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Recomendação de SSD pra substituir o Samsung 850 que morreu


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Quando comecei a usar ssd, tinha aquele negócio de que ele durava pouco devido a quantidade de escritas, parece que isso foi desmistificado, mas meu temor terminou sob esse aspecto no entanto já perdi dois deles em usos diferentes, sendo que em um deles nao consegui sequer um contato meia boca para salvar uma ou outra coisa que ficou no disco C, apesar de ter outros discos mecânicos para esse fim.

O primeiro foi o que eu menos achava que iria acabar tão cedo, não marquei o tempo, apesar de eu ter a embalagem, essas não tem data, nem no ssd, foi o do pc da minha filha cujo uso é o mais básico possível e nem todo dia usa, mas também não fica ocioso muito tempo para ser esse o motivo; já o meu, este perto do dela é massacrado, ligo o pc todo dia, já formatei varias vezes, salvo muita coisa nele para depois transferir para os discos, uso para editar vídeos e transportando o produto final depois.

O problema é que no dela não deu tempo, morreu de  uma vez, no meu ainda deu condição de retirar o conteudo que havia nele, estou agora tentando instalar o windows de novo, aceita copia dos arquivos mas depois quando pede reinicio não acontece, mesmo deixando no aguardo muito tempo.

Só não volto a usar disco rígido no disco C devido a rapidez que o ssd oferece de modo geral, mas daqui para frente, nunca mais salvo algo que me interessa nele, agora fico imaginando e essas pessoas que usam note e só tem ele? E quem compra esses maiores de 1 TB como fica???? Por isso sempre tive desde o começo desconfiança de guardar algo nele o  menor tempo possível.

Quando o primeiro ssd estragou, aqui no fch me indicaram o Crucial BX500, comprei um e está bom até o momento, teria uma opção melhor no momento ou ele ainda é o melhor custo beneficio já que custa pouco mais de R$ 300,00 um de 240 GB?

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@misterjohn Meu palpite é que sua fonte de alimentação pode estar apresentando alguma anomalia. Ou apenas você foi premiado com o azar do raio cair duas vezes no mesmo lugar.

 

Eu não creio em longevidade para unidade de armazenamentos. Geralmente os que compro (Seagate ou WD) não costumam durar mais do que uns 3 ou 4 anos. Já vi SSD morrer na minha mão também.

 

Recomendaria você dar uma olhada na linha HyperX, salvo engano, certa vez eu vi algo sobre garantia vitalícia para produtos dessa linha.

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Cara, meu 840 tá vivinho da silva desde 2013~2014, mal para desligado e já teve inúmeras escritas nele.

Também acredito que possa ser algo relacionado a fonte aí. Um camarada meu teve 3 Seagate pifados em questão de meses, no último peguei o PC, fiz RMA do HD e troquei a fonte, acabou o problema.

 

Na verdade HD é o que menos dura aqui, tive um de 500GB e outro recentemente de 1TB que simplesmente começaram com erros de spin up, nem badblock tinham, apenas não conseguiam mais armar as cabeças de leitura.

 

Hoje, qualquer SSD SATA é similar, tendo buffer de armazenamento tá valendo. Eu pegaria qualquer um nestas condições.

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21 minutos atrás, Faust0 disse:

@misterjohn Meu palpite é que sua fonte de alimentação pode estar apresentando alguma anomalia. Ou apenas você foi premiado com o azar do raio cair duas vezes no mesmo lugar.

 

Eu não creio em longevidade para unidade de armazenamentos. Geralmente os que compro (Seagate ou WD) não costumam durar mais do que uns 3 ou 4 anos. Já vi SSD morrer na minha mão também.

 

Recomendaria você dar uma olhada na linha HyperX, salvo engano, certa vez eu vi algo sobre garantia vitalícia para produtos dessa linha.

Se for a fonte o raio teria que cair 3 vezes😄, o pc da minha filha tem uma CX-500 Corsair, ultra dimensionada já que é apenas placa-mãe, processador, um ssd e um disco rígido...já o meu tem uma CX-650 e tenho uma parafernalia, então não acredito ser a fonte.

