Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha danificado e problemas com o computador após tempestade


Posts recomendados

Hoje caiu um raio do lado da minha casa e quando liguei o meu computador, notei que o monitor está com uma cor azulada muito forte em toda sua tela, já troquei de monitor e o problema persiste em todos os monitores que conecto. O problema pode ser software corrompido ou é certeza que é hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje caiu um raio do lado da minha casa e a energia caiu, quando ela voltou eu tentei ligar meu computador ( eu uso filtro de linha ) e escutei um pequeno barulho, quando fui ver, o filtro de linha tinha queimado. Peguei meu computador e levei até outro comodo usando outro filtro de linha e quando tentei ligar lá se foi outro fusível de filtro de linha. Será que a minha fonte já era ou ela está sobrecarregada? Já tentei segurar o botão de ligar o pc com ele fora dos fios para ver se descarregava ela e mesmo assim queimou um terceiro filtro de linha.

Configurações da máquina:

i3 8100

GTX 1050TI

8GB RAM DDR4

Fonte Corsair CX550W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Álvaro Framil disse:

Hoje caiu um raio do lado da minha casa e a energia caiu, quando ela voltou eu tentei ligar meu computador ( eu uso filtro de linha ) e escutei um pequeno barulho, quando fui ver, o filtro de linha tinha queimado. Peguei meu computador e levei até outro comodo usando outro filtro de linha e quando tentei ligar lá se foi outro fusível de filtro de linha. Será que a minha fonte já era ou ela está sobrecarregada? Já tentei segurar o botão de ligar o pc com ele fora dos fios para ver se descarregava ela e mesmo assim queimou um terceiro filtro de linha.

Configurações da máquina:

i3 8100

GTX 1050TI

8GB RAM DDR4

Fonte Corsair CX550W

Da forma como um filtro de linha trabalha, ele não deveria queimar sem haver uma sobretensão na rede. Na primeira descarga é compreensível que ele tivesse se queimado. Mas isso que você está chamando de filtro de linha deve ser um sistema de proteção por fusível. E, sim, se o fusível queima a cada vez que você tenta energizar a sua fonte, é sinal de que ela foi danificada pela descarga. Usando um filtro de linha de verdade, reduz-se a probabilidade de equipamentos sofrerem danos, por sobretensões na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, hoje caiu um raio próximo a minha casa enquanto estava jogando, o computador desligou e fiquei sem energia por alguns minutos, quando tentei ligar o computador ele imediatamente queimou o filtro de linha no qual estava ligado. Troquei de filtro de linha e de tomada e deu o mesmo problema, cheguei a conclusão de que o problema era na fonte e então troquei ela por uma reserva que eu tinha. O PC está ligando, a luz da placa-mãe acende, as luzes de leitura de disco e de energia ligam, escuto os coolers ligados e o teclado e mouse ligam, mas ele não dá vídeo. Já troquei de monitor, cabo do monitor, já tentei ligar pela placa-mãe no lugar da placa de vídeo e continua com esse problema. Ideias?

Especificações da máquina:

Processador Intel Core i3-8100

GTX 1050TI

Placa-Mãe ASRock p/ Intel LGA 1151 mATX H310M-G/M.2, RGB Header, 2x DDR4 HDMI/DVI/VGA, PCI 3.0, USB 3.1

Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2666Mhz DDR4 CL16 Black - HX426C16FB2/8

Fonte Shocker 400W ( Reserva )

A fonte que queimou era uma Corsair CX550W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Álvaro Framil disse:

Olá, hoje caiu um raio próximo a minha casa e fiquei sem energia por alguns minutos, quando tentei ligar o computador ele imediatamente queimou o filtro de linha no qual estava ligado. Troquei de filtro de linha e de tomada e deu o mesmo problema, cheguei a conclusão de que o problema era na fonte e então troquei ela por uma reserva que eu tinha. O PC está ligando, escuto os coolers ligados e o teclado e mouse ligam, mas ele não dá vídeo. Já troquei de monitor, cabo do monitor, já tentei ligar pela placa-mãe no lugar da placa de vídeo e continua com esse problema. Ideias?

Especificações da máquina:

Processador Intel Core i3-8100

GTX 1050TI

Placa-Mãe ASRock p/ Intel LGA 1151 mATX H310M-G/M.2, RGB Header, 2x DDR4 HDMI/DVI/VGA, PCI 3.0, USB 3.1

Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2666Mhz DDR4 CL16 Black - HX426C16FB2/8

Fonte Shocker 400W ( Reserva )

xi mano tenho uma pessima noticia, pelo que eu entendi que você falou, acho que a placa-mãe queimou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Framil Caro amigo, na busca por respostas precisas, diga também a marca e modelo da sua fonte que foi retirada.

 

Se estava usando o pc na hora ou não, mas mantinha na tomada, as vezes queima, ainda mais se o filtro de linha é fraco daqueles que tem fusível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que sua fonte já era... Podes colocar 20 diferentes filtros de linha ai e todos irão queimar seus fusíveis ou abrir seu disjuntor..

 

Usar uma proteção decente é tão importante quanto escolher qualquer parte para sua config..

Fazem parte de uma boa proteção:

- Filtro de linha decente com elementos internos para real proteção, contra surtos de tensão (varistores com fusíveis térmicos, dispersores a gás, indutores) e para sua casa não pegar fogo (fusível, disjuntor ou mini disjuntores)

Se seu filtro só tiver fusível, como elemento de proteção se pode dizer que sua casa está garantida, o resto não...

- Aterramento presente na tomada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!