Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite meu amigos... Estou fazendo um sistema para desligar o sistema de caixas de som + subwoofer da minha igreja de forma remota. A caixa não possue um botão de liga e desliga, sendo assim desligam os apenas puxando o cabo da energia. Estou pensando um fazer um sistema remoto para que acione ou desacione um relé. Mas gostaria de fazer um sistema suavisador para não dar nenhum pico na placa do equipamento. Vcs poderiam me indicar algo para que eu fizesse isso? Minha duvida é só o suavisador. Pensei em um capacitor.. Vcs me indicariam? Obrigado ;)

• Membro VIP
Postado

O problema no sistema de som geralmente é o ruído, ao ligar e desligar os sistemas mais "rústicos" apresentam este sintoma.

O relé substituiria uma chave de liga/desliga de um filtro de linha por exemplo, não acredito que seja necessário outro circuito. Basta antes de ligar/desligar efetuar a redução do volume. 

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

Pergunta: seu amplificador possui botão de MUTE? Se positivo, um relé em paralelo com este botão será a sua solução durante o culto. Ao final dos trabalhos fará o desligamento normal do amplificador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@alexandre.mbm pelo texto não fica claro que o "suavizador" seja uma "redução de volume", mesmo porque ele sugere o uso de um capacitor. Até é possível fazer, mas vai ter muito mais tecnologia, se o sistema for analógico (dial) um motor de passo acoplado ao sistema, toda vez que ligar ou desligar ele antes efetua a verificação de onde ele está. Teria que ter noção de robótica, para programar fixar e fora que dependendo do sistema, traria uma dificuldade para ajustar manualmente depois o volume por exemplo.

Eu acho que ele queria só algo simples, como um filtro de linha, mas nos amplificadores se o volume estiver alto eles quase sempre chiam ao ligar/desligar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, dwatashi disse:

se o sistema for analógico (dial) um motor de passo acoplado ao sistema, toda vez que ligar ou desligar ele antes efetua a verificação de onde ele está

Entre o seu baixar o volume e o pressionar o botão mute do Serjão, olha a minha: um relé que dê curto na entrada do som antes de desligar. Algo como em paralelo com o botão de volume dando contato entre o gnd e o meio. Teoricamente a entrada vai a terra evitando o pipoco. Aprecie com moderação técnica... não sou do ramo da sonorização...

• Haha 1
Postado
7 horas atrás, .if disse:

Algo como em paralelo com o botão de volume dando contato entre o gnd e o meio. Teoricamente a entrada vai a terra evitando o pipoco.

Alguns amplificadores formam o "pipoco" lá na saída independente do que se tem na entrada.

A maioria dos amplificadores de potência tem relé nas saídas dos alto falantes pra evitar isso, se esse não tem a minha sugestão seria colocar um relé na saída e outro na alimentação do amplificador. 

Não precisará desligar suave, pois o amplificador estará sem carga então não tem pico de corrente. 

Mais interessante ainda é se o relé de saída tiver um retardo. 

• Membro VIP
Postado

Pensei no relé da saída antes de você 😜. Mas não sei o efeito de desconectar caso o amplificador seja de fonte simétrica. Mas se ...

6 horas atrás, Renato.88 disse:

A maioria dos amplificadores de potência tem relé nas saídas dos alto falantes pra evitar isso

... então tá. 😁

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Alguns amplificadores formam o "pipoco" lá na saída independente do que se tem na entrada.

Teorizo que teoricamente isso se deve ao capacitor do push pull se carregar ou descarregar. Pros que são de fonte simétrica, teorizo que é quando acha o ponto de equilíbrio 0V na saída.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!