Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle dos MOSFETs com TL494


GuilhermeGB

Posts recomendados

  • Membro VIP

Permita-me opinar...

Se o amigo estiver a procura de conhecimentos teóricos, talvez esteja no caminho certo mesmo que detalhes pequenos lhe  ocupem preciosos recursos. Se estiver simplesmente querendo resolver seu problema, que tal se pesquisasse sobre um simples circuito pronto e funcional e comparasse com as recomendações registradas aqui? Talvez lhe seja mais eficiente.

Na prática há outra teoria e conduz a perfeição.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Em Março consegui montar um inversor funcional, mas só funcionava bem pra baixas potências (tipo acender uma lâmpada pequena ou ligar o carregador do celular). Testando com cargas maiores tive problemas com a tensão de saída, caia bastante conforme a carga. Tem grandes chances de ser algo com a forma que liguei os MOSFETs, acho que o acionamento deles não estava acontecendo de forma adequada, e acredito nisso porque colocar cargas muito grandes fazia com que houvesse algum curto circuito uma hora ou outra e queimava um dos MOSFETs.

 

Analisando o circuito vi que existe um possível problema na forma que eu montei, a corrente para descarregar o gate ficava limitada pelo transistor BC547B que coloquei como driver, o gate estava ligado no coletor dele em paralelo com um resistor de 1K. Eu não usei nenhum resistor entre o gate e o source igual é usado em outros esquemas que ligaram os MOSFETs da forma que liguei. Esquema abaixo (obs: fiz testes com uma bateria de parafusadeira de 14.4 V, mas que chega a mais de 16 V carregada):

 

805326054_esquemainversor.png.890699b9366a0b71de41cf4d623f13fe.png

 

Na ultima vez que testei, que foi quando coloquei uma carga bem maior do que das outras vezes, queimou MOSFET, queimou um BC547B e acho que também fechou curto no CI também. Vocês acham que o controle dos MOSFETs pode ter algo a ver com isso ou seria problema no transformador, por exemplo? O transformador foi retirado de fonte, nem mexi no enrolamento dele, mesmo sendo fontes genérias, creio que entregar pelo menos 100W não seria problema, e eu tive complicações com menos que isso.

 

Fiquei bastante tempo sem mexer no projeto, estava planejando fazer algumas análises usando o laboratório da faculdade e pedir auxilio a alguns professores já que decidi desenvolver como um projeto esse semestre, mas aí veio a quarentena e não deu pra fazer mais nada. Nos últimos dias andei dando uma pesquisada em projetos similares e vi esses projetos que usam o emissor do CI em vez do coletor (sem precisar inverter a onda com outro transistor), como nesse esquema:

 

1319799871_inversoryoutube.thumb.png.7161b0e2d0dafd59ab0caf63c8dcaa7f.png

 

Tenho dúvida em relação à potência desses resistores de 100R e 220R, se poderiam ser resistores de 1/4W ou precisam ser de maior potência? A corrente de pico do gate pode acabar dando algum problema, não achei nada sobre a corrente de pico desses resistores na internet. Essa dúvida desde o início me fez optar pela outra maneira de ligação, pois controlando o MOSFET direto pelo emissor do CI eu iria precisar aterrar o gate por meio de um resistor, também poderia fazer isso da maneira que liguei, mas um dos colegas me disse que não era boa ideia, no entanto acho que isso teria me ajudado. Também posso tentar substituir os MOSFETs por alguns BJTs de potência, tipo o modelo E13007 que tem aos montes nessas fontes ATX. Aí só precisando de um resistor entre emissor do CI e a base, mas precisaria de vários deles pra conseguir o mesmo desempenho de um MOSFET só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Testando com cargas maiores tive problemas com a tensão de saída, caia bastante conforme a carga

Pra resolver este problema deve usar um sistema de realimentação, isso já é previsto no TL494 como pode notar no datasheet dele. 

