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Pessoal venho aqui buscar conhecimento com os veteranos!

Preciso fazer engenharia reversa em algumas placas encapsuladas com resina PU e resina epoxy, o método atual é calor e escavar a placa com um pedaço de metal.

O problema é que as vezes tem muitos componentes sensíveis PTH que acabam se destruindo.

 

Partindo para o lado químico, já tentei: thinner pu, thinner laca, thinner para silk, removedor de tinta pastoso (não sei se tinha metileno), álcool de posto, isopropilico, gasolina, nenhum teve sucesso algum mesmo ficando dias mergulhado.

 

Fisicamente, ja deixei mergulhado numa panela com agua fervendo uns 40 minutos e também não amoleceu nada! 

 

Pois bem, recentemente consegui cloreto de metileno e toluol, os dois a 60% pois acima dessa concentração precisa de autorização especial para comprar, vou testar e posto os resultados. Pesquisei em vários fóruns que disseram que quando o metileno não desse conta, bastava aquece-lo ate borbulhar que a resina epoxy iria esfarelar!

 

Outro método que pesquisei e achei legal: fadiga por aquecimento e resfriamento rápido, fadiga a resina e essa quebra, dependendo da quantidade de vezes eu posso tentar essa também! 

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Teria experiência, @ederlap, ou sabe se esse produto serve também para dissolver araldite, durepox e outras resinas epóxi?

Araldite é resina epóxi  então acho que o produto dissolve, mas durepox  o pessoal usa acetona e calor para amolecer, mas dissolver o durepox acho que não dá. 

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@.if Duro quando a gente chega na ponto X do circuito e tem um microcontrolador protegido la kkk 

 

Com calor eu tenho conseguido bons resultados aquecendo e deixando esfriar algumas vezes (12-15x +-) mas tem resina que mesmo assim fica dura quando esfria! Li num furum também que resfriar a baixas temperaturas pode quebrar a resina a nível molecular vou tentar! (nitrogênio)

 

 

 @alexandre.mbm mascara de solda é uma tinta epoxy praticamente, vai conseguir com toluol ou cloreto de metileno facilmente.

  • Obrigado 1
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Já vi umas placas onde a "meleca" grudada nos transistores parecia ser feita do mesmo material do transistor...

o que me leva a perguntar... se isso aí dissolve o mesmo tipo de material será que não derrete o plástico do CI também?

ou a serigrafia dele? neste caso seria inútil.

 

Tem uns materiais que usam para decapar CIs também (para ver a pastilha dentro), podem dar uma estudada nisso também.

 

O caso do toluol citado, fica complicado, pois tentei procurar para vender no mercado livre e tudo que encontrei foi aquela cola da cascola (que diz que não tem toluol na formula), por isso ela aparece nas pesquisas...

teria algum outro nome para este produto? pois também quero remover máscara de solda.

 

obrigado

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Sai um tanto do tópico, mas...

 

Já ouvi que acetona descolaria as super colas (aquelas tipo "bonder"), mas não faço ideia de como aplicá-la na união das partes.

dizem que supercola derrete com água morna ´para tirar dos dedos...

mas tenho minhas dúvidas se isso derrete a super cola ou se isso "incha" a pele por trás a ponto de desgrudar da cola.

  • Obrigado 1
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@Blumer Celta toluol tem no mercadolivre mas nao 100%, eu comprei 50% pois a policia federal controla desde 2012, eu comprei o cloreto de metileno, 50R$ o litro, se funcionar legal eu te mando o contato, vou testar nas mascaras de solda.

 

Acido nitrico e muriatico (puro ou proximo disso) derretem feito isopor a resina e o encapsulamento dos CI's, mas descartei esses acidos pois são mais restritos de conseguir e oxidam tudo o que é metal

  • Obrigado 2
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18 minutos atrás, mlegnari disse:

@Blumer Celta toluol tem no mercadolivre mas nao 100%, eu comprei 50% pois a policia federal controla desde 2012, eu comprei o cloreto de metileno, 50R$ o litro, se funcionar legal eu te mando o contato, vou testar nas mascaras de solda.

 

Acido nitrico e muriatico (puro ou proximo disso) derretem feito isopor a resina e o encapsulamento dos CI's, mas descartei esses acidos pois são mais restritos de conseguir e oxidam tudo o que é metal

Valeu, obrigado pelas dicas

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@alexandre.mbm eu tenho mascara com filtros de carvão e óculos próprios, usarei luvas grossas também, o cloreto de metileno é uma das substancias mais cancerígenas do planeta, tem que tomar muito cuidado e fazer em local ventilado.

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Pessoal retornei com os resultados... O toluol e o cloreto de metileno tem resultados semelhantes, nenhum deles removeu a mascara de solda ou marcação dos componentes! (exceto capacitor cerâmico que esfarelou-se) sobre a resina, testei em epóxi e PU, o efeito que eles deixam é o mesmo que voce colocar o ar quente, fica quebradiço, mas só as camadas externas, talvez 2-3 milímetros pra baixo, dai tem que remover, mergulhar de novo e deixar uma hora lá para amolecer as camadas.

 

Estou usando o calor para remover o grosso, e quando chega nos componentes mergulho no cloreto de metileno para ajudar na tarefa sem ter que usar calor, fiquei bem satisfeito com o resultado! A resina mais dura que peguei aqui era resistente ate ao meu soprador a 350 graus, queimava mas ficava dura feito pedra, ela começou a esfarelar aos poucos, não é algo rápido que você vai abrir a placa em algumas horas, é uma tarefa para uns 10 dias nessas resinas casca grossa! Li na internet que bastava ferver a placa no cloreto para amolecer muito mais rápido, mas não vou evaporar gases perigosos! a principio, quando abri a garrafa não exalou nenhuma fumaça ou algo do tipo como esperava rsrs e é extremamente volátil, basta soprar e em 3 segundos ele se evapora todo da placa!

  • Obrigado 2
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11 horas atrás, mlegnari disse:

Pessoal retornei com os resultados... O toluol e o cloreto de metileno tem resultados semelhantes, nenhum deles removeu a mascara de solda ou marcação dos componentes! (exceto capacitor cerâmico que esfarelou-se) sobre a resina, testei em epóxi e PU, o efeito que eles deixam é o mesmo que voce colocar o ar quente, fica quebradiço, mas só as camadas externas, talvez 2-3 milímetros pra baixo, dai tem que remover, mergulhar de novo e deixar uma hora lá para amolecer as camadas.

 

Estou usando o calor para remover o grosso, e quando chega nos componentes mergulho no cloreto de metileno para ajudar na tarefa sem ter que usar calor, fiquei bem satisfeito com o resultado! A resina mais dura que peguei aqui era resistente ate ao meu soprador a 350 graus, queimava mas ficava dura feito pedra, ela começou a esfarelar aos poucos, não é algo rápido que você vai abrir a placa em algumas horas, é uma tarefa para uns 10 dias nessas resinas casca grossa! Li na internet que bastava ferver a placa no cloreto para amolecer muito mais rápido, mas não vou evaporar gases perigosos! a principio, quando abri a garrafa não exalou nenhuma fumaça ou algo do tipo como esperava rsrs e é extremamente volátil, basta soprar e em 3 segundos ele se evapora todo da placa!

Valeu, obrigado pelo retorno.

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@Eder Neumann eu não cheguei a cheirar ele mas quando abri a garrafa com máscara n95 veio um cheiro adocicado no ar bem notável! Não é algo desagradável em caso de acidente, mas não pode trabalhar sem mascara pois como qualquer outro produto químico pode causar dependência

  • Confuso 1

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