Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar bluetooth no toca-fitas Pioneer KP-500


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Recentemente instalei um Kp-500 + Equalizador tojo gr-300 na minha Puma ano 81.

Quero poder ouvir músicas do celular /pendrive e pensei em adaptar uma entrada auxiliar no KP, no entanto percebi que vai dar muito trabalho e corro risco de danificar o aparelho.
Uma outra opção é instalar um desses leitores MP3 / bluetooth vendidos no ML chaveado ( chave 6 vias) com o KP na entrada do tojo, dessa forma , com uma simples comutação eu troco do KP para a plaquinha quando eu quiser ouvir um ou outro. 
Alguem já fez esse esquema ? Ficou bom ? Será que a saída dessas plaquinhas é compatível com a entrada do tojo e não vai distorcer o som?

Obrigado e um abraço à todos!

segue link da placa bluetooth a q me refiro https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1847406342-placa-amplificador-modulo-bt-373-usb-mp3-aux-sd-bluetooth-_JM?matt_tool=87716990&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12413740998&matt_ad_group_id=119070072438&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=m&matt_creative=500702333978&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=358757243&matt_product_id=MLB1847406342&matt_product_partition_id=337120033364&matt_target_id=pla-337120033364&gclid=CjwKCAjwm7mEBhBsEiwA_of-TP6V_0sCAE8MQrLSRTabTBmp29BSEeHaIk5SlOCGarMhPRfmZl1_jBoCNhgQAvD_BwE

E2C03CAA-2CCB-4C62-8485-EFB0ABDBD425.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No toca fitas você usa a saída RCA ou a saída dos alto falantes? 

 

Se for a RCA é a mesma impedância dos módulos Bluetooth. 

 

E2C03CAA-2CCB-4C62-8485-EFB0ABDBD425.jpeg

O esquema tá certo, nesse caso considerando que os fios da chave são os "positivos" dos dois canais os "negativos" devem todos ser ligados juntos pra não dar interferências. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

No toca fitas você usa a saída RCA ou a saída dos alto falantes? 

 

Se for a RCA é a mesma impedância dos módulos Bluetooth. 

 

E2C03CAA-2CCB-4C62-8485-EFB0ABDBD425.jpeg

O esquema tá certo, nesse caso considerando que os fios da chave são os "positivos" dos dois canais os "negativos" devem todos ser ligados juntos pra não dar interferências. @Renato.88 Oi Renato, as saídas do KP limita-se a três fios ( positivo , negativo e terra) . O problema é que se for mexer na placa eu terei que instalar diodos, resistores e capacitores , como

neste vídeo

por isso eu estava procurando algo mais simples.

@Renato.88 Oi Renato, as saídas do KP limita-se a três fios ( positivo , negativo e terra) . O problema é que se for mexer na placa eu terei que instalar diodos, resistores e capacitores , como

neste vídeo : por isso eu estava procurando algo mais simples.

 

O KP 500 não tem RCA , tem somente três fios (canal esquerdo, canal direito e terra). Sera que haverá compatibilidade ?

@.if pensei sim, mas não foato

muito do resultado em termos de qualidade do som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adaptadores de bluetooth como esse que você trouxe, @Marco Aurélio Yu, não são amplificados. A saída de um aparelho desses tem que entrar no Pioner para, de lá, passar pelo equalizador até que chegue nos alto-falantes.

 

Não vi, no Brasil, nenhum adaptador desses, já com amplificador, mas na China sei que tem. Só como exemplo (nunca usei e sem fazer propaganda da loja ou do aparelho), dá uma olhadinha aqui. A boa é que todo mundo que tem esses adaptadores amplificados relatam bom som, tanto em volume quanto em qualidade.

 

Aí sim daria certo colocar uma chave como no esquema que você planejou, para alternar o sinal que vai para o equalizador, se tem origem no Pioner ou se tem origem no bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desperdício comprar um amplificador de 50W pra colocar na entrada do equalizador Tojo, não será usado. 

 

Pelo que me lembro eles são amplificados com os CIs da linha TDA. 

O modelo GR300 eu não conheço, mas já vi o GR100, modelo mais antigo que tinha equalizador com LM324 e saídas com o TA7205.

 

Acontece que antigamente os autoradios não tinham saídas RCA, aí ligavam nas saídas amplificadas mesmo. 

