Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador isolador para proteção


Posts recomendados

  • Membro VIP

Em uma rede "viva" ao encostar no fio fase poderá circular uma corrente desde esse ponto, onde está em contato com o fio fase, através de seu corpo, até algum local de seu corpo que esteja mal ou bem em contato com o terra, com o piso ou com uma parede.  A energia elétrica de sua casa está referenciada a massa, ao aterramento pelo fato do fio neutro da mesma estar ligado ao aterramento na entrada de sua instalação.

Essa corrente, sentida pelo seu corpo, se dá o nome de choque elétrico.

Se eliminares o contato de seu corpo com o aterramento (um sapato de borracha, ou tênis por exemplo) cessa a possibilidade de se estabelecer essa corrente. Um segundo modo de não se tomar choque é fazer com que a alimentação não se referencie ao aterramento.. Esse modo se consegue através de um transformador isolador. Seu enrolamento primário é ligado ao fase e neutro, que está referenciado (ligado) ao aterramento. Seu enrolamento secundário fica sem referência alguma (não se conecta ao aterramento) e desse modo não tem como se tomar choque do modo como foi explicado lá no início..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Visão prática ajuda? Eu (eu) não me sentiria a vontade em com o pé no chão molhado, abraçar uma lava louça 220 de inox sabendo que uma fase está conectada no metal mas que esta está alimentada por um trafo isolador... Ou seja, não confio cegamente na teoria da isolação deste trafo. Ele tem fuga mínima permissível por normas mas mesmo assim... to fora. A capacitânciazinha entre primario e secundário me perturba. Faça o teste e me fale...

Agora pra simples medição da rede ac há alternativa ao trafo isolador. Não devo falar sobre isso... de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, obrigado por todas as respostas, a duvida me veio, ao fato de equipamentos hospitalares, usarem essa ideia para proteger os medicos em caso de contato acidental, e buscando na net, não achei muita referencia sobre isso.

Quanto a ideia de fazer o teste, somente assim posso confirmar!. Isadora, caso eu não venha mais a interagir nesse tópico, é por que o teste não foi bem sucedido.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, aphawk disse:

@Junior Jr ,

 

Se você encostar em apenas um dos fios do secundário, não vai levar nenhum choque.

 

Paulo

Dando continuidade ao topico, tenho na bancada um mini disjuntor de 4A + DR  que alimenta um filtro de linha, esse trafo deve vir antes ou depois do DR, considerando tambem esse trafo de 500VA, devo redimencionar esse Disjuntor para 2A para não correr o risco de sobrecarregar o Trafo?

desde ja grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelotronic disse:

Preciso de um transformador desse para quando eu querer ver a senoide da tomada ninguém grite do banheiro "quem apagou a luz" hahahaha. Esqueci que  tinha IDR em casa e o terra do osciloscópio é ligado ao terra da tomada, não vale cortar o pino do meio hahaha.

Eu cortei o pino do meio no meu! 

Mas mesmo assim, quando eu quero ver a senoide da rede elétrica, uso um trafo qualquer de 12 ou 24V. 

Assim nem precisa usar a ponteira x10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!