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Vale a pena investir em um roteador para combater a instabilidade da internet?


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Boa tarde clube! Tudo bem?

 

Eu não entendo muito de roteadores. Queria saber se vale a pena investir em um roteador melhor do que a operadora oferece pra combater instabilidades da internet.

Eu tenho em mente que pode ser problema do sinal da internet e não do roteador. Mas ainda tenho a pulga atrás da orelha que talvez possa ser problema do roteador.

O que vocês acham?

 

Obrigado!

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A Resposta é com certeza!

O Modem Roteador fornecido pela operadora, seja ela Vivo, Claro, Oi, TIM entre outras, é muito básico e tem pouco alcance.

Um roteador adequado com certeza vai lhe ajudar a alcançar todo o potencial da sua conexão.

Mas verifique a velocidade entregue via Cabo de Rede, ligando o roteador ao seu computador via cabo, e veja se a integralidade da sua conexão está chegando. Se estiver chegando 100% via cabo, é o modem/roteador da operadora que está sofrendo mesmo.

A propósito, caso tenha interesse estou vendendo um excelente roteador com velocidade de 2.600 Mbps, padrão AC, dual band. Roteador D-Link Blindado D-Fend AC2600 DIR-2680. O preço dele novo na loja está por R$ 910,71, estou vendendo por R$ 469,00.

Caso haja interesse, é só me avisar. Até pouco tempo estava usando ele em um terreno com 150 m2 e uma conexão de 500 MB. Ele entrega via "Wi-fi" 100% da velocidade, sem erro.

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@Matheus3210 Boa tarde

 

Sua resposta é sim e não.

Se o serviço entre pela operadora não for de qualidade, o roteador novo não vai fazer milagres.

Agora se via cabo fica nota 10 a internet e pelo WIFI fica instável caindo toda hora, ou se você ligar o modem ou conversor gpon diretamente no seu PC e ficar bom, o roteador novo pode ser um ótima idea.

Qual operadora de internet você usa, qual o plano de internet contratado?

Usando cabo de rede ou wifi que fica ruim.

Qual tipo de conexão chega na rua até sua casa?

Cabo coaxial, fibra, cabo de rede ou cabo telefonico "ADSL"?

O cabo que vem da rua vai direto para o roteador da operadora, ou passa por um conversor gpon ou modem?

Conversor gpon é usado para converter fibra em cabo de rede igual a esse da foto.

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Normalmente conversor gpon é usado junto com roteador.

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Se a sua internet é de fibra e usa gpon igual da imagem, se você tiver o login e senha do roteador, tem como ligar ele diretamente sem passar pelo roteador, e com isso da para saber se a compra do roteador se vai resolver sim ou não.

Agora se mesmo ligando o gpon diretamente no computador ficar ruim, então é problema com a operadora.

E tem os roteadores que já possuem entrada para fibra nesse caso nem sempre um roteador secundário vai resolver seu problema.

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A mesma coisa vale se o seu roteador for com entrada coaxial.

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Se a sua internet chega por um cabo de telefone e é conectado do modem ADSL para o roteador, tem com ligar diretamente sem passar pelo roteador.

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@Matheus3210 ola!

 

Como já disseram no tópico, a resposta vai ser depende!

 

Citação

Queria saber se vale a pena investir em um roteador melhor do que a operadora oferece pra combater instabilidades da internet.

 

Teria como você explicar melhor como seria essa instabilidade? Seria por cabo por wifi? 

 

você já ficou pingando infinitamente o roteador (comando é ping -t ip do roteador) e observou se há perda de pacotes ou aumento muito grande da latência? 

 

Já ficou pingando infinitamente o google? Tipo ping -t www.google.com.br  e observou se há perda de pacotes e aumento de tempos em tempos na latência?

 

Essa instabilidade seria quedas (ficar offline mesmo) ou lentidão? Atrasos em jogos etc? 

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@LUSOM Seria por cabo mesmo. E também por Wi Fi, pois meu irmão aqui no quarto, mesmo sem o cabo, sente também.

 

Ja testei o ping diversas vezes. Do nada ele vai pra um pico de ping altíssimo e depois estabiliza. Só que essas instabilidades me quebram no jogo. Algumas vezes com perdas de pacotes, outras vezes não, pois é rápido.

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Citação

Mas ainda tenho a pulga atrás da orelha que talvez possa ser problema do roteador.

 

Daí tem que levar em consideração também o seguinte: 

 

  • O plano contratado (velocidade em mbps)
  • Demanda (quantidade de dispositivos utilizando a rede)

Se tiver com muita demanda e a velocidade não for compatível com essa damanda toda, pode haver gargalos mesmo (aumento de ping) quando se utiliza o máximo da sua velocidade contratada. Com planos melhores, ou seja, com velocidade maiores, esses gargalos tendem a diminuir. Porém ainda assim eles podem acontecer. 

 

Na minha rede interna, já observei que quando um dispositivo tenta usar muita banda, e mesmo ele estando em um cabo que está com defeito e limita no máximo a 100 mbps, ele zoa um pouquinho a latência com meu com roteador. O normal é sempre a 1ms, porém aí as vezes ele vai para 2 a 5 ms e as vezes tem um pequeno salto, pico,  para até uns 20ms. Isso pingando só o roteador, ou seja, monitorando só minha rede interna.

