Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual escolher? Core i5 8400 ou R5 2600


natan504

Posts recomendados

Pega o 5 2600. É levemente inferior em jogos e muito superior no resto. Além disso está por uns 250 reais a menos, com a diferença pode investir numa GPU melhor.
Já tem a placa de vídeo? Se não tiver vale a pena investir os 250 de diferença do processador nessa RX 580 8 GB, dá uma surra na GTX 1050Ti.
Vai pegar qual fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma peça extremamente importante, tente buscar alguma de uns R$ 250 pra cima e pesquise muito bem a marca e modelo, veja se encontra elogios ou críticas. Tem horrores de fontes no mercado que se dizem 'gamer' mas são na verdade uma porcaria. Qualquer uma não basta, tem que ser uma boa. Com o risco de danificar os outros componentes se não for.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me fala umas boa ai pra mim da umas pesquisada... em relaçao ao processador o ryzen ele é melhor no resto como assim? Eu quero um q tipo roda alguns jogo no max com fps acima de 50. porque tipo se disse q o ryzen é um pouco inferior maks da muita diferencia? Eu tava querendo pegar o i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@natan504 Eu iria de Ryzen 5 2600, ele é somente inferior no Single Core comparado com o I5 8400, porém no multithread ele é superior.

 

Resumindo, você só veria diferença de FPS de um Ryzen 5 2600 e um i5 8400 se estiver usando uma placa de vídeo High End, e sem dizer que essa diferença não é tão significante assim. (Exceto se planeja pegar um monitor 144/240hz).

 

O Ryzen 5 2600 é muito mais custo x beneficio, e como ele é superior em multithread ele vai ter uma maior longetividade e vai ser melhor em tarefas que requerem o uso de mais núcleos em conjunto (Fazer uma Livestream por exemplo).

 

 

@Edit: E por causa desses motivos o Ryzen também se da bem em jogos CPU Bound, o processador não vai ficar com uso alto ou em 100% que acaba resultando naqueles stutters irritantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de FPS entre eles é minima, definitivamente não é algo que vai te impedir de jogar algum jogo, e mesmo assim se você fizer OC no R5 que ao contrário do I5 é desbloqueado você passa o i5 tranquilo. Sem contar que o Ryzen 5 2600 deve aguentar mais tempo que o i5, já que é 6/12 e não 6/6. 


Btw, GTX 1050 TI é uma péssima escolha tendo RX 580 por 1000 reais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@natan504 O Core i5 8400 é um processador inferior no geral. O Ryzen 5 2600 é um jack of all trades. É bem complicado encontrar uma situação onde seja interessante pegar o Core i5. A explicação completa pode ser encontrada abaixo.

 

Em 20/08/2018 às 10:32, KairanD disse:

Sinceramente, acho absurdo o Core i5 8400 ter valor superior ao do Ryzen 5 2600.

 

Levando em consideração que a maioria dos monitores são de 60 Hz ou 75 Hz, a vantagem na taxa média de FPS que o Core i5 teria em jogos - com placas de vídeo topo de linha, já que com as intermediárias a diferença é bem pequena ou inexistente - não conduz a qualquer benefício prático, já que o Ryzen vai ser capaz de entregar taxas que já superam o limite de frequência do monitor. E isso considerando Full HD, já que o aumento da resolução para 1440p ou 4K joga muito mais peso na placa de vídeo e o processador torna-se menos relevante, sendo a diferença praticamente nenhuma.

 

Ainda temos, a favor do Ryzen:

  • Flexibilidade muito maior para trabalhos diversos, sendo um processador do tipo "pau para toda obra". Enquanto o Core i5 8400 não se dá muito bem em tarefas como streaming, o Ryzen 5 2600 serve para tudo e é claramente superior em renderização e coisas do tipo. Isso também o torna mais "future proof";
  • Cooler decente, superior ao fornecido pela Intel no Core i5 8400 box;
  • Possibilidade de fazer overclock, de forma fácil e até com cooler stock, mesmo com placas-mãe simples (B350). Aquela diferença na taxa de FPS pode ser significativamente reduzida, além de ter aprimoramento do desempenho geral. O Core i5 8400 tem o multiplicador travado;
  • Suporte para a plataforma AM4 até 2020.

