Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha? (iClamper deixou de ser bom.)


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Minha prima tem um estabilizador no qual liga a TV e outros aparelhos. Esse estabilizador instala bastante, então pesquisei e descobri a recomendação aqui de não usar estabilizadores, e sim filtros de linha com DPS. Também vi a recomendação dos modelos iClamper. Então fui pesquisar preços, e descobri que os filtros de linha da marca eram bons, mas deixaram de ser.

 

Essa é uma foto do iClamper Energia 8 antigo, que imagino é o modelo que todo mundo no forum elogia:

 

129399_1602189919_0_gg.jpg.1e70754405f3cb69474e0c121638915a.jpg

 

Essa aqui é a foto do iClamper Energia 8 atual:

 

31t4NgCJxML._AC_.jpg.0ed026a4dcd091d38151e6b8456164a4.jpg

 

Acho que dá para notar o problema.

 

Então eu gostaria de saber se alguém pode recomendar um filtro de linha de excelente qualidade à venda atualmente, em substituição a esse modelo que nada tem a ver com o original.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexander Gieg O que nota-se são diferenças em componentes, o que não anula do equipamento ser bom.

 

Muitas vezes, mudanças internas vem para se tornar melhor.

 

Tenho 2 Clamper Energia 8 em casa, e uso normalmente com meus equipamentos e até mesmo tem um PC da empresa que minha esposa trabalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb @Elder Nauvirth Observem as fotos que anexei em detalhes. O iClamper Energia 8 antigo tem diversos componentes na placa de circuito impresso. Dá para contar 6 capacitores, um transformador, e varistores. O iClamper Energia 8 atual tem só uns quatro varistores e mais um componente.

 

O nome continua sendo o mesmo, "iClamper Energia 8", mas a tecnologia é completamente diferente. O antigo dá para ver que é parrudo e cheio de proteções. O atual é equivalente a um filtro de linha genérico, desses que custam R$40.

 

Meu chute é que a empresa foi vendida, ou a direção mudou, ou algo assim, e os novos donos resolveram aumentar a margem de lucro na base de redução da qualidade, se fundando no renome da marca até os clientes perceberem o que aconteceu. Isso é muito comum e não me surpreende, já vi ocorrer trocentas vezes. Por isso a pergunta sobre qual é a atual marca de qualidade, que essa aí já é, visivelmente, passado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

O iClamper Energia 8 atual tem só uns quatro varistores e mais um componente.

O projeto ter sido simplificado automaticamente implica que o produto ficou ruim...?

 

6 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

O nome continua sendo o mesmo, "iClamper Energia 8", mas a tecnologia é completamente diferente.

"Completamente" diferente...?

 

6 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

Meu chute é que a empresa foi vendida, ou a direção mudou, ou algo assim, e os novos donos resolveram aumentar a margem de lucro na base de redução da qualidade, se fundando no renome da marca

Até a parte do lucro, ok. Simplificar um projeto e vender pelo mesmo preço certamente pode aumentar o lucro da empresa. Que isso vai 'reduzir a qualidade, afundar o nome da marca', aí já acho que é paranoia. Se for ver, na real esses filtros custam R$ 50~100 há vários anos. Talvez seja mais questão de manter o preço e o lucro do que de ganância.

Me pergunto se o @faller já analisou os modelos novos e teria uma palavrinha pra dar ou algum outro filtro pra indicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

 

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

O projeto ter sido simplificado automaticamente implica que o produto ficou ruim...?

 

Em eletrônica analógica, sobretudo de potência? Sim.

 

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

"Completamente" diferente...?

 

Bem, tecnicamente não é completamente diferente. A placa ainda tem o mesmo tamanho para caber no case original. E provavelmente os varistores que existem devem estar nas mesmas posições. Então o correto, correto, seria dizer que é uns 95% diferente.

 

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Que isso vai 'reduzir a qualidade, afundar o nome da marca', aí já acho que é paranoia.

