Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde conseguir fonte barata para construir uma fonte de bacada ?


netryx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Uma barata (ou de graça de um pc descartado) fonte qualquer de pc pode agir como fonte de bancada. Ela tem várias tensões fixas típicas pra operar qualquer circuito genérico. O detalhe é que possui altas correntes. O desafio é fazer um limitador o que pode ser considerado como sua primeira atividade😁.

Dica: pra tensão maior que 12 considere um regulador step up (clique) qualquer

3 horas atrás, rjjj disse:

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

té eu 😜

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Se não tiver, vários centros de reciclagem (os populares ferros-velhos) vendem bem barato fontes de pcs descartados.
Se for longe de sua casa, compra umas 2  ou 3. Uma irá funcionar, e as outras você usa de sucata inicial.

Às vezes, @Thiago Miotto, o dono do ferro-velho tem é PC inteiro! Se não tem ninguém no ferro-velho que saiba desmontar, separar, testar... Já vi pilhas de computadores, laptops até amplificador, receiver tudo ali na lama, na chuva...

 

Quando não tinha pandemia ainda, e os tempos não eram como agora, de vacas magras, sempre dava uma xeretada em ferros-velhos. Não são nada assépticos mas já comprei coisas que funcionam até hoje: algumas fontes de impressoras, de modems antigos, um HD de 120GB que tem alguns backups, computador inteiro, com gabinete, fonte e tudo... comprei até cabo mickey, que o original se perdeu. E tudo por preço ridículo. Esse cabo lembro até hoje: R$1,00. É que para sucateiro, essas coisas não tem valor, ele negocia por peso e mais o que é metal, mesmo.

 

Depois do Natal, do Ano Novo, aí é que dá para encontrar coisas que até funcionam ainda, mas que a pessoa ganhou um novo... Ferro-velho de região que mora gente rica, então é uma festa! rs... Só que tem que descobrir onde é e ir lá, xeretar. Um conhecido meu, colecionador de LPs, já achou disco que, para colecionador vale muito. E, como disse, para sucateiro não vale nada.

 

Também já comprei de carroceiro, na rua... uma caixa JBL Flip 3, com o slot da usb da carregar tudo estuporada, a placa, vi quando abri, tinha arrebentado num lugar em que tinha uma bobina pesada soldada (acho que alguém a jogou longe e quebrou) mas da qual tirei dois alto-falantes muito bons. Ofereci R$ 10,00 e o carroceiro vendeu na hora.

 

Prá quem se dispõe a xeretar nesse lugares, acaba sempre achando alguma coisa útil...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj Muito obrigado pela informação, e a todo mundo que informou no tópico, estou começando a me interessar por eletrônica, e acho que esse será meu primeiro projeto para por a mão na massa mesmo, comprei um ferro de solda e multimetro, e outras ferramentas básicas, irei tentar ir num ferro velho e também olhar os posts do rapaz. Obrigado e se tiverem mais informações para um leigo como eu, só postar! Obrigado !

@rmlazzari58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Quando não tinha pandemia ainda, e os tempos não eram como agora, de vacas magras, sempre dava uma xeretada em ferros-velhos. Não são nada assépticos mas já comprei coisas que funcionam até hoje

[2]

Já fui muito também, fiz muito negócio com peças de computadores por lá, inclusive o PC que uso agora tem grande parte de peças vindas desses lugares.

Lembro bem que lá pra 2010, época que apareceram as TVs digitais por aqui o ferro velho lotou de TVs de Tubo, acabei comprando duas por 10 conto e levei pro sítio. Uma funcionando e a outra com um trafo solto, foi só soldar que ligou.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

É que para sucateiro, essas coisas não tem valor, ele negocia por peso e mais o que é metal, mesmo.

Infelizmente o Ferro Velho daqui meio que "gourmetizou", o filho do dono apareceu por lá e fica querendo vender as sucatas como se realmente fossem "antiguidades", outro dia apareceu um rádio a Válvula por lá, caixa de madeira toda podre e o cara já disse que não ia vender por menos de 200.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Depois do Natal, do Ano Novo

O que encontra-se mais aquelas instalações de pisca pisca xing ling! :lol:

 

38 minutos atrás, netryx disse:

estou começando a me interessar por eletrônica, e acho que esse será meu primeiro projeto para por a mão na massa mesmo

Pois é, a quem está começando a fonte de PC é a coisa mais barata mesmo.

Agora melhor ainda se encontrar um bom trafo nesses lugares. Eu já encontrei alguns e fiz boas fontes lineares com eles, mas estes são projetos posteriores.

A fonte linear parece simples, mas tem seus empecilhos na hora de montar que só se resolve com bom tempo na área.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...