Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem?

Aqui em casa tenho um ferro de 40 watts pra soldar com estanho desses bem vagabundos mesmo que parou de aquecer.

Fui abrir e vi que uma parte do fio que liga na resistência dele quebrou, fora que o fio enrolado nela já estava quebradiço.

Eu gostaria de saber se eu colocar uma resistência de 30 W, ela irá agüentar (ou não haverá qualquer problema) tirando o fato da temperatura máxima abaixar, o que de certo modo é até melhor?

Meus agradecimentos de antemão

Postado

Se a resistência servir da sim pra trocar, o contra é que com um ferro de 30W você vai ter dificuldade em soldas mais "brutas" ou pra soldas lead free de baixo custo que são praticamente estanho puro. além do soldador ira demorar mais pra aquecer.

Postado
3 horas atrás, privado disse:

Eu gostaria de saber se eu colocar uma resistência de 30 W, ela irá agüentar (ou não haverá qualquer problema) tirando o fato da temperatura máxima abaixar, o que de certo modo é até melhor?

Se a resistência tiver o mesmo tamanho, encaixar bem no local e um ferro de 30W lhe for mais útil pode colocar sem problemas. 

Eu particularmente prefiro o de 40W, tenho um de 30W mas nem uso é fraco até pra soltar um transistor pequeno. 

• Membro VIP
Postado

Ferro de soldar com resistência cerâmica tende a ser mais eficiente pois sua construção mais 'moderna' transfere mais o calor pra onde ter que ser: a ponteira. Mas há questõe$ $en$ívei$ envolvida$...

rpo6002-resistencia-60w-220v-p-ferro-sol:tw_thumbsup:

770390.jpg:tw_thumbsdown:

O ideal mesmo é uma estação de solda, ma$...

😁

• Amei 1
Postado
Em 29/12/2020 às 23:07, F4b10 disse:

Se a resistência servir da sim pra trocar, o contra é que com um ferro de 30W você vai ter dificuldade em soldas mais "brutas" ou pra soldas lead free de baixo custo que são praticamente estanho puro. além do soldador ira demorar mais pra aquecer.

Não tenho essas soldas lead free.   Sempre dou preferência para as que tem PB.   Só não tem jeito quando já vem soldado.

23 horas atrás, Renato.88 disse:

Se a resistência tiver o mesmo tamanho, encaixar bem no local e um ferro de 30W lhe for mais útil pode colocar sem problemas. 

Eu particularmente prefiro o de 40W, tenho um de 30W mas nem uso é fraco até pra soltar um transistor pequeno. 

só que você é profissional, eu não.😏 😀

19 horas atrás, .if disse:

Ferro de soldar com resistência cerâmica tende a ser mais eficiente pois sua construção mais 'moderna' transfere mais o calor pra onde ter que ser: a ponteira. Mas há questõe$ $en$ívei$ envolvida$...

rpo6002-resistencia-60w-220v-p-ferro-sol:tw_thumbsup:

770390.jpg:tw_thumbsdown:

O ideal mesmo é uma estação de solda, ma$...

😁

e dá-lhe cifrão nisso 😮 🥶😄

Mas, só mais uma dúvida: vou trocar a resistência de um ferro da Black Bull e a que estou vendo diz que o encaixe é de 0,5 mm.   Achei estranho esta medida.   Não seria 5 mm?

O tubo terei que cortar porque o do ferro é menor cerca de 1 cm.    O tubo do produto do anúncio é de 5,9 cm e o do ferro é 4,6 cm.

bom, sei que este final de ano será diferente pra todos nós mas desejo muitas felicidades pra todos.

Postado
1 hora atrás, privado disse:

Não tenho essas soldas lead free.   Sempre dou preferência para as que tem PB.   Só não tem jeito quando já vem soldado.

É disso mesmo que estamos falando, não conheço ninguém que use solda sem chumbo em casa. 

só que você é profissional, eu não.

Nem tanto... 

O tubo terei que cortar porque o do ferro é menor cerca de 1 cm.    O tubo do produto do anúncio é de 5,9 cm e o do ferro é 4,6 cm

Melhor não cortar, essas resistências são bem frágeis. 

