Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair VS400 derretendo?


Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite.

 

Minha fonte Corsair VS400 ocorreu algo que não tinha visto, algumas partes apareceram uma pasta branca, parece derretido algumas partes, estou enviado duas imagens para vocês me ajudarem, comprei ela no mês passado e ontem devido a chuva forte onde resido, a energia caiu duas vezes, ai depois percebi isso na fonte e ela está funcionando normalmente, porém fiquei com medo com o ocorrido, poderia por gentileza alguém me ajudar do que pode ter acontecido, e ela é ligada em um estabilizador. 

 

Espero que vocês consigam enxergar, ela está no meu gabinete. Mas dar pra ver um pouco da parte afetada. 

 

WhatsApp Image 2019-03-02 at 21.18.27 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-03-02 at 21.18.27.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diegorp, bem vindo amigo. Como você informa que comprou há 30 dias, pega a NF e leva na loja, a garantia por lei é 90 dias. Podes levar o o PC e informa que ele está ligado no estabilizador. Agora uma coisa, está ligado no estabilizador o Nobreak? Os estabilizadores não seguram golpe de corrente como esse, pois quando falta a energia, ao retornar volta com força que pode queimar qualquer aparelho. O estabilizador é somente um relé para segurar baixos picos de luz e não a queda total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Néstorp disse:

Diegorp, bem vindo amigo. Como você informa que comprou há 30 dias, pega a NF e leva na loja, a garantia por lei é 90 dias. Podes levar o o PC e informa que ele está ligado no estabilizador. Agora uma coisa, está ligado no estabilizador o Nobreak? Os estabilizadores não seguram golpe de corrente como esse, pois quando falta a energia, ao retornar volta com força que pode queimar qualquer aparelho. O estabilizador é somente um relé para segurar baixos picos de luz e não a queda total.

 

Nestor, obrigado pela gentileza, infelizmente estou apenas com o estabilizador, azar de ontem ter acontecido isso, pois meu nobreak estava pra ser consertado e essa semana irei busca-lo.

 

Estou com a nota fiscal sim, irei até a loja tentar efetuar a troca, espero conseguir. Se não conseguir você acha que eu mantendo essa fonte do jeito que está operando pode acarretar um problema no futuro?

adicionado 1 minuto depois
35 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Erro grave, estabilizador não protege a fonte, só ajuda a queimar e ainda te faz perder a garantia.

 

Verdade Elder, ainda pensei em não ligar no estabilizador, mas achei que não aconteceria nada. Sempre usei em estabilizador, até tenho o nobreak, mas está no conserto, vou providenciar e usar o quanto antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Diegorp disse:

Verdade Elder, ainda pensei em não ligar no estabilizador, mas achei que não aconteceria nada. Sempre usei em estabilizador, até tenho o nobreak, mas está no conserto, vou providenciar e usar o quanto antes. 

Nobreak só use se for senoidal puro, pois se não for assim é só mais um estabilizador.

 

Mesmo com quedas de energia o certo é tomada ou filtro de linha, demais coisas só vai danificar seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Diego k disse:

Hum, posso estar errado mas esse material parece com o epóxi/silicone utilizado durante a manufatura da fonte, geralmente utilizado nas bobinas, pra reduzir o ruído que muitas vezes elas produzem.

 

Diego, você está certo eles usam esse tipo de material mesmo, acabei de ver um vídeo aqui com a fonte aberta, o rapaz explicou que eles utilizam para amortecimento e possíveis vibrações, não reparei nisso, para mim era algum tipo de derretimento de algum capacitor por superaquecimento. 

 

Agora fiquei mais tranquilo, mas irei a passar a utilizar o nobreak para prevenir certos problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diegorp Como mencionado, esse material é injetado entre alguns componentes de forma a evitar vibrações e ruídos. É assim mesmo.

 

9 horas atrás, Diegorp disse:

Agora fiquei mais tranquilo, mas irei a passar a utilizar o nobreak para prevenir certos problemas. 

Se você ligar essa fonte em estabilizador, vai detonar ela. Se ligar em estabilizador com bateria de moto (esses nobreaks baratinhos, que na verdade são shortbreaks), vai provocar o mesmo problema. Você vai é arrebentar a sua fonte assim.

adicionado 0 minutos depois
10 horas atrás, Diegorp disse:

Sempre usei em estabilizador, até tenho o nobreak, mas está no conserto, vou providenciar e usar o quanto antes. 

Informe o modelo exato desse nobreak. Se for o que estou pensando que é, nem autorize o conserto, use como peso de porta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Diegorp disse:

O meu nobreak é um APC UPS 600VA

Isso é um perigo para sua fonte, ele tem senoidal por aproximação, quando o certo é puro.

 

Esse nobreak é igual um estabilizador, só vai danificar mais sua fonte.

 

Minha recomendação, se livra desse nobreak, do estabilizador e trava a informação do outro nobreak, se for vagabundo vai pro lixo também.

