Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler p/ Processador (CPU) - Noctua - NH-D15 SE-AM4 vale a pena?


Posts recomendados

Sempre quis ter um Noctua, mas desde o pricípio eu fiquei cabreiro com o peso do danado, e também não comprei porque estava sem estoque no tempo e acabei comprando um wc. Hoje deparei com uma oferta nas lojas americanas imperdível, etá por R$ 564,69 e em 20 x iguais para quem tem cartão da loja e eu tenho.

Não titubiei, comecei a preencher a compra mas decidi dar uma última pensada,afinal ele é exclusivo do AM4 depois se fosse o caso até para vender ficaria mais dfiícil. Pensei em efetivar a compra mais tarde, então dei outra pesquisada no assunto, porque apesar da retórica de que é país de primeiro mundo, não ia fazer nada para prejudicar, eles não conseguem dominar a lei da gravidade, principalmente com algo que tem 1,300 Kg e é fixado na vertical, se ao menos o gabinete fosse igual aqueles de escritório onde o monitor ficava em cima, ai não teria problema.

Na pesquisa deparei com esse vídeo que já havia visto mas esqueci dele, a mim parece muito convincente, e o cooler empregado é bem mais leve do que o Noctua, pelo menos parece.

Se alguém me convencer ao contrário eu compro ele, vai dar R$ 30,00/mês, poderia até pegar o desconto na Waz de 15 % mas gosto de pagar tudo parcelado, assim a gene compra várias coisas pelo preço de uma.

 

Oferta das americanas .com, lembrando que em 20 x só para quem tem cartão, está em "mais formas de pagamentos":

 

https://www.americanas.com.br/produto/23431253/cooler-p-processador-cpu-noctua-nh-d15-se-am4?epar=sa_at_ov_fb_depart_carrossel0067&fbclid=IwAR3d6fpWLF6WCSoMm2zgi3hHicWup_cx38TM63IjAJXVLpQNPlnfk0NzAaQ&opn=YSMESP&s_term=FACEBOOKDPA

 

Vídeo que prova que cooler pesado dá problema, segundo seu autor:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiencia própria. Eu uso e um segundo pc meu um Thermaltake Frio Extreme que pesa 1,230kg a 8 anos e esse PC está de boa até hoje sem nenhum problema.

 

O Noctua nh-D15 pesa um pouco mais que ele 1.32kg. Esses cooler já foram mais que testados em toda a internet e todos os resultados são sempre positivos.

 

O Ronaldo de vez em quando da uma viajada ele ta ficando velho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Openkore disse:

Só se tiver muita grana pra indicar um cooler desses.

Tive um noctua na época dos 775 (Q6600), qualidade é boa, mas isso ai é um monstro.

Eu não compraria. Compraria outro bom air cooler até uns R$200-250 e algum outro componente.

A questão não é valores (não que a grana esteja sobrando...😁) é questão técnica, o cara do vídeo afirma e prova do jeito dele que o contato se dá mais de um lado do que do outro, meu wc, que tem um bloco de  6 x 6cmm, um pouco mais, não sei nunca medi, ainda tem o apoio das duas mangueiras, tem um usuário que afirma categoricamente que uma dos motivos pode ser instalação indevida, no caso aplicação de pressão diferente, mas isso não aconteceu e pesa 10 x menos qeu o Noctua, alguns cooler tem molas nos parafusos para manter a pressão uniforme, e o Noctua não tem e são 1,300 Kg deitado na vertical exercendo esse peso, tá certo que tem back plate, mas os parafusos são muito próximos um do outro e a placa-mãe também tem 6 ou mais parafusos de fixação, porém o teste do cara não deixa margem para dúvidas.

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Por experiencia própria. Eu uso e um segundo pc meu um Thermaltake Frio Extreme que pesa 1,230kg a 8 anos e esse PC está de boa até hoje sem nenhum problema.

 

O Noctua nh-D15 pesa um pouco mais que ele 1.32kg. Esses cooler já foram mais que testados em toda a internet e todos os resultados são sempre positivos.