 

Infelizmente isso é comum. Há todo um setor do mercado financeiro, as chamadas Private Equities, que fazem só isso. São grandes agências financeiras que compram companhias de tamanho médio e pequeno, alteram o processo fabril para reduzir custos ao máximo mantendo o preço, vendem bastante se fundando no renome da marca, e depois de alguns anos, quando a marca perdeu renome devido à queda na qualidade, vendem os ativos (instalações, imóveis, móveis etc.). Nesse processo elas lucram pacas, por isso que é efetivo.

 

Não quer dizer que foi o que aconteceu com essa empresa aí, mas de qualquer maneira é algo corriqueiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

Em eletrônica analógica, sobretudo de potência? Sim.

Não, não significa. Na verdade, não significa sequer que o produto tenha piorado, muito menos ficado ruim. Não estou dizendo que os filtros da Clamper não tenham piorado, até porque não tenho informação e conhecimento pra isso, mas um projeto eletrônico ter sido simplificado de forma alguma implica que o resultado é ruim. A simplificação visa atender o mesmo ou quase o mesmo objetivo com a utilização de menos recursos.
 

14 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

Bem, tecnicamente não é completamente diferente. A placa ainda tem o mesmo tamanho para caber no case original. E provavelmente os varistores que existem devem estar nas mesmas posições. Então o correto, correto, seria dizer que é uns 95% diferente.

Tá mais perto de 95% igual... O princípio de funcionamento é absolutamente o mesmo, os barramentos, fusíveis térmicos e microdisjuntor são melhores que os da absoluta maioria de filtros disponíveis no mercado, os capacitores são bem dimensionados. Certamente não é um produto topo de linha, mas não tem como esperar isso por menos de 100 reais. Você está exagerando...

 

14 minutos atrás, Alexander Gieg disse:

Infelizmente isso é comum. Há todo um setor do mercado financeiro, as chamadas Private Equities, que fazem só isso. São grandes agências financeiras que compram companhias de tamanho médio e pequeno, alteram o processo fabril para reduzir custos ao máximo mantendo o preço, vendem bastante se fundando no renome da marca, e depois de alguns anos, quando a marca perdeu renome devido à queda na qualidade, vendem os ativos (instalações, imóveis, móveis etc.). Nesse processo elas lucram pacas, por isso que é efetivo.

 

Não quer dizer que foi o que aconteceu com essa empresa aí, mas de qualquer maneira é algo corriqueiro.

O que aconteceu é que há 5 anos tu ia no mercado com 200 contos e saía com o carrinho cheio, agora vai com 400 e volta com pouca coisa. Eu aposto mais na explicação de "simplificamos o projeto para poder continuar vendendo ao mesmo preço".

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexander Gieg A melhor opção é ver se tem analise e testes dessa nova linha de produtos da marca.

 

Muitas vezes tem marcas que reduzem os componentes, mas melhoram na qualidade dos mesmos.

 

Não quer dizer que o produto da marca ficou pior, pode ser uma simples atualização na linha colocando componentes melhores, o que não implica em nada no resultado final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb @Elder Nauvirth@Shaman93 linkou uma análise.

 

11 minutos atrás, Shaman93 disse:

A simplificação visa atender o mesmo ou quase o mesmo objetivo com a utilização de menos recursos.

 

Bem, o que eu gostaria de saber é qual modelo de filtro de linha, atualmente à venda, tem a mesma qualidade, ou qualidade superior, à original, em termos de complexidade e riqueza do circuito analógico. Pois, possibilidade por possibilidade, vou na de que remover quase todos os componentes dum design analógico de potência não produz um resultado quase idêntico, mas inferior, sobretudo se a motivação tiver sido redução de custos para manutenção de preço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Alexander Gieg Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Energia 8 deixou de ser um bom filtro de linha, mas a qualidade da proteção contra surtos permanece a mesma, e esse é o principal foco do Energia 5 e do Energia 8.
Para computador já é mais do que o suficiente, pois as fontes de qualidade já possuem uma excelente filtragem. Ao meu ver, um filtro de linha que é realmente bom como "filtro de linha", só importaria se fosse ligar equipamentos de som por exemplo, que qualquer ruído na rede elétrica será notado no áudio.

