Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo ou não comprar um establizador ou filtro de linha?


Posts recomendados

@Rafaela Britto Rodrigues eu não sou engenheiro elétrico e nem trabalhei em companhia elétrica, mas um pouco eu entendo. 

 

Eu atualmente utilizo uma tomada para a televisão e outra para o computador. Se tiver como colocar mais uma tomada em seu quarto e ter ela apenas para o computador, seria uma precaução. 

 

Aqui eu tenho uma tomada com duas entradas(uma para ligar o computador e outra para a impressora+ uma tomada com apenas uma entrada para ligar a televisão. A tomada de duas entradas não vai causar um curto circuito com apenas um computador simples+impressora que utilizo, além disso o uso que faço da impressora é muito pouco mensalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não tem problema usar se a tomada não tem aterramento.

4 horas atrás, Rafaela Britto Rodrigues disse:

Entendi, vou ir atrás disso, mais uma dúvida, será que tem problema se eu simplesmente tirar o pino do aterramento? 

4 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Se tirar o pino de aterramento você anula a proteção, praticamente.

 

Isso de tirar o pino Terra das tomadas, seja qual for a tomada, é um erro, dá um surto de tensão e ele não tem pra onde fugir, é como ter uma tomada sem Aterramento, o surto entra no eletrônico e fica sem saída, levando a queima de algo.

Se a tomada não tiver aterramento, tirar o pino de aterramento do filtro de linha dá na mesma, não surte efeito. O correto é ter aterramento, até porque a Norma obriga. Mas, se não há aterramento, o filtro Clamper vai operar no modo diferencial, combatendo a esmagadora maioria dos surtos. Ou seja, adiciona uma ótima camada de proteção. Portanto, está bem longe de "anular" a proteção.

 

O aterramento é importante quando o filtro vai operar em modo comum, esse sim ligado aos grandes surtos como raios que caem em curta distância. Mas, cá entre nós, nem o melhor filtro do mundo vai conseguir oferecer proteção total contra isso. Portanto, em tempestades elétricas com muitos raios, o ideal é sempre desligar da tomada...

 

4 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

eu tenho só uma coisa a dizer: nunca ocupe todos os encaixes do filtro de linha. Não interessa que tipo de certificação ele tenha ou se tem menos de um ano de uso. O risco de ligar uma tv, dvd, carregador de celular, ventilador e sei lá mais o que em um filtro de linha, não está no gibi. Não estou dizendo que vai provocar um incêndio que devaste o quarteirão, mas pode acabar com seus eletrônicos pifados. 

4 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

Aqui eu tenho uma tomada com duas entradas(uma para ligar o computador e outra para a impressora+ uma tomada com apenas uma entrada para ligar a televisão. A tomada de duas entradas não vai causar um curto circuito com apenas um computador simples+impressora que utilizo, além disso o uso que faço da impressora é muito pouco mensalmente.

Ainda estou com dúvidas quanto à primeira colocação. No caso, estaria relacionada com o risco de sobrecarregar a tomada com muitas cargas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaela Britto Rodrigues  Melhor mesmo chamar um eletricista se tiver com medo e quiser economizar você mesmo pode fazer algo que não protege tento mas ajuda.

 

image.png.f6727356969a9074b9d03244a663f52b.png

 Pega um pedaço de fio e liga o Neutro no Terra. o Neutro não é um terra mas é próximo, pois o terra é 0V absoluto o neutro pode ter carga residual.

Segue norma mostrada na imagem abaixo para mais informações acesse.

 

Para saber qual é o fio FASE use uma chave de teste é barata. chave_teste_neon_110mm_88453575_0001_600

 

O fio que acender a luzinha é o fio fase, logo o outro é o neutro, SE A LUZ ACENDER NOS 2 FIOS, DESLIGUE OS EQUIPAMENTOS DA CASA DA TOMADA E TESTE NOVAMENTE, isso pode acontecer, pois como disse o neutro pode estar sujo e ter carga residual, Neutro não da choque, mas o fase sim faça com luvas de borracha.

 

No mais estude sobre o assunto e não faça como minha tia/avó e junte todos os fios dando curto na casa kkkkkkkk.

 

Depois de ligar o Neutro no Terra você terá um falso terra, mas ainda servirá para desvio de sobrecarga, NÃO FUNCIONARÁ PERFEITAMENTE, mas é o jeito mais simples e preguiçoso e barato de fazer, não deixa de ser uma opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafaela Britto Rodrigues O ideal seria substituir a tomada. Mas, para o caso de não poder fazer isso, tente usar um adaptador direto (e não um "T"). Os da Intelbras possuem uma qualidade bacana. 

 

Aí você liga todos os equipamentos do computador no filtro e o filtro na tomada, de forma única. 

 

Sobre a sugestão do @Henrique PP, você não deve ligar o terra no neutro diretamente na tomada. Citando o Mestre @faller:

 

Em 24/08/2010 às 13:52, faller disse:

O aterramento pode ser feito ligando-se esse fio de aterramento ao neutro, desde que essa operação seja feita na caixa de entrada de energia, ao pé do relógio medidor, onde o neutro é ligado ao aterramento ali existente.

Esse aterramento deve caminhar com fio próprio, diâmetro de 2,5 mm, até a tomada de seu PC, onde é ligado ao borne de aterramento dessa tomada.

Essa topologia de ligação de terra é tecnicamente aceita e é homologada, recebendo o nome de TN-S.

Pode ser vista ai abaixo:

AterramentoTN-S.jpg

Note que isso é muito diferente de se ligar, na própria caixa da tomada um jump de fio entre o neutro e o borne de aterramento.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaela Britto Rodrigues

14 horas atrás, Rafaela Britto Rodrigues disse:

@KairanD eu posso simplesmente trocar o espelho da tomada por um de 3 pinos, onde o terra só vai ficar desligado? Não sei qual é o adaptador direto, tem como me mandar link?

Pode sim.

adicionado 0 minutos depois

@KairanD Mas o neutro da minha casa é aterrado no relógio :D.

adicionado 1 minuto depois

Alem de um terra que puxei aterrado na coluna da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!