Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de Firmware dos Roteadores TP-Link


Posts recomendados

Olá amigos, tudo bom?

 

Tenho dois roteadores da TP-Link:

 

Essas versões de firmware são as versões mais atuais disponibilizadas no site da TP-Link em português do Brasil, de 2017 e 2018, respectivamente para os modelos citados.

 

No entanto, há no site global, para os mesmos modelos e mesma versão de hardware, firmwares mais novas com diversas correções de bugs e atualizações de funções.

 

O suporte técnico da TP-Link é horrível e não conseguiram me ajudar, dizendo que não aconselham o uso de firmwares de regiões diferentes, ainda que de mesma versão de hardware e afirmam não ter previsão do lançamento de um novo firmware para o Brasil, apesar de já estarmos 2 a 3 anos atrasados em relação ao site global.

 

Alguém aí já fez esse tipo de atualização? Lembrando que o hardware é o mesmo.

 

Eu já fiz isso com roteadores da Tenda (tanto os Tenda quanto os Link-One) e funcionou perfeitamente, ficando até melhores com o firmware global do que com o fornecido aqui no Brasil.

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2020 às 15:17, Marcos FRM disse:

Quando usava o velho TL-WR841ND era a mesma situação. Atualizei com firmware gringo e funcionou como deveria.

 

Acabei de ter uma resposta via e-mail por parte do suporte da TP-Link, que diferente do atendimento via chat ou telefone, é muito melhor.

 

Por e-mail, o técnico da TP-Link me disse que posso sim usar o firmware de regiões diferentes desde que o hardware seja o mesmo...exemplo: TL-WR941HP v2.0 com v2.0... ou TL-WR940N v6 com v6... entendem?

 

Vou testar no dia da minha folga e posto uma atualização aqui 😉

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 21/10/2020 às 08:32, UMARIZAL disse:

 

Acabei de ter uma resposta via e-mail por parte do suporte da TP-Link, que diferente do atendimento via chat ou telefone, é muito melhor.

 

Por e-mail, o técnico da TP-Link me disse que posso sim usar o firmware de regiões diferentes desde que o hardware seja o mesmo...exemplo: TL-WR941HP v2.0 com v2.0... ou TL-WR940N v6 com v6... entendem?

 

Vou testar no dia da minha folga e posto uma atualização aqui 😉

 

Atualizando aqui... apesar de o técnico ter "autorizado" fazer a atualização por firmware de outra região, desde que seja o mesmo hardware (modelo e versão), na hora de atualizar não atualiza.

 

Ou seja, enquanto lá fora a TP-Link já disponibiliza um firmware recente com várias correções e melhorias... aqui no Brasil, eles não dão a mínima para nós e ficamos com firmware antigo e desatualizado...

 

Ponto negativo para a TP-Link...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu estava com instabilidade irritante no WR941HP. Revirei em tudo que é lugar da internet e descobri que é um problema crônico desse roteador. Quando já estava desistindo descobri num vídeo no YouTube um link para um novo firmware beta do modelo BR que resolveu para quem instalou:

https://onedrive.live.com/?authkey=...A0E452F4CEE3A61!1540&parId=root&action=locate

Eu instalei aqui e vamos ver se vai estabilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, djrick74 disse:

Eu estava com instabilidade irritante no WR941HP. Revirei em tudo que é lugar da internet e descobri que é um problema crônico desse roteador. Quando já estava desistindo descobri num vídeo no YouTube um link para um novo firmware beta do modelo BR que resolveu para quem instalou:

https://onedrive.live.com/?authkey=...A0E452F4CEE3A61!1540&parId=root&action=locate

Eu instalei aqui e vamos ver se vai estabilizar.

 

Atualmente uso a versão 2.0.1 Build 20180305 Rel. 54795... qual é a versão desse arquivo que você compartilhou?

 

---- Editado ----

 

Fiz a atualização aqui para testar, agora mostra como versão 2.0.1 Build 20190522 Rel. 56708 e um plano de fundo escrito TP-Link Beta por todas as páginas.

