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Como funciona o PWM com o TL494


Cara366

Posts recomendados

@Cara366

Apenas mais uma dica:

Quando não for necessário repetir a postagem de alguém, em sua resposta, mas deseja comentar, apenas clique em @mencionar. Vai aparecer apenas o nome de quem postou.

Como fiz nesta postagem. Cliquei em @mencionar em sua postagem e em minha postagem resposta, apareceu @Cara366

Repito toda a postagem somente quando desejo responder a um ou mais comentários. Dentro do que foi acrescentado (a postagem que repeti em minha postagem), edito as respostas ou comentários com letras em outra cor. Assim fica fácil verificar que a resposta é referente aquele comentários.

Vou te mostrar com um exemplo:

Repito apenas a parte que desejo responder...

3 horas atrás, Cara366 disse:

Foi mau amigão,  deletei esta parte do seu comentário mas novamente obrigado por tentar ajudar, grato.

E acrescentei esta parte....

É sempre uma satisfação auxiliar quem mostra ter interesse no assunto.

MOR_AL

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27 minutos atrás, MOR disse:

E acrescentei esta parte....

Moris se me permite vou tentar acrescentar também... Sua técnica de seu texto colorido dentro de outro é válida mas me permita preferir a menção parcial do texto do amigo. Algo como, selecione a parte do texto do amigo que consideras pertinente como se fosse dar ctrl-c ctrl-v. Automaticamente a IA do forum coloca um botãozinho "citar isso" . Assim se mata 2 coelhos com uma paulada só: menciona a pessoa e ela deve ser notificada e apenas o texto pertinente à questão aparece...

30 minutos atrás, MOR disse:

Repito apenas a parte que desejo responder...

 

Assim economiza-se a edição/deleção

34 minutos atrás, MOR disse:

edito as respostas ou comentários com letras em outra cor

e alguns cliques de mouse.

 

É mais uma opção ao simpático novo amigo (e eventuais novos, ou velhos mesmo) cujo raro senso de gratidão me (nos) agrada grandemente.

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@MOR amigo eu nao entendi muito bem, mas ...

 

Mencionar..., eu falo somente com voce

Citar...eu falo com você, repetindo algo do outro isso.

 

Na linha de cima aparece uma janela *responder*, e na de baixo também,  estou lhe mandando um print, se puder explicar,  grato.

 

Liga não,  sou meio burrao mesmo, e novato, é claro rss

Screenshot_20190315-130850.jpg

Screenshot_20190315-130839.jpg

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Se quiser que apareça um nome com @ antes e com fundo azul, clique em @mencionar na postagem do sujeito que postou.

Exemplo.

Quero mencionar a Isadora, pois desejo que ela dê mais atenção à minha resposta. Mas todos lerão minha resposta, apenas enfatizo que tem a ver com a postagem da Isadora.

Faço o seguinte:

1 - Clico com o mouse dentro do campo reservado para minha resposta. Com isso o tal campo fica ativo, mas ainda em branco.

2 - Vou a qualquer postagem da Isadora e clico em @mencionar. Aparece @Isadora Ferraz .

3 - Comento o que eu desejar. Todos poderão ler minha postagem mas ela está relacionada a algo que a Isadora comentou em alguma postagem.

 

Quando desejo responder a alguma indagação ou comentário específico, para não perder o fio da meada, aí sim clico em Citar. Neste caso aparecerá todo o comentário escrito por ela. Aí poderei responder editando/acrescentando, logo após a frase que causou a minha necessidade de responder.

Ex: Clicando em Citar na postagem #27 da Isadora, vai aparecer:

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris se me permite vou tentar acrescentar também... Sua técnica de seu texto colorido dentro de outro é válida mas me permita preferir a menção parcial do texto do amigo. Algo como, selecione a parte do texto do amigo que consideras pertinente como se fosse dar ctrl-c ctrl-v. Automaticamente a IA do forum coloca um botãozinho "citar isso" . Assim se mata 2 coelhos com uma paulada só: menciona a pessoa e ela deve ser notificada e apenas o texto pertinente à questão aparece...

 

Assim economiza-se a edição/deleção

e alguns cliques de mouse.

 

É mais uma opção ao simpático novo amigo (e eventuais novos, ou velhos mesmo) cujo raro senso de gratidão me (nos) agrada grandemente.

