMG_4584.jpg

Postado

é um capacitor, se não estou em erro é referente ao socket, e sim é essencial para o bom funcionamento da placa-mãe.. em qualquer loja de eletronica de confiança trocam esse capacitor... alguem mais dentro do assunto lhe saberá orientar melhor..

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, fvfernandes disse:

Cometi um acidente aqui. Fui trocar o cooler da placa-mãe e a chave de fenda escapou de minha mão danificando uma peça. Na imagem, coloquei em vermelho a peça (não sei o nome...). Instalei tudo e aparentemente tudo normal. Alguém, com base nas imagens, sabe o nome dessa peça? Sabem me dizer se é essencial ter a peça e se devo tentar consertar?

Chama-se "capacitor". Ele tem vários usos, mas aparentemente, você atingiu um que serve para ajudar a regular a tensão do processador; se for isso mesmo, você deu sorte, pois são usados vários capacitores para esse fim, e os outros seguram o tranco. Dependendo da região, pode ser também que tenha sido um dos dedicados ao chip gráfico integrado, e se você estiver usando uma placa de vídeo, essa parte fica desabilitada.

Como consequência, você talvez tenha mais dificuldade para o overclock, ou quem sabe eventuais instabilidades.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@fvfernandes De qualquer forma, mesmo com as informações dos colegas, é interessante e sábio levar sua placa-mãe em uma assistência da marca para avaliação. Se não tiver uma autorizada, aí você tenta a sorte em alguma loja de eletrônica.

Mas sugiro, já indo se acostumar com a ideia de comprar uma placa-mãe nova.   

Sinceramente, não vale muito a pena gastar dinheiro em conserto, que pode sair quase a metade de uma nova.. O que você vai gastar, depende muito do preço da mão de obra da loja, o tipo de peça que estragou e dificuldade de manutenção.

Ponha na balança. o orçamento da troca da peça com a compra de uma nova placa. Por experiência própria, comprar uma nova é melhor.. Já que não há garantias de que o conserto vai ficar bom.   

Ainda me lembro de uma vez, que minha tv queimou em um temporal, e depois do conserto não tinha algumas cores.

Moral da história: Nem sempre o conserto de peças por mais que seja barato, é a melhor opção. Pois no fim, barato pode sair caro, já que a loja não autorizada, pode usar componente similares e de baixa qualidade para redução de custo.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, é duro ser leigo.... Não sei nem por onde começar porque existem muito modelos de capacitores e estou meio perdido.

Alguém saberia me dizer se existe padrões desses capacitores para placa-mãe (uma ROG Asus Maximus XI Hero)  para que eu consiga comprar um igual e solicitar a solda?

Na cabeça do capacitor existem esses dados:

FP10K

82Lz

561

6.3

No site da Asus Li algo sobre "10k Black metalic Capacitor"

Muito Obrigado!

Postado

@fvfernandes Normalmente os capacitores são padrões, e se é para comprar por conta própria não vale muito a pena comprar apenas 1 e tem que levar em consideração que as vezes encontra com muita facilidade o kit de 10 ou 100.

Esse capacitor é o sólido, difícil de achar igual no mercado.

O mais fácil é comprar uma mobo nova ou mandar diretamente para uma assistência técnica especializada no assunto, se for enviar apara uma especializada sai caro, mas eles vai entender do assunto e certamente vai ter a peça para troca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!