Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu não consigo entender  a ideia que envolve o GND, tipo eu compreendi que todos os potenciais que existem: 4V...456V... infinito, são encontrados comparando-se ao GND que é 0V. Mas e quando eu tenho uma pilha e sei que o polo de cima é 5V e o debaixo( negativo) é 2V, dando uma diferença de potencial(ddp) de 3V, ao fazer a medição do multímetro nessa pilha também vou ver 3V, só que as pessoas falam que a ponta de prova preta é 0V e a positiva nesse caso está sendo 3V, medindo nessa pilha, mas ué, não acabei de ver que um polo é 5V e outro 2V, como assim 0 e 3V então ? Alguém poderia me falar certinho, bem detalhado , porque estou a dias tentando entender, como funciona  o uso do referencial, se o GND é arbitrário as vezes... ou não, enfim, poderia me explicar tudo sobre o GND. Desde já agradeço infinitamente!!

Postado

Teu raciocínio tá quase completo, eu só nao entendi isso:

1 hora atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

quando eu tenho uma pilha e sei que o polo de cima é 5V e o debaixo( negativo) é 2V

porque o polo negativo da pilha começa com 2 volts? de onde vieram esses 2 volts? 2 volts em relação a quê?

isso tb não está correto:

1 hora atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

as pessoas falam que a ponta de prova preta é 0V

não existe essa obrigatoriedade de a ponta preta ser 0V, eu mesmo varias vezes pego sem observar as cores e ligo as pontas no circuito de forma invertida, assim a leitura também sai invertida.

uma analogia: imagine um prédio, cada andar seria 1 Volt, o térreo seria 0V, pra cima seria o lado positivo, pra baixo o lado negativo, partindo do térreo, se você for para o quarto andar você subiu 4 andares,  mas teve que descer até o 2 subsolo do prédio, pra isso você precisou descer os 4 andares que tinha subido e mais 2 do subsolo, o total que você desceu foi 6, 4 - 6 = -2...

a ideia é essa, não sei se me fiz entender, rsrs

mas lembre-se sempre uma tensão é medida entre 2 pontos, arbitrariamente se escolheu o 0v porque todo circuito tem, e quando alguém fala uma medida de tensão subentende-se que o 0v , terra, GND, massa... é a refêrencia, o ponto comum.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Entenda que a medição de potencial elétrico é feita com base em dois pontos. Geralmente se considera o ponto mais negativo como 0 volts para simplificar a analise. E no exemplo que você deu aí, pra você conseguir medir 2 V num polo da bateria e 5 V no outro polo, precisaria haver um referencial comum para os dois pontos, que seria considerando o 0 V do circuito. Não tem como medir diferença de potencial sem um referencial.

Por exemplo, se você precisa trabalhar com 3 V em um circuito e só tem uma fonte (bateria/pilha) de 2 V e outra de 5 V, basta equipotencializar conectando seus "negativos" em comum, e usar o terminal de 2 V como referencial e o terminal de 5 V como Vcc, vai funcionar exatamente da mesma forma.

exemplo.png.ee9d312d3fce8ffb3ad6d3a62a798b14.png

• Curtir 2
Postado

isso está certo:

36 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

mesmo se o polo negativo da bateria não seja 0V

mas isso não:

36 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

eu arbitrariamente coloco o 0V em qualquer lugar

0v = terra = GND = massa = chassi...

você não coloca o 0V em qualquer lugar, ele já existe

• Curtir 1
  • Confuso 1
  • Solução
Postado

Imagine que você está só com uma bateria de 12v em mãos e vai medir a tensão dela, você toma como referência o polo negativo, quando faz isso assume que ele é o terra,  com a ponta de prova preta ligada nele e a vermelha no outro polo terá uma tensão de 12V positiva. Mas positiva em relação a quê? será + 12V em relação ao terra, que é igual ao polo negativo, +12 - 0 = +12.

Agora imagine que com a mesma bateria, você assume que a referência é o polo positivo, agora ele é igual ao terra, com a ponteira preta no terra, que agora é o polo positivo, e a ponteira vermelha no polo negativo, você terá a leitura de -12V. Mas negativa em relação a quê? será negativa em relação ao polo positivo, 0 - 12 = -12.

Mas como pode se é a mesma bateria? a diferença de potencial é mesma, o que mudou foi só a referência, veja: no primeiro caso, 12 - 0 = 12, já no segundo fica assim 0 - (-12) = +12, pode fazer na sua calculadora, no excel, no papel, o resultado é o mesmo, estes dois sinais de menos viram um de mais.

Mesma bateria, mesmo resultado nos 2 casos.

22 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

se o polo da bateria não é 0V e eu coloquei, é arbitrário

você vai medir a tensão, vai contar quantos volts ela tem, essa contagem tem que partir de 0, como qualquer outra contagem.

24 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

ao ligar o terra no polo negativo, o potencial que tava ali , muda e vira o 0V

o potencial não muda, você só assume que o negativo e o terra serão a mesma coisa, que o negativo será usado como referencia,

em circuitos geralmente o negativo é ligado ao terra, observe, geralmente. Há casos que são diferentes.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
Em 09/12/2020 às 19:17, caolne disse:

o potencial não muda, você só assume que o negativo e o terra serão a mesma coisa, que o negativo será usado como referencia,

Quando se tem duas fontes DC de mesma DDP ideal (exemplo: 1.5 V; pilhas), para serem "somadas" em paralelo no fornecimento de potência para um circuito, uma vai doar algo para a outra no GND convencionado. É assim que entendo.

Agora imagine um GND real, ligado à Terra... com certeza complicações aparecerão, caso "sensibilidade" importe (tensões desejadas sejam baixas).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!