Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte OCZ ModXStream Pro 600W suporta RTX 2080Ti?


Posts recomendados

Olá pessoal

 

Meu setup é um tanto quanto antigo e chegou a hora de fazer upgrades consideráveis. Tenho uma boa fonte de 600w a mais ou menos uns sete anos e nunca tive problemas. Vou trocar a GPU por uma RTX 2080 TI e adicionar um cooler líquido. A principio é isso, vou substituir o resto com tempo. Além do meu setup (você pode ver aqui do lado em Meu PC), tenho 2 hds e 3 fans ligados nessa fonte. Me veio a dúvida se vou precisar trocar de fonte pois além dessas adições, talvez faça um SLI no futuro e realmente não sei se essa fonte seria suficiente.

 

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Sim, vou pegar a 2080 TI mesmo. Quero comprar uma que me renda alguns bons anos, como a que uso até hoje. E como SLI está cada vez mais desaparecendo, tem que ser a mais high end. Vou trocar também a placa-mãe, memórias e o processador. O soquete da minha placa-mãe não suporta nenhum upgrade.

 

@Harryzinn Mesmo com esses upgrades?

 

Esqueci de mencionar, vou fazer OC no processador também. Isso não aumenta a demanda de energia?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, oCyberPunk disse:

Olá pessoal

 

Meu setup é um tanto quanto antigo e chegou a hora de fazer upgrades consideráveis. Tenho uma boa fonte de 600w a mais ou menos uns sete anos e nunca tive problemas. Vou trocar a GPU por uma RTX 2080 TI e adicionar um cooler líquido. A principio é isso, vou substituir o resto com tempo. Além do meu setup (você pode ver aqui do lado em Meu PC), tenho 2 hds e 3 fans ligados nessa fonte. Me veio a dúvida se vou precisar trocar de fonte pois além dessas adições, talvez faça um SLI no futuro e realmente não sei se essa fonte seria suficiente.

 

Sugestões?


Se a fonte estiver em perfeito estado atende com tranquilidade.
A demanda energética atual é muito menor que a alguns anos visto a redução drástica de litografia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, oCyberPunk disse:

Vou trocar também a placa-mãe, memórias e o processador.

Está com algo em mente? Já adianto que está sendo bem mais vantajoso investir em uma plataforma AMD Ryzen. 

 

2 minutos atrás, oCyberPunk disse:

Esqueci de mencionar, vou fazer OC no processador também. Isso não aumenta a demanda de energia?

Aumenta e muito, até porque esse aumento não é linear, e sim exponencial. 

A escolha da fonte também é influenciada pela escolha do processador e demais componentes. Uma fonte de 650W estaria de bom tamanho, dependendo da escolha dos outros componentes e de qual seria o nível desse overclock que pretende fazer. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Sim. Placa-mãe seria a TUF-Z370-PRO-GAMING. O processador um i9 9900k. E as memórias mesmo esquema, 8gb mas com ddr4 e talvez com um pouco mais de velocidade que as atuais. Eu sempre usei intel e nunca tive dores de cabeça, por isso prefiro manter e também por conta da história da AMD consumir mais energia e tal.

Indica AMD apenas pelo preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, oCyberPunk disse:

Indica AMD apenas pelo preço?

Não. Também pelo maior desempenho, menor consumo de energia (3ª geração, principalmente)  e por causa de menores temperaturas (principalmente se comparados aos da 10ª geração da Intel, que estão tendo altíssimas temperaturas). Fora que terá uma longevidade e possibilidade de upgrades futuros bem maior, visto que a plataforma dos Intel Core de nona geração já está "morta". 

Qual será o uso do PC? Irá apenas jogar? Se sim, quais jogos? 

Se já possui monitor, informe a resolução e a taxa de atualização (Hz) dele. 

 

 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Ah, informe também o seu orçamento máximo pra gastar, se puder. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Interessante. Se não fosse pela crise, você ainda indicaria AMD para minha situação?

Sou game designer. Rodo game engines e programas 3D; Blender, Maya, Substance, ShaderMap, Unreal e Unity. Fora os renderizadores. Jogo mais offline, campanha e afins.

Meu monitor é Full HD de 60hz. Vou comprar um novo também, pois meu secundário é do tempo da pedra e já está pra pifar. O novo vai ser 4k de 60hz, resolução é mais importante pro meu trabalho. Não tenho nenhum modelo em mente.

Tem algum setup AMD nos meus parâmetros pra me recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oCyberPunk

Agora que me disse tudo isso, recomendo um kit AMD mais ainda. 

Falando do monitor, explicando de uma maneira super simples, um monitor de 60Hz só "mostrará" até 60 FPS na tela, não importando se o PC irá conseguir gerar mais quadros que isso. Como joga casualmente, um monitor de 60Hz pode não ser um problema, já que jogar não vai ser o seu principal foco. O que me diz quanto à isso? 