Neste caso posso incluir ou editar o comentário específico no preciso local. Veja agora o mesmo procedimento, com edição:

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris se me permite vou tentar acrescentar também... Sua técnica de seu texto colorido dentro de outro é válida apaguei esta parte da mensagem dela aqui na minha postagem, pois neste caso achei irrelevante ao assunto. Assim se mata 2 coelhos com uma paulada só: menciona a pessoa e ela deve ser notificada e apenas o texto pertinente à questão aparece...

Ok. é uma boa ideia. (editei aqui uma resposta à pergunta anterior)

Assim economiza-se a edição/deleção

e alguns cliques de mouse.

 

É mais uma opção ao simpático novo amigo (e eventuais novos, ou velhos mesmo) cujo raro senso de gratidão me (nos) agrada grandemente.

Uma vez que tudo esteja de acordo com o meu desejo, clico em Responder

 

MOR_AL

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Beleza,  consegui entender melhor, voltando as questões da fonte, eu ja li muito sobre magnetismo,  talvez tenha lido sobre o efeito skin que voce falou nos comentários,  o que seria, ao invés de enrolar com um fio so grosso,  usar varios fios mais finos, e você ja conseguiu fazer a sua fonte funcionar corretamente?.

adicionado 55 minutos depois

@Sérgio Lembo Ola amigo, os mofets nao queimaram logo no primeiro momento,  mas também nao demorou a queimar, talvez nao tenham queimado por nao suportarem a corrente, mas sim pela ineficiência relacionada a troca de calor, haja visto que estavam sem pasta termica, mas também acho que, o fio que alimentavam o transformador através da fonte era muito fino e também o capacitor,  no caso 47mf era muito pouco, a soma desses dois fatores podem ter gerado instabilidade,  provocando assim a queima dos mosfets, gostaria de um comentário seu nesse sentido por gentileza.

Mas o problema foi resolvido,  fiz as mudanças necessárias e a fonte ficou top, em breve postarei para que os amigos vejam.

@Sérgio Lembo

Em 13/03/2019 às 18:50, Cara366 disse:

 

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2 horas atrás, Cara366 disse:

Beleza,  consegui entender melhor, voltando as questões da fonte, eu ja li muito sobre magnetismo,  talvez tenha lido sobre o efeito skin que voce falou nos comentários,  o que seria, ao invés de enrolar com um fio so grosso,  usar varios fios mais finos, e você ja conseguiu fazer a sua fonte funcionar corretamente?.

Ainda não. Eu tenho uma característica peculiar, que adotei ao longo do tempo. Procuro fazer as coisas entendendo cada passo do caminho. Isso faz com que os meus projetos se tornem demorados. Além do mais, temos sempre outras tarefas, que fazem parte da vida.

 

O vídeo seguinte mostra as bases para se entender o efeito skin.

Resumindo.

Com o aumento da frequência no fio do enrolamento do trafo, vai aparecer uma força magnética, que faz os elétrons se afastarem do centro da área da seção transversal. Cortando o fio perpendicularmente ao seu comprimento, e olhando o corte se observa a seção transversal. Esse afastamento é gradual. Estipulou-se uma fórmula que calcula qual a profundidade, a partir da superfície do fio, cuja maior parte da corrente no fio fica concentrada. Então, se engrossar o fio, não haverá muito ganho. Só vai ocupar mais espaço na janela do núcleo. O que se faz é usar múltiplos fios com a grossura menor. Tantos que somados totalizem o valor da corrente desejada.

 

 

Sobre a queima dos MOSFETs.

 

1 - Antes de se iniciar os testes com as tensões e as correntes nominais, costuma-se colocar uma resistência em série com a rede. Um exemplo. Coloque uma lâmpada incandescente totalizando uns 60 a 100W em série com sua fonte e com pouca carga. Se tiver algum problema a lâmpada acenderá e manterá os mosfets com baixa corrente, evitando a sua queima.

2 - Mas como você disse que eles queimam depois de algum tempo, então pode ser por três motivos:

2a - Eles esquentam a ponto de ultrapassar a temperatura máxima. Neste caso aumente o dissipador, ou melhore os seus tempos de transição.

