Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar os fios positivo e negativo em um fan com os fios da mesma cor


igor mds

Posts recomendados

Boa noite, gente!

 

Queria ligar um fan da mesma forma que no vídeo abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=2aqevsjJ8PE&t=329s

 

Contudo o meu modelo não tem os fios preto e vermelho *todos são pretos*

 

Segue modelo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=JOBU8geslOU

 

Como posso fazer para ligar este fan em um botão? Já tenho tudo aqui, ferro de solda, estanho e etc...

Modelo do botão:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983670095-chave-alavanca-ligadesliga-mts-101-6a-250v-2-terminais-_JM

 

Grato a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, já verificou se não está escrito no fio?

geralmente quando são da mesma cor, a fabricante coloca um "+" no positivo e um "-" no negativo.

 

Edit: para fazer como no vídeo (se seu fan só tiver dois fios) você pode usar qualquer um deles como positivo/negativo para colocar o botão. E se ligar invertido na fonte, o máximo que vai acontecer é não ligar ou girar ao contrário.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi dispositivo que, em vez de ter a capa plástica em cores diferentes tinha o cabo metálico mostrando quem é o positivo e quem é o negativo. No caso, o metal do lado positivo era cor de cobre e o do negativo prateado. Mas só dava para saber desencapando, mesmo... se bem que no caso não era tão crítico, era um alto falante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Já vi dispositivo que, em vez de ter a capa plástica em cores diferentes tinha o cabo metálico mostrando quem é o positivo e quem é o negativo. No caso, o metal do lado positivo era cor de cobre e o do negativo prateado. Mas só dava para saber desencapando, mesmo... se bem que no caso não era tão crítico, era um alto falante.

Realmente isso é usado em alto falantes, em motores se for corrente contínua o vermelho e preto, isso é padrão.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem conector?... Siga as cores de um que tem cor...

HTB1tMdzph6I8KJjSszfq6yZVXXag.jpg

 

https://www.hardware.com.br/comunidade/cooler-fios/1481199/

Via fan 3 fios

Bom dia, gente! Agradeço a todos pelas mensagens, obrigado. Meu fan não é bem como a foto acima. Tentei seguir a dica seguindo as cores conforme a imagem acima,contudo ainda não consegui identificar bem

dfsdfdsfds.jpg

dsdsfdgf.jpg

jjfxdkjxckl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

jjfxdkjxckl.jpg

 

De acordo com essa imagem:

Repare que tem um número 1 no conector, ele é o negativo. 

O do meio é o positivo e o terceiro é o sensor que marca a velocidade. 

Olá, amigos! Boa tarde! Obrigado, Renato.88. Só mais uma dúvida. Meu botão tem 6 perninhas de metal. Posso escolher qualquer uma delas para ligar o positivo e o negativo? No vídeo que enviei no primeiro post o cara tem um conector com três fases. O meu tem seis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, igor mds disse:

Posso escolher qualquer uma delas para ligar o positivo e o negativo?

O negativo você liga direto. 

Quanto ao positivo da fonte, você liga ele em um pino do meio. 

O positivo do fan você liga em um terminal da ponta que fique no mesmo lado de onde ligou o outro fio. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2020 às 19:58, Renato.88 disse:

O negativo você liga direto. 

Quanto ao positivo da fonte, você liga ele em um pino do meio. 

O positivo do fan você liga em um terminal da ponta que fique no mesmo lado de onde ligou o outro fio. 

Boa noite, gente! Renato.88, muito obrigado! Deu tudo certo. Aproveito para agradecer também a todos os outros que mandaram sus respostas. Consegui ligar o fan no botão. Podem fechar o tópico, grato.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...