Ir ao conteúdo

Porque os capacitores estão explodindo?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Amigos, montei esse circuito aí embaixo, mas com umas alterações: no lugar de resistores de 1k, 1k5, que é o mais próximo que tem aqui agora, e a alteração mais drástica: no lugar de 10.000uF/10v, estou colocando 1.000uF/6,3v. Nessa tensão, 6v... ou melhor, 6,3v, tenho mais alguns de 1500uF que, igual aos de 1000uF que explodiram, foram tirados de uma placa-mãe de computador e testaram ok. Tenho uns de 1000uF e 2200uF para 25v mas são grandes... 10.000uF, então, dificultariam mais ainda.

1731905648_SimpleACVirtualGroundCircuit.png.fe4d8b58c772439dd9dce86ae4871985.png

Antes de soldar novo capacitor, correndo o risco de explodi-los pela 3a. vez, que será que está estragando os caps um atrás do outro? Será a tensão, a capacitância? Será que nesse circuito, que catei na Internet, tem algum tipo de "harmonia" entre resistores e capacitores? Digo... será que se sair daquela "receita de bolo", não funciona, de jeito nenhum? Que resistor/capacitor poderiam ser usados aqui?

Obrigado!

Postado

@rmlazzari58 Isso ai é algum esquema de fonte simétrica com terra virtual pra alimentar amp op? você ta usando os capacitores muito próximo do limite, dependendo da corrente drenada em cada linha a tensão sobre o capacitor pode subir, e em caso de curto em uma das linhas ela pode chegar a 12V em um dos capacitores, o ideal ai seria usar capacitores de 16V

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Não passa de 6V (não explode) se as correntes entre + e 0 e - e 0 forem exatamente iguais

2 horas atrás, Renato.88 disse:

se desequilibra em 7 e 5V por exemplo

Use  divisor resistivo e ampop seguidor de tensão

• Curtir 1
Postado

Tá estranho... Estava pesquisando e encontrei um cara usando o mesmíssimo circuito de preamp (ele deve ter tirado do mesmo lugar que eu, esse aqui)

p88-f2.gif.d4fedc1165c1a975161222fe214e4248.gif

No circuito de terra virtual que o cara usou, que parece bem mais razoável que aquele lá em cima (aff... precisa 10.000uF para um circuito quer pede 20mA, como o do preamp?) tem um diodo, que se não faz bem acho que mal não faz, né?

298321446_HifiOPA2134PreampSchematic.thumb.jpg.bd230f75a91f936d7d0351902610bbe2.jpg

Mas o que está realmente estranho é o seguinte:

Liguei esse criador de terra virtual numa fonte independente da fonte do amplificador e está funcionando perfeitamente. Depois liguei o terra virtual através de bateria (18650 + step up) e, de novo, perfeito.

Só dá pau quando ligo na mesma fonte do amplificador.

Nessa fonte do amplificador tem um relé para descarregar os capacitores quando desligada. Quando conecto o plug de entrada de 12v do terra virtual na saída 12v da fonte do amp e o plug P2 da saída de sinal do preamp na entrada de sinal do amp, o relé começa a vibrar e o capacitor do lado negativo do terra virtual vai inchando até explodir. Agora já são 3 que explodiram da mesma forma, mesmo depois daquele diodo lá...

Quando conecto o terra virtual na fonte do amp mas não conecto o plug de sinal, não acontece nada: nem o relé treme, nem o cap explode mas, claro, aí não sai som nenhum no amp. :P

A impressão que tenho é que o terra real do amp não está gostando muito do terra virtual, rs...

A fonte do amplificador:

1255597683_Documentodigitalizado.thumb.jpg.a2cf7c1f433eba812bdd7a518c703000.jpg

O lugar onde o circuito criador de terra virtual (e depois dele, o preamp) está sendo ligado é naquela saída 12v.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

No circuito de terra virtual que o cara usou, que parece bem mais razoável que aquele lá em cima (aff... precisa 10.000uF para um circuito quer pede 20mA, como o do preamp?)

Eu só uso os resistores mesmo, nunca coloquei capacitor. 

Até porque a alimentação do CI não depende do tal terra virtual. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

A fonte do amplificador:

1255597683_Documentodigitalizado.thumb.jpg.a2cf7c1f433eba812bdd7a518c703000.jpg

O lugar onde o circuito criador de terra virtual (e depois dele, o preamp) está sendo ligado é naquela saída 12v.

Já tem uma fonte simétrica ali, melhor usar ela. 

Faz dois reguladores simples com zener. É assim que usam nos amplificadores comerciais. 

Pra diminuir o aquecimento dos resistores do zener é só alimentar com +12V e - 12V.

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Só dá pau quando ligo na mesma fonte do amplificador.

Se o 0V da fonte simétrica tiver contato com aquela outra fonte do LM317 é óbvio que não da certo. 

• Obrigado 2
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Se o 0V da fonte simétrica tiver contato com aquela outra fonte do LM317 é óbvio que não da certo.

Matou a charada, Xará. Eu imaginei que por serem de pontes diferentes não teria problema.

Mas não tem como separar o terra do sinal ao amp do terra do sinal do pré...

Vou refazer.

Obrigado!

• Amei 1
Postado

@rmlazzari58 aliás, tô vendo que esse projeto é sempre o mesmo de um amplificador que você está sempre encrementando coisas novas. :lol:

É meio igual às coisas que eu faço, lá pra 2007/2008 eu tive a ideia de montar um rádio simples com umas sucatas que estavam sobrando. 

Em 2009 eu montei o tal radio e a partir daí eu fui melhorando, atualmente quase nem peças de sucatas tem mais.... 

Acabou se transformando nisso:

iVi9bcu.jpg

z7QjEAF.jpg

Link para o assunto do rádio de sucatas:

• Curtir 1
  • Amei 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...