2b - Este seu circuito é a topologia push-pull. Eu tenho alguma restrição quanto a esta topologia. Se os mosfets não estiverem casados (com características elétricas idênticas), ou se os Tons (tempo de condução) de casa uma das duas fases que compõem a comutação do circuito primário não forem exatamente iguais, então o trafo PODE estar migrando para a saturação. Eu preferiria uma topologia Half-Bridge com um capacitor em série com o trafo. Pesquise.

2c - O seu trafo é toroidal. De onde você conseguiu este trafo? Ele PODE ser daqueles trafos em que o núcleo seja feito para fontes com topologia Flyback. Se for este o caso, vai aparecer uma corrente de magnetização BEM MAIOR que os trafos que não possuem esta característica. Isso acarreta pulsos de sobretensão no mosfet no instante deles cortarem. Isso pode queimá-los. Ou também essa energia extra pode estar gerando sobre aquecimento nos mosfets.

MOR_AL

 

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@MOR Respostas!!!
1 - Antes de se iniciar os testes com as tensões e as correntes nominais, costuma-se colocar uma resistência em série com a rede. Um exemplo. Coloque uma lâmpada incandescente totalizando uns 60 a 100W em série com sua fonte e com pouca carga. Se tiver algum problema a lâmpada acenderá e manterá os mosfets com baixa corrente, evitando a sua queima.

Esse eu fiz e sempre faço, estava tudo normal.

2 - Mas como você disse que eles queimam depois de algum tempo, então pode ser por três motivos:

2a - Eles esquentam a ponto de ultrapassar a temperatura máxima. Neste caso aumente o dissipador, ou melhore os seus tempos de transição.

Eu acho que pode ser no caso essa transição, seria a melhor transferência, no caso usando pasta termica, isso?

2b - Este seu circuito é a topologia push-pull. Eu tenho alguma restrição quanto a esta topologia. Se os mosfets não estiverem casados (com características elétricas idênticas), ou se os Tons (tempo de condução) de casa uma das duas fases que compõem a comutação do circuito primário não forem exatamente iguais, então o trafo PODE estar migrando para a saturação. Eu preferiria uma topologia Half-Bridge com um capacitor em série com o trafo. Pesquise.

Esse foi o mais fácil que achei para montar, pois ja respondendo o item 2c , tanto o ocilador 494, quanto o trafo sao integrantes naturais do próprio circuito, eu apenas mudei de 12volts automotivo, para 110volts domestico.

Ja em relação aos mosfets, esses nao eram idênticos, um era de 18a, e o outro 23a, com siglas diferentes, mas no meu humilde raciocínio, eu achava que por ser push pull, cada um conduzia independente, e nao teria nada a ver no total, entao nao aconteceria nada, a nao ser a corrente, que teria que ser levada em conta o de menor corrente.

2c - O seu trafo é toroidal. De onde você conseguiu este trafo? Ele PODE ser daqueles trafos em que o núcleo seja feito para fontes com topologia Flyback. Se for este o caso, vai aparecer uma corrente de magnetização BEM MAIOR que os trafos que não possuem esta característica. Isso acarreta pulsos de sobretensão no mosfet no instante deles cortarem. Isso pode queimá-los. Ou também essa energia extra pode estar gerando sobre aquecimento nos mosfets.


No caso, qual seria a menor tensão por via de regra que poderia ser usada nos mosfets para uma alimentação no caso alimentando a fonte com 110volts ac, teria que ser o dobro da tensão de +b, enfim qual seria o aceitável.

Gostaria que você comentasse também,  sobre a baixa capacitancia na alimentação primária,  no caso 47mf,  que na visao da amiga Isadora seria pouco para essa corrente, e também o fio central de alimentação do trafo plush pull que era fino.

Ai eu lhe pergunto,  poderia causar instabilidade e provocar a queima dos mosfets,  por causa de uma suposta falta de corrente,  haja visto que pelo 494 ser alimentado pelo próprio trafo em questão,  talvez no pico do consumo a tensão poderia não ser suficiente para sua alimentação,  procederia o meu raciocínio?

obrigado amigo.

 

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36 minutos atrás, Cara366 disse:

@MOR Respostas!!!
1 - Antes de se iniciar os testes com as tensões e as correntes nominais, costuma-se colocar uma resistência em série com a rede. Um exemplo. Coloque uma lâmpada incandescente totalizando uns 60 a 100W em série com sua fonte e com pouca carga. Se tiver algum problema a lâmpada acenderá e manterá os mosfets com baixa corrente, evitando a sua queima.

