Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipo de chave necessária para abrir este componente.


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

Bom dia gente tudo bem? Eu estou com um kingston A400 em que preciso abri-lo para poder escrever uma análise dele, porém o parafuso em si é um dos mais estranho que já mexi, até hoje não encontrei chaves necessárias para abri-lo. Neste caso aparenta ser um T4 ou T5 torx com furo guia, porém não tenh 100% de certeza, por gentileza alguém teria algum link de compra de um kit desses T4 e T5?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GabrielLP14 Pelo que vi é chave torque mesmo, você pode pegar uma chave de relojoeiro de boa qualidade e quebrar o pino central do parafuso, ou comprar um kit que tenha as chaves com o furo, tipo essa abaixo:

 https://www.pontofrio.com.br/Ferramentas/FerramentasManuais/ChavesFerramentas/chave-torx-com-9-pecas-com-furo-11887194.html?IdSku=11887194

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Agradeço a dica, mas esse tamanho não é muito grande será para esse "parafuso" esquisito? Dê uma olhadinha no google imagens no Kingston A400, eu não envio uma imagem aqui pois estou sem espaço no CDH. Mas precisava de uma para não ter de quebrar esse pino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Neste caso aparenta ser um T4 ou T5 torx com furo guia, porém não tenh 100% de certeza, por gentileza alguém teria algum link de compra de um kit desses T4 e T5?

É isso aí mesmo. 

Eu tenho um kit sem furo, acabei quebrando os pinos do meu SSD pra entrar a chave. 

Compensa comprar um kit da chave furada com várias medidas, as vezes pode usar em outras coisas. 

O kit do link ali em cima começa do T10 para cima, procure um pra comprar com medidas abaixo de T10. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não devo te ajudar a superar seu limite - que respeito claro. Mas numa pesquisa relâmpago.. este daí parece que já foi arrombado

85197_1484306076_gg.jpg

parece (parece) que o parafuso se prende ao gabinete plástico. Neste caso, teoricamente na prática basta um pequeno torque.

enfim... limites: cada 1 tem o seu .😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@GabrielLP14 use a "senha" dada por @Gabriel Torres . Para buscar, tanto no Google como nas lojas.

 

Update

 

@GabrielLP14eu fiz a seguinte "tradução livre" para termos mais palavras-chave à disposição:

 

Parafusos torx de segurança frequentemente são chamados de torx de pino, devido ao pino no centro de sua cabeça do tipo soquete em formato de estrela com seis pontas. Este pino central no parafuso impede o uso da chave torx convencional.

 

A intenção do projetista é tornar este tipo de fixação à prova de violação, ou melhor: dificultar a abertura do equipamento por "técnicos não-autorizados".

 

1. torx de segurança: Security Torx

2. torx de pino: Pin Torx

 

Outros nomes para os parafusos torx de segurança:

 

3. parafusos de 6 lóbulos: 6 lobe screws

4. torx à prova de violação: tamper proof torx

5. torx de pino com 6 lóbulos: 6 lobe pin torx

6. torx TR

7. torx de pino: torx pin (além de Pin Torx)

8. parafusos "estrela com pino", de HD: star pin drive screws

 

Parafusos torx de segurança à prova de violação fornecem um nível de segurança mais elevado do que aquele do torx convencional, devido à "chave de segurança" especializada que se faz necessária como ferramenta para abri-los.

 

Fonte: Insight Security

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Gabriel Torres Eu que agradeço, não conhecia esse tipo de chave, pior que muitos fabricantes fazem isso..... até entendo, mas acho muita sacanagem para quem faz reparo, não é à toa que na américa do norte estão em alta aquele movimento "Right to repair".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo... Por cá dificultar o acesso a eletroeletrônicos é norma do inmetro. Ela é direcionada ao usuário comum. Para técnicos reparadores é aconselhável a posse e conhecimento do ecossistema ferramental ou alguma criatividade e/ou habilidade adquirida também vale.

Certa feita me deparei com um liquidificador (acho) cujo parafuso era de fenda triangular. algo como

HTB1dle7X5zxK1RjSspjq6AS.pXas.jpg

Levei muitos minutos pra conseguir abrir. Uma pessoa comum teria uma tendência a desistir e é isso que a norma de segurança deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 22/06/2021 às 07:54, .if disse:

Certa feita me deparei com um liquidificador (acho) cujo parafuso era de fenda triangular. algo como

 

Uma determinada caixa de som, plástica, aqui,  é lacrada mediante uma suposta Torx T10 com mais de 20 cm. "Suposta" por que ainda não enxerguei, no escuro do acesso, a cabeça do parafuso; mas todos os outros parafusos do equipamento, já retirados, são desse.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2021 às 07:54, .if disse:

Amigo... Por cá dificultar o acesso a eletroeletrônicos é norma do inmetro. Ela é direcionada ao usuário comum. Para técnicos reparadores é aconselhável a posse e conhecimento do ecossistema ferramental ou alguma criatividade e/ou habilidade adquirida também vale.

Certa feita me deparei com um liquidificador (acho) cujo parafuso era de fenda triangular. algo como

HTB1dle7X5zxK1RjSspjq6AS.pXas.jpg

Levei muitos minutos pra conseguir abrir. Uma pessoa comum teria uma tendência a desistir e é isso que a norma de segurança deseja.

Em brinquedos é comum esse tipo de parafuso, a primeira vez que vi um parafuso desse foi num barquinho daqueles brindes do McDonald's. 

 

Também já vi em bebedouros, Ventilador e liquidificador. Geralmente colocam só um desse pra "atrapalhar" quem for abrir. 

 

Precisei consertar o bebedouro uma vez, então acabei fazendo a chave em uma chave philips estragada com a ajuda de um esmeril. 

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!