Sobre longevidade, atualmente as unidades mecânicas tem oferecido uma boa duração se comparada a antigamente, principalmente se forem usadas apenas como arquivos, o problema é que o hd comum avisa com antecedência que vai pifar, ainda tem alguams chances de recuperar, os bad blocks podem ser isolados com uso de programas, já o ssd é como um pen drive ou memória, praticamente não manda aviso prévio, acaba de uma vez sem chance de recuperar nada.

Sobre garantia vitalícia, eu sinceramente não creio nisso, ou talvez a lista de egixências seja tal que inviabiliza o uso da mesma ou então só vale para algumas praças...pensa bem, produzir milhares de unidades que serão espalhadas pelo mundo e serão substituidas em caso de dano...mesmo por mau uso????

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@misterjohn Não tô falando de fonte genérica. A fonte deste meu camarada era uma Corsair tmb, da linha VX, mas tava com problemas de tensão. Simplesmente tava fritando a placa lógica dos HDs com o tempo.

 

@GabrielLP14 SSDs por enquanto pra uso pessoal só peguei Samsung e não abro mão.

 

 

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@misterjohn Quando você instalou esses SSDs foi em quais sistemas? Você otimizou o sistema para rodar com eles? Desde que comecei a instalar SSDs nos PCs de clientes, no começo da década passada, sempre otimizei (antes manualmente, agora com ferramentas). Tem até dos Kingston porcaria rodando a 5 anos ou mais em PCs de clientes. Até agora só vi um morrer de todos que instalei, salvo engano um Adata, mas os 4 irmãos idênticos a ele que foram instalados nos outros PCs da mesma empresa continuam funcionando perfeitamente. Ainda tenho a impressão de que algum dia vou plugá-lo ao PC e ele vai resolver funcionar novamente. Quem sabe...

 

Agora, eu concordo com os colegas sobre sua rede elétrica. Sua fonte pode ter as melhores proteções, mas se você tiver oscilações elétricas constantes, se tiver queda ou picos regularmente, isso vai diminuir a vida útil dos seus componentes. Eventualmente alguma coisa passa da fonte. Se tiver motores funcionando na casa ou na rede, pior ainda. Já vi pessoas trocarem de PC várias vezes por causa de motores industriais que nem ficavam no mesmo quarteirão.

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2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@misterjohn Não tô falando de fonte genérica. A fonte deste meu camarada era uma Corsair tmb, da linha VX, mas tava com problemas de tensão. Simplesmente tava fritando a placa lógica dos HDs com o tempo.

 

@GabrielLP14 SSDs por enquanto pra uso pessoal só peguei Samsung e não abro mão.

 

 

Então teria que ser um problema nas fontes CX porque são dois pcs diferentes e duas fontes iguais mas de capacidades diferentes...agora tem o terceiro ssd Samsung Evo-850 no notebook, mas também uso ele bem menos.

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19 minutos atrás, Phoenyx disse:

@misterjohn Não tô falando de fonte genérica. A fonte deste meu camarada era uma Corsair tmb, da linha VX, mas tava com problemas de tensão. Simplesmente tava fritando a placa lógica dos HDs com o tempo.

 

@GabrielLP14 SSDs por enquanto pra uso pessoal só peguei Samsung e não abro mão.

 

 

Sim, meus PCs e notebooks a maioria estão com Samsung ou Crucial.

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@WOZ Dods Todos os dois já passaram pelo windows 7 e 10, uso fonte ligada direto na tomada, no caso aqui, 220 VAC, o que estragou primeiro, foi o que fica no quarto em um extremo do apto que tem um tamanho razoável, temos os circuitos todos separados, então esse que estou citando fica em um circuito que não possue nenhum motor de qualquer espécíe, nem de secador de cabelos, o pc é desplugado da tomada quando não está em uso.

Já o meu fica no quarto de empregada plugado no mesmo circuito da máquina de lavar, isso desde 2004 quando comprei esse apto e coloquei o roteador na área de servíço e cabeei os cômodos durante a reforma que fiz, longe de duvidar do que dizes sobre cargas indutivas, reativas, etc., mas aparentemente isso nunca afetou nem o ssd nem outro componente como placa-mãe, de vídeo, memórias, etc., talvez sorte, quem sabe?? Meu professor de elétrica dizia: "A eletricidade é bela porém misteriosa"....talvez ele tenha razão.

