Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte modular para R5 3600 até R$ 350,00


Posts recomendados

Seguinte pessoal, até perguntei uns dias atrás sobre um upgrade de Gabinete + Fonte para meu novo setup 2020 :

Ryzen 5 3600

B450m Steel Legend

16gb 3000mhz

 

No próprio tópico me convenceram que não tinha necessidade de eu trocar a minha atual fonte, por ela ser de altissima qualidade. Nisso fiquei feliz que seria um gasto a menos.

Seasonic 520w 80 Plus

 

Mas meu gabinete chegou que é um e infelizmente essa fonte da seasonic não se encaixa muito bem pelo fato de não ser modular, simplesmente cabos demais, basicamente fica quase impossivel fechar a tampa de trás por conta dos cabos que coloco nos 2 dois hds, fica apertado demais.

Liketec Horus

image.png.19978a919507e80cc5ab82bfb7c0fdee.png

 

Então queria uma recomendação de uma ótima fonte, de qualidade do mesmo nível dessa minha Seasonic só que fosse modular, ou semi modular sei lá (entendo pouco disso, pesquisei agora sobre o que era modular). Que a fonte tenha uma boa variedade de cabos para caso eu precise de um tenha.

 

Basicamente tô fazendo esse upgrade para o gabinete não ficar tão apertado, porque o intuito maior desse pc novo é que ele seja organizado, espaçoso e ventilado, coisa que essa fonte (seasonic) não tá deixando muito bem.

 

Em relação a preço, pensei em 300 reais, mas é aquela, caso tenha uma que realmente valha a pena a compra e seja R$ 350 pode recomendar, quero comprar algo que dure anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vladson Não existe fonte modular com a mesma qualidade que essa Seasonic por esse valor... Alias, eu, pessoalmente, não recomendo fonte modular... Esse tipo de fonte nunca será tão boa quanto uma fonte "normal", digamos assim. É um baita desperdício de dinheiro trocar essa fonte... Aguarde recomendações.

adicionado 3 minutos depois

Recomendo a leitura:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1133679-fontes-com-cabeamento-modular-tem-alguns-pontos-negativos/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vladson olha, pra ser sincero, não achará fontes modulares tão boas nessa faixa de preço. Se sua fonte fosse encontrada para venda hoje, estaria custando de R$350-400 no mínimo, isso sem ser modular. Tem umas fontes aí da Gigabyte de 700/750W custando seus R$300 e R$400, mas acho um pouco suspeito o preço, pois uma Corsair CX550 custa entre R$250-300 (não modular), e uma CS550M (semi-modular) seus R$400-450, ambas de 550W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Pode ter certeza que fiquei muito animado em saber que podia ficar com essa fonte seasonic sem precisar gastar com uma nova. Mas o que não vou conseguir fazer é trocar o gabinete, e os cabos estão definitivamente atrapalhando.

Realmente não sabia que por essa média não iria conseguir algo pelo menos próximo de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de gerenciamento de cabos eu achava a coisa mais linda e prática do mundo quando via pela internet nas lojas, sites de hardware e youtube.

Quando tive que montar um com gerenciamento de cabos pela primeira vez, sem nenhuma experiência nisso, me estressei, pois nada é tão simples quanto parecia.

Ainda assim é estranho não caber, fiquei até curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Esse negócio de gerenciamento de cabos eu achava a coisa mais linda e prática do mundo quando via pela internet nas lojas, sites de hardware e youtube.

Quando tive que montar um com gerenciamento de cabos pela primeira vez, sem nenhuma experiência nisso, me estressei, pois nada é tão simples quanto parecia.

Ainda assim é estranho não caber, fiquei até curioso.

Caber, certamente cabe, porque o padrão da fonte é o mesmo. O que ele quer dizer, acredito, é que os cabos ficam aparentes e o gabinete, que é todo transparente, fica mais "feio". Acredito que é 100% questão de estética (o que, na minha opinião, nao justifica gastar dinheiro sem necessidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brc disse:

Pode compartilhar os reviews técnicos dessas fontes? Como chegou a conclusão que uma é mais confiável que a outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, braconius disse:

Caber, certamente cabe, porque o padrão da fonte é o mesmo. O que ele quer dizer, acredito, é que os cabos ficam aparentes e o gabinete, que é todo transparente, fica mais "feito". Acredito que é 100% questão de estética.