Eu por exemplo não tenho boas experiências com elas, sempre que preciso trocar ou até mesmo trocar ponta chega a desanimar. 

Feliz ano novo! 

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, privado disse:

encaixe é de 0,5 mm.   Achei estranho esta medida.   Não seria 5 mm?

Desconheço o produto mas com uma dúvida sobre diferença ultra-hyper-mega brutal desta, penso que olhadela no desenho/foto você mesmo pode sanar. Se não, publique-o...😁🤪

Postado
15 horas atrás, .if disse:

Desconheço o produto mas com uma dúvida sobre diferença ultra-hyper-mega brutal desta, penso que olhadela no desenho/foto você mesmo pode sanar. Se não, publique-o...😁🤪

Aqui está:

Tubo: 5,9 cm

cabo: 7,5 cm

encaixe: 0,5 mm

acho que é 0,5 cm 😦

3FA8D3A9-7D09-49B0-98DF-A1A7EBCA09CB.jpeg

• Curtir 1
Postado

Olá galera,

A parte do ferro que postei a foto é igual a esta sem a resistência e os dois fios?

As fotos são da parte do ferro de 40 watts que a resistência foi pro pau.   Ela ficava na parte que coloquei a medida.

3DAFE0F6-9E0A-434B-9678-6D413F04B03D.jpeg

9697DA3C-E8E1-4A54-A1EE-F2BD55F4FC8A.jpeg

Postado

O mais importante é a parte onde coloca o parafuso, tem que ter a mesma medida. 

Se ficar frouxo ou não entrar obviamente não funciona. 

O comprimento do ferro se couber dentro do cano está bom, claro que não pode sobrar muito pra não atrapalhar a colocar o cabo. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Conversei com alguém da loja e me disseram que esse encaixe é do diâmetro interno da parte onde vai a ponta do ferro.   Agora eu pergunto: existe ponta de ferro pra soldar com diâmetro menor que 0,5 mm na haste?

A pessoa que me atendeu disse que foi informado pelo fabricante (Minipa).   Entrei em contato com o mesmo e se não houver resposta até amanhã, vou procurar outro.

abraços

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, privado disse:

ponta de ferro pra soldar com diâmetro menor que 0,5 mm na haste?

Amigo confesso que não entendi sua dúvida direito mas k entre nós, você tem noção do que seja 0.5mm? Se não, peque uma régua, veja qual sua menor divisão e tente colocar a unha entre uma e outra: eis seu 0.5mm. Conecte agora esta dimensão à dimensão da sua inquietação. Se achar que deve, tente explicar por algo deste tamanho te incomoda tanto no contexto ferro de soldar

😑

Dica: uma alternativa baixo custo (e baixa durabilidade) é um fio rígido de cobre de mesmo diâmetro. Macio: você molda sua ponta como quiser com marteladas precisas. Pode até esmerilhar pra caber dentro do seu ferro.

E acabo de me lembrar vagamente que o amigo @MOR publicou uma técnica estilo galvanosplastia pra 'encapar' o cobre ... ou será que sonhei? Se achar que deve @MORpoderá nos confirmar...😁

Postado
12 horas atrás, privado disse:

Conversei com alguém da loja e me disseram que esse encaixe é do diâmetro interno da parte onde vai a ponta do ferro.

Normalmente é 5mm mesmo. 

12 horas atrás, privado disse:

existe ponta de ferro pra soldar com diâmetro menor que 0,5 mm na haste?

Talvez a de algum robô industrial que solde componentes smd, porque isso é da espessura de um alfinete. 

Postado
8 horas atrás, .if disse:

......

E acabo de me lembrar vagamente que o amigo @MOR publicou uma técnica estilo galvanosplastia pra 'encapar' o cobre ... ou será que sonhei? Se achar que deve @MORpoderá nos confirmar...😁

Tenho um vídeo que "encapei" a ponta gasta do meu ferro de solda. Se procurar tem muitos outros bons vídeos sobre galvanoplastia.