 

Se ligar o módulo Bluetooth direto no equalizador, é até capaz que funcione mas com um som pouco mais baixo. 

 

O amigo @Marco Aurélio Yu pode fazer um teste. 

Se ligar a saída de fones de ouvido de um radinho qualquer nesse equalizador e o som ficar bom, também vai ficar quando ligar o módulo Bluetooth. As impedâncias são bem parecidas. 

 

Se ficar ruim, aí dá pra usar um amplificador pequeno e barato só pra casar as impedâncias. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@rmlazzari58 será que essa aqui , que é amplificada resolveria ? 
Placa Amplificada 25+25 (50w) Usb Mp3 Aux Sd Bluetooth Top!!
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1749573440-placa-amplificada-2525-50w-usb-mp3-aux-sd-bluetooth-top-_JM

Sim. A ideia é que, se a saída do Pioneer é amplificada, para não mudar muito o volume quando chavear do toca-fitas para a placa e vice-versa, que ela seja amplificada, também.

 

Agora, como disse o amigo @Renato.88, 50 w talvez seja muita potência. Ainda mais porque, segundo eu vi, a saída do Pioneer é de 8w RMS. Talvez 50w e ainda por cima o amplificador que tem dentro do equalizador acabe distorcendo o som. Ao mesmo tempo, esse negócio de "50w" para esses amplificadores... sei não.

 

Já vi - mas, de novo, nunca usei - placas de bluetooth e USB com saída de 5w e 10w por canal. E de novo, um exemplo importado mas que talvez você consiga encontrar no ML ou outras lojas no Brasil, de 6w aqui.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

só pra casar as impedâncias

 

Isso que estou considerando, caro Xará: para dar certo com o equalizador, a impedância da saída do sinal tem que ser baixa, como é a saída das placas amplificadas, dimensionadas - como as do toca-fitas - para irem direto a alto-falantes, geralmente entre 2ohm e 8ohm. A impedância de saída das placas não amplificadas é alta justo para poderem ir a um amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 e  @rmlazzari58  a saída do KP500 é 8W. Achei o material anexo tanto to kp quanto do tojo. Realmente a placa com 50W é muito e a sem amplificação é insuficiente... talvez eu pudesse comprar a sem amplificação e um amplificadorzinho de 8w para ficar igual ao KP 500..... Aliás, avaliando bem a sonorização, percebo que precisa aumentar muito pouco o volume do kp 500 para ja iniciar uma pequena distorção do som, com o tojo.... sei lá se a saída d próprio KP500 já é elevada demais para o Tojo... (Não me lembro se nos anos 80 o pessoal já instalava algum capacitor na saída do toca-fitas para diminuir a entrada no tojo...rsrsrsrs.... desculpem tantas informações e dúvidas,....mas , como disse, estou me distraindo e aproveitando para atender com os experts daqui....

tojo gr200.jpg

kp500.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

D_NQ_NP_650310-MLB44709718306_012021-O.jpg.ebcee265923e65a78f63ebbcb34dabee.jpg

 

Se 2 × 3W são suficientes, e afinal você já tem o KP-500 e o Tojo, eu não acrescentaria um terceiro "frontal".

 

No eBay tem PCB (módulo) de receptor bluetooth que amplifica para potência dessa ordem.

 

Exemplos

 

s-l400.jpg.69d8eebbbefe87e3f1d448bdacaa8e69.jpg

 

1193406645_s-l400(1).jpg.8ac24ce527f3bb297e11f974c51cfee7.jpg

 

Uma das palavras-chave: PAM8406

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

confere? 

Infelizmente não, caro Marco Aurélio. O que o Renato disse foi muito bem observado:

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Uma outra coisa que deve ser levado em consideração é que os amplificadores menores não devem ser do tipo ponte (que é muito comum nessas placas importadas). 

A entrada dos tojo compartilha o terra entre os canais. 

 

@Renato.88, que você acha de 2 TDA2003, um por canal? É bem simples, pequeno, tem saída de 10w, distorce pouco (0,15%), ainda melhor se ajustar fixo o volume, na entrada com trimpots, para uns 80%, 85% (já que o ajuste real de volume será feito ou pelo controle remoto da placa ou pelo Tojo), é barato e tanto o chip quanto componentes e PCB são fáceis de achar.

 

Bem... talvez haja outros com essa potência e que trabalhem com alimentação de 12v assimétrica mas como eu só lembrei desse TDA, no caso do nosso amigo... Tô anexando o datasheet, se você puder dar uma olhada, que você acha?