Não não, como contei no primeiro post, não tem nada a ver com estética e sim sobre a tampa traseira nem chegar a fechar. E olha que tentei deixar o mais organizado possível. Creio que o nome do cabo seja SATA, aqueles do ssd e hds, simplesmente eles dessa fonte seasonic são horriveis, as posições, distante demais um do outro o que faz ficar congestionado em um ponto especifico do gabinete que não fazia fechar a tampa. Vou mandar uma foto jajá.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, braconius disse:

Caber, certamente cabe, porque o padrão da fonte é o mesmo. O que ele quer dizer, acredito, é que os cabos ficam aparentes e o gabinete, que é todo transparente, fica mais "feito". Acredito que é 100% questão de estética (o que, na minha opinião, nao justifica gastar dinheiro sem necessidade).


Concordo que pelo padrão é pra caber, mas ele reclama de ser quase impossível fechar a tampa de trás por causa dos cabos dos discos rígidos...
Gostaria de ver uma imagem da coisa toda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vladson disse:

Não não, como contei no primeiro post, não tem nada a ver com estética e sim sobre a tampa traseira nem chegar a fechar. E olha que tentei deixar o mais organizado possível. Creio que o nome do cabo seja SATA, aqueles do ssd e hds, simplesmente eles dessa fonte seasonic são horriveis, as posições, distante demais um do outro o que faz ficar congestionado em um ponto especifico do gabinete que não fazia fechar a tampa. Vou mandar uma foto jajá.

 

Curioso. Se puder, compartilhe imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, imagens pra vocês tentarem entender e ver se conseguem me ajudar de alguma forma rsrs.

 

Essa é a gaveta com os dois hds, imagem de frente.

image.thumb.png.2e12a2bb9545926faa8b24aafd010710.png

 

 

Essa imagem é um pouco de lado onde fica o problema, simplesmente depois de muito perrengue consegui "dobrar" esse cabo que tá plugados nos dois hds pra dentro do gabinete e consegui fechar a tampa mas mesmo assim ficou muito apertado, tipo dei uma forçadinha pra fechar. E eu testando o pc uma hora o hd se desconectou, fui ver e um desses satas saiu um pouco.

image.thumb.png.481b1e42c5cfef190eee3b6862be8a57.pngimage.thumb.png.21fef908c5c22b5157188118f8f897fd.png

 

 

 

Eu não tenho problema nenhum com estética, mas o intuito principal de eu ter trocado de gabinete foi algo mais espaçoso e organizado e claramente esse trecho ai, por conta desse cabo sata da fonte, faz com que fique bem apertado.

 

Uma dúvida, tem algum problema colocar os hds invertidos na gaveta? Porque eu vejo que o problema é porque o cabo precisa ser encaixado de uma maneira, se fosse ao contrário ficaria melhor, tô falando do encaixe "L" da fonte nos discos rígidos.

 

Enfim, tentei explicar da melhor maneira possível meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Vladson disse:

Pronto, imagens pra vocês tentarem entender e ver se conseguem me ajudar de alguma forma rsrs.

 

Essa é a gaveta com os dois hds, imagem de frente.

image.thumb.png.2e12a2bb9545926faa8b24aafd010710.png

 

 

Essa imagem é um pouco de lado onde fica o problema, simplesmente depois de muito perrengue consegui "dobrar" esse cabo que tá plugados nos dois hds pra dentro do gabinete e consegui fechar a tampa mas mesmo assim ficou muito apertado, tipo dei uma forçadinha pra fechar. E eu testando o pc uma hora o hd se desconectou, fui ver e um desses satas saiu um pouco.

image.thumb.png.481b1e42c5cfef190eee3b6862be8a57.pngimage.thumb.png.21fef908c5c22b5157188118f8f897fd.png

 

 

 

Eu não tenho problema nenhum com estética, mas o intuito principal de eu ter trocado de gabinete foi algo mais espaçoso e organizado e claramente esse trecho ai, por conta desse cabo sata da fonte, faz com que fique bem apertado.