 

O Ronaldo de vez em quando da uma viajada ele ta ficando velho.

Ola Lenon, você acha que o vídeo dele é digamos arrumado para denegrir não a Noctua, pelo contrário, no segundo ele ainda fala que a Noctua pensou nesse detalhe com aquele sistema de fixação, mas então você acha o teste real mas o efeito não é tanto assim? Uma solução seria deixar o pc deitado, mas meu gabinete é gigante, além do mais iria complicar para inserir midia nos drivers.

O seu Thermaltake tem algum método de fixação diferente, contém molas, ou algum diferencial com um dissipador com uma ligeira inclinação para compensar a instalação na vertical? Acho que isso resolveria, o lado de cima menor e o de baixo maior, formaria uma sustentação, mas esbarra na placa-mãe que teria qeu ter a mesma angulação.

 

adicionado 12 minutos depois

Verifiquei no site da Thermaltake, a fixação dele é igual ao Noctua, prende as peças frontais pelas extremidades, com as porcas redondas e o cooler propriamente dito pelo meio apenas, será que é isso que tenta garantir uma pressão uniforme?

Já vi relatos desse cara do vídeo, que ele é um bom profissional mas anda dando umas bobeiras, será que essa é uma delas?

Lembrando que o teste que ele fez, a fixação se deu pelos 4 pontos extremos e ocaso do Thermaltake e Noctua prende se o suporte em 4 pontos, mas o cooler fica fixado em dois pontos no centro.

 

https://www.thermaltake.com/frio-extreme.html

adicionado 16 minutos depois

O Thermaltake pesa quase o mesmo e custa mais do que o Noctua:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1199351130-cooler-para-processador-amdintel-frio-extreme-thermaltake-_JM#position=3&type=item&tracking_id=92c33d4e-fbf3-4a66-89f8-6b5fedbc283d

 

Minha preocupação não é entortar a placa apenas, e sim não ter o rendimento superior ao cooler in box que veio ou ao meu wc h115i e terei gasto grana a toa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, creio que não seja nada ideal ficar no coolerbox ou com um aircooler pequeno no 3900X, então sobra opção de watercooler ou um air torre. 

O que te da mais medo? Um "problema", que nunca aconteceu com ninguém, onde milhões de usuários utilizam esses tijolos nas placa-mãe e nunca tiveram nenhum tipo de problema de envergamento ou algo do gênero; ou o real problema? Os hidro coolers, que mesmo das melhores e mais caras empresas continuam tendo vários e vários casos de vazamento e problemas com software, com bomba, com mangueira, ou até fans de fábrica que não dão conta. Além disso ainda produzem um ruído bem maior. 

O próprio Ronaldo do TecLab comentou ontem em uma livestream que todo watercooler, de qualquer marca, possui alta taxa de problema de fábrica(de acordo com ele normalmente uns 2%). Detalhe que ele já trabalhou na Corsair, a que mais vendia WC na época

 

adicionado 2 minutos depois

Ademais, recomendo também ficar de olho em alguns coolers da Scythe, tem modelos que ficam praticamente metade do preço, resfriam tão bem quanto o Noctua D15 e são mais bonitos, além de possuírem suporte para todos os sockets

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Bom, creio que não seja nada ideal ficar no coolerbox ou com um aircooler pequeno no 3900X, então sobra opção de watercooler ou um air torre. 

O que te da mais medo? Um "problema", que nunca aconteceu com ninguém, onde milhões de usuários utilizam esses tijolos nas placa-mãe e nunca tiveram nenhum tipo de problema de envergamento ou algo do gênero; ou o real problema? Os hidro coolers, que mesmo das melhores e mais caras empresas continuam tendo vários e vários casos de vazamento e problemas com software, com bomba, com mangueira, ou até fans de fábrica que não dão conta. Além disso ainda produzem um ruído bem maior. 

