Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera:

Pretendo montar o meu PC gamer usando as seguintes configurações:

placa-mãe Gigabyte Z370 Aorus gaming

Processador Intel Core I5 8400 da oitava geração

Water cooler RGB de 240mm

Pote de pasta térmica Cinza ou prata para o processador

Placa de vídeo EVGA GTX 1050 TI de 4Gb de memória de vídeo dedicada

Memória RAM Crucial Ballistix (1X16) de 16Gb 2400 Mhz de freqüência

HD SEagate Barracuda de 1Tb, não pretendo usar o SSD no momento

Fonte EVGA 650W 80 plus PFC ativo

Monitor de 21,5 polegadas com porta HDMI

Gabinete PCYes modelo Spirit RGB.

A dúvida que eu tenho é com relação à placa de vídeo que é uma EVGA GTX 1050 TI de 4Gb; consultando o site oficial da Gigabyte, tanto para aplaca mãe B360 quanto para a Z370 sendo gaming ou não, a Gigabyte recomenda usar uma GTX 1060 no mínimo.

O problema é o custo, a diferença entre os modelos GTX 1050 para uma GTX 1060 TI ou não, é em média R$ 400,00 Reais, gostaria de saber se terei problemas em usar uma placa de vídeo GTX 1050 TI numa placa-mãe na plataforma Z370 Aorus gaming?

Pela experiência que eu tenho, não sou muito fã dos processadores AMD e também não recomendo fazer overclock nos componentes, mesmo que estes venham preparados para essa finalidade, a vida útil dos componentes são reduzidos drasticamente e digo isso por experiência própria, pois já tive pelo menos 3 computadores com processador AMD e a minha experiência não foi nada agradável, nenhum deles durou mais do que 5 anos.

Tive um computador Epcom com processador Intel dual core e durou uns 6 ou 7 anos e atualmente, estou usando um PC all in one CCE, modelo SOLO A45, que usa o processador Intel Celeron 847 dual core. Depois disso, não que mais saber do processador AMD, apesar de ter melhorado muito, confesso, e ainda continua sendo mais barato do que a Intel, mas o meu objetivo é avaliar o Windows e o Linux; como eu moro no Recife-PE, minha cidade natal, é uma região muito quente e o gabinete que eu escolhi e comprei, tem uma ventilação muito boa e pretendo usar o water cooler porque os processadores mais atuais costumam esquentar muito, passando facilmente dos 70 graus Celsius, que é muito perigoso para o processador e também do PC reinicializar do nada ou simplesmente não ligar novamente, ate que esteja frio, comportando-se como se fosse uma lâmpada de vapor da iluminação pública.

Desde já agradeço pela solução das minhas dúvidas e fiquem com Deus.

Postado

Ola, boa noite!

Eu afirmo que a GTX 1060 6gb você pode pegar por um valor bem melhor. Sobre a Placa-mãe: É realmente necessário você obter uma top de linha e não optar por uma mediana?
Outra: Já pensou na RX 580 8gb? É ótima e está sendo vendida por 1 valor muito bom!

Postado

O custo x benefício do que você pegou aí não é dos melhores. O Core i5 8400 é difícil achar por menos de R$ 1.000,00. Por R$ 730,00 você acha o Ryzen 5 1600, que é relativamente melhor. Com certeza os AMD que você teve no passado não são nenhum parâmetro para os atuais Ryzen.

E a GTX 1050 TI só não é a placa de vídeo com o pior custo x benefício do mercado porque existe a GTX 1050. O mais barato que eu achei aqui ela foi por R$ 680,00. Por R$ 700,00 você pega a RX 570, que é muito melhor, e chega a ser equilavente em muitos aspectos a GTX 1060 3GB, que custa no mínimo R$ 930,00.

Mas se dinheiro não for problema, seu PC não é ruim. Só teria coisa melhor por menos.

