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Tenho quatro baterias ion-lition de 3,7V cada ligadas em série (14,8V). A tensão medida nas baterias antes de iniciar o teste foi de 13,5V. Ao ligar uma carga (motor DC) com consumo de 220mA, a tensão na bateria começou a cair  e desliguei o circuito quando a tensão medida nas baterias era de 7v. Então sem a carga, percebi que a tensão na bateria voltou a subir lentamente até se estabilizar em torno de 12V. Por que a tensão subiu sem a carga?

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@Antonio João Situação complexa. Umas perguntas pra tentar ajudar:
As baterias são de sucata?
Se sim, são todas da mesma peça?
Se não, comprou da China?

Qual a carga das baterias? (os mAh)

Qual a tensão de trabalho do motor?

O motor é de sucata?
Ja testou a tensão de cada uma das baterias individualmente?
 

O que me parece a priori é que o motor puxa uma corrente maior que as baterias conseguem entregar e isso faz a tensão cair.

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As resistências internas devem estar oscilando devido ao excesso de corrente de carga. Toda e qualquer bateria possui uma resistência interna que limita sua taxa de regulação de tensão, ou seja, a quantidade de corrente que pode ser instantaneamente drenada. Essa propriedade é ligada ao potencial eletroquímico de geração de energia das baterias F5Rua4D.gif.

 

 

 

Isso inclusive existe em baterias para aplicações de potência, como sistemas automotivos, painéis solares etc. A diferença é que nesses casos a preocupação é maior com a durabilidade ou energia armazenada do que com condições de carga especiais.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

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Esta autoregeneração como disse o amigo @rjjj é normal devido à idade, qualidade, resistência interna, química e afins da bateria. Imagine-a como um capacitor sendo carregado por uma fonte (química) e com um resistor em série carregando e outro - que com o tempo fica cada vez mais alto - em série fornecendo tensão pra carga. Quando você tira a carga, o resistor da química começa a "recarregar" o capacitor.

Com isso em mente, certa feita teorizei que um baita ultra mega hyper super capacitorzão com milhares de F em paralelo com a bateria, poderia fazer algo como uma auto xupeta. Meia hora encostado na bat talvez dê alguns segundos de partida.  Só me deu vontade fazer o exercício mental mesmo. Na prática o preço proíbe.

20170726134229_99389.jpg

https://www.greentechee.com/how-does-gtcap-ultracapacitors-work_n13

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É a diferença entre tensão e corrente. Acho que muitas baterias são assim. Lembro de ter descarregado totalmente a bateria do meu carro, uma vez, tentando fazê-lo pegar. Tentei e tentei até que nem as luzinhas indicativas do painel acendiam mais. Deixei um tempo, fui pensar uma solução... quando voltei, girei a chave e as luzinhas acenderam. Bati a partida e o motor de partida rodou umas duas voltas e...parou, de novo. Fui medir a tensão e, se não me engano, tinha algo como 10v, que é só 2v abaixo dos 12v...

 

Uma vez tive baterias dessas que você tem, para som não prestam, elas não fornecem corrente instantânea suficiente se a música tiver, por exemplo, bastantes graves. Já o pessoal da lanternas acham que elas não são ruins. Talvez forneçam 6.800 mAh, mesmo, mas só se a carga - a lâmpada, no caso - não exigir picos de corrente, se for pouca e constante. Não sei se motor tem picos ou se o consumo deles é constante. Se você tiver um multímetro comum, a maioria tem como medir quantos amperes o motor pede. E aí é só dividir 6800/amperes do motor que dá para ter uma boa aproximação de quanta horas o motor, em rotação, torque etc. constantes leva para gastar a bateria.

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Ola , Sr @Antonio João

 

Seus dados iniciais não nos ajudam muito, então cada colaborador viu um quesito do episódio.

 

Por  partes

 

voce disse que fez associação de 4 baterias de litio em série , isso normalmente requer um controlador  BMS como perguntou o Sr @Thiago Miotto .   A descarga delas na ligação em série não se comporta adequadamente. 

 

Acredito que não tenha usado o BMS, já que sua tensão final foi de 7V e isso nos dá 1,75V por bateria o que é quase um crime, já que a tensão de corte dos BMS está entre 2,5V a 3V por bateria.

 

Sua medição no início do processo acusou 13.5V no conjunto, isso significa que elas já estavam parcialmente descarregadas , ou com diferença entre si.

 

Você mencionou que o motor é de 3 a 6V , então supõe-se que tenha ligado algum tipo de regulador de tensão para não fritar o motor ligando em 13.xx  Volts . Vai que o motivo da descarga excessiva esteja no regulador e não no motor em si.

 

Certo...  nada disso responde sua pergunta, que é saber o motivo da tensão  subir após o uso sem que exista um carregador ligado ao pack.

 

Pois bem, é como já disseram acima , a composição química das baterias é  responsável por uma tentativa de recuperar a TENSÂO nominal das mesmas , e eventualmente um fator baixíssimo da corrente.

 

Como exemplificou o Sr @rmlazzari58 ,  não só em baterias de litio mas também nas automotivas e estacionárias esse efeito é observado. 

 

E mais do que isso, não só nas recarregáveis mas também nas pilhas comuns  isso ocorre.  Os mais jurássicos aqui talvez lembrem disso, que se colocava pilhas comuns bem fracas no congelador por alguns minutos e isso dava uma pequena sobrevida nas  fulanas.

 

'_'

 

 

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Em 01/02/2021 às 07:43, Antonio João disse:

Baterias recarregáveis de 3,7V e 6800mAh (marca J.W.S)

Motor trabalha na faixa de 3 a 6 V.

Ambos não são sucata; e são fabricados na China.

se ta dando 14v nas baterias e o motor é 6v tu matou o motor, quando tu liga ele basicamente da um curto nas baterias e estressando elas ao max

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