Esse eu fiz e sempre faço, estava tudo normal.
OK.
2 - Mas como você disse que eles queimam depois de algum tempo, então pode ser por três motivos:

2a - Eles esquentam a ponto de ultrapassar a temperatura máxima. Neste caso aumente o dissipador, ou melhore os seus tempos de transição.

Eu acho que pode ser no caso essa transição, seria a melhor transferência, no caso usando pasta termica, isso?

 

A pasta térmica melhora a transferência de calor do mosfet para o meio ambiente, mas ainda não deve ser isso.

Tem que analisar o circuito e observar como os mosfets estão sendo acionados e desligados. Um circuito completo de sua fonte permite entender mais alguns detalhes do funcionamento.


2b - Este seu circuito é a topologia push-pull. Eu tenho alguma restrição quanto a esta topologia. Se os mosfets não estiverem casados (com características elétricas idênticas), ou se os Tons (tempo de condução) de casa uma das duas fases que compõem a comutação do circuito primário não forem exatamente iguais, então o trafo PODE estar migrando para a saturação. Eu preferiria uma topologia Half-Bridge com um capacitor em série com o trafo. Pesquise.

Esse foi o mais fácil que achei para montar, pois ja respondendo o item 2c , tanto o ocilador 494, quanto o trafo sao integrantes naturais do próprio circuito, eu apenas mudei de 12volts automotivo, para 110volts domestico.

Ja em relação aos mosfets, esses nao eram idênticos, um era de 18a, e o outro 23a, com siglas diferentes, mas no meu humilde raciocínio, eu achava que por ser push pull, cada um conduzia independente, e nao teria nada a ver no total, entao nao aconteceria nada, a nao ser a corrente, que teria que ser levada em conta o de menor corrente.

 

Não. Como já mencionei, um circuito sem um capacitor em série com o primário do trafo tem grande chance de migrar o seu ponto de operação para regiões, que permitam a ocorrência de sobrecorrente. Principalmente quando alguns componentes não forem idênticos, como é o seu caso com mosfets. Mas é realmente difícil poder tentar descobrir o que está ocorrendo de errado, sem ver todo o seu circuito. Mesmo assim, ainda ficam algumas dúvidas.


2c - O seu trafo é toroidal. De onde você conseguiu este trafo? Ele PODE ser daqueles trafos em que o núcleo seja feito para fontes com topologia Flyback. Se for este o caso, vai aparecer uma corrente de magnetização BEM MAIOR que os trafos que não possuem esta característica. Isso acarreta pulsos de sobretensão no mosfet no instante deles cortarem. Isso pode queimá-los. Ou também essa energia extra pode estar gerando sobre aquecimento nos mosfets.


No caso, qual seria a menor tensão por via de regra que poderia ser usada nos mosfets para uma alimentação no caso alimentando a fonte com 110volts ac, teria que ser o dobro da tensão de +b, enfim qual seria o aceitável.

Na topologia push-pull teoricamente seriam 2 x +b, porém, na prática, a corrente de magnetização, ao final do tempo de condução e início do corte, produz uma sobretensão, que pode ser muito alta. Tudo vai depender do tipo de ferrite, do número de espiras do primário, se há gap no percurso magnético e qual o valor do resistor e capacitor de snubber. Costuma-se considerar um acréscimo de até + 100V. VDRR = 2x(-b) + 100V.

 

Gostaria que você comentasse também,  sobre a baixa capacitancia na alimentação primária,  no caso 47mf,  que na visao da amiga Isadora seria pouco para essa corrente, e também o fio central de alimentação do trafo plush pull que era fino.

Ai eu lhe pergunto,  poderia causar instabilidade e provocar a queima dos mosfets,  por causa de uma suposta falta de corrente,  haja visto que pelo 494 ser alimentado pelo próprio trafo em questão,  talvez no pico do consumo a tensão poderia não ser suficiente para sua alimentação,  procederia o meu raciocínio?

obrigado amigo.

 

Bom. São muitas perguntas.

1 - Peço que desenhe o seu circuito todo, sem faltar nenhum componente, inclusive com o valor deles.

Isso poderá me mostrar algo que não estamos considerando. 