 

Sobre os mosfets queimarem, também concordo que em determinado momento existe um curto. 

Uma alternativa é esquecer o driver com resistor e usar dois transistores formando um push-pull. 

Circuitos integrados próprios também são bem-vindos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 o problema é que a variação acontece mesmo com realimentação também. Eu encontrei uma ligação no transformador que me resultou em mais de 400 V a vazio, fiz um sistema de realimentação com optoacoplador pra usar uma lampada incandescente de 127 V (consome menos de 30 W), mas mesmo com uma carga pequena assim, e limitando a tensão bem abaixo do valor que o transformador consegue entregar, ainda existe uma queda de tensão ao ligar a lampada. Também configurei para estabilizar 220V e liguei um carregador de celular (desses comuns de 10W), a tensão já caia para uns 200 V, às vezes 190 V. Ligando um notebook antigo e colocando um vídeo em alta qualidade pra rodar no Youtube, a tensão caia bastante também, chegando a 150-160 V. Poderia ser a ligação do transformador, mas testei outras também que me davam uma tensão menor, testei até outro transformador, e tive os mesmos problemas.

 

O tipo de realimentação que eu fiz desligava o chaveamento momentaneamente quando a tensão configurada era atingida, isso gerava uma frequência média muito menor, comecei até a ouvir os ruídos do transformador. Mas pelo jeito o CI continuava operando com frequência menor mesmo com a tensão abaixo do valor configurado, pois a tensão caia e os ruídos gerados pela baixa frequência continuavam. Pode sim haver algum problema nesse sistema de realimentação, pode ser até isso que estava causando os curtos. Eu sei que em outros casos, em vez de desligar o chaveamento se reduz o duty cycle, mas não consegui fazer isso funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Eu sei que em outros casos, em vez de desligar o chaveamento se reduz o duty cycle

Numa jornada minha, parecida com a sua tentei fazer um inversor desses. 

Inicialmente com o TL494 também. 

Percebi que o controle de duty cycle dele não estava me ajudando. 

Então eu desisti desse ci, baseado no esquema interno dele eu criei um circuito genérico que me atendeu no meu propósito. 

Também é possível fazer o mesmo com micro controlador. 

No meu caso não dava certo porque eu queria fazer em 60 Hz, o TL494 não aceita baixa frequência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Também estou começando agora nessa parte de fonte chaveada. Mas quando limitou a tensão em 220v provavelmente o TL494 ja deve estar trabalhando com o máximo ciclo ativo, sem margens para que os pulsos possam "crescer". Nos testes de um inversor de 18 para 13,8v que montei aqui, precisei fazer a realimentação por meio de um fotoacoplador. O lado do transistor do fotoaclopador liguei entre o os 5v de referencia que o CI fonece e o terminal 1. E entre o terminal 1 e o terra, coloquei um resistor salvo engano foi 270r. A saída do trafo também deve ser um pouco maior que a tensão de saída desejada, creio que pelo menos uns 50% para que o Ci consiga ter certa folga. No meu inversor aqui, quando em carga a tensão costuma baixar 0,2v e permanece estável nisso (Se eu colocar mais carga a tensão não cai, por exemplo sem carga=13,8v, com carga de 1a = 13,6v, com carga de 3a = 13,6v), tanto no que eu montei quanto numa fonte atx que eu alterei (que também usa o TL494). No meu caso, essa pequena queda de tensão torna-se de certa forma prejudicial por que tenho um limite um tanto estreito de tensão (Preciso da tensão em 13,5v com carga ou não)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raian2 na verdade eu fiz a mesma coisa q você fez basicamente, a diferença foi que usei um transistor ligado no coletor do optoacoplador polarizado por um resistor de 1K e liguei o pino 1 no coletor desse transistor também polarizado com um resistor de 1K, ambos os resistores ligados na tensão da bateria. Então quando a tensão de saída atingia o valor calculado pelo resistor em série com o LED, o transistor interno do opto acoplador conduzia, desligando o outro transistor e mandando a tensão para o pino 1 através do resistor de 1K. O pino 2 estava alimentado com a referencia de 5V, logo o pino 1 com a tensão maior fazia o chaveamento parar pra manter a tensão, ele não fazia o duty cycle nem aumentar nem diminuir, só desliga o o sinal. A tensão sem realimentação chegava a mais de 400 V, mais que suficiente pra regular em 220 V, por exemplo.

