Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com pilha e capacitores


Visitante

Posts recomendados

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

O primeiro circuito está em curto, não funciona. 

E mesmo se desfazer o curto também não serve pra nada. 

Terá somente dois capacitores carregados com tensão e corrente igual a da pilha. 

Liga-los em paralelo para aumentar a corrente,é só por curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, guilherme appel disse:

Então esta tudo esclarecido,se eu botar esses dois capacitores em paralelo dobra a corrente e deixa a tensão,ou é outra coisa?

Eu tava falando das pilhas, se ligar em paralelo dobra a corrente e mantém a tensão. 

Se ligar capacitor junto com as pilhas não acontece nada. 

O circuito dos capacitores e diodos que eu mencionei antes para dobrar a tensão e dividir a corrente só funciona em AC. 

Dobrar corrente com capacitores mesmo que tenham outros componentes eletrônicos não dá certo. 

Foi pra isso que inventaram transformador, para transformar tensão em corrente e vice versa e aí aumentar ou diminuir o que você quiser. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu tava falando das pilhas, se ligar em paralelo dobra a corrente e mantém a tensão. 

Se ligar capacitor junto com as pilhas não acontece nada. 

O circuito dos capacitores e diodos que eu mencionei antes para dobrar a tensão e dividir a corrente só funciona em AC. 

Dobrar corrente com capacitores mesmo que tenham outros componentes eletrônicos não dá certo. 

Foi pra isso que inventaram transformador, para transformar tensão em corrente e vice versa e aí aumentar ou diminuir o que você quiser. 

Mas capacitores não são usados também como pilhas,tipo os supercapacitores,se da com eles da com todos os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, guilherme appel disse:

Mas capacitores não são usados também como pilhas

Sim, mas isso só vale para os:

9 minutos atrás, guilherme appel disse:

supercapacitores

 

11 minutos atrás, guilherme appel disse:

se da com eles da com todos os capacitores. 

Quem foi que te falou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, mas isso só vale para os:

 

Quem foi que te falou isso?

Desculpe,eu achei isso,mas então, da para botar supercapacitores no circuito no lugar de pilhas?Porque eu tenho varios aqui em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guilherme appel disse:

Desculpe,eu achei isso,mas então, da para botar supercapacitores no circuito no lugar de pilhas?Porque eu tenho varios aqui em casa.

Depende do circuito.

Só que se tratando do que você postou de início não funciona de jeito nenhum.

 

As funções mais básicas do capacitor na eletrônica são suprir a falta de energia em pequenos momentos (como a que acontece na conversão de AC para DC), armezenar e descarregar sua energia em sistemas controlados para formar circuitos de base de tempo (como osciladores e temporizadores), e agir como filtros em circuitos de RF e AF.

 

Poderia explicar melhor para que vai servir toda essa história de aumentar tensão e corrente que você procura respostas desde o início?

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Depende do circuito.

Só que se tratando do que você postou de início não funciona de jeito nenhum.

 

As funções mais básicas do capacitor na eletrônica são suprir a falta de energia em pequenos momentos (como a que acontece na conversão de AC para DC), armezenar e descarregar sua energia em sistemas controlados para formar circuitos de base de tempo (como osciladores e temporizadores), e agir como filtros em circuitos de RF e AF.

 

Poderia explicar melhor para que vai servir toda essa história de aumentar tensão e corrente que você procura respostas desde o início?

 

Ligar esses supercapacitores em paralelo e como eles se comportam como pilhas e os dois estarão carregados com a mesma tensão e corrente da pilha, a tensão continuara a mesma e a corrente dobrara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel ,

 

Melhor você compreender uma coisa : os supercapacitores NÃO SÃO PILHAS, eles são nada mais do que capacitores de grande valor, que podem suprir uma alta corrente por poucos instantes.

 

Se a sua ideia é utilizar eles como pilhas .... lembre-se de que eles apresentam corrente de fuga, que vai fazer eles perderem toda a carga com o passar do tempo. Já uma pilha não tem esse problema, pelo menos durante alguns anos !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, guilherme appel disse:

Ligar esses supercapacitores em paralelo e como eles se comportam como pilhas e os dois estarão carregados com a mesma tensão e corrente da pilha, a tensão continuara a mesma e a corrente dobrara.

Não dobra coisa nenhuma se carregar com a pilha, pelo contrário até diminui um pouquinho, afinal vão retirar a energia da pilha.

E se usar uma fonte externa pra recarregar, a carga acaba em poucos minutos.