Sobre otimizar, foi a primeira coisa que fiz através de um tutorial que tem ou tinha aqui, e também usando o programa da Samsung, confesso que para mim ficou pior, pode ser que não tenha feito o processamento certo; também nunca desfragmentei o ssd porque sempre disseram que "faz mal".

Sobre a tensão aqui em casa,é super estável, tenho 3 ar condicionados dois de 12 e um de 9 mesmo ligados simultaneamente nem se percebe, a subida da fiação até o meu apto é com cabos 6 awg inclusive a distribuição nos disjuntores, são vários circuitos, sei que isso não tem a ver com a estabilidade da tensão fornecida, mas que ajuda isso não tem dúvida.

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Crucial continua sendo a melhor opção pra mim.

 

3 horas atrás, misterjohn disse:

Sobre otimizar, foi a primeira coisa que fiz através de um tutorial que tem ou tinha aqui, e também usando o programa da Samsung, confesso que para mim ficou pior, pode ser que não tenha feito o processamento certo; também nunca desfragmentei o ssd porque sempre disseram que "faz mal".

E sobre otimizar SSDs, veja os vídeos abaixo, tem muito tutorial inútil na internet.

 

 

 

 

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@misterjohn Não entendo 1/10 de elétrica em relação ao que você claramente sabe. Me preocupo e por isso menciono. As experiências que tive com clientes que tinham instalações inadequadas foram poucas e esparsas, mas geralmente o referido cliente chama um eletricista e eles se resolvem para lá. Motores de fábricas/serralherias/etc. realmente é o que considero mais perigoso, conheci muita gente que perdeu eletrônicos por causa disso (e tentar corrigir acrescentando estabilizador logo depois🤦‍♂️ ).

 

Já vi muitos casos de SSDs falharem precocemente por falta de otimização. Se não foi seu caso, melhor. Uma coisa que recomendo é que desligue manualmente a hibernação (powercfg -h off), que eu sempre faço mesmo com windows 10 que já é otimizado em muitos aspectos. Não recomendo desfragmentação também, desperdiça durabilidade para um ganho de desempenho ínfimo se sequer existente. Algo que sempre fui contra, mas tenho feito cada vez mais (e é benéfico para SSDs) é não desligar o PC quando pretendo ligá-lo depois de um curto período de tempo. Tenho usado standby toda vez que pretendo usar menos de 12 horas depois. Ainda não faço uso de SSD, mas imagino que isso economizaria bastante as escritas dele, bem como mudar o arquivo de paginação do windows para outra unidade.

 

Uma pergunta que me ocorreu agora, seu PC é bem ventilado? Tudo isso influi e estou genuinamente intrigado com suas perdas repetidas. Tem que haver alguma razão não é?

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Até meados dessa semana meu gabinete era o Corsair Obsidian 750D, um dos maiores do mercado, coloquei até em cima de uma madeira de prateleira, com rodízios para movimentar, já que tinha um peso bruto de quase 25 Kg, o gabinete vem com 2 no frontal e uma na traseira, coloquei mais uma igual para equilibrar o sistema (acredito nisso, usar ventoinhas com caracteristicas técnicas e em número iguais) duas para aspirar e duas para inspirar e ainda usava o water cooler Corsair no topo, que são mais duas ventoinhas a aspirar o ar. Coloquei o cooler Noctua NH-D15 ai tirei a ventoinha da traseira e coloquei no topo.

Troquei o gabinete por um CoolerMaster usado, o Haf 912 Plus, mas a ventilação ficou a cargo de um frontal de 200 mm e dois no topo sendo esses de 140 mm cada, estou para comprar o de 200 para equilibrar a pressão interna, ou seja não tenho problema de aquecimento, meu Ryzen 9 dentro do Corsair não passava dos trinta e poucos graus.

Obs: Se eu seguir o teu rítmo meu pc ficará ligado por 24 horas, já que acesso pela manhã e a noite até as tantas...mas não posso deixar ligado porque fica dentro do quarto de empregada e meu quarto "é longe" do local, se pegar fogo só vou acordar com as sirenes dos bombeiros, ainda mais que fecho a porta da área de serviço, tem o rotedador da Vivo que fica ligado 24 horas por causa do telefone mas ele fica na área de serviço se queimar não chega nos quartos.

adicionado 4 minutos depois

@mick 07 Esse cara é o baboo? Vou ver os vídeos à noite.