 

Saindo pra fora e já pingando o google, a latência que seria normal na casa dos 35ms, por exemplo, já sobe para uns 40ms (fica oscilando nessa faixa). 

 

Outra situação é quando saturo toda minha rede, ligo vários dispositivos e tento usar o máximo da rede. E mesmo ligado por cabo gigabit no roteador, há aumento de latência e até perda de pacotes na rede interna! 

 

Observe a imagem abaixo onde printei a latência interna e externa com uso e sem uso da rede. Onde:

Nº1 temos latência via cabo com roteador situação normal, sem uso da rede. Normal é 1ms ou menos. 

 

Nº2 latência já alterada, via cabo com roteador, com uso da rede. Mas ainda não é uso máximo. Já tenho alguns picos de 20 ms com o roteador!

 

Nº3 - latência com roteador via cabo no uso máximo. Além de alterada, mais alta, há perda. Nsse print (no teste que fiz) até que ela não estava muito alta, mas como sempre monitoro,  sei que ela sobe e perde pacotes com uso máximo da rede. Há perda é bem pouquinha, mas existe perda de pacotes.

 

Nº4 - Latência com o Google, ligado via cabo de rede no roteador e sem uso nenhum da rede (internet). Normal hj deu uns 35 a 36 ms.  

 

Nº5 - Latência com o Google, ligado via cabo no roteador, porém com uso MÁXIMO da rede (internet). Observe com minha latência subiu! Além de subir para uns  60, 80,100, 130 e picos de 180ms, começa haver perda de pacotes!

 

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Meu roteador é um comum, porém GIGABIT. E eu tenho um plano que  eu considero bem parrudo para o uso que temos aqui. Assim, no uso normal da rede, uma TV vendo netflix, youtube, ou um PC vendo vídeo no youtube, ou celulares vendo vendo videos no youtube, esse aumento exagerado da latência não ocorre, isso porque tenho muita banda sobrando para a quantidade de dispositivos que tenho em casa. Então na nº5 eu forcei a barra, tentando baixar muita coisa ao mesmo tempo em vários dispositivos e vendo vários videos ao mesmo tempo, usando 101% do meu plano contratado. Eu literalmente saturei minha rede.

 

Então não adianta ter o melhor roteador hj, se o seu plano com seu provedor não é atende a sua demanda (quantidade de pessoas e dispositivos que ficam usando a rede e uso da rede, porque as vezes é poucas pessoas, mas fazem uso constante e máximo da rede.

 

E além disso, seu provedor pode não lhe oferecer uma boa conexão. Em horários de picos, por exemplo, pode haver congestionamentos e  o seu provedor não dar conta de lhe entregar a velocidade contratada e ocorrer esse aumento de latência, bem antes  mesmo  você utilizar o máximo da banda que você contratou.

 

Dito tudo isso, tem que investigar melhor o que acontece. Lembrando que no WIFI a latência é sempre mais alta e sujeitos a outras interferências. Por isso gosto de fazer todos os testes em cabo para ver e checar os limites do provedor mesmo.

 

Qual o seu plano de internet e qual tipo de internet você contratou? Via radio? Adsl? Fibra ótica?  

 

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@LUSOM Mudei recenetemente de um plano de 60 Megas da Net-claro pra um de 350 Megas da mesma operadora. Esse novo parece que é fibra ótica, mas o cara não veio aqui em casa no dia marcado pra instalar o novo roteador nem nada. Mas quando eu faço o teste de velocidade não chega nem a 10 megas de velocidade de download.

Outra coisa, é que eu uso o roteador e o PC ligados direto na tomada, e acho que isso interfere no sinal. Já percebi que da uns picos na latência e até no fps de jogo quando algum equipamento é ligado ou desligado. Vou comprar um no break agora na black friday pra tentar contornar este problema.

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@Matheus3210 Pode ser que seja isso também, fizeram atualização no sistema mas o equipamento ainda não é capaz de utilizar toda essa banda. E se você estiver utilizando um cabo de rede inadequado, que não seja gigabit, ele não transfere mais do que 100 mbps mesmo. 

 

Fora essa questão aí que você acredita que seja de interferência da rede elétrica. Aqui eu uso tudo direto na tomada, e nunca tive problema com isso da energia atrapalhar o roteador. Sobre esse assunto seria bom aguardar opinião de mais alguém que realmente entenda de energia e redes de computador.

 

Até onde eu sei, o que causa problema é cabo de rede passar junto a fios de energia, aí parece que pode dar problema. Mas não é exigência, que eu saiba, utilizar um nobreak pra isso. 

 

você já ligou pra lá e informou os problemas que está tendo?

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@LUSOM É muito difícil falar com eles. Tem todo um protocolo. E pra eles enviarem um técnico aqui eu corro o risco de ter que pagar pela visita técnica, caso o o técnico ache que o problema n é da net e sim meu.

Mas mesmo com cabo de só chega até 100 Mbps a taxa de download tinha que ser de 60 Mbps conforme o contratado não?

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Em 21/11/2021 às 19:43, Matheus3210 disse:

100 Mbps a taxa de download tinha que ser de 60 Mbps conforme o contratado não?

um plano de 100 Mbps vulgo 100 megas, a taxa de download é 12mb/s

 

um plano de 60 Mbps Vulgo 60 megas a taxa de download é 7,5mb/s

 

um plano de 350 Mbps Vulgo 350 Megas a taxa de download é 43.75mb/s

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