Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador para cortar alimentação de controle remoto de TV


Jimmy 2

Posts recomendados

Olá @.if

 

Legal a aula. Estou aprendendo muito com tudo isso. Obrigado.

 

Entendo o que você disse sobre o meu circuito, e você tem razão. O que ocorreu é que eu pensei em um transistor NPN, mas desenhei um PNP. Aquele circuito, já com o transistor corrigido, eu repliquei no Proteus e funcionou. Faltou apenas definir os valores dos resistores e do capacitor.

 

O que não gostei foi que o transistor fica com 0,7V, dos escassos 2,2V (considerando 2 pilhas recarregáveis de 1,2 cada, já um pouco gastas). Acaba ficando 1,5V para o circuito, projetado para trabalhar com 3V.

 

Outra coisa que incomodou é que a tensão fornecida cai gradativamente, à medida em que o capacitor vai esvaziando, assim como você bem previu.

 

Eu queria evitar de usar as portas lógicas porque o CI de 6 portas ocupa espaço que eu não tenho dentro do controle, mas pra resolver a questão da queda de tensão gradativa, como você falou, só mesmo com porta lógica.

 

Quanto à tensão EC que fica no transistor, não sei como resolver.

 

Perguntas:

 

A) Existe porta lógica NOT com apenas 1 ou 2 portas, ou só CI com 6?


B) Existe porta lógica NOT que aguenta 300mA? Esse valor já tem uma boa margem de segurança. O normal é de 50mA.

 

C) Se eu ligar as 6 portas do CI em paralelo (sua sugestão do post #2), a corrente se distribuirá por igual nas portas, ou isso não é garantido? Se der pra fazer isso, posso eliminar o transistor, e, quem sabe, o CI caiba dentro do controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

A) Existe porta lógica NOT com apenas 1 ou 2 portas, ou só CI com 6

Existe, mas como não é comum fica difícil de encontrar pra comprar:

74AHC1G04

74AHC_AHCT1G04.pdf

 

Porém em sucatas da pra encontrar isso:

DTC144

DTC144 EM A12-248520.pdf

Esse é um transistor com resistores embutidos, sua função é semelhante à de um inversor, existe NPN e PNP. 

 

3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

Existe porta lógica NOT que aguenta 300mA?

Nunca vi, mas assim como mostrei acima transistores podem fazer a mesma função lógica. Para essa corrente da pra usar o BC337 ou o BC639. Se a lógica for pnp temos BC327 e BC640. 

 

3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

Se eu ligar as 6 portas do CI em paralelo (sua sugestão do post #2), a corrente se distribuirá por igual nas portas, ou isso não é garantido?

Em teoria sim, na prática não é garantido. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Jimmy 2 disse:

o transistor fica com 0,7V, dos escassos 2,2V (considerando 2 pilhas recarregáveis de 1,2 cada, já um pouco gastas). Acaba ficando 1,5V para o circuito, projetado para trabalhar com 3V.

Me fez lembrar... Certa feita comprei 1 (caro) aparador de pêlos pro meu sogro (que Deus o tenha). Ele (o aparador) funcionava com 1 pilha e tinha 1 botão push buttom com L/D portanto teorizei: a corrente no motorzinho devia ser relativamente alta portanto nele havia 1 mosfet de baixíssimo rsdon que acionava com baixíssima V no gate. Qualquer dia vejo com minha sogra se ela o guardou...

Como seu interesse é um pouco maior que o meu, pesquise sobre tal mosfet de baixa tensão, baixa Vgson, alta corrente

Compartilhe o achado em caso de sucesso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Após 2 anos de implementada a solução da chave de mercúrio, tive problemas pois a chave deixou de funcionar.

Percebi porque quando eu desvirava o controle para a posição normal de funcionamento, o led de power não piscava, indicando que o controle já estava ligado antes disso. Testei também acionando o controle virado para baixo, e ele funcionou, quando não deveria pois para baixo a chave mercúrio deveria abrir.

Não sei o que aconteceu mas o mercúrio acabou grudando nos 2 terminais metálicos, e a chave passou a não desligar mais. Troquei por uma até menor, que ficou ainda melhor alojada dentro do controle, e tudo voltou ao normal.

Jimmy San Juan
 

Pra quem tem controle remoto igual, eu abri um tópico de como fiz a limpeza de teclas que estavam falhando.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1620596-controle-remoto-lg-com-tecla-tipo-calotinha-falhando/

 

Jimmy San Juan

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, pode até não ficar muito bonito. Mas qualquer bateria de celular que cai na minha mão eu guardo com muito carinho. Muitas já não aguentam a corrente de um celular que pode ultrapassar bem os 2 amperes num game, mas servem pra um monte de outras coisas alem de terem um BMS já acoplado na saída. Tudo que posso adapto pra funcionar com elas, até um dos meus multímetros está funcionando com duas delas ligadas em serie, carregadas dão 8,4 volts, 4,2 cada, uma vez por ano aparece o simbolo de bateria fraca e carrego elas com um resistor e a fonte da bancada. Estão ligadas num clip de bateria de 9 volts (lembrando que tem que ligar ao contrário) que encaixa no interno, assim a modificação é facilmente reversível. No caso do controle remoto 4,2 volts pode ser muito, colocando em série 2 diodos comuns vai cair pra 3 volts. Para carregá-las serve qualquer fonte de 7,5 ou 9 volts com um Lm317T ajustado pra 4,2 volts com um resistor de uns 2 a 10 ohms  ohms em série com  bateria, depende da corrente da fonte e se o LM 317 está com dissipador ou não.     

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!