Se quiser economizar, podes comprar um Energia 3 ou um Pocket, que terão exatamente a mesma proteção contra surtos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Obrigado. Se eu quiser complementar a proteção contra surtos de um iClamper Pocket / Energia 3 / 5 / 8, acrescentando um filtro de linha, qual você recomenda? Ou, colocando doutro modo, o que você recomenda como um bom "kit" atual?

 

Pergunto porque andei lendo o forum, tanto este quanto os linkados neste, e vi várias recomendações de dispositivos diversos que, cada um, é bom numa coisa mas ruim noutra. Ou a proteção contra surtos é boa mas o barramento é ruim, ou o barramento é ruim mas não tem proteção, ou o filtro é bom mas a proteção é ruim e o barramento é mais ou menos, ou tal item é bom mas não tem fusível etc.

 

Se pudesse sugerir uma combinação boa de a) filtro de linha + b) proteção contra surtos + c) régua com barramento bom e 5 ou mais tomadas e botão liga-desliga geral ou individual (e, não sei se é necessário, fusível), eu agradeceria muito.

 

Pretendo comprar isso como um presente de Natal para uma prima idosa minha, então quanto mais "ligar e esquecer" a coisa for, melhor. Detalhe que ela própria pediu o botão liga-desliga para poder desligar a TV e os aparelhos em torno sempre que sai de casa sem precisar mais ficar se agachando até a tomada atrás da estante.

 

PS: A instalação elétrica da casa dela é antiga e não tem nem terra, nem DPS de entrada, e na verdade nem um quadro elétrico propriamente dito, só uns disjuntores que substituíram 1 para 1 umas chaves antigas com fusíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 horas atrás, Alexander Gieg disse:

Obrigado. Se eu quiser complementar a proteção contra surtos de um iClamper Pocket / Energia 3 / 5 / 8, acrescentando um filtro de linha, qual você recomenda? Ou, colocando doutro modo, o que você recomenda como um bom "kit" atual?

Esses modelos da Clamper são DPS classe III, não conheço DPS melhor do que os da Clamper.
Um DPS classe III na verdade já era para ser um complemento da proteção de um DPS classe II, que é instalado no quadro de disjuntores de sua casa. E também se a instalação não for muito antiga, provavelmente terá um DPS classe I no padrão de entrada (o "relógio de energia"). O classe I serve para proteger contra raios que caem diretamente na rede elétrica próxima de sua casa.
Sem DPS classe II e I, os Clamper Pocket, Energia 3, Energia 5 ou Energia 8 só serão capazes de proteger contra surtos menores, como por exemplo os que ocorrem em quedas de energia, ou em caso de raios que caem muito longe de sua casa.

23 horas atrás, Alexander Gieg disse:

Se pudesse sugerir uma combinação boa de a) filtro de linha + b) proteção contra surtos + c) régua com barramento bom e 5 ou mais tomadas e botão liga-desliga geral ou individual (e, não sei se é necessário, fusível), eu agradeceria muito.

O barramento do Energia 5 e Energia 8 são bons, suportam a corrente de 10A normalmente. (Porém vale lembrar que 10A deverá ser a potência total ligada no filtro de linha, não deve ligar um equipamento de 10A em cada tomada do filtro por exemplo. Isso vale para qualquer régua que for utilizar.)
Um filtro de linha com uma boa filtragem, não conheço muitos modelos, mas talvez esse tópico seja de seu interesse:

Um filtro de linha com uma boa filtragem deverá ter um indutor. Quanto ao fusível, bons filtros de linha já possuem chave microdisjuntora, que é melhor do que fusível. Tanto o Clamper Energia 5 quanto o Energia 8 possuem essa chave.

