Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um Strobo para festa?


Posts recomendados

Fala galera beleza? 

Estou com algumas duvidas para fazer um strobo. os que vendem no mercado livre barato, são muito fracos. 
então tive a ''brilhante'' ideia de ligar esse strobo que comprei em um refletor de led de 100W 
a principio funciona, mas não pisca tão rápido. 

vou explicar aqui o que eu fiz! 

Nessa primeira foto, é o strobo que comprei, ja montado e funcionando 
observem os fios vermelhos, esses são da saida, que vão para os leds. 
A tensão é a mesma do refletor, 48V, mas a corrente é muito baixa! 

IMG_20210401_211210.jpg.0d066894c23c561495991763527f2abe.jpg


Então liguei a saida do strobo que vai para os leds, nesse relé que tirei de um nobreak queimado,
no lugar dos leds, o Rele abre e fecha de acordo com a velocidade que seleciono, e funcionou normal o relé

IMG_20210401_211232.jpg.ca51c9901945a7c0b4d045318546ff36.jpg

 

Aqui é o refletor que quebrou o vidro, eu peguei a saida da fonte do refletor que vai para os leds, e fiz um corte no fio negativo. 
esse corte vai para o Relé nos contatos NA ou NF e quando o relé arma ou desarma, o led da placa pisca, (Explico sobre o resistor mais em baixo) 
até ai, beleza, quando o numero de piscadas é baixo, funciona normal, quando aumento o numero de piscadas, ele começa a pular, pisca uma forte, duas fracas, outra forte e assim vai... 

IMG_20210401_211258.jpg.dac323760cab2aeec3b68988c8a93801.jpg

 

então tive outra brilhante ideia, colocar um resistor no negativo que vai para o led e o led, assim, fica "pré carregado", 
mesmo com o sistema do strobo desligado, o led fica aceso, bem fraco. ai na teoria, eu imaginei que quando o rele mandasse o pulso, ele piscaria rápido, porque os leds ja tinham energia. 
nada feito. contiuou a mesma coisa, tentei ligar um capacitor, de 48V em serie com o led, e tambem em paralelo, mas tambem não deu certo. 
Detalhe: O led só pisca, no NF, no NA do Relé ele não da sinal. 

Alguem consegue me ajudar com essa gambiarra? rsrs 
ja olhei alguns posts aqui no forum, mas não achei nada que me ajudasse; 

Desde ja agradeço :D  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo duas situações:

 

1 - Pode ser limitação na fonte dos leds. Acredito que a cada fim de pulso, a tensão da fonte esteja baixa e leva um tempo para ela alcançar a tensão suficiente para uma piscada forte nos leds.

 

2 - Pode estar chegando no limite das comutações no relé, mas acho que a primeira hipótese é a que ocorre.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu voto vai pra 1 mesmo. A fonte (driver de led) não liga o led de imediato. Pra esta gambiarra funcionar é necessário ligar os leds 'direto' na rede. Fonte 'cauda ardente' algo como...

art1453_0003.gif

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/8402-novos-circuitos-para-leds-em-110v-e-220v-art1453.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR a fonte do refletor quando o led liga cai de 48V pra 46V rápido, bem pouquinho, e ja volta pros 48. vi algumas coisas na internet, e vi que o Relé de carro aquele auxiliar, da pra fazer, segunda vou na autopeças comprar um pra fazer o teste. 

sobre o limite do relé, acredito que não, pois ele é pra 16A, mas como vou trocar pelo auxiliar automotivo, ele vem com 40A, faço o teste e posto aqui na segunda feira. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu daria como sugestão, um arduino nano para controlar o strobo.

O básico de liga e desliga seria o Blink que tem na IDE pronto, só trocar o tempo ao seu gosto.

Depois você pode turbinar ele, com esquemas do strobo acompanhar a batida da musica. Mas aí a programação seria bem mais avançada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2021 às 07:53, MOR disse:

- Pode ser limitação na fonte dos leds. Acredito que a cada fim de pulso, a tensão da fonte esteja baixa e leva um tempo para ela alcançar a tensão suficiente para uma piscada forte nos leds

Acredito que seja isso também, já vi uns refletores desses que demoram mais de 1 segundo pra acender os leds por completo. 

Nesse caso é fácil de resolver. 