 

Tenho algumas possíveis causas do meu problema:

-Controle dos MOSFETs com deficiência no acionamento/desacionamento por causa da ligação que fiz.

-Falta de realimentação do saída do amplificador de erro (pino 3) na entrada, gerando instabilidade no amplificador. Deixei o pino 3 em aberto, na maioria dos casos o pessoal realimenta no pino 2.

-Problema do circuito de realimentação (montei ele numa protoboard separado da placa de onde ficou soldado o circuito o TL494, e já notei que essa protoboard deixa existir um valor de tensão na trilha do GND, então não é muito boa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu montei na base da aranha mesmo e funcionou, mas tava tão feio e confuso que resolvi fazer uma pci. Nas fotos abaixo da pra ver a bagunça rsrs. No meu caso são dois inversores, um de 13,8v para 19v e outro de 18v para 13,8v. Tive mais problemas em abaixar a tensão do que elevar, justamente por conta do acionamento do mosfet! Demorei a entender que esses carinhas são bem diferente dos transistores no que tange ao acionamento. Sugiro que baseie-se no circuito que vou anexar, que é o do datasheet do fabricante do TL. Qual é a tensão que está colocando na entrada do transformador? Uma Sugestão também seria usar um potenciômetro para ajustar a tensão de saída. Quando estava começando a fazer aqui, estava calculando com base em resistores. Mas a potencia disponível variava conforme a tensão que eu ajustava (problemas de acionamento do mosfet, núcleo inadequado, quantidade de espiras inadequadas). Quando baixava a tensão de saída, o circuito funcionava melhor. Depois de funcionando corretamente, você pode voltar a calcular os resistores e colocar no lugar novamente.

PC817.png

TL.png

WhatsApp Image 2020-04-26 at 19.09.35.jpeg

WhatsApp Image 2020-04-26 at 19.09.35a.jpeg

WhatsApp Image 2020-04-26 at 20.57.16.jpeg

WhatsApp Image 2020-04-26 at 20.57.26.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raian2 Eu li esse documento que tem esse circuito aí, segui ele pra fazer o soft start. Eu montei um outro esquema, mas ainda não pude fazer testes de carga ainda, e nem configurei a realimentação. O que estou achando estranho é que o transformador está fazendo um ruído mesmo com o CI configurado para 33.3KHz. Aí embaixo está o circuito de como eu montei (os transistores NPN são STC945). O pino 1 no momento está aterrado por um trimpot de 10K que eu planejava usar pra fazer a realimentação, mas acho que vou fazer por optoacoplador mesmo.

 

2059172063_circuitoinversor.thumb.png.158beb25f65e42990715dd524015ef77.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Não sei se dará certo, mas põe um resistor de valor maior entre o pino 2 e 3. (ainda não entendi direito como funciona essa parte do feedback do CI). Em alguns esquemas eu vejo um capacitor ceramico (10n, 4,7n) em serie com o resistor que vai no pino 3. Faça um teste também adicionando um capacitor de 4.7Uf entre o pino 3 e o negativo do CI. Comigo ocorria um ruido ao fazer controle de corrente, e colocando esse capacitor resolveu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raian2 eu vi um circuito de um inversor onde o cara colocou esse valor que eu usei no pino 3, mas colocou um capacitor de 33nF em série com o resistor de 20K, não sei que diferença isso faria na prática (capacitores em circuitos CC me confundem um pouco).