 

Uma dúvida, tem algum problema colocar os hds invertidos na gaveta? Porque eu vejo que o problema é porque o cabo precisa ser encaixado de uma maneira, se fosse ao contrário ficaria melhor, tô falando do encaixe "L" da fonte nos discos rígidos.

 

Enfim, tentei explicar da melhor maneira possível meu problema.

Me parece que o problema, na verdade, é o pouco espaço do gabinete para o plug da fonte (até porque, como já dito, a construção da fonte normalmente é padronizada). Só mudando os cabos de dados SATA para algum com plug "L" nao resolve?

 

Inverter a direção dos Discos também pode ser uma solução, se for possível. Não tem nenhum problema em fazer isso (Meus SSDs, inclusive, as vezes deixava simplesmente em pé, por falta de um slot apropriado).

 

Continuo "chateado" por querer desperdiçar uma fonte estão boa por uma limitação tão besta (não é culpa sua, obviamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a solução seria mesmo posicionar os discos rígidos com as conexões para um lado que não fosse o da tampa.
Talvez o problema seja mais do gabinete do que da própria fonte, não sei. Hardware é uma desgraça na prática, vide casos onde radiador do WC ou cpu air cooler pegam nas memórias, e até mesmo casos onde fontes não cabem no gabinete por conta de cabos, por mais caro que o gabinete seja.


Cabos sata de fontes são pouco maleáveis, principalmente quando se tem mais de um plug no mesmo cabo.
Mude os discos rígidos de posição se quiser economizar dinheiro, com tanto que estejam bem presos não tem problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Pois é, eu tenho esses em L, mas como até perguntei, sobre os hds e ssds invertidos. Do jeito que tão ai que pra mim era o "correto" se eu colocar o de L fica é pior porque ficaria pra baixo 🤣. Mas como tão dizendo que não tem problema inverter o lado dos HD e SSD vou tentar isso pra ver se melhora.

E cara pode ter certeza que a pessoa que quer menos trocar essa fonte sou eu, mas é porque imaginei que modular hoje seria o "correto" o que todo mundo estaria usando, mas pelo que vi não é bem assim.

HD mesmo sendo mais "frágil" que o SSD, tipo por conta da agulha e tal, não tem problema ficar de cabeça pra baixo na gaveta né?

 

@Crixus Champion  Pois é, primeira vez que compro um gabinete desse mais atual, sem baias pra hds e drive de cd como os antigos (meu antigo tb rs) e pelo que via nos vídeos de montagens, ficava tudo tão organizado mas na prática pode ser um pouco diferente.

 

O problema em resumo é em volta da gaveta e o cabo da fonte que pluga neles, vou botar os discos rigidos de cabeça pra baixo pra ver se fica melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Vladson disse:

@braconius Pois é, eu tenho esses em L, mas como até perguntei, sobre os hds e ssds invertidos. Do jeito que tão ai que pra mim era o "correto" se eu colocar o de L fica é pior porque ficaria pra baixo 🤣. Mas como tão dizendo que não tem problema inverter o lado dos HD e SSD vou tentar isso pra ver se melhora.

E cara pode ter certeza que a pessoa que quer menos trocar essa fonte sou eu, mas é porque imaginei que modular hoje seria o "correto" o que todo mundo estaria usando, mas pelo que vi não é bem assim.

HD mesmo sendo mais "frágil" que o SSD, tipo por conta da agulha e tal, não tem problema ficar de cabeça pra baixo na gaveta né?

 

 

Nunca vi ou lí nada que comprove ser um problema, se fosse, os HDs de notebooks estariam morrendo pra todo lado. Não vejo qualquer problema nisso, mas aguarde mais opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Vladson disse:

Pois é, primeira vez que compro um gabinete desse mais atual, sem baias pra hds e drive de cd como os antigos (meu antigo tb rs) e pelo que via nos vídeos de montagens, ficava tudo tão organizado mas na prática pode ser um pouco diferente.