2 - Tire uma foto com mais detalhe dos mosfets. Eles estão aparafusados em uma chapa metálica ou de alumínio?

3 - Sinceramente. Observando sua montagem, é o pior senário para um circuito com frequências altas e chaveamentos com alta tensão. Apesar de já ter visto um colega nosso montar provisoriamente assim e o circuito funcionar.

4 - Você possui osciloscópio e um trafo 1:1 com isolamento galvânico? Sem isso fica difícil saber o que esteja ocorrendo, mas não é impossível.

5 - Quanto ao valor do capacitor. Na dificuldade de se conseguir colocar o símbolo de "micro", costuma-se usar a letra "u". A letra "m" deixa-se para "mili". Se o seu capacitor da fonte for mesmo mF, então está super dimensionado, porém, se for uF estará subdimensionado. 

6 - De onde veio o seu circuito? Qual foi a fonte originária?

 

O detalhe de montagens retiradas da internet ou alteradas é que se não funcionar direito de primeira vez, fica difícil diagnosticar sem que o circuito esteja ao seu lado e exige instrumentos que não são baratos.

 

Mas procure contemplar os 6 itens que eu coloquei e poderemos continuar com a análise do seu problema.

MOR_AL

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@MOR Amigo, o meu circuito ja esta funcionando perfeitamente,  os pontos que perguntei a você é so para saber mesmo, e melhorar minha base teórica pois o saber nunca é demais, e posso applicar em outras áreas no meu dia a dia ,e é sempre bom ter pessoas como você e os colegas que tem a humildade de compartilhar o que sabem, fiz algumas perguntas,  pois como algumas qvc ja me respondeu são de praxe as vezes, ou seja, tem respostas simples,  mas como disse anteriormente,  a minha fonte ficou top, esse  amplificador que estou usando,  onde fiz a modificação da fonte para operar com 110volts,  é um amplificador automotivo de marca banda classe AB 12volts , que estou usando para tocar agudos em meu som, na minha residência  ficou perfeito,  a fonte é de 33+33volts como citado, em pleno consumo cai para no maximo 31volts, o som ficou top, pois esses amplificadores são de excelente qualidade,  voltando ao capacitor,  ele é de 47 micro farad, por 250volts,  coloquei no lugar 680 micro farads por 250 volts ,  em breve irei postar o que fiz beleza,  obrigado. 

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Em 13/03/2019 às 16:52, MOR disse:

@Cara366

Caro colega.

Não vou comentar sobre o seu circuito, mas te fornecerei os valores que você deseja:

Meu cálculo de tensão de alimentação teórica necessária, foi de +/- 28Vcc, que você corretamente optou por +/- 33Vcc. A diferença sempre é necessária, já que no cálculo não levei em conta as quedas de tensão que sempre existem.

A corrente solicitada pela sua carga (4 ohms) também está calculada. Considere 4 vezes, já que esta fonte vai alimentar todos os quatro amplificadores.

Em tempo e um alerta:

Por experiência própria, quando jovem escutava o som bem alto. Zoava de quem me alertava que fazia mal ao ouvido. Hoje me arrependo, pois além de minha audição estar um pouco reduzida, a limitação extra ocorre a partir dos 2 ou 3kHz. Eu era aficionado por Hi-Fi e hoje ...

Poupe seus ouvidos e bons projetos.

MOR_AL

 

Amp_Audio.jpg

Como ficaria o consumo desse amplificador,  se invés de usar uma carga de 4ohms no caso um alto falante ,   usasse uma carga 8ohms no caso um tweeter com um capacitor de 4,7 micro farads em serie, obrigado.

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1 hora atrás, Cara366 disse:

Como ficaria o consumo desse amplificador,  se invés de usar uma carga de 4ohms no caso um alto falante ,   usasse uma carga 8ohms no caso um tweeter com um capacitor de 4,7 micro farads em serie, obrigado.

Com um tweeter e capacitor em série esses cálculos aumentam um pouco, pois vai ter que calcular a reatância do capacitor.

Vai chegar a um valor de impedância que se altera conforme a frequência do sinal aplicado.

 

Em 1khz por exemplo junto com o tweeter terá um valor de aproximadamente 40R, se a frequência dobra terá uns 25R.

É por isso que o tweeter "canta" mais alto em frequências mais altas, pois a corrente que passa por ele vai aumentando.

