Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo usar um filtro ou algo do tipo? Energia caindo


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá, comprei um desktop depois de 10 anos usando notebook, e no meu antigo desktop eu usava um estabilizador (se for relevante, posso procurar nele informações, mas ele é BEEEM antigo, uns 15 anos talvez), e aí eu vi aqui o pessoal comentando que estabilizador não é bom para a fonte.

 

Minha dúvida é: Às vezes, diria que uma vez por mês (Saudades eletropaulo que era mais raro), a energia cai ou pelo menos pisca, a parte elétrica daqui de casa é BEM, BEM antiga, acho que no mínimo uns 30 anos, então não tem aterramento, meu medo é se a energia caindo ou piscando, posso danificar minha fonte conectando o pc direto na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, assim como dito, estabilizadores antigos(e baratos) são horríveis para usar com um computador.

 

   As boas fontes, boa mesmo(mais watts não significa mais qualidade), raramente dá algum problema quando cai dá os picos de luz, digo por experiência própia.

   A minha fonte é uma Cooler Master Masterwatt Lite 500W, com PFC Ativo, 80 plus etc e de vez em quando a luz dá uma piscadinha ou até mesmo cai aqui em casa, nunca me deu problema.

 

Se você tem uma fonte boa, de qualidade, não precisa ter medo. É claro que, por mais que ela seja perfeita, não significa que não pode dar algum problema, então o que você pode fazer é comprar extensões com filtro de linha(de qualidade, por favor) que reduziria a "taxa de danificar" o seu computador.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@João VB Macedo O que queima eletronicos é surto de tensão.

 

Se a rede elétrica é antiga, é bom trocar e fazer Aterramento, se não em tudo, pelo menos na tomada do pc.

 

Quando ao que usar, filtro de linha sempre, os melhores são os clamper.

Vou verificar a possibilidade de fazer o aterramento pelo menos na do pc por enquanto, obrigado.

E aí eu faço o aterramento e ainda assim uso um filtro de linha?

 

8 minutos atrás, thiago1511 disse:

Então, assim como dito, estabilizadores antigos(e baratos) são horríveis para usar com um computador.

 

   As boas fontes, boa mesmo(mais watts não significa mais qualidade), raramente dá algum problema quando cai dá os picos de luz, digo por experiência própia.

   A minha fonte é uma Cooler Master Masterwatt Lite 500W, com PFC Ativo, 80 plus etc e de vez em quando a luz dá uma piscadinha ou até mesmo cai aqui em casa, nunca me deu problema.

 

Se você tem uma fonte boa, de qualidade, não precisa ter medo. É claro que, por mais que ela seja perfeita, não significa que não pode dar algum problema, então o que você pode fazer é comprar extensões com filtro de linha(de qualidade, por favor) que reduziria a "taxa de danificar" o seu computador.

 

 

Obrigado, vou dar uma olhada em um filtro de linha que realmente filtre então, minha fonte é uma thermaltake 500w, PFC ativo, 80 plus white, me falaram que não é muito boa, mas que dá conta do serviço.

 

 

Um No-Break não se faz necessário então por conta das quedas de energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, João VB Macedo disse:

Vou verificar a possibilidade de fazer o aterramento pelo menos na do pc por enquanto, obrigado.

E aí eu faço o aterramento e ainda assim uso um filtro de linha?

Se desejar mais proteção, sim, pode colocar o filtro de linha, afinal, ele também será útil para ligar mais equipamentos.

 

Mas pegue um filtro de linha de marca boa, como a que citei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Se desejar mais proteção, sim, pode colocar o filtro de linha, afinal, ele também será útil para ligar mais equipamentos.

 

Mas pegue um filtro de linha de marca boa, como a que citei.

Já estou dando uma olhada nesses da marca clamper, quais outras marcas eu posso confiar?

 

E em casos de queda, não preciso me preocupar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@João VB Macedo Já vi citação de outras marcas aqui no fórum, mas a que mais vi foi a clamper e infelizmente é a unica que me lembro.

 

Já quanto a queda, se quer proteger o pc contra isso, teria de comprar um nobreak, mas sairia mais de 1000 um decente, isso daria tempo para desligar o pc sem perder nenhum trabalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@João VB Macedo Já vi citação de outras marcas aqui no fórum, mas a que mais vi foi a clamper e infelizmente é a unica que me lembro.

 

Já quanto a queda, se quer proteger o pc contra isso, teria de comprar um nobreak, mas sairia mais de 1000 um decente, isso daria tempo para desligar o pc sem perder nenhum trabalho.

Ah entendi, obrigado. Vou comprar um filtro da Clamper aqui, já achei e já vi a avaliação dele no fórum, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 horas atrás, thiago1511 disse:

Então, assim como dito, estabilizadores antigos(e baratos) são horríveis para usar com um computador.

Estabilizadores antigos e baratos são horríveis para usar com um computador ou qualquer outra coisa. E os novos e caros também. Isso nunca deve ser usado.

 

14 horas atrás, João VB Macedo disse:

Um No-Break não se faz necessário então por conta das quedas de energia?

Se ele for um shortbreak desses baratinhos com estabilizador integrado, causará os mesmos problemas que um estabilizador comum.

 

O que danifica equipamentos são os surtos de tensão que acompanham as quedas, e isso você corrige com aterramento decente e um bom filtro de linha Clamper com DPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, KairanD disse:

Estabilizadores antigos e baratos são horríveis para usar com um computador ou qualquer outra coisa. E os novos e caros também. Isso nunca deve ser usado.

 

Se ele for um shortbreak desses baratinhos com estabilizador integrado, causará os mesmos problemas que um estabilizador comum.

 

O que danifica equipamentos são os surtos de tensão que acompanham as quedas, e isso você corrige com aterramento decente e um bom filtro de linha Clamper com DPS.

Entendi. Meu medo maior era de danificar o computador com a queda de energia, mas como vocês falaram que não tem esse problema, apenas com surtos de tensão, então vou comprar um filtro IClamper, e assim que eu conseguir, faço também um aterramento na tomada.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...