 

Bom, se tratando dos jogos, com uma RTX 2080TI conseguirá rodar qualquer jogo em qualquer resolução. Processador não vai ser um problema nos jogos, já que enquanto maior a resolução, menor a exigência na CPU. 

 

É ideal que dê um orçamento para que se tenha uma base. 

Ah, e tudo se encontra mais caro, atualmente. Se quiser esperar, poderá economizar bastante comprando os mesmos componentes no futuro. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7

Sobre o monitor é isso mesmo, não preciso de 144hz pra jogar FPS e mesmo que consiga mais quadros em jogos offline, 60 já é bem flúido. Fora que se for jogar em resoluções mais altas, até a 2080 TI tem dificuldade de entregar esses 60 quadros. Um monitor 4k é de longe minha melhor escolha.

 

Eu pretendia gastar 11k, isso antes de me decidir sobre a 2080 TI, com ela o orçamento sobe pra 13k. Lembrando que o importante é a placa -mãe, só vou fazer upgrade por conta dela mesmo, caso contrário não precisaria. Processador um à altura do mencionado e memórias nada de especial, só os meus 16gb. Posteriormente vou adicionando os outros dois pentes, mas isso no futuro distante. 

 

Sobre economizar e comprar depois. Eu realmente preciso fazer um upgrade, meu setup vai completar sete anos e por mais que ele ainda seja muito bom, já estou ficando pra trás. A nova geração de games está batendo à nossa porta e dessa vez eu preciso acompanhar. Se fosse esperar, seria até 2021, meados de março no mínimo. Um tempo considerável, não tenho certeza se compensaria esperar tanto assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oCyberPunk

Dito isto, como também irá trabalhar e está com um alto orçamento disponível, recomendo que pegue logo um R9 3900X, que é um processador que tem um desempenho bem maior que o i9 9900K em edições e renderização, além de ter um desempenho comparável em jogos. O R9 3900X é um processador de 12 núcleos e 24 threads, uma quantidade consideravelmente maior que o i9, que tem 8 núcleos e 16 threads. Essa quantidade superior de núcleos te proporcionará um desempenho e longevidade bem maiores, além de estar em uma plataforma com uma possibilidade bem mais ampla de upgrades. Se quiser economizar um pouco em processador, pode pegar um R7 3700X // R7 3800X, que são processadores de 8 núcleos e 16 threads e são mais baratos que o i9 9900K, além de também terem um ótimo desempenho em jogos e nas aplicações que utilizará. 

 

Dito tudo isto, recomendo uma configuração próxima à essa: 

 

CPU: R9 3900X // R7 3700X ou R8 3800X (caso queira economizar neste ponto). 

 

Placa-mãe: Asus TUF Gaming X570-Plus BR 

 

Memória RAM:  https://www.kabum.com.br/produto/102746/memoria-adata-xpg-spectrix-d41-tuf-rgb-8gb-3000mhz-ddr4-cl16-ax4u300038g16-sb41... Pegue 2 módulos.

 

Placa de vídeo: Embora eu não gastaria tanto assim pegando a RTX 2080TI, isso fica à seu critério.Eu escolheria a RTX 2080 Super, que tem um desempenho não muito inferior, além de ser muito mais barata. Irá ter uma enorme economia. 

 

Fonte: Pra essa configuração, recomendo no mínimo uma fonte de 650W. Uma excelente opção é a XFX XTR2 650W Gold. Me avise se pretende fazer overclock, porque caso pretenda fazer, a demanda de energia aumentaria consideravelmente. Também estão disponíveis os modelos de 750W e 850W desta mesma fonte que citei, caso queira uma folga maior. 

 

SSD: Crucial P1 // Corsair MP150 // XPG Gammix S11 Pro (a capacidade em GB fica à seu critério)

 

HDD: Seagate Barracuda 1TB 7200RPM // Western Digital Blue 1TB 7200RPM. (caso queira, opte apenas por um SSD)

 

Gabinete: Pichau Seraph // Cooler Master Mastercase H500 // Corsair Carbide Series SPEC-Omega // NZXT H510 // Pichau Frillback X

 

Ufa, é isso.

 

Perdoe-me se esqueci de algo...

Procure em lojas como Terabyte, Pichau e Kabum. 

adicionado 1 minuto depois

Aqui um ótimo review da sua placa-mãe:

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Muito obrigado pela atenção.

A placa-mãe realmente é excelente. E sobre o Ryzen até fiz umas pesquisas, AMD superou mesmo a Intel. Vou fazer a transição sem receios.

 

Sobre o OC, farei apenas depois do upgrade e não farei um muito audacioso não. Pensando nisso, uma fonte de 750w é mais do que suficiente certo? Gostaria de deixar uma pequena folga só por segurança. E em questão de vida útil, perco uns 5 anos né? 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, oCyberPunk disse:

Pensando nisso, uma fonte de 750w é mais do que suficiente certo?