Sinceramente, não deve ser o caso do colega @privado . 

No meu caso, eu não procuraria adaptar nada, pois dá mais trabalho do que comprar outra resistência idêntica.

Eu e deve ter muita gente, coloquei um controlador de carga desses de ventilador de teto. Ajusto a potência de acordo com a necessidade.

1 - Não precisa adaptação.

2 - Posso ajustar a potência.

3 - Posso dispor da potência nominal.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

Tenho um vídeo que "encapei" a ponta gasta do meu ferro de solda. Se procurar tem muitos outros bons vídeos sobre galvanoplastia.

Sinceramente, não deve ser o caso do colega

Pelo menos minha vaga lembrança fez seu trabalho kk. Provavelmente há outros bons videos sim. Mas penso que nenhum deles é tão 'próximo' do forum como o seu 😁

De fato pode não valer a pena mesmo. São só ideotas estilo mc gyver pra trabalhos emergenciais (ou pra uma era pós apocalíptica🤪). P.ex. eu já soldei com prego aquecido no fogão à gás.

1 hora atrás, MOR disse:

não procuraria adaptar nada, pois dá mais trabalho do que comprar outra resistência idêntica

Achei que ele queria adaptar apenas a ponteira 😳... mals.

mas adaptou...

1 hora atrás, MOR disse:

um controlador de carga desses de ventilador de teto.

😁tmj... barata opção mc gyver à estação de solda

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
16 horas atrás, .if disse:

Amigo confesso que não entendi sua dúvida direito mas k entre nós, você tem noção do que seja 0.5mm? Se não, peque uma régua, veja qual sua menor divisão e tente colocar a unha entre uma e outra: eis seu 0.5mm. Conecte agora esta dimensão à dimensão da sua inquietação. Se achar que deve, tente explicar por algo deste tamanho te incomoda tanto no contexto ferro de soldar

😑

Dica: uma alternativa baixo custo (e baixa durabilidade) é um fio rígido de cobre de mesmo diâmetro. Macio: você molda sua ponta como quiser com marteladas precisas. Pode até esmerilhar pra caber dentro do seu ferro.

Confesso que não tenho muita noção de medida e errei na pontuação da pergunta aqui.   O certo seria acrescentar uma exclamação depois da interrogação.   Mas eu levei um susto quando eu li a resposta da pessoa que me atendeu e olhei pra uma régua antes de questioná-la sobre essa medida.   Ela tinha me respondido uma medida de 0,5 cm.   Logo depois ela apagou e colocou como 0,5 mm.  E disse: a medida é menor do que 1 e tem que ser dada em milímetros.   Isto foi o próprio fabricante que informou, segundo a pessoa.

Um detalhe é que as outras medidas estão todas em centímetros, só essa que está em mm.

11 horas atrás, Renato.88 disse:

Normalmente é 5mm mesmo. 

Talvez a de algum robô industrial que solde componentes smd, porque isso é da espessura de um alfinete. 

😄

mas vai que tem, né?  Então daí a minha pergunta…

7 horas atrás, .if disse:

Achei que ele queria adaptar apenas a ponteira 😳... mals.

Tem que ler o título do tópico.👆

• Membro VIP
Postado

Tem que manter a coerência. No decorrer do tópico são mencionadas adaptações/ajustes mecânicos. Compre o original então, anule as dúvidas e ignore as tentativas de somar acima.

Postado
Em 06/01/2021 às 07:24, .if disse:

Tem que manter a coerência. No decorrer do tópico são mencionadas adaptações/ajustes mecânicos. Compre o original então, anule as dúvidas e ignore as tentativas de somar acima.

Não tem o original.   Aliás, nem o ferro é original.   É um chinês da marca Black Bull de 40 watts/110 V.

Ao menos uma adaptação terá que ser feita pelo que estou vendo.   A minipa informou que a parte da resistência onde os parafusos vão tem 9,89 mm de diâmetro e a do ferro, no tubo, tem 9,40 mm de diâmetro interno.   Então vou ter que dar uma raspada na peça da resistência porque, caso contrário, não encaixa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!