 

1859930287_FILEIMG.thumb.JPG.8d03916707dad5c1be353a2b9c585cbe.JPG

 

Esses resistores seriam mais pra definir o ganho do amplificador, no circuito feita pela Texas Instruments que você postou, eles usaram 51K e 510R, que dá um ganho de 100, e no meu caso o ganho está sendo menor. Pra falar a verdade não sei o quanto o ganho do amplificador afeta o desempenho do CI, talvez deixe o amplificador mais sensível. Mas a combinação de resistores afeta a tensão do pino 2, do jeito que montei fica com 4.5 V jogando os 5V de referencia no resistor de 2.2K, e com a combinação 51K/510R daria uma tensão de mais ou menos 4.95 V. Enfim, amanhã farei alguns testes no circuito com base no que você disse. Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Por nada! Estamos aqui para ajudar! Quanto ao capacitor ao menos em minha interpretação é para o simples bloqueio de dc, entretanto o seu valor e o do resistor não são escolhidos aleatoriamente, pois leva-se em consideração a frequência de operação do circuito. Creio que sem esse capacitor ocorra uma histerese no amplificador operacional dos terminais 1 e 2, ao menos foi o que aconteceu comigo em alguns testes. Eu não conseguia deixar a tensão do pino 1 exatamente igual ao pino 2. A tensão variava alguns milivolts, hora pra cima, hora para baixo, sempre que eu tentava igualar a tensão dos terminais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

ZTrhh.png.483003420ae68ea5e992419ba91fab10.png

 

@albert_emule eu estou usando esse circuito acima porém com um TC4420 no lugar do MC33153, é um driver para bobina de ignição que trabalha até 200hz com tempo de acionamento na casa de 4ms.  Esta alimentado direto pela bateria da moto, porém existem perturbações (ruidos) e oscilações que podem chegar até 18v por alguns ms. A tensão de gate para a corrente que preciso é +-5V hj uso 12v pois o tc4420 não limita isso.

 

A dúvida: no gate depois de R1/R2 eu poderia usar um pullback para servir de divisor de tensão?? Na literatura www dizem que esse pullback ajuda a descarregar rapidamente a capacitancia do gate e ajuda a desligar mais rápido, mas ele poderia ser usado nessa finalidade de limitar a tensão para nao danificar o gate?

 

Existe a possibilidade futura de adicionar um regulador de tensão, mas por exemplo, durante a partida da moto a bateria pode cair a 9v e se eu usar um LM7809 ja iria cortar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode colocar um zener. A questão principal é que vai haver uma V bem alta no coletor do igbt. Verifique com osciloscópio. Numa olhadela rápida no d.s., parece que está já é limitada (clamped). Na dúvida coloque um diodo supressor de boa potência

 

p6ke15a-tvs-diodo-supressor-tenso-unidir

 

e também parece que vi tal clamper entre B e E

page1.png

portanto deve poder aplicar 12V

 

Não va por mim não... Aguarde opinião de verdade...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Eu vi datasheet do mesmo componente de fabricantes diferentes (alguns nem tinham tal diodo), creio que esse zener seja para alta tensão eletro-estática mas de corrente baixíssima.. tenho medo de não sobreviver aos picos de ate 18v ... Mas igbt chines ter esse zener é difícil acreditar, igual disco voador: sabemos que existe mas ninguém viu kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acabei recorrendo ao princípio do primeiro esquema que montei mesmo, não que o outro não funcione, é que eu acabei cometendo alguns erros por causa das gambiarras que tive que fazer pela fala de componentes apropriados, e então decidi montar da outra forma, e funcionou bem. Vamos às mudanças:

 

-Usei uma resistência menor como pull-up no acionamento do MOSFET, minha intenção era usar 100R, mas meus resistores de 1/4 W fritaram rapidinho, e acho que 240R de 1/4W também não vai aguentar, tenho que testar. Mas usei 4 resistores de 1k em paralelo pra dar 250R e funciona legal (vou comprar resistores mais potentes). Também coloquei um resistor de 10k entre o gate e source por segurança.

