Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gordura e Sujeira na PCI


Posts recomendados

Bom dia Galera, tudo bem?

 Então, toda vez que eu produzo uma PCB eu passo verniz após terminar a mesma, só que muitas vezes ela fica com umas marcas, parece marca de gordura, onde fica principalmente a digital do dedo.

 O estranho é que essas marcas não aparecem antes de colocar o verniz.

 Teria alguma melhor forma de passar o verniz para antes tirar essa marcas? Ou vocês não preferem passar verniz? 

 Se você utiliza outro método para conservar a PCI fique à vontade para comentar neste tópico também, todo conhecimento é bem vindo.

Antes de tudo, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não envernizo... passo wd-40 mesmo sabendo que não é recomendado... o verniz que tenho faz muita sujeira ^^

 

para evitar as marcas recomendo a utilização de luvas de latex nitrilico sem talco a partir da limpeza antes da transferência até o final do processo... mesmo as mãos mais limpas, com qualquer toque por mínimo que seja, contaminará a placa catastroficamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lipe ela, totalmente bem limpinha, e depois disso não toque mais na placa, passe seu desenho para a placa, depois de corroída, limpe de novo, e já vem com o verniz em cima, deixe secar, e depois pode soldar os componentes, depois de tudo soltado, limpe ela novamente e passe outra camada de verniz, o próprio ar já vai oxidando o cobre, então quando mais rápido passar o verniz melhor, segue uma imagem da minha ultima placa.

1.jpg?1572962754

 

Note que tem uns 2 pontinhos pretos, foi sujeira que caiu com o verniz ainda "fresco", aqui tem muita queima de cana, e voa muita fuligem desse tipo.

sempre deixo ela no sol com o lado cobreado quente, e entro com o verniz na placa quente, ele já vai secando bem rápido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matthwus disse:

sempre deixo ela no sol com o lado cobreado quente, e entro com o verniz na placa quente, ele já vai secando bem rápido.

 

Cuidado: verniz aplicado em superfície quente fica com pequenas rachaduras, fissuras por onde a umidade pode alcançar o cobre.

 

Goma laca seca mais rápido que verniz, é o que geralmente uso. Mas também racha se aplicar na placa quente. Dessa vez vou aplicar araldite numas placa que fiz. É que elas vão dentro de uma caixa acústica e a vibração pode fazer a solda soltar da trilha, ainda que parcialmente. Sacumé, levantou a pontinha, o resto vai num instante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!