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4 minutos atrás, Cara366 disse:

aumentaria a corrente sobre a fonte, não né?

Aumenta, pois não deixa de ser uma carga.

Nos exemplos que eu dei, se o som emitido fosse contínuo a corrente ficaria próxima de 1A.

Só que num uso normal de um amplificador sendo para emitir sons de instrumentos musicais ou vozes, a frequência fica na maior parte do tempo abaixo de 1kHz, então o valor de corrente fica menor em grande parte do tempo.

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@Renato.88 quando montei essa fonte desse amplificador, usei um fonte bem mais fraca achando que por ser agudo, por via de regra, iria consumir em plena potência uns 30% de corrente,  quando comparado aos graves por exemplo,  mas notei que, nao consome tanto qnt o grave, mas observei um consumo considerável,  e tive que fazer outra fonte, por acaso a associação do capacitor da um possível efeito de maior consumo ou nada a ver, e sera que tem algum problema tocar com essa carga através do capacitor,  em relação a estabilidade do amplificador relacionado a realimentação negativa. 

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@Renato.88 @Renato.88 ola amigo,  recebi um aviso de comentário no meu email,  mas quando entro nao consigo vizualizar nada, por acso você mandou,  se sim, nao estou conseguindo ver.

 

 @Renato.88 quando montei essa fonte desse amplificador, usei um fonte bem mais fraca achando que por ser agudo, por via de regra, iria consumir em plena potência uns 30% de corrente,  quando comparado aos graves por exemplo,  mas notei que, nao consome tanto qnt o grave, mas observei um consumo considerável,  e tive que fazer outra fonte, por acaso a associação do capacitor da um possível efeito de maior consumo ou nada a ver, e sera que tem algum problema tocar com essa carga através do capacitor,  em relação a estabilidade do amplificador relacionado a realimentação negativa. 

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Pessoal aproveitando o assunto de fonte chaveadab483186ca937d797437207ae60d35532.thumb.jpg.d8414b0e647e3425c26c93d0e5c05d96.jpg

Comprei esse módulo acima, "40w continuo ou 70w de pico intermitente" quando exijo dele acima de 20w começa a superaquecer o trafo e o mosfet. É baseado no uc3843 com pwm a 75khz, e controle de corrente do trafo além do ajuste de saída 50v a 390v, o módulo atende meus requisitos mas preciso de alcançar os 40w!

 

Esse módulo tem q ficar dentro de uma caixa q ficará em local com muita poeira, a principio uma caixa grossa de alumínio iria dissipar bem o mosfet, mas o trafo também aquece muito! Seria viável colocar o circuito em uma caixa de alumínio com óleo mineral dentro igual as bobinas automotivas (antigas) para ajudar a dissipação do trafo? 

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@Cara366 sim, mas essa tensão e corrente que preciso é difícil de achar, essa fonte chinesa sai 18 reais com frete, só o trafo de ferrite de 50w no Brasil sai 25 reais cada em pequena quantidade, fora o circuito. Estou comprando uma fonte mais robusta para ver se consigo essa folga. Caso não dê certo, estou pensando em usar duas dessa da foto. 

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Amigo nestes 'poucos' anos no ramo, nunca ouvi falar desta técnica de óleo pra dissipar calor em circuitos eletrônicos. e nem googlei isso. Mas como tudo evolui tão rápido... sei lá. cada mania com seu loco.

Talvez seja + interessante você colocar um ventiladorzinho mesmo. Isso daí entra 12v? é driver de led? ou algo do gênero?

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@Isadora Ferraz  é um inversor 12v para 400v dc que uso em ignição automotiva, a ventoinha resolve a ventilação mas o problema é a água e o barro, se fosse só o mosfet aquecendo resolvia fácil, tenho que envolver o trafo de ferrite também! 

 

Quanto a refrigeração a óleo, nas ignicoes platinado 12v quando o platinado está fechado carrega o primário da bobina, ao abrir sai a faísca no secundário. Esse sistema aquecia muito então as bobinas em formato de "copos" tem óleo mineral dentro que também serve para isolar as bobinas primária e secundária para evitar fugas internas. 

 

Depois dos anos 2007 ficou bem popular na Internet placas mae+ fonte atx mergulhados em óleo mineral principalmente para over clock em que o pc aquecia bem mais 

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