-Configurei o CI pra trabalhar a uns ~59kHz (capacitor de 1nF e uma resistência eq. de 8.4k), funciona tranquilamente, mas vou deixar em 50 kHz.

-Usei um outro transformador EI33 (dá uns 33x30mm) que tirei de uma fonte, e dessa vez consegui identificar os enrolamentos de 5 V (usa 2+2 pinos), então usei eles pra subir a tensão, ainda preciso projetar direito o snubber, por enquanto só coloquei um capacitor de 22nF entre os dois drenos pra ajudar um pouco.

-Tive que usar também MOSFETs mais fracos, modelo IRF640N de 18A, mas consegui melhor desempenho que com os IRFZ44N no primeiro esquema: até agora não entraram em curto. Fiz um feedback com um trimpot e optoacoplador e a tensão fica estável em valores baixos, consegui ligar o notebook e usar por vários minutos com 145 V estáveis (ajustei nessa tensão pois o mínimo que a fonte dele trabalha é 141 V CC), a menos que eu coloque um jogo pra rodar, por exemplo, aí começa a cair abaixo de 140 V. Anteriormente só de colocar uma lampada pequena a 120 V a tensão já caía.

 

Agora vou tentar conseguir uns MOSFETs mais potentes pra ver se consigo uma potência melhor na saída, pois com o mesmo esquema e com dois IRF840 de 8A, não consigo nem ligar o notebook sem a tensão ficar caindo. Também vou fazer vou enrolar um outro transformador com núcleo um pouco maior pra ver se trabalha melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Gostei bastante de encontrar esse tópico e vocês se ajudando no projeto, fiquei feliz e empolgado. Parabéns.
Sou leigo no assunto mas sempre curti a prática da coisa. A teoria, fórmulas e a logica da coisa vão vindo nos processos.

 

Com pesquisa já bem Vasta e Eng. Reversa, estou montando um inversor DC/AC Onda Quadrada(Modificada). Com secundário ponte H Simples c/ irf 740.

Na primeira etapa que ja está pronta, usei o SG3525 20 a 22khz c/ deadtime suave, pequeno softstart, proteção contra curto, 6 fets irf3205 e trafo de ferrite. Adicionei disjuntor e diodos rápidos em paralelo para proteção de inversão de polaridade na entrada. Adicionei pequeno circuito de aviso de low bat tb.
Nao me dei bem com tl494(na verdade peguei nojo). 
Notei que Deadtime excessivo gerava chiado sutíl no trafo. Consegui ajustar diminuindo resistencia na ponte entre pinos do CI.

 

No momento inicio montagem da segunda etapa. Esse DC/DC aqui ja aguenta uns 250w contínuos. O gargalo por enquanto é o trafinho pequeno.

 

GuilhermeGB e amigos, bora trocar uma ideia. 
Chama no Whats: 51993111718

 

Abraço!

Daniel
 

adicionado 5 minutos depois

Não reparem, está no estilo lego para facilitar os testes. 😅

image.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xEETOs Vou te passar o contato do Marcos Tadeu, um empresário de Sta Rita do Sapucai MG que faz qualquer tipo de trafo, principalmente os de ferrite! a maioria dos enroladores fazem no "chute" e um trafo bem calculado trabalha com potencia e baixa temperatura, eu pedi a ele alguns específicos, de 12v para 500/600v 10-20w todos os protótipos que ele enviou ficaram show! O melhor: o preço chegou a ser mais em conta que um trafo convencional e ele faz pequenas quantidades! 35 98720-8364 Marcos Tadeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito 10. Um inversor foi meu sonho de consumo.

4 horas atrás, xEETOs disse:

O gargalo por enquanto é o trafinho pequeno.

