Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, então, é o seguinte: atualmente possuo 5 fans Cooler Master MF120L de 3 pinos, todas elas estão conectadas no hub Deepcool FH-10, que diz ter função PWM, e esse hub tá conectado na entrada sys_fan, minha placa-mãe é uma B460M.

Queria saber se dá pra controlar esse fans por software ou pela BIOS da placa-mãe. Tentei dos dois modo e não consegui. Dá pra desligar alguns fans de forma independente ou desligar os leds?

Quem puder ajudar, eu dou like 👍

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Esse hub usa alimentação pela fonte e o controle de rotação só vai funcionar com fans de 4-pinos por PWM.
As fans de 3-pinos funcionarão em máxima rotação.

Fans de 3-pinos só podem ser controladas por volta,gem com alimentação pelo conector da placa-mãe.

Porém um cuidado com hubs e splitters que usam alimentação pelo conector é atentar ao limite de consumo total.
O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).

• Obrigado 1
Postado

@EdsonSM Muito obrigado, cara. Eu jurava que ia conseguir controlar esses fans. O jeito vai ser desligar direto no hub, se eu quiser. Ou comprar um hub que a alimentação é na placa né?

Eu tenho outra dúvida, você sabe calcular o gasto energético em Watts dessas 5 fans?

Postado
2 minutos atrás, tiagovince disse:

@Elder Nauvirth é isso, ou troco o hub ou troco as fans, o que for mais barato 😁.

Troque os fans.

Trocar o hub ao fará sentido algum se você quer controlar os fans.

Melhor é a controlação por PWM, que você pode até ir na BIOS e configurar uma rotação especifica para quando chegar em X temperatura.

3 minutos atrás, tiagovince disse:

Me diz uma coisa, você sabe calcular o gasto energético dessas 5 fans em Watts?

Eu mesmo não saberei lhe dizer isso, tem outros amigos que sabem melhor.

Mas certamente é menor que o gasto total do PC sem os fans.

Fans, HD, SSD, memória RAM e periféricos são os que menos consomem.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth mas essa fan não é PWM? Eu achei que 3 pinos era PWM, porém sem RGB. E o @EdsonSM disse que se o hub tiver alimentação na placa-mãe daria pra controlar, por isso falei de trocar o hub.

Sobre o gasto enérgico, eu sei que potência = tensão x corrente, porém não sei qual tensão e corrente. Mas acredito que não deve chegar nem em 10W, uma lâmpada led comum.

Postado

@Elder Nauvirth entendi, vou ver isso então.

Eu vi essas especificações, só fiquei na dúvida se é isso mesmo, se VDC seria igual a V. Se for isso, dá 1,92W por fan, com um total de 9,6W todas as 5 fans, como eu imaginei, menos que uma lâmpada LED comum. Não gasta tanto assim, a questão só é o ruído, porém essas fans são silenciosas.

• Curtir 1
Postado

Compra esse controlador de fan 3 pinos. você deixa ele fixado atrás do gabinete e deixa ele na velocidade "média" e quando for usar em jogos você aumenta a velocidade com um simples toque no botão.

image.png.b9966f400889a33ea8bad419e03ddd93.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!