Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apertar o botão reiniciar o PC estrega os componentes ?


Posts recomendados

Boa tarde turma!
Ontem o meu computador não estava iniciando e por tentar inicializar ele, apertei umas 14 vezes seguidas interruptas na sequencia e no mesmo instante rapidamente. Será que deu problema nas peças do computador ? Reduziu a vida útil das peças  (placa-mãe, placa de vídeo, HD, memoria ram) ? Logo consegui iniciar o Windows normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ronald Esteban Boa tarde! Não, pressionar o botão RESET não causa nenhum dano físico no computador. Porém se o fizer muitas vezes com o Windows aberto ou enquanto o estiver iniciando, isso pode corromper a inicialização do sistema operacional. Resolve-se com reparo de inicialização ou formatação.

O botão RESET existe justamente para situações onde o computador trava completamente, e é necessário fazer uma reinicialização forçada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald Esteban Quando o botão reset é pressionado durante a escrita do HD, informações podem ser corrompidas e isso pode ocasionar falhas no sistema. Apertar várias vezes consecutivas pode causar problemas no VRM e na fonte, assim como desligar e religar na tomada rapidamente. Não é aconselhável apertar várias vezes o reset dessa forma. Se precisa resetar, aperte apenas uma vez e aguarde ele fazer o processo. Se tiver dificuldades desligue da tomada, aguarde e religue, mas nunca várias vezes consecutivas rapidamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinhabilis @WOZ Dods Muito obrigado, irei ficar atento referente ao uso do botão de reiniciar o computador, não sabia dessas informações. Espero que esteja tudo bem com o VRM e a fonte do computador. Só por curiosidade, eu tirei um print do HWMonitor com todas as tensões dos componentes do computador. Será que elas estão normais ?

 

 

 

 

1.png

2.png

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado mais uma vez. Estava já ficando preocupado, terei muito mais cuidado, ainda mais com o VRM da placa de vídeo e da placa-mãe que são de extrema importância. Aqui uso uma fonte da Corsair TX850M e uma placa-mãe Z370 Gaming 7 da Gigabyte. Fiquei um pouco desconfiado sem ter conhecimento, em relação a tensão da placa de vídeo estar a 0.750V e as tensões da placa-mãe referentes ao CPU Vcore, 12V, 5V, VBAT, DRAM. De fato não tem nada de travamentos ou sons estranhos acontecendo. Será que mesmo não tendo danificado ou estar aparentemente tudo bem com os VRMs pelos prints do HWMonitor, será que reduziu a vida útil dos componentes ? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald Esteban Sua fonte é de alta qualidade e tem boas proteções. Os VRMs quando danificados apresentam sintomas quase que de imediato. As tensões dos sensores da placa-mãe não são simples de medir, tem um "range" que elas podem operar para estarem saudáveis. Se estivesse fora dessa faixa você varia anomalias, certamente. Não se preocupe mais com o ocorrido, mas não faça novamente. Eu uma vez queimei o processador de uma TV novinha por causa de um mau contato no filtro de linha quando fui conectá-la e desde então passei a tomar muito cuidado com conexões e com a operação de eletrônicos. No caso dela queimou na hora, deu para ver o sintoma instantaneamente. Em PCs geralmente você começa a ver desligamentos, travamentos e outras anomalias claras, então fique despreocupado.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento e experiência. Ainda bem que nunca aconteceu comigo de queimar algum eletrônico, mais é com certeza horrível, você ver algo que adquiriu se danificar. Fica como experiência não fazer mais isso com o botão do reset do computador, até mesmo para membros da comunidade do Clube do Hardware. Excelente observações citadas acima. Estou tranquilo referente ao ocorrido, as vezes por não termos tanto conhecimento, ficamos com a sensação de ter danificado alguma coisa no computador. Obrigado, sou grato pela explicação. Excelente semana!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!