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@misterjohn Você sabe como o standby funciona nas placas mãe atuais funciona? Basicamente o PC desliga tudo, exceto a memória. A memória fica ligada consumindo muito pouco, apenas o bastante para manter seu conteúdo. Quando você liga o PC novamente, todo o conteúdo que você estava utilizando quando colocou em standby volta para a tela instantaneamente, e com isso você poupa o SSD de ter que fazer a gravação dos tantos gigabytes de arquivo de paginação que ele faria se você tivesse desligado e religado. Para quem usa o PC várias vezes ao dia, essa é sempre a melhor alternativa e a que mais preserva os componentes. Observe que PCs funcionam por anos a fio ligado 24 horas sem o menor problema, pois foram feitos para isso. Mas desligar e religar a todo instante reduz a vida útil dele como um todo.

 

Outra coisa importante é o risco de deixar o PC em standby é menor do que o de deixar um televisor, por exemplo, em standby. O próprio router oferece mais riscos do que o PC, pois está gerando mais calor e consumindo muito mais do que o computador.

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2 horas atrás, misterjohn disse:

@mick 07 Esse cara é o baboo? Vou ver os vídeos à noite.

Ele mesmo. Vale a pena assistir, porque tem muita gente recomendado coisa desnecessária na internet.

 

Sobre a desfragmentação, ela é recomendada apenas se o SSD estiver muito fragmentado e isso estiver causando gargalo na controladora. Nos vídeos ele explica um caso sobre isso, e aqui no Fórum já tivemos experiência com isso também:

 

 

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, mick 07 disse:

Crucial continua sendo a melhor opção pra mim.

Lembrando que é a melhor opção depois da Samsung.

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8 horas atrás, misterjohn disse:

@WOZ Dods Todos os dois já passaram pelo windows 7 e 10, uso fonte ligada direto na tomada, no caso aqui, 220 VAC

 

A rede elétrica da sua cidade é 110V?

Pelo que vi voce mora no estado de SP, então se a rede que chega na sua casa é 110V isso quer dizer que para montar uma tomada 220V ela necessariamente precisa ser fase-fase. Tomadas fase-neutro são bem mais seguras que fase-fase, e a economia na conta de luz que voce teria usando 220V seria na ordem de centavos, ou seja não se justifica usar qualquer aparelho bivolt em tomadas 220V se voce tem disponível 110V...

 

Região nordeste, centro-oeste, etc, onde a rede elétrica é 220V, nesses lugares as tomadas residenciais serão todas fase-neutro de 220V e tão seguras quanto as tomadas 110V fase-neutro que usamos aqui no sudeste.

 

A desvantagem das tomadas 110V fica por conta da necessidade de se usar fios de maior bitola em aparelhos de alto consumo de energia como chuveiros elétricos e ar condicionado...

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@WOZ Dods Fui informado que isso era configuração do windows 10 e me disseram até como desativar, tem um tópico sobre isso, eu mencionei que o windows 10 tava iniciando em 10 segundos e desligando mais rápido ainda, percebi isso porque ficava a luz ao cooler acesa...não posso deixar ligado, não tem só o pc, tem a fonte, Todo meus documentos estáo nesse local, náo posso arriscar.....meu roteador fica na área de serviço, na parede, no alto, bem ventilado.

adicionado 4 minutos depois

@gutopereira Amigo minha tensão aqui no prédio é trifásica, 220 VAC, não temos 110 ou 127 Volts, é o que a concessionária nos serve desde que existe a cidade, ai o projetista elétrico na construção dividiu as fases entre os aptos para balancear a carga já morei em uma casa, é fornecido os 220 VAC em duas fases, não é fase neutro e fase e fase.

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53 minutos atrás, misterjohn disse:

 

@gutopereira Amigo minha tensão aqui no prédio é trifásica, 220 VAC, não temos 110 ou 127 Volts, é o que a concessionária nos serve desde que existe a cidade, ai o projetista elétrico na construção dividiu as fases entre os aptos para balancear a carga já morei em uma casa, é fornecido os 220 VAC em duas fases, não é fase neutro e fase e fase.