 

tda2003.pdf

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

No eBay tem PCB (módulo) de receptor bluetooth que amplifica para potência dessa ordem.

Nesse caso, @alexandre.mbm, não serve. O equalizador tem 3 terminais na entrada, o lado direito, o esquerdo e o terra. Já esses amplificadores como o que você trouxe - e eu teria trazido não fosse o Renato sacar - tem 4 terminais na saída, dois para cada alto-falante. E nenhum desses terminais podem ser conectados entre si. Não dá para juntar o (-) do canal direito com o (-) do canal esquerdo senão queima. :(

 

 

---

 

Lembrei agora de que o PAM8610 já vem montado, não precisa dissipador, fornece 10w / canal, é para ser alimentado com 12v assimétricos, tem ótima qualidade de som e é tão barato que dá para ter 2, um para cada canal. Ou TPA3110, da mesma forma, jogando fora um canal...

 

Deve ter mais mas eu infelizmente não conheço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Bem... talvez haja outros com essa potência e que trabalhem com alimentação de 12v assimétrica mas como eu só lembrei desse TDA, no caso do nosso amigo... Tô anexando o datasheet, se você puder dar uma olhada, que você acha?

Isso aí! 

Desses tda tem um monte, dá pra passar a noite inteira citando eles! :lol:

Tem o TDA2002 mais fraco e mais antigo também, além do 2004, 2005, 2006 fora os 1510 e 1515 mais potentes que estão no equalizador. 

 

Mas eu ainda acho que dá pra ligar o módulo Bluetooth direto. 

Encontrei o esquema do gr270 (o GR300 deve somente ter a saída mais potente, o resto igual):

tojo+gr+-+270.jpg

O som entra direto num amplificador operacional e depois vai para a saída, os resistores ali seguram a tensão alta do amplificador do auto rádio, porém o nível de sinal é praticamente o mesmo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, falei errado, ali em cima:

 

44 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Lembrei agora de que o PAM8610 já vem montado, não precisa dissipador, fornece 10w / canal, é para ser alimentado com 12v assimétricos, tem ótima qualidade de som e é tão barato que dá para ter 2, um para cada canal. Ou TPA3110, da mesma forma, jogando fora um canal...

 

Nem com dois independentes dá para juntar nenhuma das saída, nem a (-) direita com a (-) esquerda e menos ainda as duas (+)...

 

Já com os dois TDA2003 ou como o Xará bem lembrou, um único TDA2004 (que na verdade são 2 TDA2003 num único encapsulamento, rs...), fica muito bom. Olha lá o Toni, aqui ou aqui.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Encontrei o esquema do GR270 (o GR300 deve somente ter a saída mais potente, o resto igual):

 

tojo+gr+-+270.jpg

 

Outros esquemas Tojo aqui.

 

O raro manual do GR300 já está no Fórum.

 

Audiorama.com.br tem uma página dedicada à linha Tojo.

 

Parece que o diagramas.com.br disponibiliza o esquema do GR300, mas o acesso é restrito.

 

5ce45f3e64a4b231824b6594f1379f72.jpg.54ae99cc645e326bd633a066adda4ed9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava dando uma sapeada no vídeo que nos trouxe o amigo @Marco Aurélio Yu ... o mais simples, salvo engano, me parece ser soldar, no Pioneer, um cabo estéreo blindado entre a entrada do pré-amplificador e a saída da plaquinha de bluetooth/mp3, alimentar a placa pelo fio da bateria e pronto. A chave "RADIO ON" na posição "fita" (ou seja, com radio desligado) serviria para optar entre rádio e a plaquinha, com o cuidado de desligar a placa através de seu controle remoto quando for ouvir fita. Com isso os controles todos do Pioneer podem ser usados para controlar o som que sai da placa, mantendo assim a qualidade sonora.

 

Puxar 12v da bateria ou do próprio rádio (que deve ter um filtro contra ruídos do alternador) para alimentar a placa é facílimo, essas placas tem um regulador de tensão que converte os 12v nos 5v que ela realmente usa. Se aparecer algum ruído proveniente da bateria, aí ué... apareceria de qualquer jeito e talvez aparecesse até no amplificador que a gente tá bolando (TDA2003, etc.). Aí complica, mas tem filtro já pronto no mercado só para filtrar ruído de bateria, não precisaria fazer o filtro que o autor do vídeo faz.