 

Eles não vai ajudar, só vai estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, Diegorp disse:

@KairanD O meu nobreak é um APC UPS 600VA, e o estabilizador que uso é um SMS Revolution III L, tenho um outro nobreak parado também não me recordo a marca, está na assistência, creio que sejam boas, só o estabilizador que é antigo. Você acha que aguenta de boa?

Esse nobreak é exatamente daquele tipo que mencionei, não passa de um estabilizador com bateria de moto. Ele provoca os mesmos problemas que um estabilizador. Portanto, você não deve usá-lo. A informação de não usar com fontes de PFC ativo está, inclusive, presente no manual desse equipamento... 

 

Ligue direto na tomada ou compre um bom filtro de linha Clamper com DPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2019 às 08:02, KairanD disse:

Esse nobreak é exatamente daquele tipo que mencionei, não passa de um estabilizador com bateria de moto. Ele provoca os mesmos problemas que um estabilizador. Portanto, você não deve usá-lo. A informação de não usar com fontes de PFC ativo está, inclusive, presente no manual desse equipamento... 

 

Ligue direto na tomada ou compre um bom filtro de linha Clamper com DPS.

@KairanD bom dia meu amigo. 

 

Muito obrigado pelas explicações vou procurar sobre este filtro de linha, nem imaginava que estes nobreaks poderiam prejudicar sendo alimentado neles. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você se refere àquele material branco, é normal. É uma espécie de cola que eles usam para evitar que capacitores maiores se movimentem numa pancada forte, entre outros componentes eletrônicos. Só se preocupe se tem cheiro de queimado na saída da fonte, atrás. Se não tiver, não tem com o que se preocupar.

 

Minha própria Corsair HX 750 tem essa "gosma" branca nos capacitores e outros componentes e está tinindo, tem uns 3 meses de uso, não tem cheiro algum de queimado, tem mais 9 meses de garantia com a Kabum e cerca de 10 anos de garantia com a Corsair. Pode ficar tranquilo que isso é normal, só se preocupe se sair cheiro de queimado.

 

E jamais use estabilizador ou nobreak barato. Coloque uma boa régua de tomada (filtro) ou ligue diretamente na tomada da parede, seja 127/220~240V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
20 horas atrás, Diegorp disse:

Muito obrigado pelas explicações vou procurar sobre este filtro de linha, nem imaginava que estes nobreaks poderiam prejudicar sendo alimentado neles. 

Sim, prejudicam. Quando há fornecimento de eletricidade, o estabilizador do nobreak atua, provocando os mesmos efeitos de um estabilizador comum. Quando não há fornecimento de eletricidade, o formato da onda fornecida pelo nobreak é "senoidal por aproximação", vulgo retangular, o que também não é adequado. Para saber mais:

 

 

 

 

19 horas atrás, simforoso disse:

Minha própria Corsair HX 750 tem essa "gosma" branca nos capacitores e outros componentes e está tinindo, tem uns 3 meses de uso, não tem cheiro algum de queimado, tem mais 9 meses de garantia com a Kabum e cerca de 10 anos de garantia com a Corsair. 

Na realidade, o tempo de garantia que você tem com a Corsair é também o tempo que você tem com a loja. O Código de Defesa do Consumidor prevê, por meio da responsabilidade solidária, que tanto a loja quanto o fornecedor e o fabricante são responsáveis pelo maior prazo de garantia oferecido no momento da venda. Portanto, se o consumidor deseja trocar seu produto na loja, eles são obrigados a cumprir a garantia da Corsair. Por sinal, o tempo de garantia legal nem sequer é computado dentro desses 10 anos, pois isso não é dito de forma explícita. Portanto, seriam 10 anos e 3 meses de garantia e você pode trocar diretamente com a loja. 

 

Mas é claro que, geralmente, as lojas tentam se esquivar da obrigação...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, KairanD disse:

 

Na realidade, o tempo de garantia que você tem com a Corsair é também o tempo que você tem com a loja. O Código de Defesa do Consumidor prevê, por meio da responsabilidade solidária, que tanto a loja quanto o fornecedor e o fabricante são responsáveis pelo maior prazo de garantia oferecido no momento da venda. Portanto, se o consumidor deseja trocar seu produto na loja, eles são obrigados a cumprir a garantia da Corsair. Por sinal, o tempo de garantia legal nem sequer é computado dentro desses 10 anos, pois isso não é dito de forma explícita. Portanto, seriam 10 anos e 3 meses de garantia e você pode trocar diretamente com a loja. 

 

Mas é claro que, geralmente, as lojas tentam se esquivar da obrigação...

Poxa muito obrigado por essa informação, eu francamente achei que com a Kabum era aquele 1 ano básico e os 9 anos restantes eu teria que me virar mandar a fonte lá para a Corsair (nos EUA eu acho). Muito obrigado mesmo, vivendo e aprendendo. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!