O próprio Ronaldo do TecLab comentou ontem em uma livestream que todo watercooler, de qualquer marca, possui alta taxa de problema de fábrica(de acordo com ele normalmente uns 2%). Detalhe que ele já trabalhou na Corsair, a que mais vendia WC na época

 

adicionado 2 minutos depois

Ademais, recomendo também ficar de olho em alguns coolers da Scythe, tem modelos que ficam praticamente metade do preço, resfriam tão bem quanto o Noctua D15 e são mais bonitos, além de possuírem suporte para todos os sockets

Você independente de qualquer coisa recomentaria o Noctua? Ou então um modelo da Scythe similar ao Noctua?

 

Meu medo é o que eu disse acima, comprar e não ter muito ganho em relação ao equipamento que já tenho, não penso que a placa vá entortar devido estár com o cooler fixado com back plate e a placa-mãe fixada com 6 parafusos..inclusive já tentei quebrar uma placa-mãe Asus com as mãos e não consegui.

 

Eu que achavava o Noctua pessado, estou começando a achar "magro" se comparado com esses dois abaixo:

 

Esse aqui pesa 1.565 Gb

 

http://www.scythe-eu.com/en/products/cpu-cooler/susanoo.html

 

Já esse pesa "apenas" 1.900 Kg

 

http://thermalright.com/product/true-copper/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pesa 1.479 Kg

 

http://www.gamerstorm.com/product/CPUAIRCOOLER/2016-03/1287_4931.shtml

 

Acho que o cara do vídeo ai está com mas intenções, tantas marcas com produtos até mais pesados, será que se fosse do jeito que ele fala esses coolers ja não teriam tido sua fabricação interrompida????

 

Acho que eu vou pagar para ver.

 

Mais um com 1.300 Kg

 

http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-CC4010HP01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o Scythe Ninja 5, e não tenho do que reclamar. Instalei o mesmo em alguns minutos, sem precisar tirar a placa do gabinete, e ficou bom. Ele tem molas nos parafusos de fixação, então desde que você dê mais ou menos o mesmo torque nos dois parafusos não vai ter problemas de ficar torto.

 

A única dificuldade que tive foi de instalar os conectores dos fans na minha placa-mãe, pois como não desmontei nada para instalar, ficou um espaço que não cabia minha mão na hora de ligar os conectores.

 

Com relação ao resfriamento, na pior das hipóteses (PC ligado há pouco tempo e sem uso) a temperatura fica igual ao cooler box. Mas se você começar a usar o computador aí ele mostra a diferença. Sem contar que ele pode trabalhar mais silencioso do que o cooler box.

 

A vantagem do cooler torre em relação a um watercooler é que a única parte que pode dar problema é nas ventoinhas, que podem ter mau funcionamento quando a vida útil delas estiver no fim, mas mesmo assim já vi casos em que somente o dissipador sem as ventoinhas segurou uma CPU com carga e sem trotar (sem overclock, logicamente). Coisa que num watercooler nem dá para imaginar um funcionando com a bomba parada segurando um processador somente com o water block.

 

Só tenha cuidado de garantir que sua placa-mãe já venha com backplate (nem sei se tem placa-mãe que vem sem) pois no cooler não vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a pouco fiz uma medição de temperaturas, mas estou apenas navegando no fórum e mais nada, o diferencial é que estou com o ar condicionado ligado fazem horas, em um cubículo de 6 m² , um split inverter de 9.000 btus, aqui faz calor o ano todo e não dá para ligar o ar o ano todo, mas se estivesse com ventilador de teto ligado os valores seriam outros:

 

Aida A64 Extreme: 32ºC;

Ryzen Master: 34,33 ºC;

Core Temp: 35ºC;
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde 2016 eu desejava um cooler noctua, acabei comprando um, mas antes eu contatei o suporte para saber da viabilidade sobre memórias (questão de altura) no site informa fartamente a compatibilidade de placas mãe, mas como não achei nada sobre memórias, enviei uma solicitação de suporte antes de comprar, vejam a resposta que me deram, eu poderia até não comprar pela resposta, mas pequei a medida do que fica em cima da memória, medi a altura desta em relação à placa-mãe e conclui que dava, mas na resposta foi dito que eu precisaria erquer um pouco o fan, mas as memórias nem sequer ficam embaixo dos fans ou da torre....produto excelente mas os caras estão viajando nas informações.