 

O problema em resumo é em volta da gaveta e o cabo da fonte que pluga neles, vou botar os discos rigidos de cabeça pra baixo pra ver se fica melhor.

Não tenho como tirar fotos agora, mas meu gabinete é um Sharkoon TG5, e a gaveta de discos rígidos é exatamente como a sua, com vagas para 2 discos rígidos em que as conexões ficam de encontro com a tampa. Não tive esse problema com minha fonte, que é CX550, mas o espaço realmente não é como eu imaginava que seria.
Não sei as possibilidades de posicionamento do HD nessa sua gaveta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Tem umas fontes aí da Gigabyte de 700/750W custando seus R$300 e R$400, mas acho um pouco suspeito o preço

Esse modelo Bronze de 700W foi testado ontem em uma live do TecLab, e não passou. Quando foi colocada em sobrecarga, houve um descontrole de ripple antes de desarmar, o que não deveria acontecer. 

 

Outro modelo testado ontem e que não passou, foi a EVGA 700W White. O descontrole de ripple foi tão alto, que chegou em 2.2V. Um absurdo! 

 

Complicado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braconius disse:

Pode compartilhar os reviews técnicos dessas fontes? Como chegou a conclusão que uma é mais confiável que a outra?

https://www.tomshardware.com/reviews/riotoro-onyx-650w-psu,5144.html

 

E nao achei nada da redragon na internet. Inclusive acho muito difícil achar quaisquer informações mais profundas sobre os produtos da redragon, inclusive no proprio site deles...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Brc disse:

https://www.tomshardware.com/reviews/riotoro-onyx-650w-psu,5144.html

 

E nao achei nada da redragon na internet. Inclusive acho muito difícil achar quaisquer informações mais profundas sobre os produtos da redragon, inclusive no proprio site deles...

Show, essa Riotoro parece uma fonte segura de se usar, agora essa Redragon, realmente, nem a distribuição de potência tem no site... Complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius

@Crixus Champion

Acabei invertindo os hds e não mudou muita coisa, tipo continua apertado. Mas vou me aquietar em relação a isso. Mesmo muito apertado e não ficando do jeito que imaginei os hds estão funcionando e a tampa fechando. Então vou manter a Seasonic no setup.

Agradeço todo mundo que me ajudou aqui.✌️

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Vladson disse:

@braconius

@Crixus Champion

Acabei invertando os hds e não mudou muita coisa, tipo continua apertado. Mas vou me aquietar em relação a isso. Mesmo muito apertado e não ficando do jeito que imaginei os hds estão funcionando e a tampa fechando. Então vou manter a Seasonic no setup.

Agradeço todo mundo que me ajudou aqui.✌️

Não é o ideal, mas se a situação ficar muito ruim tenta usar uns "extensores" de cabo (nem sei se existe, na verdade, ams acredito que exista). Procure algum que seja de qualidade, com bons materiais. As vezes resolve seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Meu setup :

 

b450m steel legend

Ryzen 5 3600

2x 8gb 3000mhz

SSD

2x HDD

Gabinete com 3 fans (led) + 2 fans normais

 

 

Fonte : Seasonic 520w Bronze

 

 

Essa fonte aguentaria eu trocando minha RX 590 por uma RX 5700 XT?

 

Especificamente esse modelo.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11955/placa-de-video-sapphire-radeon-navi-rx-5700-xt-pulse-8gb-gddr6-256bit-11293-01-20g

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vladson Olá Vladson, boa tarde.

 

Caro colega aguenta sim, é uma excelente fonte.

Você só deve ficar atento para ver se sua fonte tem 2 conectores PCI-E de 8 pinos(6+2), essa sua fonte acredito que tenha, mas em questão de potência é mais que suficiente e questão de qualidade eu nem preciso falar nada... só o nome seasonic ai já entrega a boa qualidade desse modelo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!