Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de som TIP 142/147


Posts recomendados

O principal erro é a falta de tensão negativa no TIP147 e a falta de realimentação do circuito. 

E 12V é muito pouco pra transistores desse porte, com AF de 4R talvez não chegue nem a 10W. 

A corrente no circuito ficará por volta de 1A, é muito pouco para um transistor que tem 10A de pico. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Felipe, qual o objetivo da montagem, aproveitar que você tem  os transistores, fazer um amplificador experimental de baixa potência ou o que? Amplificadores tipo push-pull ou classe AB que nem este são circuitos que eu não me atrevo a projetar, primeiro pela tonelada de circuitos clássicos que existem por aí , pela net, e também porque são circuitos meio críticos porque tem que manter de preferência 1/2 Vcc sem sinal  antes do capacitor de saída portanto uns 6 volts no seu caso. Eu que já mexi com vários circuitos de potência AB posso dizer que basta um probleminha num dos componentes que a saída desequilibra e um dos transistores de saída corta e o outro satura e a saída antes do capacitor ou vai a zero volts ou a +Vcc (isso no caso de amplificadores com fonte simples que nem o seu).  O que vejo no seu circuito é um Bc547 acumulando a função de controlar a corrente de repouso e fazer a amplificação inicial o que já é estranho. Além disso como disse o Renato.88 nunca vi um circuito push pull funcionar sem realimentação. Agora vamos dizer que a parte  dos transistores funcione mesmo assim. Na entrada você tem um potenciômetro de 300k, valor muito alto. Depois um capacitor extremamente alto, 100 uF. Desse ponto vai um capacitor também alto, de 10 uf (pelo menos foi isso que eu consegui entender do desenho) para o terra, portanto, com o potenciômetro fora do ponto de máximo de  volume acaba sendo um resistor alto entre o sinal e a entrada com um capacitor grande indo ao terra. Não vai passar nada além de graves por isso, se é que vai passar algo audível acima dos 20 hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Amplificadores tipo push-pull ou classe AB que nem este são circuitos que eu não me atrevo a projetar, primeiro pela tonelada de circuitos clássicos que existem por aí , pela net, e também porque são circuitos meio críticos porque tem que manter de preferência 1/2 Vcc sem sinal  antes do capacitor de saída portanto uns 6 volts no seu caso.

Esses de uma tensão só ainda é fácil mexer, pois tem o capacitor que acaba protegendo o alto falante. 

O duro mesmo são os de fonte simétrica, qualquer falha é temos transistor esquentando, alto falante queimando se não tiver proteção e por aí vai. 

Aproveitando o gancho... 

Eu também não me atrevo a montar um amplificador desse tipo do zero, porém estou modificando um esquema bem tradicional de amplificador classe B para funcionar com o tipo de fonte que eu já tenho pronta e com um alto falante de 8R, pois no projeto original era 4R.

No lugar dos transistores de saída originais que eu não tenho também vou usar os TIP142/147.

Eu estava recalculando os componentes e aparentemente deu certo em simulação, ainda não tive tempo pra montar na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Esses de uma tensão só ainda é fácil mexer, pois tem o capacitor que acaba protegendo o alto falante. 

O duro mesmo são os de fonte simétrica, qualquer falha é temos transistor esquentando, alto falante queimando se não tiver proteção e por aí vai. 

Aproveitando o gancho... 

Eu também não me atrevo a montar um amplificador desse tipo do zero, porém estou modificando um esquema bem tradicional de amplificador classe B para funcionar com o tipo de fonte que eu já tenho pronta e com um alto falante de 8R, pois no projeto original era 4R.

No lugar dos transistores de saída originais que eu não tenho também vou usar os TIP142/147.

Eu estava recalculando os componentes e aparentemente deu certo em simulação, ainda não tive tempo pra montar na prática.

@Renato.88 Às vezes nem é preciso fazer muita conta, esses circuitos tradicionais costumam aceitar uma faixa de tensões de alimentação bem ampla. Na verdade costumam ser basicamente amplificadores operacionais com componentes discretos. Eu no tempo que montava cubos e potências nas décadas de 80 e 90 trabalhei basicamente com 2 circuitos, um deles um pouco mais simples, um par de BC 557 na entrada, um Bd ou Tip NPN como pré driver , Tips 31/32 como drivers e os saudosos 2n3055 da Rca na saída. Depois para fazer um cubo um pouco mais forte simplesmente aumentei a tensão de alimentação, troquei os TIPs por 41/42 e coloquei dois MJs na saída. Funcionou sem problema. Depois chegou na minha mão uma placa de sucata de uma potência. Fiquei curioso porque tantos diodos na placa e resolvi levantar o circuito. Aí percebi que era um circuito que tinha uma fonte de corrente para  polarizar o par diferencial na entrada e outra fonte de corrente ligada na linha que vai nas bases dos drivers. Alguns amigos "loucos por áudio" da época da escola técnica já tinham me falado desse tipo de circuito, as fontes de corrente melhoram muito a distorção causada pela falta de linearidade dos transistores. E realmente comparando os dois circuitos ligados na mesma fonte o som desse último era mais puro, graves mais gostosos, melhor no geral. Esse circuito aguentou bem até 65+65 V de alimentação usando  transistores de saída dos quais sou fá, os MJ15003 da Motorola, o transistor de potência com a fuga mais baixa de todos que medi até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Na verdade costumam ser basicamente amplificadores operacionais com componentes discretos. Eu no tempo que montava cubos e potências nas décadas de 80 e 90 trabalhei basicamente com 2 circuitos, um deles um pouco mais simples, um par de BC 557 na entrada, um Bd ou Tip NPN como pré driver , Tips 31/32 como drivers e os saudosos 2n3055 da Rca na saída

Eu nem fiz conta... 

Na simulação do computador percebi que tinha que se manter sempre a mesma tensão/corrente nos transistores. 

Então pensei o seguinte, se por exemplo eu dobrar a tensão da fonte, eu dobro os valores dos resistores. 

Para valores intermediários é só calcular as frações, contas simples mesmo. Afinal o circuito já estava pronto. 

O circuito que você descreveu é parecido com o que estou falando, tem BD e 2N3055 na saída, mas vou substituir pelos darlingtons. 

A diferença é que o par diferencial é formado por 2 BC547. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!