Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Tenho um pc com as seguintes configurações: 

Processador: i3 8100 8ªger

placa-mãe Asus tuf gaming h310m plus

memória ddr4 hyper x fury kingston 2400mz de 8gb

hd de 500gb

hd externo seagate 1tb

e fonte vs400 corsair 80 plus white. 

tv de 35 polegadas sansumg ligada por cabo hdmi.

Minha dúvida é a seguinte: Estou querendo comprar uma placa de vídeo que rode bem como meu processador e com a fonte sem precisar trocar a fonte. Mas se não tiver como, qual a melhor placa de vídeo para o meu processador? uma rx 570 6 ou 8 gb?

Postado

@Cristovao Tavares 400W de uma marca como Corsair é tranquilo, dá pra colocar uma placa legal aí. Uma RX570 dá tranquilo, até RX580 se bobear.

Postado

As placas da Nvidia consomem menos watts logo pode ir mais longe com Nvidia, mas são mais caras. Mesmo assim sua fonte tinha de ser pelo menos 550W gold pra não ter limites de placas pra poder compra.

pra você ter noção a fonte recomendada de uma RX 2080 é 650W.

Requisitos:

- Fonte de alimentação de 650W

- Conector: 8 pinos ou 6 + 2 pinos

- Potência Total: 250 Watts

achei seus 400w bem pouco dependendo do processador que não é seu caso pode até consumir mais. de pegar um I7

• Curtir 1
Postado

@simforoso mas tem algumas placas rx570 e principalmente 580 que eu vi na kabum que pedem alimentação de 450w para a 570 e 500 para a 580. fico muito cabreiro de queimar alguma coisa. 

adicionado 0 minutos depois
6 minutos atrás, Henrique PP disse:

As placas da Nvidia consomem menos watts logo pode ir mais longe com Nvidia, mas são mais caras. Mesmo assim sua fonte tinha de ser pelo menos 550W gold pra não ter limites de placas pra poder compra.

aí é que tá. não queria comprar uma fonte assim agora, queria aproveitar ela com alguma placa que rode bem com meu processador 

Postado
2 minutos atrás, Cristovao Tavares disse:

@simforoso mas tem algumas placas rx570 e principalmente 580 que eu vi na kabum que pedem alimentação de 450w para a 570 e 500 para a 580. fico muito cabreiro de queimar alguma coisa. 

adicionado 0 minutos depois

aí é que tá. não queria comprar uma fonte assim agora, queria aproveitar ela com alguma placa que rode bem com meu processador 

vou calcular

https://outervision.com/power-supply-calculator

adicionado 3 minutos depois

calculei seu sem placa de vídeo 215W então pode pegar uma placa que consuma até 175W

adicionado 13 minutos depois

@Cristovao Tavares terminei de calcular. de no limite. 384W.

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-gtx-1660-gaming-x/31.html

gtx 1660 no maximo em watts é a que tem melhor desempenho por watts no seu limite de fonte

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-1660-vs-AMD-RX-570/4038vs3924

ainda é melhor que uma rx 570 em desempenho, mas é mais cara, bem mais cara.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Cristovao Tavares disse:

mas tem algumas placas rx570 e principalmente 580 que eu vi na kabum que pedem alimentação de 450w para a 570 e 500 para a 580. fico muito cabreiro de queimar alguma coisa. 

Você tem uma fonte decente.. O máximo que aconteceria aí, seria do seu PC desligar, por sobrecarga na fonte, o que é uma medida de proteção.. Mas, considerando o PC que tem e a fonte, a RX 570 cabe tranquilamente aí..

4 horas atrás, Henrique PP disse:

calculei seu sem placa de vídeo 215W então pode pegar uma placa que consuma até 175W

O PC dele não vai consumir nem metade disso aí.. Uma CPU com 65 Watts de TDP, não vai ter consumo maior que isso, mesmo em caso extremo.. Vai ficar abaixo desse valor, o tempo todo..

Placa-mãe, RAM, HD, SSD, alguma fan adicional, tudo junto, se passar de 100 Watts de consumo, num caso extremo, seria surpreendente..