Postado

Eu pegaria um Ryzen 5 2600 no lugar desse i5 8400 e no lugar da GTX 1050Ti pegaria a GTX 1060 6Gb e se sua intenção não for fazer overclock pegaria uma placa-mãe com chipset A320 mais se você quiser fazer um overclock recomendo uma placa-mãe com o chipset B350 com no minimo 8Gb de memoria em dual channel.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
6 horas atrás, Milton Grego disse:

Placa-mãe Gigabyte Z370 Aorus gaming

Essa placa-mãe topo de linha tem chipset Z370 para oferecer a possibilidade de realizar overclock. Ela não faz sentido para processadores travados, como o Core i5 8400.

Processador Intel Core I5 8400 da oitava geração

O Core i5 8400 é ótimo processador, mas não tem compensado por conta da concorrência do Ryzen 5 2600, que oferece uma série de vantagens e custa menos:

Water cooler RGB de 240mm

Water cooler é bacana para quem quer fazer overclock ou está com orçamento sobrando e quer só pelo aspecto visual. O cooler box do Core i5 8400 já é suficiente para ele. Se pegar um AMD Ryzen 5 2600, melhor ainda, pois o cooler box da AMD é muito melhor que o da Intel.

Se você quiser temperaturas menores e menos barulho, pode pegar qualquer air cooler básico da DeepCool que já vai servir. Considerando que você pode investir em outros componentes, esse water cooler não faz sentido aí.

Pote de pasta térmica Cinza ou prata para o processador

O fato da pasta térmica ser cinza ou prata não quer dizer que é boa. A péssima Implastec Silver está aí como exemplo para mostrar isso. E não, você não precisa de um pote que vai ficar encalhado estragando ao longo do tempo. Uma seringa pequena garante 8 aplicações com tranquilidade. Procure pela Arctic MX-4 ou DeepCool Z5.

Placa de vídeo EVGA GTX 1050 TI de 4Gb de memória de vídeo dedicada

A GTX 1050Ti é a pior escolha de placa de vídeo que você pode fazer atualmente. A GTX 1050Ti é um produto bomba pelo valor atual, algo que ninguém deve comprar. A RX 570 4GB dá uma surra nela - a diferença é gritante - pelo mesmo preço:

Memória RAM Crucial Ballistix (1X16) de 16Gb 2400 Mhz de frequência

Escolha dois pentes de 8GB e faça o dual channel. Em jogos modernos isso está provocando impacto considerável. Testes recentes também indicam que a frequência tem impactado bastante, e pentes de maior frequência são altamente desejáveis.

HD SEagate Barracuda de 1Tb, não pretendo usar o SSD no momento

Com o dinheiro economizado no water cooler (que não tem utilidade prática na sua configuração) e outros pontos, dá para colocar um SSD, o que faz gritante diferença no uso do computador.

Fonte EVGA 650W 80 plus PFC ativo

Essa fonte está muito superdimensionada. Se você deseja investir na fonte, compre algo de melhor qualidade, e não maior potência (que não tem utilidade). Algo como as linhas GD da EVGA e TX da Corsair. Se não, uma boa fonte de 450W como a PCYes! Electro 450 V2 Bronze dá conta tranquilo de uma configuração com a RX 570 4GB (que consome consideravelmente mais que a GTX 1050Ti). Se quiser, pode pegar a Electro 550 V2 Bronze ou a Corsair CX 550.

Pela experiência que eu tenho, não sou muito fã dos processadores AMD e também não recomendo fazer overclock nos componentes, mesmo que estes venham preparados para essa finalidade, a vida útil dos componentes são reduzidos drasticamente e digo isso por experiência própria, pois já tive pelo menos 3 computadores com processador AMD e a minha experiência não foi nada agradável, nenhum deles durou mais do que 5 anos.

Isso depende da sorte e de como o computador foi montado e operado. Se você utilizava fontes genéricas, por exemplo, foi até boa a durabilidade das máquinas e qualquer kit estragaria nessas condições. E comparar os processadores muito antigos da AMD (bem antigos mesmo, na época em que realmente havia problema com o controle de temperatura) com os atuais seria como dizer que um Fiat Toro não presta porque o Marea dava problemas.

Overclock é desempenho grátis e, se bem feito, não oferece risco. Contudo, você nem precisaria fazer com o processador AMD, pois o Ryzen 5 em stock já compensa mais que o Core i5 8400. 

• Curtir 2
Postado

Acho que o que havia a ser dito já foi muito bem feito.

