Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simples para amplificador


Faire

Posts recomendados

Olá amigos, alguém poderia me ajudar? eu gostaria montar uma fonte para alimentar um amplificador classe D (meia boca, mais tudo bem), que consome 30a em 14,6v no máximo, seria interessante essa tensão variar o mínimo possível, bem pouco mesmo, utilizando capacitor para filtrar etc, porque atualmente a fonte que estou utilizando é chaveada e ai já sabe... o som saí bichado com ruído no tweeter bem alto (mais do que já é com classe d), a minha ideia seria utilizar um transformador, passar pela ponte retificadora e uns capacitores para filtrar (se for 1000uf por ampere seria  3 capacitores de 10.000uf cada, mas a minha dúvida é, a tensão de saída após ser filtrada pelo capacitor varia de acordo com o consumo de corrente? porque a tensão não vai poder variar muito não, procurei tópicos explicando sobre isso e não encontrei, preciso levar em consideração a queda de tensão pela ponte retificadora? etc, ajudaria pra caramba :), deixaria meu dia um pouco mais feliz, tentando fazer uma engenhoca, e não comprar pronto (que geralmente é meia boca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas será que o consumo é mesmo 30A?

Que amp é esse, @Faire?

 

De todo jeito...

 

21 minutos atrás, Faire disse:

...minha dúvida é, a tensão de saída após ser filtrada pelo capacitor varia de acordo com o consumo de corrente?

 

Não sei teoria mas na prática a tensão oscila, sim, em função da carga. Se bem que amps não costumam ser tão sensíveis assim a essas pequenas variação de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo é 30a no volume máximo, não seria necessário tudo isso, fazer uma média seria interessante, mas estou supondo que ele vá trabalhar à 30a constante para ter uma margem de segurança/sobra,  no caso 14,6*30a = 438W, o amplificador é de 400w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Um trafo de 12V/30A vai sair muito caro

Uma alternativa é você usar chaveada mesmo e melhorar os filtros. Algo com filtro de linha, indutores nas saídas, capacitores adicionais e afins. Mas se já tiver o trafo de 30A, sua variação natural em 30A seria 10%. Como seu ampl. é chaveado, teorizo que não deve interferir na qualidade do som. E como sabemos, qualidade é inversamente proporcional à quantidade. Isso também se aplica no ramo da sonorização com alguma implicações curisosas: quem poderia sentir a mudança da qualidade jamais ouviria som a 400W. Quem ouve, são pessoas cujos valores são digamos.. diferenciados e duvido que vão perceber.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, um fato é que internamente esse amplificador possui internamente outra fonte, do tipo step-up. 

Pois vejam que teoricamente é impossível tirar 400W de apenas 14V usando um alto falante. 

Se fosse eu (eu) tentaria ver qual é a real tensão que o amplificador é alimentado, para assim colocar uma fonte de menor corrente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato

Uma alternativa é você usar chaveada mesmo e melhorar os filtros. Algo com filtro de linha, indutores nas saídas, capacitores adicionais e afins. Mas se já tiver o trafo de 30A, sua variação natural em 30A seria 10%. Como seu ampl. é chaveado, teorizo que não deve interferir na qualidade do som. E como sabemos, qualidade é inversamente proporcional à quantidade. Isso também se aplica no ramo da sonorização com alguma implicações curisosas: quem poderia sentir a mudança da qualidade jamais ouviria som a 400W. Quem ouve, são pessoas cujos valores são digamos.. diferenciados e duvido que vão perceber.

Se eu usar bom filtro de linha na entrada AC resolverá? eu penso que seria melhor utilizar capacitor para filtrar a saída, o que acha? no caso a saída dela é 50a (deve dar uns 40a no máximo), eu vejo também que são apenas 2 capacitores de tamanho relativamente mediano, usando alguns de 10.000uf em paralelo será que resolve? porque eu tenho essa dúvida, algumas pessoas dizem que o valor do capacitor não pode ser menor que 1000uf por amper, mas também não pode passar de x valor, qual seria o problema de um capacitor bemmm maior?

adicionado 3 minutos depois
12 horas atrás, Renato.88 disse:

Provavelmente é um módulo de carro, né?! 

Meio desafiador montar um fonte boa pra isso. 

Sendo classe D o melhor ainda é uma fonte chaveada com boa filtragem e blindagem para eliminar os ruídos. 

Um trafo de 12V/30A vai sair muito caro e a fonte não fica aquela coisa. 

Sim, é um módulo de carro que trabalha de 9 à 15v, o complicado é achar uma "boa" fonte chaveada, acredito que eu teria que construir, ou talvez melhorar a que eu tenho, teria que colocar capacitores para filtrar a saída? ou teria que mexer mais no brinquedinho kkk (o transformador dessa fonte é um lixo total, teve uma que eu comprei e o barulho era tão alto que saía do transformador o barulho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Aliás, um fato é que internamente esse amplificador possui internamente outra fonte, do tipo step-up. 

Pois vejam que teoricamente é impossível tirar 400W de apenas 14V usando um alto falante. 

De fato fato curioso e faz todo o sentido. Sobre o impossível talvez - só talvez - na prática pois teoricamente é possível até mesmo velocidade maior que a da luz 🤪 Não conheço o amplificador mas será que ele não teria um trafo a casar impedâncias na saída tal como um nobreak de onda senoidal pura?

 

20 minutos atrás, Faire disse:

bom filtro de linha na entrada AC

vai ajudar

 

20 minutos atrás, Faire disse:

capacitor para filtrar a saída

tem que ter, claro.

 

20 minutos atrás, Faire disse:

a saída dela é 50a (deve dar uns 40a no máximo), eu vejo também que são apenas 2 capacitores de tamanho relativamente mediano, usando alguns de 10.000uf

Só testando mesmo. Calcular o ripple teórico dos 50A é possível mas não me pertence +

 

20 minutos atrás, Faire disse:

não pode passar de x valor, qual seria o problema de um capacitor bemmm maior?

teoricamente nenhum. Na prática usam até ultracapacitores de milhares de farads.

 

Corra atrás do que menciona o amigo :

1 hora atrás, Renato.88 disse:

ver qual é a real tensão que o amplificador é alimentado, para assim colocar uma fonte de menor corrente.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre alimentei amplificadores automotivos direto em fonte chaveada, especificamente esse modelo de fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716065993-fonte-chaveada-50a-12v-600w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=d26254fc-22ee-419f-9de2-9059ff2acd40

 

nunca tive problema com relação a ruídos, acredito que seu ruido seja proveniente do cabo rca, as vezes de má qualidade ou muito próximo a fonte, recomendo testar com outro cabo rca.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Matthwus disse:

Sempre alimentei amplificadores automotivos direto em fonte chaveada, especificamente esse modelo de fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716065993-fonte-chaveada-50a-12v-600w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=d26254fc-22ee-419f-9de2-9059ff2acd40

 

nunca tive problema com relação a ruídos, acredito que seu ruido seja proveniente do cabo rca, as vezes de má qualidade ou muito próximo a fonte, recomendo testar com outro cabo rca.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!