 

Texto que enviei para o site da Noctua na Aústria:

 

I want to buy a cooler Noctua NH-D15 SE-AM4 saw that it is compatible with Ryzen 9 3900x, now I would like to send me the memory compatibility list because I did not find on the site, only for motherboards and processor. My memories are these: Memory Hyperx Fury 2x16gb 3466mhz Ddr4 x434c16fb3 / 16 but anyway I would like to receive this relationship, can be a list, a link, the important thing is to provide me with this data.
 

Quero comprar um cooler Noctua NH-D15 SE-AM4 visto que é compatível com Ryzen 9 3900x, agora gostaria de me enviar a lista de compatibilidade de memória porque não encontrei no site, apenas para placas-mãe e processadores. Minhas memórias são estas: Memória Hyperx Fury 2x16gb 3466mhz Ddr4 x434c16fb3 / 16 mas de qualquer maneira eu gostaria de receber esse relacionamento, pode ser uma lista, um link, o importante é me fornecer esses dados.

 

Abaixo foi o retorno que me deram depois de dias:

 

Greetings from Noctua!

Thank you very much for contacting us.

These modules don't fit underneath the NH-D15 in dual fan mode unless your chassis offers enough space for the second fan to be moved upwards by 9mm. Alternatively, you can sacrifice a bit of cooling performance (1-3°C) by removing one of the fans in order to make room for your RAM modules.

Kind Regards,
Dawid Sopata
Your Noctua Support-Team

 

Cooler instalado e bem longe das memórias que podem ser de perfil alto:

 

r67tOkL.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Você não comprendeu a imagem, o gabinete está deitado, mas a posição é em pé, ai o cooler irá ficar na vertical, a intenção ai não foi essa e sim mostrar que as memórias ficam ao lado da torre de dissipador e ainda longe, e o suporte disse que ficava em baixo das memórias, portanto paralela ao dissipador digamos assim, e elas ficam na lateral.

Quanto a posição do cooler, só podemos escolher horizontal ou vertical e ainda deitando o gabinete já que não existe aqueles usados lá no inico onde o monitor ficava em cima dele e se existir, creio que nem altura tem para esse cooler, é que o meu gabinete é monstro.

Para não deiar dúvida, abaixo o gabiente em sua posição normal, ele pesava antes 22 Kg, agora irá pesar 23,30 Kg, tem até um carrinho improvisado para facilitar o manuseio:

 

OAMavy0.jpg

 

Amigo gustavavo

 

Quero te pedir desculpa, mas eu não havia entendido o que disseste, para mim essa era a única forma, mas agora revendo o kit vi que poderia ter colocado do jeito certo, mas isso muda algo, estraga, altera o funcionamento?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Amigo, repare na foto que o @Rei Motta comentou, o cooler+dissipador está em pé, no mesmo sentido das memorias. Já o seu, está com os coolers+dissipador deitados, sentido contrário das memorias.

A pergunta é essa, se você girar 90º seu conjunto, irá afetar as memorias? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rei Motta Provavelmente sua placa não é ASUS se for é um modelo diferente do meu, no caso as memórias ficam na lateral da torre de dissipador e essa imagem se for do seu pc, as memórias ficam em baixo do dissipador ou da ventoinha mas isso se contorna colocando o fan mais para cima, deve perder um pouco de eficiencia.

Qaunto ao fluxo de ar, tanto faz aspirando pela traseira ou expirano, eu optei por expirar porque tenho  no frontal 2 fans que já fazem isso, então se eu não obedecer esse fluxo eles jogaram o ar quente para o interior do gabinete.

Quanto a posição do cooler em si, não é a gente que escolhe como no cooler inbox de presilha, tanto faz de um lado ou de outro desde que o cabo seja suficiente para alcançar o CPU_FAN, sou obrigado a fixar o suporte como na figura abaixo, no black plate da AMD e depois prender o bloco usando os parafusos com mola que o compõe.