@oCyberPunk

Sim sim, terá uma margem boa. Pretende fazer o overclock apenas no processador, apenas na placa de vídeo ou nos dois? Só lembrando que este setup que recomendei é bem overkill. Overclock nele é hobby (kkkkk). 

 

44 minutos atrás, oCyberPunk disse:

E em questão de vida útil, perco uns 5 anos né? 

Não necessariamente. A perda de vida útil fazendo overclock só é relevante se ele for um OC pesado, que exija uma alta carga da CPU/GPU. Geralmente nesses casos as temperaturas também ficam bem altas, algo que também corrobora à possível perda de vida útil. Em um overclock moderado/intermediário, não há esta perda, e se tiver, é irrisória. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma recomendação, você vai fazer overclock, certo? Então pode pegar uma TX750M 80 Plus Gold da Corsair, ela até tá em promoção na Kabum, com um preço similar a 650W da XFX 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91027&gclid=Cj0KCQjwzZj2BRDVARIsABs3l9KrWX8Rql395bXzcy_iOxhEfZF1iX0DZGJ46A4VvKqi361SyBq4_msaAnZjEALw_wcB

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Faria só no processador mesmo, vai me ajudar a economizar algumas horas quando for renderizar kkkkk.

Na gpu nem precisaria pois provavelmente pegarei uma windforce; gosto bastante delas.

E esse papo de OC tá me fazendo pensar até num cooler liquido. Isso é algo que eu nunca dei muita atenção, tô bem por fora. Faz mesmo diferença? 

 

 

@Harryzinn O preço tá bom mesmo, valeu pela indicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, oCyberPunk disse:

E esse papo de OC tá me fazendo pensar até num cooler liquido. Isso é algo que eu nunca dei muita atenção, tô bem por fora. Faz mesmo diferença? 

@oCyberPunk

Se realmente for fazer, vai precisar de um Water Cooler sim. Se for fazer OC com o cooler box (o que eles já mandam com o processador), terá problemas com altas temperaturas. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oCyberPunk

Na verdade, se for comprar um WC de entrada, é melhor que gaste com um bom air cooler, que teria o mesmo ou um melhor desempenho, além de custar mais barato. 

Bons modelos de air cooler são os Cooler Master MA610P/MA620P /// Deepcool Lucifer K2 /// Cooler Master Hyper 212 Black Edition, etc. Se bem que o cooler que acompanha o R9 3900X é um cooler decente. Sugiro que compre e faça os testes de stress e monitore as temperaturas, pra depois decidir se compra outro air cooler ou investe em um water cooler. 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Perfeito.

Já havia cogitado de trocar o meu pelo Lucifer, todo mundo sempre me falou muito bem dele.

E sobre o cooler líquido, escolher um preferencialmente com radiador de cobre né? Alguns amigos já se queixaram dos radiadores de alúminio pra mim. Mesmo gastando R$800,00 num cooler desses, eles ainda ficam pra trás.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oCyberPunk

Depende muito de cada modelo. Existem ótimos water coolers com radiadores de alumínio. É melhor que se atente à outras variáveis e especificações na hora de comparar, será mais relevante. 

De início, como já está gastando bastante com tudo, talvez seja melhor que faça os testes usando o seu cooler box mesmo, e depois decidir se investe em um cooler melhor (seja ele um air cooler ou um water cooler). O que acha?

Fica à seu critério...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7

Claro, a ideia é essa mesma, até por que o water cooler não é tão importante assim nesse primeiro momento. Fora o tempo que vai levar para o setup ficar pronto, até chegarem todas as peças e tal. Só estou aproveitando o tópico pra sanar as dúvidas que vão surgindo.

 

E sobre o WC, essas outras especificações que você diz, quais seriam? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oCyberPunk

5 minutos atrás, oCyberPunk disse:

E sobre o WC, essas outras especificações que você diz, quais seriam? 

Nível de ruído, fluxo de ar, pressão do ar, além do desempenho geral na prática, do water cooler. Para saber do desempenho, é interessante que procure reviews no Youtube e em sites confiáveis que façam isso, mas também pode pedir recomendações aqui no fórum e iremos recomendar bons modelos baseados no seu processador e nos preços praticados no mês da compra. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@oCyberPunk A OCZ ModXStream Pro 600W ainda é bem melhor que muita fonte vendida atualmente. Estou com uma dessas há mais de 6 anos. E deve durar bem mais... Era uma das melhores compras na época.

 

Teoricamente, não precisaria trocá-la. Mas, para uma configuração tão high end, o mais adequado é usar uma fonte condizente... Querendo ou não, a ModXStream é de entrada, assim como uma Super Flower Bronze King ou Corsair CX da vida também o é. Seria legal colocar Corsair TX, XFX XTR2 Gold para cima nessa configuração parruda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!