Na minha opinião, geralmente não há razão para recomendar esses Core i5 de 8ª Geração. Você paga o mesmo valor que pagaria em um kit com Ryzen 5 2600 (ou até mais) e leva para casa um processador que não vai trazer benefícios práticos (na maioria dos casos) quando comparado ao AMD.

 

Os novos Core i5 são ótimos processadores e podem ser utilizados para construir máquinas de desempenho muito consistente, mas acabam ofuscados por todos os benefícios que o Ryzen 5 2600 oferece. Pelo menos são recomendáveis, já que os Core i5 de 7ª Geração eu vejo como verdadeiras bombas em termos de custo x benefício, considerando tanto concorrentes da AMD quanto da própria Intel.

 

Tenho um Core i5 4670K - que, ironicamente, em stock, consegue superar um Core i5 7400 - e adoro ele. Pretendo manter por mais tempo. Mas não recomendaria processador Intel atualmente, exceto em casos muito específicos (no segmento ultra low end, os Pentium ainda aparecem como opções viáveis, enquanto no segmento high end os Core i7 são imbatíveis para altas taxas de FPS em monitores 144 Hz).

 

Sou fanboy do meu bolso e compro e recomendo sempre pensando em custo x benefício. Na época dos processadores FX, eu praticamente só recomendava Intel. Agora a coisa inverteu. Nas configurações que tenho montado, são raras as ocasiões em que recomendo Intel, já que dificilmente há razão para tal.

 

Em 20/08/2018 às 15:11, KairanD disse:

É interessante que são vários cenários possíveis, condicionados por aqueles benefícios que descrevi acima:

  • Você vai comprar a máquina para jogos e, independentemente da placa de vídeo, seu monitor provavelmente trabalha com 60 Hz ou 75 Hz e jogar com taxas de FPS acima disso não faz diferença?
  • Vai comprar a máquina para jogos e, apesar de jogar em 1080p, não há diferença de performance entre os processadores no setor de desempenho da VGA escolhida?
  • Tem sua GTX 1080Ti e vai jogar em 4K?
  • Quer fazer stream?
  • Vai usar a máquina para trabalhar com renderização?
  • Vai utilizar para tarefas cotidianas, mas quer deixar o leque aberto para outras atividades e upgrades?
  • Etc.

É difícil imaginar um cenário onde o resultado dessa equação seja o Core i5 8400. O Ryzen 5 2600 aparece uma vez, duas, três, todas... Não é à toa que a AMD tem feito tanto sucesso com os reviewers. E, antes que alguém cite, "e quem quiser jogar nos 144 Hz"? Bem, essa pessoa deveria estar olhando para um Core i7 de 8ª Geração, não um Core i5.

 

Quem compra o Ryzen 5 2600 leva uma ampla gama de possibilidades como resultado, sem ter prejuízos, porque o desempenho em jogos vai ser, na prática, igual ao do Core i5 8400! Pensou em fazer stream depois de ter comprado? Vai fundo, o processador aguenta. Começou aquele curso legal de arquitetura e vai ter que renderizar cenários pesados? O Ryzen 5 2600 vai ser seu melhor amigo. Quer fazer upgrades? Sem problemas, o suporte está aí no mínimo até 2020. Virou entusiasta e quer "brincar" no overclock? Vai fundo no nitrogênio, campeão!

 

Já citei isso aqui no Fórum dezenas de vezes. E o interessante é que a maioria dos usuários que iria comprar o Intel não sabia desses benefícios ao escolher o Ryzen. E, é claro, tem o pessoal traumatizado com o desempenho dos processadores FX que acha que os Ryzen são a mesma coisa.

 

O Ryzen 5 2600 só não é meu processador favorito porque essa "coroa" pertence ao Ryzen 7 1700 que, há pouco tempo, era facilmente encontrado por menos de R$ 800,00. Sendo o monstro que é, e analisando pelo custo x benefício, considero ele o melhor processador de todos os tempos.

 

Nesse segmento a Intel precisa trazer algo mais competitivo. Eu não compro e nem recomendo Core i5 mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!