 

Enfim, é uma adaptação bem fácil, que, se o Marco Aurélio estiver em São Paulo, qualquer técnico nas lojinhas pequenas das imediações da Rua Sta. Efigênia - Gal. Osório, por exemplo - faz. Mas em quase todas as cidades que conheço sempre tem um técnico que pode fazer. No video que nos traz o @alexandre.mbm tem um entusiasta de que parece ter respeito para com esses aparelhos, no tal Museu do Toca-Fitas.

 

O mais difícil, a meu ver, é adaptar a placa no painel ou no console do carro, o que pode ser evitado fazendo uma pequena caixinha que a conteria e fixar essa caixa em algum lugar, talvez embaixo do próprio rádio. A parte de eletrônica é bico.

 

Tô juntando aqui o manual de serviço do Pioneer.

 

pioneer_kp-500.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou avaliando tudo que foi escrito aqui !. Como eu disse, sou leigo e faço essas coisas por hobby, se alguém aqui tiver um esquema mais simples dessa ligação e possa compartilhar comigo eu agradeço.

 

O primeiro esquema que eu havia descoberto na internet foi o da ligação que desenhei no inicio do tópico e o video abaixo...será que o caminho mais correto e menos complicado seria esse mesmo?

 

 

 Obrigado por enquanto! Amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Estou avaliando tudo que foi escrito aqui !. Como eu disse, sou leigo e faço essas coisas por hobby, se alguém aqui tiver um esquema mais simples dessa ligação e possa compartilhar comigo eu agradeço.

 

O primeiro esquema que eu havia descoberto na internet foi o da ligação que desenhei no inicio do tópico e o video abaixo...será que o caminho mais correto e menos complicado seria esse mesmo?

 

 

 Obrigado por enquanto! Amigos!

 Você abriria a tampa do Pioneer, tiraria uma foto de cima e a postaria aqui no fórum?

 

A alteração em si é simples. De ferramenta, pelo que vi, precisaria - além da chave de fenda, claro - um soldador e um pouco de solda. De componente, além de um pedaço de cabo estéreo blindado e um plug P2, talvez aqueles capacitores e diodos... pouca coisa. Creio que dá para fazer sem precisar furar o gabinete, sem precisar terminais RCA nem a chave liga-desliga do vídeo e, se você tomar cuidado para não ligar o bluetooth/mp3 ao mesmo tempo em que ouve uma fita cassete, talvez nem a chave que você bolou. Talvez dê para fazer, sim, não é difícil.

 

Ah! Ferramentas essenciais: calma, cuidado e paciência. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 Você abriria a tampa do Pioneer, tiraria uma foto de cima e a postaria aqui no fórum?

 

A alteração em si é simples. De ferramenta, pelo que vi, precisaria - além da chave de fenda, claro - um soldador e um pouco de solda. De componente, além de um pedaço de cabo estéreo blindado e um plug P2, talvez aqueles capacitores e diodos... pouca coisa. Creio que dá para fazer sem precisar furar o gabinete, sem precisar terminais RCA nem a chave liga-desliga do vídeo e, se você tomar cuidado para não ligar o bluetooth/mp3 ao mesmo tempo em que ouve uma fita cassete, talvez nem a chave que você bolou. Talvez dê para fazer, sim, não é difícil.

 

Ah! Ferramentas essenciais: calma, cuidado e paciência. ;)

 

Vou providenciar uma foto para postar aqui,

 

Pelo que eu entendi , o cara do video puxou uma saída do pré de fm ( e não do tocafitas) do Pioneer . Por isso  jogou na chave comutadora.... que ou joga o próprio sinal do fm de volta no amplificador do pioneeer ou joga o sinal da entrada auxiliar montada com os capacitares, diodos e resistores.

 

No outro video do museu do toca fitas , o camarada menciona que usou a chavinha de stereo do próprio KP....mas não "entrega" o "como fazer "rsrsrs..... ou seja, só se ir lá e pagar....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

No outro video do museu do toca fitas , o camarada menciona que usou a chavinha de stereo do próprio KP....mas não "entrega" o "como fazer "rsrsrs..... ou seja, só se ir lá e pagar....

 

Provavelmente ele deixou o Stereo direto e aproveitou a chave pra fazer a comutação simples, da forma que você mostrou acima. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!