Recomendação é a mesma dos amigos:

Esquece i5 8400, vá de Ryzen 2600 e pegue uma placa-mãe 320 pra ele (já que não vai fazer overclock). Escolha uma placa 450 para uma engenharia melhor. A performance será a mesma ou melhor e você estará com um processador de 6 núcleos e 12 threads, garantindo assim um lugar mais vantajoso no futuro. Video abaixo pra mostrar que essa coisa de "não ser fã" é uma coisa boa, desde que você realmente não seja fã. No caso você está sendo fã da Intel e vai perder dinheiro com isso. Muito dinheiro. E, no futuro logo ali, performance em razão da falta de HT.

Sobre a 1050TI, aqui é o segundo maior erro (depois do Z370) da configuração. Essa placa deveria ser proibida pelo presidente e pelo STF de ser comercializada. Ela é 50% inferior a RX570 e custa a mesma coisa. É a maior bomba que alguém pode comprar no ano de 2019. Esquece totalmente essa ideia, amigo. Veja o vídeo abaixo pra ver o absurdo de diferença:

Pode postar em todos os fóruns do mundo e a maioria das pessoas vai corroborar com o que eu e seus colegas disseram aqui. A sua configuração é simplesmente desbalanceada e não busca o benefício por dólar investido.

Agora esquece essa coisa de "não sou fã" de AMD ou Intel. Você tem que ser fã do teu dinheiro, do teu investimento. Tem momento que AMD é a melhor escolha (não tão raro mais depois dos ótimos Ryzen) e momento onde a Intel é a melhor escolha. Mesma coisa para nVidia e AMD. Segmento de entusiasta nVidia tem sempre a melhor performance há década. Já no segmento mid range, geralmente a AMD tem melhores produtos. Também não é uma regra, as vezes essa ordem se altera.

O importante é esquecer isso de ser fã ou não ser fã. Não de fabricantes.

E não esquece de focar nas memórias. Nada de DDR4 de 2133Mhz. A diferença para a performance em jogos para DDR4 2600Mhz é E-N-O-R-M-E. Sem exagero, tem vários vídeos mostrando no tube.

• Curtir 1
Postado

@Limaoz1n Boa tarde Limãoz1n

A minha intenção não é propriamente para games que será uma coisa casual, o meu objetivo é avaliar o desempenho dos 3 principais sistemas operacionais do mercado brasileiro e não necessito de um computador top de linha para isso, basta apenas um computador de configuração mediana, para satisfazer os requisitos de rodar o sistema operacional Mac OS ou Hackintosh.

Obrigado pela dica, um abraço e fique com Deus.

Postado
4 minutos atrás, Milton Grego disse:

@Limaoz1n

Boa tarde Limãoz1n

A minha intenção não é propriamente para games que será uma coisa casual, o meu objetivo é avaliar o desempenho dos 3 principais sistemas operacionais do mercado brasileiro e não necessito de um computador top de linha para isso, basta apenas um computador de configuração mediana, para satisfazer os requisitos de rodar o sistema operacional Mac OS ou Hackintosh.

Obrigado pela dica, um abraço e fique com Deus.

E a placa de vídeo estará lá por qual razão?

Postado
13 horas atrás, DOLAR234 disse:

Eu pegaria um Ryzen 5 2600 no lugar desse i5 8400 e no lugar da GTX 1050Ti pegaria a GTX 1060 6Gb e se sua intenção não for fazer overclock pegaria uma placa-mãe com chipset A320 mais se você quiser fazer um overclock recomendo uma placa-mãe com o chipset B350 com no minimo 8Gb de memoria em dual channel.

Boa tarde Dólar234

Agradeço pelos seus comentários em primeiro lugar. O meu objetivo não é propriamente para games mas para avaliar os principais sistemas operacionais do mercado brasileiro.

Um abraço e fique com Deus.