 

Se na sua conta de luz vier escrito trifásica 220V, então a rede de energia da sua cidade é 127V.
Se na sua conta de luz vier escrito trifásica 380V, então a rede de energia da sua cidade é 220V.

Pareceu meio confuso né? Pra quem quiser entender melhor, esse video aí em baixo explica isso certinho...

 

 

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Todas as tomadas de qualquer tipo de rede vai ser sempre fase-neutro ou fase-fase. Aí no seu prédio não é diferente...

 

No caso das tomadas fase-neutro, voce tem que tomar cuidado pra ver se elas não foram montadas com as polaridades invertidas. Isso poderia ser o motivo de voce estar tendo problemas no seu computador.

 

A fonte do seu computador e tambem a fonte de outros equipamentos eletrônicos, utilizam um sistema de proteção em que quando acontece um surto de energia a fonte "corta" o circuito vindo pelo fio fase e mantem "aberto" o circuito vindo do fio neutro, pois ela utiliza o fio neutro pra descarregar alguma sobrecarga de energia que tenha passado. Se voce utilizar uma tomada com as polaridades invertidas essa proteção se perde. E se utilizasse tomadas 220V fase-fase essa proteção também se perderia...

 

Com uma caneta de testes voce consegue verificar se as polaridades estão invertidas, e se a sua tomada 220V é fase-neutro ou fase-fase.

20200605_202956.jpg

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@gutopereira Você quer saber do meu prédio e do meu apto mais do que eu? O prédio recebe as tres fases, e dividem entre as unidades para balancear as mesmas...aqui no apto só recebo 2 fases, 220 VAC....se não acredita venha até aqui....

Uma prumada recebe as fases R e S, outra a R e T e outra a S e T....assim equilibra as cargas...

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Só estava querendo ajudar... rsrs

 

O fato de receber 1 fase, 2 fases, ou 3 fases não diferencia se a sua rede é 127V ou 220V. Alias, a rede 220V "pura" é sempre monofásica. Se as tomadas utilizam 2 fases, então a rede é 127V.

Mas como voce disse que não existem tomadas 127V no prédio, então muito provavelmente a rede aí é 220V. Só não se esqueça de verificar se as polaridades das tomadas estão invertidas?

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@gutopereira Ainda bem que estou calmo....😄 prometi a chefia que não ia entrar em confronto com ninguém😆 ia manerar, mas tu não se dá por vencido....."então muito provavelmente a rede aí é 220V"....como provavelmente? É realmente aqui é uma rede trifásica de 220 V como já falei, e depois é feita a distribuição dos imóveis para fins de balancear as fases, quando é uma casa, já é fornecido apenas dois fios (bí-fásica).

Alem de não aceitar você insiste em algo improcedente..."Só não se esqueça de verificar se as polaridades das tomadas estão invertidas"....aqui não tem polaridade porque a rede é no popular 110 + 110 VAC, 60 Hz, então não tem polaridade, se eu pegar apenas qualquer uma das fases e ligar no polo de uma tomada e na outra numa haste metálica enfiada no solo eu posso ligar um aparelho de 110 VAC,

y1mHyN5.jpg

 

 

5aBpOwQ.jpg

 

http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais

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2 horas atrás, misterjohn disse:

aqui não tem polaridade porque a rede é no popular 110 + 110 VAC, 60 Hz

 

Ué, então a rede aí é 127V...

Provavelmente por uma questão de "costume" das pessoas aí na sua cidade, todo mundo acaba usando apenas tomadas 220V. Mas para fazer isso há a necessidade de se utilizar 2 fases (110 + 110) dessa forma abrindo mão do fio neutro. Quando a rede é 220V "pura", as tomadas serão todas (220 + 0).

Se voce olhar para o poste de luz aí da sua rua verá 4 fios passando, o primeiro de cima é o neutro e os outros 3 são os fios fase, cada um com 127V. Por isso que a gente fala que a rede é 127V. Se em cada fase tivesse 220V a gente falaria em rede 220V... 

