Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

[Modo opinião on]

Seja lá o que estiver querendo fazer, deve ficar mais dispendioso (em vários aspectos) do que a aquisição de uma máquina de solda elétrica

[off]

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

[Modo opinião on]

Seja lá o que estiver querendo fazer, deve ficar mais dispendioso (em vários aspectos) do que a aquisição de uma máquina de solda elétrica

[off]

Talvez não. 

Vai que seja 500 amperes em apenas 1V?

Vai ser apenas um trafo de 500 watts.

Daí daria para fazer com trafo de microondas velho.

Me lembra algo como solda-ponto.

O tiristor serviria para disparo. Estas coisas precisam disparar com um pulso cujo tempo vai depender da largura da chapa a ser soldada.

Mas a tensão do tiristor é que me chama muito a atenção.

2Kv😱

adicionado 3 minutos depois

Uma maquina de solda de 500 deve estar por quase 10 mil reais.

Pois uma de 400 amperes já custa uns 4 mil reais.

Estas de corrente muito alta são de padrão industrial e suporta soldar o dia inteiro em trabalho intenso. São bem reforçadas.

Por isso muito caras. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa França. Eu achava que solda ponto era um picão de corrente por isso imaginava um capacitorzão com mais de 50V. Mas já que você (e o Moris) diz que 1V dá, aí sim hein! Quase me deu vontade fazer um pra lembrar os tempos de infância quando derretia pregos em moedas. Usava um par de fio 10mm mas dava umas 20 voltas num trafão de regulador de tensão. Não tinha multímetro pra medir😢. Pela faísca que dava estimo uns 20Vac e pelas piscadas na luz, uns 200A... lembranças...

Pro eletrodo não fundir na chapa, que tipo ele é?

14 minutos atrás, albert_emule disse:

suporta soldar o dia inteiro em trabalho intenso

De fato estas de 500 conto recomenda dar uma soldadinha e dar um tempo ou seja, não pra uso contínuo.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu achava que solda ponto era um picão de corrente por isso imaginava um capacitorzão com mais de 50V. Mas já que você (e o Moris) diz que 1V dá, aí sim hein!

O capacitor nunca ia dar certo nisso, pois a corrente tem que ser constante durante o pouco tempo que a máquina fica ligada pressionando as chapas. 

Algumas tem até menos que 1V, pois o importante é a corrente que chega a ficar na casa dos kA. 

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pro eletrodo não fundir na chapa, que tipo ele é?

É feito de cobre misturado com outros metais duros, só que o mais importante é que eles são ocos e ficam cheios de água por dentro. 

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

O capacitor nunca ia dar certo nisso, pois a corrente tem que ser constante durante o pouco tempo que a máquina fica ligada pressionando as chapas. 

De fato tens razão. Associei mentalmente uma martelada elétrica momentânea e de fato sem consulta na net, nossa 2ªmente. Algo como o passado sempre presente...

Achei isso  curioso...

Algo como um caminho do meio e meio que meio de de redimir...

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Achei isso  curioso...

Algo como um caminho do meio e meio que meio de de redimir...

De fato com essa chapinha funciona, porém cai meio na situação que mencionei. 

Pois a carga desse capacitor de 400F demora pra acabar, o cara tira ele da chapinha antes que derreta tudo e acabe com a carga, então a corrente continua constante. 

Postado
Em 18/03/2019 às 16:05, albert_emule disse:

de corrente muito alta são de padrão industrial e suporta

Amigos eu sei que é assustador, mas isso é para uma bancada industrial onde eu trabalho, a gente tem uma bancada antiga e eu resolvi reformar e construir uma outra nova, já que as anteriores é um dinossauro e já esta no bico do corvo, o mais complicado de achar foi os SCRs para tensão de 2kV, já para fonte de corrente estava pensando fazer ela controlada também em SCR, elas serão controlada por microcontrolador PIC18F4550, vou mandar enrolar os trafos, as fontes  serão separadas, e a tensão que eu tenho na rede é de 220,380 e 440V. Já comecei a fazer o projeto, vou fazer um protótipo e vou postando aqui no fórum, sendo assim, eu aprendo e também poderei ajudar quem for fazer algo parecido. Veja abaixo a bancada que a gente tem, porém, essa é a melhor no momento.

20190313_134858.jpg

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

Amigos eu sei que é assustador, mas isso é para uma bancada industrial onde eu trabalho, a gente tem uma bancada antiga e eu resolvi reformar e construir uma outra nova, já que as anteriores é um dinossauro e já esta no bico do corvo, o mais complicado de achar foi os SCRs para tensão de 2kV, já para fonte de corrente estava pensando fazer ela controlada também em SCR, elas serão controlada por microcontrolador PIC18F4550, vou mandar enrolar os trafos, as fontes  serão separadas, e a tensão que eu tenho na rede é de 220,380 e 440V. Já comecei a fazer o projeto, vou fazer um protótipo e vou postando aqui no fórum, sendo assim, eu aprendo e também poderei ajudar quem for fazer algo parecido. Veja abaixo a bancada que a gente tem, porém, essa é a melhor no momento.

20190313_134858.jpg

Qual a tensão que circula estes 500A? 

Essa bancada serve para que?

A bancada alimenta o que? 

Postado

Que tipo de carga é usada nessa fonte? 500A x quantos volts?

A corrente em si não é problema, nada que uns tiristores de bolacha + ventilação forçada não resolva. Monitoramento de corrente por TC tal qual está na foto completa a parte de potência. Outra coisa: possui já os transformadores para ter tensão de entrada aproximada à tensão máxima prevista?

Sobre os tiristores, procure pela Semikron. Quando atuava nessa área eles tinham um excelente atendimento técnico. Nos projetos onde foi utilizado paralelismo de tiristores até mandavam as bolachas com a resistência interna anotada na lateral da cerâmica.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!