 

Mas isso não explicou o que eu perguntei, afinal o que isso vai alimentar?

Porque ligar capacitores em pilhas não tem utilidade e nem graça em fazer isso sem alguma carga pra consumir a energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, guilherme appel disse:

Ligar esses supercapacitores em paralelo e como eles se comportam como pilhas e os dois estarão carregados com a mesma tensão e corrente da pilha, a tensão continuara a mesma e a corrente dobrara

Imagina uma caixa cheia de água, você passa uma parte dessa água para outro recipiente e quer que a caixa continue com a mesma capacidade.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, caolne disse:

Imagina uma caixa cheia de água, você passa uma parte dessa água para outro recipiente e quer que a caixa continue com a mesma capacidade.

Com a outra caixa também cheia.

adicionado 8 minutos depois
23 horas atrás, aphawk disse:

@guilherme appel ,

 

Melhor você compreender uma coisa : os supercapacitores NÃO SÃO PILHAS, eles são nada mais do que capacitores de grande valor, que podem suprir uma alta corrente por poucos instantes.

 

Se a sua ideia é utilizar eles como pilhas .... lembre-se de que eles apresentam corrente de fuga, que vai fazer eles perderem toda a carga com o passar do tempo. Já uma pilha não tem esse problema, pelo menos durante alguns anos !

 

Paulo

 

 

Isso é de menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel O que ele estava querendo dizer é o mesmo que eu disse a pouco tempo nesse tópico, você não pode, ninguém pode, criar energia do nada. O primeiro circuito não faz sentido algum (aliás estava em curto), outro ponto que não foi esclarecido, o que você quer fazer afinal, gerar alta tensão ou corrente, o que você quer alimentar com isso?

adicionado 12 minutos depois

O preço que você paga em um supercapacitor (eu chamo de capacitor mesmo) de 100F e 2.7V, dá pra fazer muita coisa quando se fala de eletrônica e essa vontade de ter uma boa corrente (novamente, por que e para que?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sabe o que ele quer encher nosso...? .. kk

 

Amigo sua intenção é boa. Recentemente revi um post meu que transformava sua ideia em um conceito que teorizei há muitos anos. A bateria do carro quando com 12V está descarregada e não consegue dar partida. Imagine (no futuro quando ficar barato) um superhiperultramegacapacitor na sua caixa de ferramentas no carro. Basta conectá-lo à bateria, esperar uns 5 minutos de dar na chave. Teoricamente vai dar certo. Consegues perceber o porquê?

Penso que isso é algo que se aproxima da utilidade prática de se colocar um capacitorzão em paralelo com pilha. Como disse o amigo @Mestre88 a graça está em consumir a carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mestre88 disse:

E tirou a água de onde pra enchê-lá?

Se tratando do capacitor, tirou a energia de onde?

Bom você mesmo disse se eu desfaze-se o curto teria dois capacitores carregados com a mesma tensão e corrente da bateria:

 

Em 25/01/2019 às 16:37, Mestre88 disse:

O primeiro circuito está em curto, não funciona. 

E mesmo se desfazer o curto também não serve pra nada. 

Terá somente dois capacitores carregados com tensão e corrente igual a da pilha. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, guilherme appel disse:

Bom você mesmo disse se eu desfaze-se o curto teria dois capacitores carregados com a mesma tensão e corrente da bateria:

Exatamente. Eu falei que é igual, não tem nada de dobrar a corrente e nem tensão. 

Só que se você colocar muitos capacitores vazios ou esse super capacitor, quando você ligar ele consome a energia da pilha pra passar pra ele. 

No final quando a carga estiver completa a pilha já não tem mais a energia que tinha antes, tem menos. 

Esquece essa história de que vai dobrar a corrente da pilha com o capacitor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, guilherme appel disse:

 

15 horas atrás, Mestre88 disse:

E tirou a água de onde pra enchê-lá?

Se tratando do capacitor, tirou a energia de onde?

Bom você mesmo disse se eu desfaze-se o curto teria dois capacitores carregados com a mesma tensão e corrente da bateria:

 

 

Mesma tensão ? Sim

Mesma corrente ? Não !!!

 

O capacitor vai armazenar uma certa carga. A corrente de pico pode ser até mesmo bem maior do que a da bateria, mas vai durar muito pouco tempo !

 

Se você fizer uma conta comparando a energia armazenada em uma bateria carregada com aquela disponível em um megacapacitor, vai descobrir que pode precisar de milhares de megacapacitores  para igualar uma simples bateria de carro !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!