No seu caso para montar uma tomada 127V basta pedir para o eletricista puxar o fio neutro do poste. Também é possivel fazer dessa forma que voce falou utilizando-se uma haste enterrada no solo, mas normalmente se faz isso para o fio terra e não para o neutro.

 

Amigo, por favor não fique nervoso! Provavelmente voce já sabe de tudo isso que eu falei. Mas existem outras pessoas aqui no forum que podem vir a ler o tópico futuramente, e para elas essa informação pode ser bastante útil.

Já vi muita gente aqui nesse forum usando tomadas 220V fase-fase para ligar o computador pois achavam que estariam mais protegidos porque as fontes de um modo geral possuem um pouquinho mais de eficiência em 220V. Como eu já expliquei antes, a economia na conta de luz por causa dessa maior eficiência da fonte seria na ordem de centavos! Porém, ao utilizar uma tomada fase-fase voce perde aquele mecanismo de proteção contra surtos de energia que as modernas fontes utilizam...

 

Existe um usuário muito conhecido e respeitado aqui no forum devido aos seus conhecimentos em elétrica, é o @faller. Não sei se voce o conhece, ele já criou inúmeros tópicos sobre diversos assuntos relacionado a energia elétrica, e em muitos deles ele menciona isso que eu acabei de explicar.

 

Desculpa qualquer coisa, não era minha intenção te irritar. 

Abraços e bom fds...

 

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Eu náo estou irritado, apesar de você querer impor seu ponto de vista, eu estou falando de algo que acontece por aqui, sempre foi assim, todas residências funcionam assim, evidente que tem pequenas empresas que devem até ter 380 ou 440 V (tensão industrial) não estou discutindo o que pode ser feito e solicitado a concessionária, e sim o que acontece por aqui...já que moro na cidade desde que nasci e já morei em alguns imóveis e todos são assim, no poste tem AT 2.4 KV, tem 13,8 Kv com trafos para fornecer os 220 V,  já morei em um prédio de 11 andares que tinha um trafo de AT dentro do prédio, ficou décadas mas acabaram tirando e recebendo os 220 V como todos, então vamos se ater ao que acontece e não no que pode acontecer...mesmo grandes torres com 25 ou mais andares, vários blocos, estão recebendo os 220 de um trafo "particular" ou seja só para o prédio, cada caso é um caso, é o que esto tentando dizer, torno a repetir, estou retratando o que acontece não o que pode acontecer...o senhor que você se refere, faller, mora no Sul, é outra concessionária de energia, deve ter suas peculiaridades sem desobedecer a ABNT.

O cais de Santos, que é o maior porto da América Latina, tinha ou tem (não sei se mudaram) iluminação em sua área interna em série, isso não quer dizer que todos grandes empreendimentos tem que ser assim.

Obs: Santos é grudada em São Vicente, não tem um metro de espaço vazio, basta atravessar uma rua para esta na cidade vizinha e lá é 110 + neutro e popularmente se chama apenas "110" já Santos é formado por duas fazes de 110 mas é conhecido no popular por "220" é isso que importa.....

 

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@misterjohn amigo, você está lendo apenas parte do que lhe é dito. Recomendo que abra seu coração e sua mente e compreenda que tudo que você falou até esse momento, bem como tudo que o @gutopereira falou, não são informações contraditórias MAS SIM COMPLEMENTARES. Você está com a sua mentalidade 100% voltada para o conhecimento que detém do que está diante de si, enquanto ele está tentando explicar para você as implicações do que tudo isso significa. Ele não te contradisse em nenhum momento durante esse tópico inteiro, e você também não contrariou nada do que ele disse. É como duas pessoas conversando, uma sobre a qualidade do solo e a outra a qualidade da colheita, mas com você, nesse caso, achando que questionamentos sobre a colheita implicam na má qualidade do solo, quando nada do tipo jamais foi dito!

 

Enfim, minha perspectiva. Recomendo a releitura de tudo de mente aberta. Afinal reler e rever as próprias perspectivas nunca é ruim. 

 

Abraço.

adicionado 1 minuto depois

Inclusive, Sr. @gutopereira, agradeço muito por tudo que disse. Estou revendo muitos conceitos e cruzando as informações que prestou nesse tópico com minhas pesquisas, e considero que estou ganhando muito com tudo que falou aqui. Agradeço muito mesmo.

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