Boa tarde @rodrigoxm49

Obrigado pelos seus comentários. Na realidade, o meu objetivo não é um Pc gamer em si, porque eu eu tiver que jogar será casual, montei essa configuração baseado em dois sites, o meu objetivo é avaliar os principais sistemas operacionais do mercado brasileiro. A memória RAM mínima recomendada é de 16Gb, o módulo de memória Crucial Ballistix de 16Gb é compatível com o Mac OS, as placas de vídeos compatíveis são: EVGA e Gigabyte a partir da Nvidia GTX 1050 com no mínimo 2Gb e não pretendo fazer overclock e desaconselho fortemente a prática do overclock, porque reduz significativamente a vida útil dos componentes.

Postado
3 horas atrás, Milton Grego disse:

Boa tarde Dólar234

Agradeço pelos seus comentários em primeiro lugar. O meu objetivo não é propriamente para games mas para avaliar os principais sistemas operacionais do mercado brasileiro então, montei essa configuração mediana para satisfazer os requisitos necessários para rodar o Mac OS em um PC não Apple, o processador AMD não é 100% porcento compatível com o Mac OS por isso, estou montando em cima do processador Intel Core I5 para essa finalidade.

Se você não quer um PC para jogos por que você quer um GTX 1050 Ti não faz o minimo sentido ter uma dessas se você não for jogar e se for também não faz muito sentido por que o preço dela esta muito caro se você fosse realmente querer uma placa de vídeo você deveria compra a GTX 1060 6 Gb que é a melhor placa de vídeo custo beneficio no atual momento e se você não tiver esse objetivo é só montar o PC sem placa de vídeo e escolhe um modelo de Ryzen terminado em g que tem bons gráficos integrados como o Ryzen 5 2400g, e sim os Ryzen são uma ótima escolha para montar um pc para rodar Mac OS com 100% de compatibilidade mais se você não acredita fazer o que monta a sua maquina no jeito que você quiser já que você é fan da Intel e não gosta de AMD porque alias o dinheiro é seu e se você quiser gastar bem mais em peças Intel fique a vontade mais eu não recomendo.

Postado

chega a ser chato o tanto que indicam ryzen nesse forum, mesmo intel ganhando em frames nos jogos geral insiste em ryzen, é algum vírus que espalharam por aqui ?

cadê a imparcialidade ?

Postado

@IntelBoy Na real não. Nós falamos do Ryzen pelo desempenho e pelo valor. Nem todos vivem numa condição boa para pagar a mais num desempenho similar. Antigamente eu indicaria Intel para todos, mas atualmente o melhor custo/benefício do mercado se chama AMD. O valor que você paga num Intel é desproporcional ao seu desempenho.

Postado
17 horas atrás, DOLAR234 disse:

Se você não quer um PC para jogos por que você quer um GTX 1050 Ti não faz o minimo sentido ter uma dessas se você não for jogar e se for também não faz muito sentido por que o preço dela esta muito caro se você fosse realmente querer uma placa de vídeo você deveria compra a GTX 1060 6 Gb que é a melhor placa de vídeo custo beneficio no atual momento e se você não tiver esse objetivo é só montar o PC sem placa de vídeo e escolhe um modelo de Ryzen terminado em g que tem bons gráficos integrados como o Ryzen 5 2400g, e sim os Ryzen são uma ótima escolha para montar um pc para rodar Mac OS com 100% de compatibilidade mais se você não acredita fazer o que monta a sua maquina Olá no jeito que você quiser já que você é fan da Intel e não gosta de AMD porque alias o dinheiro é seu e se você quiser gastar bem mais em peças Intel fique a vontade mais eu não recomendo.

Ola Dolar234:

O uso da placa de vídeo se faz necessária porque futuramente pretendo fazer vídeos no YouTube sobre o ensino da língua portuguesa e francesa, por que eu sou formado em letras nessa área e notei que o ensino da língua francesa é pouco explorada no YouTube mas pretendo também dar algumas pinceladas na língua portuguesa e explorar um pouco mais a literatura brasileira e portuguesa e porque não também a literatura francesa?

