Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos eu mais uma X pedindo ajuda ao tribunal supremo da eletrônica.

Tenho uma placa de circuito onde preciso substituir um capacitor de 100nf 250 vac  MKP10 .  
Posso trocar por um comum de poliéster ? Tenho um de 100nf 250 volts 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

tem bobina e chaveamento [nesse aparelho] aí, [então é] melhor [não deixar de] usar os [capacitores] originais[,] supressores

A abordagem é por aqui:

Citação

Os capacitores de filme metalizado possuem propriedades de auto-cura, e pequenas imperfeições não levam à destruição do componente, o que torna esses capacitores adequados para capacitores de supressão RFI/EMI com proteção contra choque elétrico e propagação de chamas, embora repetidas "descargas de corona" com cura possam levar à perda significativa de capacitância.

Fonte: Wikipédia

O texto no artigo segue com extensa dissertação a cerca das possíveis aplicações desse tipo específico de capacitor.

• Membro VIP
Postado

Caiu no 0,01%. Mas permita-me uma tradicional visão prática da coisa. A tensão de trabalho é muito menor da suportada pelo cap. Em situação desesperada ele pode suportar por um longo tempo e ainda mais se a freq for baixa. Fale/desenhe + sobre o circuito. Cap. em paralelo direto com chaveador: a princípio uma aplicação bem atípica (2me)

• Membro VIP
Postado

É isso aí. 'Suspeitei desde o princípio'. Agora fale/desenhe sobre a saída (secundário) dele. Também fale de onde veio este circuito, o que aciona e pra onde vai, se é criação própria e tal. De novo, cap em paralelo com o mosfet é não é muito usual.

Postado

Esse circuito é pra ligar um transformador do tipo flyback . 
A saída dele liga uma bobina externa ( enrolada no núcleo de ferrete). 
O circuito oscilador é para gerar os pulsos e frequência. 
Esses pulsos vão para o circuito de potência e dai pra frente é a parte de chaveamento em cima da bobina. 
Objetivo desse sistema é fazer com que o flyback solte um arco . 
Hoje sai de manhã caçando esses capacitores supressores..... Um carinha me arranjou usado 3 deles . Chegar em casa vou testar . 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sua posição se assemelha à do 'condensador' do antigo sistema com platinado de carros. Não sei no que quem projetou isso estava pensando ou se de fato foi a melhor opção ... não forneço outra.

De fato...

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

o capacitor de Polipropileno

... é usado em situações de carga e descarga frequentes.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

alguém conhece um guia de aplicação dos diversos capacitores?

Não conheço mas sei sei quem conhece 🤪 ... no 1o link do google tipo de capacitores e suas aplicações :

capacitores-600.webp

https://www.mundodaeletrica.com.br/tipos-de-capacitores/

😁

driver-horizontal.gif

1.jpg>...

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Outro local onde tinha capacitores ligados dessa forma era no circuito horizontal das TVs de tubo. 

Um capacitor de aproximadamente 10nF ficava em paralelo com o transistor e o primário do fly back ia do coletor do transistor para o +B da fonte (geralmente de 120V). 

Ainda em paralelo com o capacitor tinha um resistor em série com a bobina defletora. 

O capacitor era sempre de poliester comum com tensão de trabalho de 1300V, ou seja, aproximadamente 10x a tensão da fonte. 

Sua função era 'formatar' a corrente pela bobina defletora. Por isso solicitei mais informações sobre o incógnito circuito pro garoto...

• Amei 1
Postado
7 horas atrás, .if disse:

Sua posição se assemelha à do 'condensador' do antigo sistema com platinado de carros. Não sei no que quem projetou isso estava pensando ou se de fato foi a melhor opção ... não forneço outra.

Outro local onde tinha capacitores ligados dessa forma era no circuito horizontal das TVs de tubo. 

Um capacitor de aproximadamente 10nF ficava em paralelo com o transistor e o primário do fly back ia do coletor do transistor para o +B da fonte (geralmente de 120V). 

Ainda em paralelo com o capacitor tinha um resistor em série com a bobina defletora. 

O capacitor era sempre de poliester comum com tensão de trabalho de 1300V, ou seja, aproximadamente 10x a tensão da fonte. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!