Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com problema com um relogio da marca transistora calendar, ele esta sem força para levar o pendulo, preciso trocar o transistor não sei o valor.

Tenho um circuito que me passaram com bc558 mas não funcionou tambem.

Vou passar o tipo de circuito, aparentemente as bobinas estão boas o imã.

03c80704-a268-4a21-8dbe-28acb85ee4fe.thumb.jpg.01b098d1e10260aa3fd86011ec95f377.jpg

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O transistor OC71 é de germânio e nesse local ai os BCs não vão funcionar, talvez um fet funcionaria, tem que testar.

PS: Você fez testes nesse transistor para ver se ele esta bom?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Com chance mínima de funcionar com bc, mas tem que colocar direitinho as posições C B e E

allglas_trans_1.gif

2893fbd2509197cb4c4be023a969a003.png

13 horas atrás, Deoclesio A. Felisberto disse:

já o que parece condenssador tem uma minima fugazinha

Ve se dá valor constante de resistência. Meça nos 2 sentidos (inverta as pontas). Pode ser diodo...

• Coordenador
Postado

Essa outra pecinha preta com dois fios saindo dela, não estou identificando, pode ser que seja um capacitor, e se for, você não teria medida nenhuma com o multímetro. (só um pulsar do ponteiro ou no visor dele).

adicionado 1 minuto depois

PS: Fet é um transistor especial que a grosso modo é bem mais "sensível" que um transistor BC comum.

• 3 meses depois...
Postado

Tenho um funcionando de outra marca (Astro ) ,nunca foi consertado e utiliza transistor 2sb22 ,capacitor é de 100nF  ...

Para usar transistor de silício creio que tenha que aumentar número de espiras na bobina que está ligado a base do transistor... foto com as impedancias das bobinas ,ele funciona com uma pilha 1,5v tamanho D

DSC00033.JPG

• Curtir 3
  • Amei 1
  • 7 meses depois...
Postado

@Alexandre RS Olá alexandre, tudo bem? tenho um relogio igual esse seu, funcionou por 1 mes e agora está sem força, utiliza um transistor b475 e um capacitor de 1uF, aparentemente o transistor está bom, será que pode ser o capacitor? nao sei qual medida usar, pois nao encontro mais o ceramico de 1uf.

Postado
Em 24/04/2021 às 22:22, Jefferson F. disse:

@Alexandre RS Olá alexandre, tudo bem? tenho um relogio igual esse seu, funcionou por 1 mes e agora está sem força, utiliza um transistor b475 e um capacitor de 1uF, aparentemente o transistor está bom, será que pode ser o capacitor? nao sei qual medida usar, pois nao encontro mais o ceramico de 1uf.

no mercadolivre tem bastante

• Curtir 1
Postado
Em 24/04/2021 às 22:22, Jefferson F. disse:

O meu relógio usa capacitor de 100 nf  (nanofarad)

e não de 1µF(microfarad) ,que é 10 vezes maior, o que está escrito no capacitor? ,talvez seja  0.1µF

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá @Alexandre RS tudo bem? realmente o capacitor era de 0.1uF, ele não tinha o 0 estava apenas descrito como ".1uF", troquei ele e resolveu meu problema, a pilha tem durado bastante. Muito Obrigado

Em 29/04/2021 às 14:39, Alexandre RS disse:

O meu relógio usa capacitor de 100 nf  (nanofarad)

e não de 1µF(microfarad) ,que é 10 vezes maior, o que está escrito no capacitor? ,talvez seja  0.1µF

Em 28/05/2022 às 12:10, Roberto Dias Ribeiro disse:

Bom dia estou com mesmo problema,conseguiu uma solução ?

@Roberto Dias Ribeiro Olá amigo, o meu consegui resolver apenas trocando o capacitor.

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal com objetivo de ajudar.. Acabei de reparar um Transistora Calendar para meu sogro, transistor estava com problema, a base das bobinas estavam quebradas e faltava o capacitor. Então quero compartilhar o que aprendi:

1. O Transistor AC125 é um PNP de germânio que substituiu o 2SB22 perfeitamente. Este pode ser encontrado a venda no mercado livre

2. Estava sem o capacitor, descobri que (a) ele funciona sem o capacitor,(b) o valor correto, caso queira deixa-lo original e “correto” deve usar um capacitor poliéster de 100nF, conforme foto

3. Foi muito difícil conectar os componentes, por isso estou deixando fotos claras de como os fios são conectados. 

Espero ter ajudado alguém.

IMG_5999.jpeg

IMG_6002.jpeg

IMG_6001.jpeg

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • 7 meses depois...
Postado

Bom dia!

Vi um desses que adaptaram mais uma pilha pequena em serie, ou seja, está funcionando com 3v.

A foto em anexo foi um teste que eu fiz eliminando a pilha adaptada, mas não funcionou. só funciona com as duas pilhas. então resolvi deixar assim mesmo!

20240413_144118.jpg

Postado

Estes transistores de metal aí, ouvi dizer que dá "bigode de gato" dentro com o passar dos anos.

3 horas atrás, Elder Calazans disse:

ou seja, está funcionando com 3v

Cheguei a pensar que poderia acelerar o relógio, mas como o pulso dele deve ser baseado em cristal, acho que apenas terá um pulso mais forte, e não mais rápido.

Postado
11 horas atrás, Blumer Celta disse:

Estes transistores de metal aí, ouvi dizer que dá "bigode de gato" dentro com o passar dos anos

Acontece com os transistores de Silício também, quando são muito usados. É como se criassem um impureza na química deles.

Já vi uns equipamentos de som dos anos 70 que tinham uns estalos nos alto falantes (parecido com aqueles dos potenciômetros sujos), quando vai ver são os transistores da parte do pré amplificador (não fazem muito "esforço") que estavam ruins.

11 horas atrás, Blumer Celta disse:

Fonte: https://nepp.nasa.gov/whisker/anecdote/af114-transistor/index.html

Inclusive fala como os usuários "consertaram" seus transistores.

Eita, o site é da NASA! 😲

Nem vou me atrever a traduzir o que estão dizendo! :lol:

• Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 16/04/2024 às 03:22, Renato.88 disse:

Acontece com os transistores de Silício também, quando são muito usados. É como se criassem um impureza na química deles.

Valeu pela dica, não sabia que estes também sofriam com isso.

• mês depois...
Postado

@Guilherme M H Olá. Só uma dúvida, se puder ajudar. O meu relógio usa o OC71, e como você disse que funciona sem o capacitor, eu suspeito do transistor. No caso o AC 125 substitui o OC71 né? Meu relógio com pilha nova tá funcionando 3 dias apenas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...