 

Vamos ver como fica, obrigado pela dica e por compartilhar 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Desculpe abrir novamente o Topico.  alguem conseguiu contornar o problema desse roteador TL-WR941HP v2.0 ???

 

Tentei atualizar com esse firmware BETA. mais a instabilidade continua.

A versão do Firmware US não da de instalar pois o roteador recusa, diz não reconhecer.

Da mesma forma o Firmware da DD-WRT não aceitou.

 

Alguma Luz?

 

😬

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí @chaplinux

 

Eu continuo usando a beta. Realmente ela tem sua instabilidade, mas decidi conviver com isso por enquanto. O Chromecast pelo menos não deu mais problema.

 

Na época, eu encontrei esse artigo aqui, que é tipo um hack pra instalar a versão americana, fingindo que ela é a versão de fábrica.

 

Como não tenho tanta experiência, preferi não arriscar. Se você quiser tentar e postar aqui o resultado, segue o link:

 

https://www.computerbytes.co.nz/blog/unbricking-a-tp-link-router/

 

Abraço,

Rafael Costa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/01/2021 às 14:17, UMARIZAL disse:

Vergonha a TP-Link largar os brasileiros sem uma atualização oficial há anos, sendo que há firmware recente para outros países... Aí soltam um beta pra os consumidores se virarem... Palhaçada da TP-Link...

Um dos motivos de eu evitar esse empresa é isso. Se pensarmos bem, um roteador é um peça importante nas nossas conexões, e que na verdade, roda um sistema operacional. E como todo sistema, deve estar sempre atualizado. E, eles não parecem ligar muito para essas atualizações de segura...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, pelo menos no meu caso, sigo com o Beta... já contatei o suporte TP-Link várias vezes, sou meio chato quanto a isso, afinal, sou consumidor e a TP-Link não dá a mínima para seus clientes, pelo menos não no Brasil, e a resposta é sempre a mesma: "Não temos previsão para uma nova versão".

 

Infelizmente, apesar de alguns produtos da TP-Link, na minha opinião, serem muito bons e terem um bom custo x benefício... a TP-Link está se lixando para o consumidor brasileiro, eles não dão a mínima para os clientes brasileiros no pós-venda e suporte... a TP-Link só se importa em vender, depois disso, se você comprou, o problema é seu! Pelo menos essa é minha experiência com a marca já há uns 10 ou 15 anos. Antes que me perguntem porque estou há tanto tempo com eles, como disse antes, alguns produtos são bons sim, o problema é quando você precisa de suporte. Já tive um roteador TP-Link que durou mais de 8 anos até pifar e outro que não pifou, mas troquei por ficar obsoleto quando se popularizou o padrão N.

 

Comprar um TP-Link hoje, é mais ou menos como comprar um carro popular novo de uma boa marca como Toyota ou Honda. Você não tem uma Ferrari ou uma Mercedes, ou nem sequer uma BMW... mas tem um produto bom, que lhe atende bem e confiável. Só que daí, imagine que a montadora (que não é o caso da Toyota ou Honda citadas), depois de 1 ano ou 2 anos no máximo, simplesmente não te forneça mais peças para o carro que pelo uso gerou desgaste das peças e precisa de reparos. Na concessionária, te mandam esperar que um dia a peça chega... até lá... você fica abandonado. Pois é, assim que me sinto com a TP-Link.

 

Estava pensando em pegar um TP-Link Archer C58HP para substituir o WR941HP... mas só de pensar que vou ser abandonado pelo suporte deles se precisar ou que vou ficar parado no tempo por não contar com atualizações... já desanimo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No BR grande maioria dos fabricantes de aparelhos não oferece atualizações porque são "revendas" de aparelhos de outros. Mas a Tp-Link ao menos é uma empresa que continua e mantém seu site com produtos de rede, sempre é ao menos encontrar versões anteriores por exemplo. Outro que na maioria das vezes é possível utilizar um firmware "internacional" se desejar, claro perdendo a interface em português.