Outra razão pela qual estou montando um PC gamer e votarei os seguintes fatores:

1) FATORES REGIONAIS

A cidade do Recife onde eu moro e sou natural dessa cidade, pois eu sou pernambucano da gema, é uma região muito quente, cuja temperatura média é 30 graus Celsius durante o dia e à noite fica em torno de 26 graus Celsius;

2) CALOR GERADO PELO PROCESSADOR Os 

Os processadores mais modernos tanto da AMD como o da Intel, costumam esquentar muito, passando dos 70 graus Celsius fácil fácil, que é muito perigoso operacionalmente, diminuindo a vida útil dos componentes e ocasionando travamentos e reinicializaçoes do nada, sendo necessário o uso do water cooler blindado, não pretendo usar o water cooler customizado porque além de muito caro, é uma vez por ano tenho que trocar o líquido e no sistema blindado isso não é necessário;

3) O gabinete é do tipo gamer para uma melhor ventilação e pretendo instalar o water cooler na parte superior do gabinete, fixando o radiador de 240mm com led RGB, porque o meu gabinete também é RGB, cujo modelo é PCYes Spirit que eu já comprei e vou comprar as outras peças, num gabinete tradicional, abrindo mão da placa de vídeo e do water cooler, além de não ser recomendável pela pouca ventilação do gabinete tradicional, ainda tem o problema do calor excessivo gerado dentro do gabinete, mesmo usando uma Dan traseira e lateral, o air cooler não consegue dar conta do recado;

4) AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Para uma boa avaliação do sistema operacional, o computador precisa ser relativamente potente.

• Coordenador
Postado
16 horas atrás, IntelBoy disse:

chega a ser chato o tanto que indicam ryzen nesse forum, mesmo intel ganhando em frames nos jogos...

Mas ganha mesmo? Em todas as situações? Com placas de vídeo topo de linha, sim, há uma diferença entre os processadores da Intel e da AMD. Mas, mesmo assim, seria ela significativa? Com uma RTX 2080Ti:

Com placas de vídeo topo de linha, a diferença não é grande. Com placas de entrada e intermediárias, a diferença é bem pequena ou inexistente. Ou seja, o desempenho em jogos é em geral igual ou muito semelhante, enquanto o Ryzen 5 2600 / Ryzen 5 2600X será, ao mesmo tempo, muito superior ao Core i5 8400 / Core i5 9400F em multi thread. Isto está explicado no tópico abaixo:

E detalhe: estamos falando de média. No vídeo acima, do renomado Hardware Unboxed, já há comentários a respeito da estabilidade maior de frames no Ryzen. Em alguns jogos, ele inclusive já superou o Intel na média também. É um processador que tende a durar bem mais. 

...geral insiste em ryzen, é algum vírus que espalharam por aqui ?

É o vírus do custo x benefício e da melhor compra, como detalhadamente explicado no tópico mencionado acima. Não é à toa que a AMD está ganhando mercado. O maior vendedor de varejo em hardware da Alemanha revelou, no último balanço, que a AMD está vendendo duas vezes mais processadores de desktop que a Intel: https://www.techradar.com/news/amd-ryzen-cpus-continue-to-dominate-intel-chips-selling-twice-as-many

cadê a imparcialidade ?

Lhe faço a mesma pergunta. Inclusive considerando o apelido que você utiliza aqui no Fórum...

A média de FPS em jogos com placa de vídeo topo de linha não conta toda a história. É necessário analisar com cautela.

8 horas atrás, Milton Grego disse:

O uso da placa de vídeo se faz necessária porque futuramente pretendo fazer vídeos no YouTube sobre o ensino da língua portuguesa e francesa, por que eu sou formado em letras nessa área e notei que o ensino da língua francesa é pouco explorada no YouTube mas pretendo também dar algumas pinceladas na língua portuguesa e explorar um pouco mais a literatura brasileira e portuguesa e porque não também a literatura francesa?

Você não precisa de placa de vídeo para gravar suas aulas.

1) FATORES REGIONAIS

A cidade do Recife onde eu moro e sou natural dessa cidade, pois eu sou pernambucano da gema, é uma região muito quente, cuja temperatura média é 30 graus Celsius durante o dia e à noite fica em torno de 26 graus Celsius;

Qualquer computador bem montado suporta essa temperatura ambiente tranquilamente.

