Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

...sem usar nada desse notebook?

Pessoal, ganhei uns restos mortais de um notebook, sucata, e gostaria de fazer um quadro para facilitar o desenho de PCB, para não ter que ficar virando o papel o tempo todo contra a luz, usando uma fonte externa qualquer, talvez a que veio junto, que fornece 19v... O note era um Dell Latitude E6320.

Será que é possível?

• Curtir 1
Postado

As tensões são altas, seja de led ou do tipo fluorescente. 

Nos de leds eles ficam todos em série, no notebook não sei, mas em monitores e TVs a tensão passa de 200V.

Já nos fluorescentes as lâmpadas trabalham com alta tensão da ordem de alguns kV nos extremos pra ionizar o gás, algo semelhante às lâmpadas de néon ou TRC. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

É que para fazer PCB, @alexandre.mbm,  geralmente eu uso uma folha de papel quadriculado onde desenho os componentes. Tem coisa que sei de cór, rs... capacitor 100nF/63v de poliester, 7mm x 2mm, os terminais separados por 5mm; bczinho, reservo um quadradinho de 5mm x 5mm e assim por diante. Aí aperto a ponta do lápis no lugar onde vão os furos, viro o papel para o outro lado e vou ligando os componentes. Na verdade, mentalmente já vou mais ou menos bolando as trilhas na fase de ajeitar os componentes do lado de cima da PCB... mas o traçado definitivo, só virando o papel do outro lado. Isso porque a mesa não tem uma luz que vem de baixo. Se tivesse - que é o que pretendo com acender o backlight que falei, ficaria mais fácil.

Um vez eu vi na porta de uma oficina de manutenção de notes, @Renato.88 (sabe aquelas centenas de pequenas salas comerciais que tem em prédios baixinhos na região da Sta. Efigênia?), quatro telas acesas com um rabicho que saía de trás conectado num carregador de note. Perguntei para o dono da oficina e ele disse que aquilo era tipo uma brincadeira com sucata feita pelo técnico - na verdade disse "moleque" - que trabalhava lá mas que tinha ido almoçar. Só achei curioso, se soubesse que um dia ia querer um negócio daqueles teria voltado mais tarde. Se bem que, você sabe, é bem comum uma moçada prática, que aprendeu eletrônica na marra, dar "nó em pingo d'água", fazem no improviso o que nenhum engenheiro faz, enquanto os patrões são mais fechados e não contam as coisas com tanta facilidade assim...

Minha esperança é que um moço desses espertos veja esse tópico. Mas pode ser um, digamos, experiente esperto também, rs...

• Amei 1
Postado

Se as telas estavam ligadas somente com a fonte então significam que eram de leds e pelo visto não estavam em série como eu disse acima. 

Se for o modelo mais antigo com lâmpada aí a fonte realmente não consegue acender. 

Também tem o fato de que o LCD quando desligado fica todo preto e a luz não passa por ele, nesse caso pode retirar o LCD e substituir por algo transparente como um vidro, plástico duro ou acrílico. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

uma moçada prática, que aprendeu eletrônica na marra

Faço parte desse grupo, mas conheço pouco sobre os notebooks. 

Realmente tem umas coisas que aprendi fazer que não se ensina em escola. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@rmlazzari58 , muito obrigado por tentar ilustrar.

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o traçado definitivo, só virando o papel do outro lado. Isso porque a mesa não tem uma luz que vem de baixo

Eu continuo com dificuldade para achar (com certeza) os porquês.

Pelo que eu entendi até agora, primeiro você desenha a fixação dos componentes, compreendendo suas dimensões, o espaço ocupado, usando a métrica e as coordenadas fornecidas no papel quadriculado. Seria o equivalente a desenhar a serigrafia do lado não-cobreado da PCB. Depois você vira o papel para o lado liso e desenha as trilhas interligando tudo. Muito bom!

Mas como você passa isso para uma placa?

No caso de uma placa não-ilhada, eu imagino que você usa durex para fixar o papel plano no fenolite, e que então começa realizando todas as furacões, por cima do papel. E que depois de tudo furado, copia as trilhas "no olho", do papel para o cobre, usando caneta especial. Então parte para a corrosão.

Confirma?

Tem algo a acrescentar?

@rmlazzari58, você tem a opção de tentar transformar o papel quadriculado em papel quadriculado manteiga, usando margarina e um ferro de passar roupas. Já experimentou?

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

e TVs a tensão passa de 200V.

numa tv 40'' que ganhei eram 9 leds de 6v cada... 54V

D_NQ_NP_870127-MLB47138470311_082021-O.w

na data atual 120,00 no m.l. Me lembro que paguei 50,00 em 50 leds...

O amigo@rmlazzari58 deve desmontar a tela e avaliar. Penso que dá pra ver os leds ou a lâmpada... neste caso é a.t. mesmo.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas como você passa isso para uma placa?

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Confirma?

Tem algo a acrescentar?

Hoje, sem uma mesa com luz por baixo, uso papel vegetal. No quadriculado desenho os componentes fazendo pontinhos nos lugares onde estão os terminais desses componentes. Aí ponho papel vegetal por cima do quadriculado e desenho as trilhas no vegetal, também evidenciando os pontos em que haverá furos.