 

Tem roteadores Tp-Link mais antigos que não tinham o recurso de VLAN para acessos fibra por exemplo, existe firmware que implementa esse recurso, mas não vi isso com outros aparelhos nacionais.

 

@UMARIZAL Archer C58HP não é ruim, mas é meio antigo. Recomendo migrar para um aparelho AX

 

@Rafael Costa eu recomendo os Redmi AX5 (tem o padrão mais novo, é relativamente barato, e ótimo sinal. Mas não possui mais a porta USB para compartilhar recursos. Ao que parece, com o aumento da disponibilidade de banda o recurso de compartilhar localmente tem se reduzido pois hoje é tudo on-demand. Eu tenho um AX6+MIR3G pois gosto de ter o servidor de mídia e arquivos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 26/07/2021 às 09:11, Rafael Costa disse:

@UMARIZAL e qual outra marca que você compraria? Estou com a beta ainda, mas pensando seriamente em trocar.

No momento não pesquisei sobre o assunto para poder te indicar algo de qualidade...

Em 26/07/2021 às 09:21, dwatashi disse:

No BR grande maioria dos fabricantes de aparelhos não oferece atualizações porque são "revendas" de aparelhos de outros. Mas a Tp-Link ao menos é uma empresa que continua e mantém seu site com produtos de rede, sempre é ao menos encontrar versões anteriores por exemplo. Outro que na maioria das vezes é possível utilizar um firmware "internacional" se desejar, claro perdendo a interface em português.

 

Tem roteadores Tp-Link mais antigos que não tinham o recurso de VLAN para acessos fibra por exemplo, existe firmware que implementa esse recurso, mas não vi isso com outros aparelhos nacionais.

 

@UMARIZAL Archer C58HP não é ruim, mas é meio antigo. Recomendo migrar para um aparelho AX

 

@Rafael Costa eu recomendo os Redmi AX5 (tem o padrão mais novo, é relativamente barato, e ótimo sinal. Mas não possui mais a porta USB para compartilhar recursos. Ao que parece, com o aumento da disponibilidade de banda o recurso de compartilhar localmente tem se reduzido pois hoje é tudo on-demand. Eu tenho um AX6+MIR3G pois gosto de ter o servidor de mídia e arquivos)

 

Então, se eu for trocar (se), preciso de um roteador que tenha um alcance muito elevado, pois preciso que vá longe, pelo menos atravese as paredes do cômodo, lage e chegue há uns 20m de distância, como o atual 941HP faz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, UMARIZAL disse:

Então, se eu for trocar (se), preciso de um roteador que tenha um alcance muito elevado, pois preciso que vá longe, pelo menos atravese as paredes do cômodo, lage e chegue há uns 20m de distância, como o atual 941HP faz...

 

Então eu já utilizei alguns modelos HP, mas o padrão 2,4Ghz ficou muito congestionado. Por exemplo, estou em um local que possui 208 aptos, então tem muita rede wifi, as interferências são grandes. Acabei migrando para o AX5/6 porque ele me trouxe a possibilidade de usar a banda 5GHZ mas algo entre 12m com barreiras o 2,4Ghz também chega, mas ainda sofre mais com as interferências. Tem horas que começa baixo alguns kbps, depois chega dos mbps. (Por exemplo o Netflix sempre inicia pixelado no 2,4Ghz)

 

Fora que tem a vantagem de poder agora usar em modo mesh, se necessitar adicionar outro para melhorar o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Caso queiram se inteirar de como está as atualizações do modelo WR941HP-V2 podem utilizar este link open WRT.

Para atualizar para o sistema open-WRT 

Aqui estão algumas imagens:

Primeiro, instale esta imagem aqui: openwrt-ath79-generic-tplink_tl-wr941hp-v2-squashfs-factory.bin 22

E se precisar, atualize com isto: openwrt-ath79-generic-tplink_tl-wr941hp-v2-squashfs-sysupgrade.bin 20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!