 

Não tenho como inverter esses suportes:

 

SGwuKah.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Em meu caso, eu uso um 212x, que foi lançado na época dos 1150, tentei utilizar no socket AM4, porém não havia suporte, solicitei para Cooler Master um bracket/suporte compatível com meu socket, eles enviaram e realmente havia diferenças entre os dois...

Apenas joguei seu modelo no google e ele apresentou um kit de montagem, com dois modelos de "chapinhas" iguais essas que estão fixas na sua mobo, será que não seriam essas? 

 

 

Link das "chapinhas"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Enaquanto eu digitava uma resposta, você postou  antes, mas se ver a resposta que dei, verá que não tenho opção de instalar o cooler quanto a posição, primeiro é fixado duas travessas digamos assim para facilitar e no centro dela tem dois pinos roscados (parafusos), ai a gente coloca a torre em cima ,  ela tem em cada lado um tubo roscado, quando a gente gira, o tubo é parafusado no suporte, não tem como eu moficar, se eu girar a torre ela vai ficar com os parafusos fora de fixação.

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, gustavoomt disse:

@misterjohn Em meu caso, eu uso um 212x, que foi lançado na época dos 1150, tentei utilizar no socket AM4, porém não havia suporte, solicitei para Cooler Master um bracket/suporte compatível com meu socket, eles enviaram e realmente havia diferenças entre os dois...

Apenas joguei seu modelo no google e ele apresentou um kit de montagem, com dois modelos de "chapinhas" iguais essas que estão fixas na sua mobo, será que não seriam essas? 

 

 

Link das "chapinhas"

Cada marca tem um procedimento, uma posição, o kit que você linkou é parecido mas não é esse, foi até bom tocar nesse assunto para outros não comprarem errado, o meu é esse do link abaixo e para o Noctua NH-D15 só usa o suporte (metálico) maior além das buchas e parafusos, as demais peças são para coolers da Noctua mas outros modelos.

 

https://www.waz.com.br/kit-montagem-noctua-socket-am4-nm-am4-114358-html/p

adicionado 31 minutos depois

Vi isso mas não entendi, então vou mudar.

 

OvtWyDT.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn No seu caso, veio apenas esse "suporte" para instalação? Pois, aparentemente eles fornecem kits para instalação na vertical...

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Quero te pedir desculpa, mas eu não havia entendido o que disseste, para mim essa era a única forma, mas agora revendo o kit vi que poderia ter colocado do jeito certo, mas isso muda algo, estraga, altera o funcionamento?

 

Sem problemas cara, me expressei de forma errada, inverti os fatores, creio que tenha dificultado o entendimento kkk

 

 

Cara, quando recebi meu novo bracket, instalei igual o seu, na horizontal, pesquisando vi que não é uma boa, pois não gera um fluxo de ar legal, pois o cooler de baixo puxa ar quente da placa de vídeo, sendo mais coerente instalar na vertical, onde ar frio puxado pelos coolers frontais passam pelos conjunto do cooler e faz a exaustão do ar quente pelo cooler traseiro.

 

Eu não me lembro se houve mudança na temperatura, pois a intenção seria já instalar ele na vertical...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gustavoomt disse:

@misterjohn No seu caso, veio apenas esse "suporte" para instalação? Pois, aparentemente eles fornecem kits para instalação na vertical...

 

 

Sem problemas cara, me expressei de forma errada, inverti os fatores, creio que tenha dificultado o entendimento kkk

 

 

Cara, quando recebi meu novo bracket, instalei igual o seu, na horizontal, pesquisando vi que não é uma boa, pois não gera um fluxo de ar legal, pois o cooler de baixo puxa ar quente da placa de vídeo, sendo mais coerente instalar na vertical, onde ar frio puxado pelos coolers frontais passam pelos conjunto do cooler e faz a exaustão do ar quente pelo cooler traseiro.

 

Eu não me lembro se houve mudança na temperatura, pois a intenção seria já instalar ele na vertical...

No meu caso não muda muito porque os fans estão empurrando o ar para fora, mas eu posiconei do jeito certo, amanhã da um treco e não posso nem reclamar, vão dizer que eu instalei errado, agora está na horizontal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!