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, RS Faria disse:

Você tem uma fonte decente.. O máximo que aconteceria aí, seria do seu PC desligar, por sobrecarga na fonte, o que é uma medida de proteção.. Mas, considerando o PC que tem e a fonte, a RX 570 cabe tranquilamente aí..

O PC dele não vai consumir nem metade disso aí.. Uma CPU com 65 Watts de TDP, não vai ter consumo maior que isso, mesmo em caso extremo.. Vai ficar abaixo desse valor, o tempo todo..

Placa-mãe, RAM, HD, SSD, alguma fan adicional, tudo junto, se passar de 100 Watts de consumo, num caso extremo, seria surpreendente..

vai depender do jogo eu calculei se o processador e a placa de vídeo forem usados a 100% incluindo o turbo clock usando sites renomados e de calculo de watts. Se duvida so pegar qualquer jogo 4X que usa muito processador e placa de vídeo par ver sua fonte desarma. Ex Stellaris fez meu computador desarma com uma cosair gold de 650W 3 vezes.

TDP é quanto dissipa de calor mas parte da energia consumida vira dados no processamento e é enviado esses dados pra outros lugares como memória, GPU e etc. Ou seja TDP não é consumo em Watts e sim calor liberado. Na média o TDP é metade do que se consome em Watts pra processadores, afinal nenhum sistema tem eficiência de 100% parte sempre vira calor.

Esta estatista varia, ou seja, em baixo clock o processador chega ater eficiência na casa dos 85% mas a medida que o clock dele sobe e a sua utilização ele passa pra eficiência em torno de 50%. É assim com todo equipamento eletrônico até fontes de alimentação tem maior curva de eficiência aos 50% de uso.

• Curtir 1
Postado

Eu prefiro me basear em testes práticos mesmo.. Como esse abaixo

i5-8400-pwr-blender_1.png

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3086-intel-i5-8400-cpu-review-2666mhz-vs-3200mhz-gaming/page-2

Blender é um programa de renderização, mais pesado pra CPU do que qualquer jogo moderno.. E essa medição é no cabo EPS12V, que alimenta a CPU, ou seja, consumo da CPU + VRM da placa-mãe aí..

Que TDP e consumo são coisas distintas, OK, sem dúvidas.. Mas o consumo deve ficar dentro de certas especificações, justamente pra não extrapolar o TDP estimado do processador.. Clock e Turbo clock da CPU, entram nessa "conta"..

E, se olhar bem, tirando algumas exceções, todos as CPUs da tabela acima, tem consumo menor que seu TDP..

O problema com o seu PC desligando com um jogo, muito provavelmente é um sintoma de algo super-aquecendo ou algum erro em algum hardware ou software, não da fonte se entregando..

• Curtir 3
Postado

@RS Faria

power_gaming.png

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-8400/16.html

no melhor site de calculo de consumo, pode ver que ativou o turbo clock nesse teste.

adicionado 5 minutos depois

claro o calculo leva em conta a placa-mãe memória + processador em consumo se duvida olha a metodologia do site pra testes.

eles subtraem os watts consumidos pela alimentação da placa de vídeo para com o PCI express.

Postado

@Henrique PP

No topo da imagem tem um "Whole System", num cenário Gamer.. Eles usam o consumo do PC todo ali.. Teste de placa de vídeo deles, eu conheço e sei da metodologia, mas não é o caso aí..

Teste do Tom's Hardware, mesma metodologia do GamersNexus, medindo diretamente no EPS12V..

https://www.tomshardware.com/reviews/intel-coffee-lake-core-i5-8400-cpu,5281-10.html

Números semelhantes..

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Galera comprei uma placa de vídeo da powercolor, a rx 570 de 4gb por 579,00 a vista. Porém, acabei de ver uma da gigabyte, a rx 570 de 8gb, por 649,00. Eu estou pensando muito em cancelar a compra da powercolor e pegar essa da gigabyte. já pesquisei muito sobre o comparativo das duas, mas não encontrei. Qual placa vcs acham que é melhor e mais viável economicamente? 

Postado
8 minutos atrás, Cristovao Tavares disse:

@Atretador Então a da gigabyte e melhor? já que a performance é a mesma e com a tendencia dos games consumirem mais vram?

