Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar Cooler da Placa sempre ligado pode diminuir a vida útil?


Posts recomendados

Nao. 30% e uma velocidade bem baixa. Se fosso algo tipo 80% ou ate 100% ai sim, iria comer o tempo de vida da fan. E mesmo assim ainda duraria uns anos. Depende tmb to design da fan. Se for uma de boa qualidade aguentara a velocidade máxima constante por um periodo maior comparado a um fan design barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, sr.biscoito disse:

Olá, gostaria de saber se deixar o fan ligado direto na minha placa de vídeo pode diminuir a vida útil, tenho uma RX 580 8gb e deixo ela em 30% direto.

Todo componente tem um tempo de vida útil, e sofre desgaste com o passar do tempo. Não importando se esta trabalhando com 30 ou 100% de sua capacidade, geralmente essa vida útil e dada em horas, que dependerá de como ela foi contrariada. Mas logico que se a fan estiver desligada, não terá desgaste dos componentes. Li uma vez que uma fan bem contrariada dura em media 50.000 horas. Bastante tempo, ligada 24x7 daria uns 6 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar numa boa.... o fan é feito pra funcionar forte, já pensando no cara que joga pesado, o dia inteiro. Isso é planejado no projeto da placa de vídeo. Pode deixar em 30% ou até 40% de repente em idle, que não terá problema algum de durabilidade, nada.

 

Aqui mesmo minha RTX 2070 deixo o fan em 45% direto, assim refrigera ela e como meu SSD M.2 fica abaixo do slot PCI-E 16x, já refrigera o dissipador de calor que fica sobre o SSD. Notei também que se o fan está em 45% em idle, e abro um jogo, a própria controladora da EVGA vai aumentando os fans durante o jogo, depois que fecho o jogo, rapidamente vai baixando para 45% de novo. Faço isso desde as GTX 970 que começaram essa onda de zero rpm em idle.

 

Vai juntar um pouco de pó só nas pás dos fans e no dissipador, talvez uma limpeza a cada 6 meses ~1 ano seja recomendada no caso, eu limpo a cada 6 meses pra ter certeza que está tudo direito, troco a pasta térmica, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta que não quer calar é: Porquê você quer o fan ligado direto? Se o GPU está em repouso e o dissipador é o suficiente para deixá-lo em temperatura baixa não há motivos para deixar o fan em rotação.

 

Sem contar que uma temperatura muito baixa e logo após aquecimento, isto sendo uma constante, vai arrebentar as esferas de solda BGA mais rapidamente por dilatação e contração excessivos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

A pergunta que não quer calar é: Porquê você quer o fan ligado direto? Se o GPU está em repouso e o dissipador é o suficiente para deixá-lo em temperatura baixa não há motivos para deixar o fan em constante rotação.

 

Sem contar que uma temperatura muito baixa e logo após aquecimento, isto sendo uma constante, vai arrebentar as esferas de solda BGA mais rapidamente por dilatação e contração excessivos.

Não sei se foi uma referência ao meu post ou ao autor do tópico, mas se foi pra mim, eu deixo os fans ligados em média rotação para claro refrigerar minha GPU, mas o mais importante mesmo é que quero um ar deslocado no dissipador do SSD M.2 que a Gigabyte teve a "inteligência" de colocá-lo abaixo do slot PCI-E 16x, pegando todo o calor da VGA, e sabemos que SSDs M.2 NVMe esquentam bem mais que SSDs normais SATA III que geralmente ficam junto aos HDs e recebem fluxo de ar dos fans frontais, já os M.2 ficam geralmente no centro da placa-mãe e tem muito pouco ar circulando para refrigerá-lo, ainda mais no meu caso que o M.2 fica tapado, literalmente, pela VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@simforoso Foi para o autor e todos que fazem isso. O engenheiro projeta a placa pra depois alguém ir lá e sambar tudo. É igual cortar molas no carro pra rebaixar... rs

Eu entendo, mas pense na minha situação. O SSD M.2 tapado pela VGA.... se você já usou esse tipo de SSD viu que eles esquentam muito... e a Gigabyte teve a "inteligência" de colocar o bendito socket M.2 abaixo do PCI-E saca? Então me vejo obrigado a deixar os fans meio fracos, mas ligados pra refrigerar o SSD, porque um 970 PRO de 512GB não é nem um pouco barato para facilitar e deixar chegar a 50ºC.

 

Mas entendo sua colocação. Eu, se não fosse esse SSD mal posicionado, nem me atentaria muito à deixar os fans ligados da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@simforoso Não tô tratando da sua situação. Você tá remediando algo e na minha opinião desgastando a placa ao mesmo tempo. Se é bom ou ruim só você pra definir.

Não tem como tacar outro dissipador de calor neste SSD? Não tem como tacar um fan direcionado a este SSD? 50ºC tá normal. A antiga ponte norte, que na maioria das vezes ninguém ligava pra elas, passava disso e tavam lá, funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

@simforoso Não tô tratando da sua situação. Você tá remediando algo e na minha opinião desgastando a placa ao mesmo tempo. Se é bom ou ruim só você pra definir.

Não tem como tacar outro dissipador de calor neste SSD? Não tem como tacar um fan direcionado a este SSD? 50ºC tá normal. A antiga ponte norte, que na maioria das vezes ninguém ligava pra elas, passava disso e tavam lá, funcionando.

Cara, 50ºC parado, só navegando no Windows não é legal. Ainda mais num SSD de 1200 reais. Eu só estou dando valor ao meu suado dinheiro cuidando dos meus componentes. No meio da placa, e o que é pior, embaixo do slot PCI-E 16x não tem como colocar um fan cara, pense. Na frente tem um fan de 200mm mas ele não chega a ventar no meio da placa pra refrigerar o SSD. Entendeu agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@simforoso Então tá ok. Meu SSD velho de guerra bate constantemente 45~50ºC e tá lá funcionando. Já pensou em trocar este dissipador? Coloque um com maior área.
Sim, entendi faz tempo, tá lá que nem sanduíche. Isto não é culpa das placas mãe (apesar que algumas colocam o slot em baixo ou atrás) mas sim das placas de vídeo que hoje expulsam todo o ar quente pra dentro do PC.

 

De qualquer forma este não é o assunto do tópico. Tu faz do jeito que achar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@simforoso Então tá ok. Meu SSD velho de guerra bate constantemente 45~50ºC e tá lá funcionando. Já pensou em trocar este dissipador? Coloque um com maior área.
Sim, entendi faz tempo, tá lá que nem sanduíche. Isto não é culpa das placas mãe (apesar que algumas colocam o slot em baixo ou atrás) mas sim das placas de vídeo que hoje expulsam todo o ar quente pra dentro do PC.

 

De qualquer forma este não é o assunto do tópico. Tu faz do jeito que achar melhor.

Se você está satisfeito com 50ºC no seu SSD SATA, beleza... quem sou eu pra falar algo, foi você que comprou. Sobre trocar o dissipador não tem como, ele é fixo na trava da placa-mãe, do socket M.2. Mas chega de off topic que está ficando poluído demais. Sem atritos mano, ficamos em paz ae cara, beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...