Não só gargalo como o trafo é o  pulo do gato. Tem que acertar indutâncias, espessura do fio, gap e alguns etc. Só não sei como você vai tirar 60Hz deste trafo. Tem um moleque literalmente sem noção e malagradecido aqui

que quer fazer um inversor com mc. Nem vou linkar ele com você. Ele deve te achar por si.

Como disse pra ele, trabalho pra "gente grande" com altura mínima de @MOR e @albert_emule

 

E nada contra trocar ideias e ideais por zap. Mas há vantagens óbvias em fazê-lo via forum. Cito só uma: perpetuar conhecimentos.

85eff73a04f13e4c52da74dcc43626c8810c7bc3

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  O circuito que está utilizando ainda é o da postagem de 11/05/2020? Se for, tente colocar um drive desses para cada um dos mosfets (q3 e q4) com o circuito em anexo:

 image.png.aba28243e262e01f1c165f4b64b1b316.png

Talvez o maior rendimento se deva por conta da capacitância no gate do irf640, creio que deve ser menor do que a do irfz44n. Aqui consegui montar um inversor de 12 para 19v para alimentar uma placa-mãe com processador celeron 847n. Uso como servidor de rede em casa, e já está a mais 3 meses ligado sem apresentar problemas. Funcionou sem precisar de ventilação forçada, dentro de uma caixa de fonte atx. 

Em 11/05/2020 às 20:04, GuilhermeGB disse:

@Raian2 Eu li esse documento que tem esse circuito aí, segui ele pra fazer o soft start. Eu montei um outro esquema, mas ainda não pude fazer testes de carga ainda, e nem configurei a realimentação. O que estou achando estranho é que o transformador está fazendo um ruído mesmo com o CI configurado para 33.3KHz. Aí embaixo está o circuito de como eu montei (os transistores NPN são STC945). O pino 1 no momento está aterrado por um trimpot de 10K que eu planejava usar pra fazer a realimentação, mas acho que vou fazer por optoacoplador mesmo.

 

2059172063_circuitoinversor.thumb.png.158beb25f65e42990715dd524015ef77.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xEETOs muito interessante seu projeto, amigo. Eu fiquei um tempo sem mexer no meu projeto, mas voltei a dar uma certa atenção na última semana e venho fazendo alguns estudos. Comprei um livro de Eletrônica de Potência (do professor brasileiro Montiê Alves Vitorino) para adquirir um pouco mais de conhecimento. Eu consegui entender um pouco melhor o funcionamento geral dos conversores CC-CC, ele explica bem a função de cada componente fundamental do circuito (chave, indutor, capacitor, diodo...) e expõe um pouco da parte matemática, mas quando parte para conversores CC-CC isolados, eu esperava que o livro tratasse melhor sobre o impacto do transformador no circuito, aprofundando no impacto da frequência de chaveamento, efeitos da indutância em cima das chaves e dos diodos, dimensionamento correto dos condutores, propriedades do núcleo, etc. mas só foram feitos alguns comentários superficiais no começo do capítulo. Estou a procura de uma obra que trate detalhadamente desse assunto.

 

Infelizmente o maior problema de todos pra mim é a falta de uma loja de componentes eletrônicos aqui na minha região, tudo que eu preciso tenho que encomendar da internet e o frete é um absurdo. Se não fosse por isso, poderia adquirir um pouco de conhecimento na base do erro e acerto testando várias ideias e componentes diferentes. Até o momento não tive problemas com o TL494, só foi meio complicado no começo para tentar entender o funcionamento dele, pois meu conhecimento em eletrônica era bem limitado, mas fui aprendendo muita coisa no decorrer dos meses. De qualquer forma, creio que o SG3525 seja mesmo melhor pra trabalhar por ser mais moderno, mas ainda não tive a oportunidade de testar.

