Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei o nobreak Station II (SMS) porque meu computador desligava com frequência no estabilizador. Com o nobreak pareceu que esses problemas haviam acabado, mas após dois meses de uso o PC já reiniciou (com estalo do nobreak) dias vezes. Numa frequência muito maior q fazia com o estabilizador, mas ainda assim, aconteceu.

Minha pergunta é: um nobreak não deveria manter o computador ligado em caso de pico de luz?

Postado

Apenas nobreak online/senoidal puro é aconselhado pra uso em PCs. Nobreaks baratos, os "short-breaks", são tão contra-indicados quanto estabilizadores pois ambos detonam com a máquina ao longo do tempo.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Apenas nobreak online/senoidal puro é aconselhado pra uso em PCs. Nobreaks baratos, os "short-breaks", são tão contra-indicados quando estabilizadores, ambos detonam com a máquina ao longo do tempo.

De qualquer forma, a teoria de um nobreak não é manter o aparelho ligado em caso de falta de energia? No manual diz q ele tem autonomia de 50 min. Eu só queria autonomia no pico de luz, e não estou tendo isso. 😕

• Solução
Postado
agora, desestruturado disse:

De qualquer forma, a teoria de um nobreak não é manter o aparelho ligado em caso de falta de energia? No manual diz q ele tem autonomia de 50 min. Eu só queria autonomia no pico de luz, e não estou tendo isso. 😕

Na teoria, sim. Na prática ele converte uma onda senoidal pra uma onda quadrada, imprópria pra alimentação do PC, e ainda tem um delay enorme nos casos de queda, fazendo com que a fonte não segure pelo tempo necessário.

Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

Qual a potência desse nobreak?

600

Qiando pesquisei, li q não precisava ser muito mais potente, e como minha fonte é de 500, achei q 600 era suficiente. E como eu disse, a frequência com q o PC desliga reduziu muito, na vdd quase não acontece, mas imaginava q por ser um nobreak, devia acontecer era nunca.

Postado

Bem, como já explicaram não deve usar no-break com fontes com PFC ativo. Mas tem um outro problema. O no-break tem 600 VA o que não é igual a 600 W. Para ter a capacidade em Watts é preciso saber o fator de potência do no-break, informação que está na especificação técnica. Esse modelo tem fator de potência 0,5 e só consegue fornecer 600*0,5 = 300 W. Está com sobrecarga e isso prejudica o funcionamento.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Faltou você ler isso dai antes de comprar o no-break (na verdade short-break)

Tem 9 anos que está fixado ai bem na entrada do fórum de fontes e energia.

Postado

@faller

7 minutos atrás, faller disse:

Faltou você ler isso dai antes de comprar o no-break (na verdade short-break)

Tem 9 anos que está fixado ai bem na entrada do fórum de fontes e energia.

muito obrigado a todos. Acho q já li o suficiente e entendi o meu problema.

• Coordenador
Postado

@desestruturado Livre-se desse short-break e compre um bom filtro de linha Clamper com DPS. No manual do short-break (isso não é no-break) há um aviso para não ligar fontes com PFC ativo nele.

adicionado 0 minutos depois

Regra prática: estabilizador ou qualquer coisa que tenha estabilizador (o que inclui no-breaks offline e de linha interativa) são bombas.

Postado
Em 02/05/2020 às 15:14, Ricardov disse:

Bem, como já explicaram não deve usar no-break com fontes com PFC ativo. Mas tem um outro problema. O no-break tem 600 VA o que não é igual a 600 W. Para ter a capacidade em Watts é preciso saber o fator de potência do no-break, informação que está na especificação técnica. Esse modelo tem fator de potência 0,5 e só consegue fornecer 600*0,5 = 300 W. Está com sobrecarga e isso prejudica o funcionamento.

-------------

Creio que você quis dizer que o NoBreak está com Sub-Carga (300 W é menor que 500 W).

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, HUMBERTOH disse:

Creio que você quis dizer que o NoBreak está com Sub-Carga (300 W é menor que 500 W ).

O Ricardov está corretíssimo.

O no-break está com sobrecarga, está sobrecarregado pois ele, o no-break, suporta oferecer somente 300 Watts ou 600 VA, quando a demanda do PC pode exceder a 500 Watts.

Postado

Desculpe a burrice, Faller, eu não entendi.

(Aspas aqui servem como ênfase)

Faller, veja este link

https://csolutions.com.br/como-dimensionar-nobreak-ideal-para-suas-necessidades-watts-x-va/      -  me parece o contrário.

Se ("somente") 300 W do NoBreak não alcançam 500 W,

me parece que está aquém, "sub", menor do que o que o PC pede.

Por que sobrecarga?

Não seria "sobre"carga pra Fonte se o NoBreak excedesse 500 W ?

• Membro VIP
Postado

Necessito que mais alguém te explique essa questão do subdimensionamento pois você não está alcançando a compreensão.

E, aproveitando, eu te desculpo sim...

Postado
16 horas atrás, Ricardov disse:

@HUMBERTOH  sim, é um subdimensionamento da potência do no-break e isso se traduz em sobrecarga nos componentes (do no-break), pois estarão fornecendo potência acima de suas especificações de projeto.

Ricardov, muito grato!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...