2) CALOR GERADO PELO PROCESSADOR 

Os processadores mais modernos tanto da AMD como o da Intel, costumam esquentar muito, passando dos 70 graus Celsius fácil fácil, que é muito perigoso operacionalmente, diminuindo a vida útil dos componentes e ocasionando travamentos e reinicializaçoes do nada, sendo necessário o uso do water cooler blindado, não pretendo usar o water cooler customizado porque além de muito caro, é uma vez por ano tenho que trocar o líquido e no sistema blindado isso não é necessário;

Os processadores modernos são muito mais eficientes, resistentes à temperatura e protegidos que os de antigamente. Esse negócio de processador queimar por temperatura é coisa de mais de uma década atrás. 

Por sinal, processadores como o Core i5 8400 e o Ryzen 5 2600 esquentam muito pouco e definitivamente não precisam de water cooler para funcionar extremamente bem e durar muitos e muitos anos. O cooler box já dá conta, principalmente no caso do Ryzen. 

Por sinal, 70ºC também não é uma temperatura perigosa para esses chips.

3) O gabinete é do tipo gamer para uma melhor ventilação e pretendo instalar o water cooler na parte superior do gabinete, fixando o radiador de 240mm com led RGB, porque o meu gabinete também é RGB, cujo modelo é PCYes Spirit que eu já comprei e vou comprar as outras peças, num gabinete tradicional, abrindo mão da placa de vídeo e do water cooler, além de não ser recomendável pela pouca ventilação do gabinete tradicional, ainda tem o problema do calor excessivo gerado dentro do gabinete, mesmo usando uma Dan traseira e lateral, o air cooler não consegue dar conta do recado;

Basta um fan frontal e um traseiro e qualquer air cooler básico dá conta desses processadores com folga. 

Postado

Processador exagerado pra essa placa de vídeo, com um processador mais simples (e mais barato) como um core i3 8100 você vai ter quase o mesmo desempenho. Se fosse uma placa de vídeo mais forte aí sim a diferença ia aparecer. Pra quer gastar dinheiro à toa, ganhar 5~6 FPS a mais, não vale a pena.

• Coordenador
Postado
Em 27/04/2019 às 14:18, Felipecfk disse:

Processador exagerado pra essa placa de vídeo, com um processador mais simples (e mais barato) como um core i3 8100 você vai ter quase o mesmo desempenho. Se fosse uma placa de vídeo mais forte aí sim a diferença ia aparecer. Pra quer gastar dinheiro à toa, ganhar 5~6 FPS a mais, não vale a pena.

O Core i3 8100 está com preço inflacionado e, por isso, não anda compensando. Além disso, por ter apenas 4 núcleos e 4 threads, já sofre bastante em jogos atuais CPU bound, provocando stutter. Para pensar em durabilidade do processador atualmente não tem como ficar no 4C 4T. 

• Curtir 1
Postado
Em 27/04/2019 às 00:31, Milton Grego disse:

2) CALOR GERADO PELO PROCESSADOR Os 

Essas informações não procedem com a realidade atual dos processadores atuais da Intel nem da AMD, você deve ter pegado essas informações de postagens antigas na internet, no meu computador principal eu uso um Ryzen 3 2200g e quando eu estou jogando o processador não passa de 35ºC isso com 100% de utilização e os jogos que eu jogo são jogos modernos e eu jogo na qualidade alta em 720p a 60fps (por causa da limitação do meu monitor) e no meu notebook eu utilizo um i3 de 3º Geração que já é um processador mais antigo de meados de 2013 e nesse momento que estou escrevendo esta em 51º isso por que é um notebook e de terceira geração ainda por cima.732252491_temperaturai33110m.thumb.png.599a815e89d56b4c6d866c5e89fa053c.png

Tem a data e o horário ai pra você confirmar que a informação e verídica, se você desejar posso tirar uma print da temperatura do meu Ryzen também com estres e sem estres.

E sobre a ideia de colocar water cooler eu não acho necessário a não ser você queira colocar por estética, mais esteja ciente que o cooler box já é suficiente sem overclock e não é qualquer water cooler que é bom, um bom water cooler é caro, se você fosse fazer overclock, algo que você disse que não faria, eu compraria um bom air cooler da Noctua, qualquer modelo dessa marca é bem melhor que muito water cooler, não tem como errar comprando Noctua e se você nao gostar da cor eles tem uma linha que é cinza se eu não me engano o nome da linha se chama Redux.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!