 

Tenho planos de adicionar a etapa de conversão CC-AC senoidal pura depois que concluir a etapa CC-CC. Vou iniciar alguns estudos mais profundos no comportamento dos filtros, principalmente a parte matemática e teórica. Estou com planos de desenvolver meu TCC em cima desse inversor, já que os inversores são bastante usados hoje na conversão de energia fotovoltaica, por exemplo, e até nas linhas de transmissão de corrente contínua para longas de distâncias.

 

@Raian2 eu mudei a forma com que faço o acionamento dos mosfets, estou usando um transistor PNP BC557 com base ligada em cada emissor do CI TL494, e um diodo 1N4148 entre a base e o emissor do BC557. O chaveamento parece OK (fiz alguns cálculos supondo uma capacitância de até 10nF, e o circuito é suficientemente rápido para acionar os transistores), o gargalo agora deve ser o transformador mesmo, que é de fonte vagabunda, isso se os mosfets que encontrei em sucata (IRF540N) não tiverem parcela da culpa, não tenho mais aquelas IRFZ44N pois os danifiquei nos primeiros experimentos vários meses atrás. Se eu deixar o secundário aberto sem regulação, a queda de tensão chega a ser bem expressiva com o aumento da carga, como já falei antes. O problema pode ser saturação no núcleo, queda de tensão excessiva no enrolamento do transformador (condutores não estão dimensionados para o valor de corrente ou para a frequência de chaveamento) ou até mesmo queda de tensão nos mosfets (essa alternativa última acho mais improvável).

 

Eu improvisei um indutor pra filtragem junto com capacitor de 150uF que eu estava usando sozinho a partir de outro transformador menor de fonte ATX. Geralmente esses trafos possuem por volta de 40 espiras no lado de alta, dei uma pesquisada na relação AL (nH/esp^2) de um núcleo com as mesmas dimensões, e cheguei a conclusão que a indutância seria suficiente para filtragem, só não sei se as propriedades do núcleo vão interferir em alguma coisa. Estava achando que usar apenas o capacitor para filtragem estava gerando picos elevados de corrente, estressando os diodos e o transformador, e com um indutor isso deve melhorar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! O 494 é meio abusado no começo pra entender o funcionamento dele, briguei bastante aqui! Quanto aos componentes, normalmente eu conseguia através de sucatas de nobreak, principalmente os MOSFETs. Nobreaks mais antigos usam o sg3525 junto com uma PIC. A parte que tive mais problemas aqui era realmente com o acionamento do Mosfet, a parte do driver especificamente. O indutor eu fiz alguns cálculos e me deu uma certa noção da quantidade de espiras, mas a quantidade ideal eu consegui no chute mesmo rsr (no meu caso 3 ou 4 espiras de não me engano). Sei que deu certo depois que resolvi o problema do Mosfet. Pode acontecer que a quantidade de espiras na saída do transformador esteja insuficiente para conseguir manter a regulação  com uma carga maior. Por exemplo, se você quer 150v de saída, enrrole o secundário do transformador para uns 250v +/-. Isso abre espaço para o 494 trabalhar com pulsos pwm menores para manter os 150v de saída. Se você já deixa o transformador setado para 150v o 494 já inicia o ciclo pwm próximo de 100% e fica sem ter como corrigir a tensão. Também não tenho muito conhecimento em eletrônica, principalmente com inversores, mas aprendi bastante nesse projeto também. Nesse projeto eu uso 2 inversores. Um que abaixa de 17~14v para 13.5 e um que eleva para 19v. Esses 17 a 14v vem de um painel solar de 60w. Um dos inversores (o mais "problemático", o abaixador de tensão) vai ligado em uma bateria de 45ah. E tive mais problemas em abaixar a tensão do que elevar. Ainda tenho problemas com esse inversor abaixador. Certamente devo tirar o indutor e colocar um transformador. Só não tive tempo ainda de estudar essa mudança, de como fazer o conversor DC DC isolado, não que eu necessite de isolamento, mas creio que com a oscilação do painel solar, nessa configuração devo conseguir mais potência de saída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!