Depois viro o vegetal de "barriga pra baixo", colo com durex no lado cobreado e faço os furos. Aí tiro o vegetal e, com tinta daquela que só sai com álcool, vou copiando as trilhas, usando os furos como base.

Depois disso é só mergulhar a plaquinha no percloreto e pronto. Só fica faltando tirar a tinta com álcool e soldar.

A ideia da margarina é boa @alexandre.mbm . Mas aí teria que jogar fora o quadriculado depois de usado, e gosto de guardá-los.

2 horas atrás, .if disse:

O amigo@rmlazzari58 deve desmontar a tela e avaliar. Penso que dá pra ver os leds ou a lâmpada... neste caso é a.t. mesmo.

Não tem nenhum led @.if. Será que é possível que toda uma superfície, uma folha plástica, seja um enorme, plano e flexível led? 😮

Ou será que nesse note a luz de trás seja apenas simulada, seja eletrônica comandada por software, algo como mexer em brilho/contraste via programas de manipulação de imagens?...

Xeretarei... e assim que der, tiro umas fotos.

• Membro VIP
Postado

Por que teria de jogar fora? Note que eu chamei de papel manteiga um papel vegetal "caseiro".

Na verdade, se você tivesse um gabarito em transparência de retroprojetor, dos componentes, com todos os furos (atravessáveis por ponta de lápis/caneta), poderia dispensar o papel quadriculado, e até o vegetal.

Pense nesse gabarito como aquelas réguas de formas que os arquitetos usavam.

gabarito-arquitetura.jpg.ac848739bdb81164330ba97c341e24e2.jpg

Não sei como é o nome disso (acima). Parece que é apenas "régua gabarito arquitetura".

Pois o então... o nosso gabarito poderia já estar invertido. E até onde eu entendi, o único papel de desenho restante, um A4 branco comum, poderia ser afixado com durex, na placa, temporariamente, para a realização dos furos, e depois retirado, para a cópia a olho nu a partir dele ao lado (da placa).

Uma maneira de preservar o papel, protegê-lo da retirada do durex fixador, seria fazer previamente uma moldura plástica, com o próprio durex. Os pedaços fixadores, de durex, colariam apenas nessa moldura; e ficariam, por isso, facilmente retiráveis.

Update

@rmlazzari58, editei (acima). Pela sua experiência, o que você acha?

O gabarito poderia ser feito a mão, com caneta marca-CD de ponta fina. Ou poderia ser uma impressão a laser, de projeto SVG. Os furos seriam realizados com agulha aquecida, ou outro instrumento que o valha.

Update 2

gabarito-E28.jpg.48c96ddc5116ba97b02b92ec793ca242.jpg

Este é o gabarito para eletrônica modelo E-28Bem carinho, por sinal. Mas nós não precisamos desses recortes todos; apenas dos furos e do desenho em tinta (norteador).

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não tem nenhum led

Alguma coisa que ilumina deve ter sim. Geralmente os leds ficam nos cantos e iluminam o meio da tela através de um sistema parecido com as lentes de fresnel usadas nas TVs maiores. 

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

toda uma superfície, uma folha plástica, seja um enorme, plano e flexível led?

Certa feita cogitei esta possibilidade também kk. Mas era num pequeno display lcd 16x2. Mas ele tinha pequenos leds internos. O pulo do gato é a tal lente que distribui a luz igualitariamente com a ajuda de uma folha reflexiva como fundo... no caso de minha tv.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
3 horas atrás, .if disse:

O pulo do gato é a tal lente

12 horas atrás, Renato.88 disse:

lentes de fresnel

No futuro haverá led em folha, rs...

De fato, desmontando a tela há uma tira com 30 leds na parte de baixo da moldura. São 3 fileiras de 10 leds em série cada uma, com o positivo comum ao início de cada fileira e com as 3 pontas finais (o negativo de cada fileira) independentes. Para alimentar essa tira, só hackeando a plaquinha da tela porque a tensão necessária para a tira toda, segundo o que está escrito nessa placa, é 94v. Deve ter um circuito de stepup na plaquinha...

Encontrei um vídeo aqui em que o autor faz uma "janela", parecida com a que

21 horas atrás, rmlazzari58 disse:

vi na porta de uma oficina de manutenção de notes

E aqui o moço fez a tal da superfície com luz por baixo, até com um potenciômetro para regular o brilho.

Dando um retorno, agora não vou mexer nisso mas fica aí se alguém quiser...

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

segundo o que está escrito nessa placa, é 94v

Algo me diz que esse 94v não significa 94 volts. 

Se for algo como 94v-0 isso é código de uma norma que indica temperatura máxima que a placa aguenta. 

Até porque pra que isso seja possível cada led deveria ser de 9,4V. Embora esse tipo de led exista, não creio que estaria em um notebook. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Tem razão, @Renato.88, são leds muito pequenos. Como são brancos, chutando daria um drop de 3,6v para cada led, e aí tensão de 36 volts cada tira de 10 em série, que com a lambuja vai... 38v (para arredondar, já que 38 é o dobro dos 19v do carregador...).

Para a corrente, também no chute, vamos por uns 20mA por tirinha. Segundo essa calculadora aqui, o R de cada tira deveria ser de 1,8K / 2W.

Como são três tiras em paralelo, o total final daria 38v com 60mA.

Será que mais ou menos é isso aí?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!