Só deixar a fonte driver led ligado direto em 127V e colocar o relé na saída dela, interrompendo somente os leds. 

6 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Eu daria como sugestão, um arduino nano para controlar o strobo.

O básico de liga e desliga seria o Blink que tem na IDE pronto, só trocar o tempo ao seu gosto.

Depois você pode turbinar ele, com esquemas do strobo acompanhar a batida da musica. Mas aí a programação seria bem mais avançada. 

Meu pai fazia isso com 555 e coloca de enfeite num Fusca, kkkk 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Renato.88 disse:

Meu pai fazia isso com 555 e coloca de enfeite num Fusca, kkkk 

De forma fixa, o 555 resolve. Mas para mais coisas, só c/ um ci. Pode ser algo que troque de cor, acompanhe a batida da musica, entre outras coisas. A criatividade do autor seria o limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

deixar a fonte driver led ligado direto em 127V e colocar o relé na saída dela, interrompendo somente os leds. 

Isso pode não ser uma boa ideia. O driver usa ser de corrente e alguns nem tem limitação de tensão. Assim sendo pode levr a um baita pico de corrente e pifar os leds. Uma análise mais aprimorada se faz necessária.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como a @.if comentou é algo que precisa ser visto...

 

veja os arranjos dos leds para chegar a um valor de tensão necessário para o acionamento (ou simplesmente meça quanto sai do driver com o sistema ligado, cuidado para não ficar cego nesta brincadeira)

 

se a tensão de saida do driver for similar à da fonte do circuito do pisca pisca, coloque um capacitor antes da parte comutada pelo relé pro curcuito ter alguma robustez na piscada sem afundar muito a tensão na entrada, limite a alimentação deste capacitor com um resistor assim a carga do capacitor não sobrecarrega a fonte.

quando tiver tudo funcionando legal (mas com piscadas lentas pois o relé não é tão "ágil" assim) busque por um "relé de estado sólido" (será mais fácil que dimensionar um circuito com transistor) para substituir o relé atual, assim você conseguirá fazer as piscadas serem mais rápidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto eu não manjo nada de programação, teria que achar um cod pronto pra fazer isso, mas acho que resolvi. 

@Renato.88 foi o que fiz, o relé esta depois da fonte dos leds... 

@Eder Neumann tentei fazer isso, mas mesmo assim ficou iregular. 

mas consegui resolver, com outra gambiarra, hehe

 

o relé que estava usando tinha corrente muito baixa, e hora sim hora não ele falhava apesar de estar acionando de acordo com a piscada. 
 

Bom, Fiz o seguinte, comprei um relé 12 automotivo na autopeças, de 40Ah, esse relé é 12 V mas precisa de mais corrente pra acionar a bobina. 
o strobo que comprei é 48V mas a corrente é em miliAh, quando liguei no rele automotivo, ele demora pra "esquentar" digamos assim, os primeiros segundos ele não acompanha bem, mas depois passa a funcionar, ai aumentou o tempo de falhas, antes eram 2 piscadas uma falha, agora é de 7 a 8 piscadas para falhar... 
ai resolvi ligar as duas placas de led que tem no refletor, estou usando um refletor de 100W com duas placas de led de 50W 
então quando fiz essa ligação através do negativo das duas fontes, no mesmo relé (os positivos continuaram individuai) como não é uma contagem certa para falhar, 
as primeiras piscadas ficam estranhas, mas depois de um deles falhar, o outro compensa, e o efeito fica muito legal, porque entre uma piscada de um dos lados do led, o outro compensa. 
e fica um efeito bem mais rápido. 

eu pesquisei e tem strobos com até 20 piscadas, o que comprei não chega a 5 piscadas, com essa falha e os dois leds, o efeito camera lenta ficou muito massa, testei durante umas 6 horas e se manteve estavel, só achei estranho o resistor de 2k esquentando bastante, mas não queimou, acho que vou subistituir por um de 4k pra ver se continua esquentando.

pena que não da pra postar vídeo aqui, e tambem precisaria de uma camera com pelo menos 120 FPS pra registrar legal, a minha grava com 90, mas no video não ficou o efeito muito bom. amanha vou abrir e tirar umas fotos pra postar aqui, quem sabe ajuda mais alguem com a mesma ideia rsrs 

obrigado pelas dicas galera :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!