Pela pequena diferença de preço, vale sim a pena cancelar e ir no modelo de 8GB. A RX580 Gigabyte é bem melhor que a Redragon PowerColor, acredito que também seja assim nas 570 

• Curtir 1
Postado
Em 20/06/2019 às 10:27, Henrique PP disse:

vai depender do jogo eu calculei se o processador e a placa de vídeo forem usados a 100% incluindo o turbo clock usando sites renomados e de calculo de watts. Se duvida so pegar qualquer jogo 4X que usa muito processador e placa de vídeo par ver sua fonte desarma. Ex Stellaris fez meu computador desarma com uma cosair gold de 650W 3 vezes.

TDP é quanto dissipa de calor mas parte da energia consumida vira dados no processamento e é enviado esses dados pra outros lugares como memória, GPU e etc. Ou seja TDP não é consumo em Watts e sim calor liberado. Na média o TDP é metade do que se consome em Watts pra processadores, afinal nenhum sistema tem eficiência de 100% parte sempre vira calor.

Esta estatista varia, ou seja, em baixo clock o processador chega ater eficiência na casa dos 85% mas a medida que o clock dele sobe e a sua utilização ele passa pra eficiência em torno de 50%. É assim com todo equipamento eletrônico até fontes de alimentação tem maior curva de eficiência aos 50% de uso.

Nem um kit I9 9900K OC + Vega 64 LE em tortura faria uma Corsair 650W Gold desarmar 

Postado
8 horas atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Nem um kit I9 9900K OC + Vega 64 LE em tortura faria uma Corsair 650W Gold desarmar 

Comigo aconteceu. primeiro 7 vezes numa fonte de 600W bronze depois comprei uma nova Corsair 650W gold e desarmo no mesmo tempo em testo so que so 3 vezes durando bem mais.

Temperatura do dia tava alta calor de janeiro no Rio de Janeiro onde moro aqui no sol bate 53/55ºC. na sombra pra minha cidade no site tava dizendo 48ºC. repeti o teste 10 vezes.

7 Vezes desarmo a antiga de 600W essa abaixo, como era uma fonte de 2011 que eu comprei, achei que anos de uso a fizeram perde potencia então comprei a nova que uso. ta na descrição do meu perfil a nova que desarmo no verão so 3 vezes (4 vezes menos).

• 5 semanas depois...
Postado
10 minutos atrás, KairanD disse:

@Nicollas Lott Dá para ligar quase dois do seu computador em uma CX 450 (que, por sinal, é uma fonte de 500W). Seu amigo definitivamente não tem conhecimento sobre fontes (pode inclusive enviar o link do tópico para ele). Uma RX 570 overclockada de fábrica consome em torno de 170W. O restante do kit não vai chegar a 100W. Seu computador sequer alcança 300W de consumo. 

Amigo, então quer dizer que a minha corsair vs 400 80plus white segura de boa e de sobra o meu i3 8100, rx 570 4gb, placa-mãe memoria 16gb hyper x fury, mouse e teclado e headset gamer? Além de um hd de 500gb um ssd de 240 e um hd externo de 1tb?

Postado
7 minutos atrás, KairanD disse:

@Cristovao Tavares Sua dúvida foi movida para o seu tópico sobre o assunto. E a resposta é sim. Suporta sem problemas.

Velho outra dúvida, por que que quando eu ligo o pc as vezes a placa de vídeo faz um barulho estranho muito forte como se fosse um motor ligando ou uma ventoinha girando no máximo prestes a explodir? Ela faz um barulho desses questao de 2/3 segundos e depois para.

Postado

@Cristovao Tavares  Já que ainda te resta dúvidas recalculei com tudo que você citou, usando esse site que já costuma colocar 50W à 100W a mais ai de margem de erro.

coloquei até um water cooler caso queira compra um no futuro (SUA FONTE SEGURA), relaxa, ao colocar pra calcular seu sistema eu super dimensionei, provavelmente ta com 100W a mais do que você consome no mundo real,

https://outervision.com/b/ZONdVG

Load Wattage: 375 W
Recommended UPS rating: 750 VA
Recommended PSU Wattage: 425 W

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...