 

23 horas atrás, Alexander Gieg disse:

Pretendo comprar isso como um presente de Natal para uma prima idosa minha, então quanto mais "ligar e esquecer" a coisa for, melhor. Detalhe que ela própria pediu o botão liga-desliga para poder desligar a TV e os aparelhos em torno sempre que sai de casa sem precisar mais ficar se agachando até a tomada atrás da estante.


Nesse caso a filtragem com apenas um capacitor como o caso dos Clamper Energia 5 ou Energia 8 já são o suficiente, pois televisão e eletrônicos relacionados (DVD, Blu-Ray, etc.) já possuem uma ótima filtragem na entrada de alimentação de suas placas fonte. Mas caso mesmo assim opte por comprar um filtro de linha com uma boa filtragem, podes usar um Clamper Pocket em conjunto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Entendi. Uma última pergunta. Lendo mais encontrei referências positivas ao filtro de linha transparente da Margirius, creio que esse aqui: Margirius MG-3001 Cristal. Em sua opinião, sem levar em conta o custo maior, só as características elétricas, a combinação iClamper Pocket + MG-3001 vale a pena? Ou o iClamper Energia 5 / 8 sozinho continua sendo uma opção melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Alexander Gieg Esse Margirius é basicamente a mesma coisa que um Clamper Energia 5 em questão de filtragem (talvez pior, dependendo do capacitor usado), porém sem proteção contra surtos. Não vale a pena. Não tem nem mesmo um indutor para justificar usá-lo com um Clamper Pocket ao invés de comprar apenas um Energia 5 ou Energia 8...
Além disso, esse aí usa fusível, que já é algo do passado quando se trata de filtros de linha. Clamper usa chave disjuntor, que fornece uma proteção contra sobrecargas/curto-circuito muito melhor.

Citação

PS: A instalação elétrica da casa dela é antiga e não tem nem terra, nem DPS de entrada, e na verdade nem um quadro elétrico propriamente dito, só uns disjuntores que substituíram 1 para 1 umas chaves antigas com fusíveis.

Chaves com fusíveis? Instalação muito antiga mesmo... Seria interessante mandar refazer com um eletricista qualificado. Instalações antigas, além do perigo de incêndio, haverá um maior desperdício de energia devido a oxidação dos condutores e possíveis fugas de corrente. Mas infelizmente é algo que sai caro.
Já que a casa não possui aterramento, provavelmente usa tomadas do antigo padrão. Recomendo que pelo menos troque a tomada que será usada com o filtro, conforme a polaridade correta. Não quebre o pino terra, pois dessa forma o filtro poderá ser usado futuramente em uma tomada com aterramento. Também não use adaptadores de três para dois pinos, pois por serem proibidos pela norma, não são regulados pelo Inmetro, portanto são de qualidade duvidosa.

Polaridade da tomada:
2.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Não tem nem mesmo um indutor para justificar usá-lo com um Clamper Pocket ao invés de comprar apenas um Energia 5 ou Energia 8

 

Certo. Bem, vou adquirir um Energia 8 então. Eu realmente gostaria de complementar isso na forma de um Pocket com um bom filtro, para dar a ela uma solução completa, mas se não há filtros que valham a pena, é o jeito.

 

15 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Mas infelizmente é algo que sai caro.

 

Pois é. Já orçamos atualizar a instalação elétrica da casa, mas o custo seria de R$5.000 para cima. Teria de trocar toda a fiação, instalar um quadro de energia novo completo (que talvez pudesse reaproveitar os cinco disjuntores da gambiarra atual), umas caixas de junção, e ainda instalar aquele tubo bengala do lado de fora, ou seja, mão de obra não só do eletricista, mas de pedreiro também. Infelizmente, por enquanto, é um valor fora da realidade.

 

E desperdício de energia de fato há. A conta de energia vem bem mais do que deveria pelo número de moradores e pelo consumo deles. Vira uma situação ovo vs. galinha: para poder pagar menos na luz é fazer a troca da instalação elétrica, mas para trocá-la é preciso dinheiro, dinheiro este que vai para pagar as contas de energia caras, que para poderem baratear precisariam da troca da instalação elétrica, mas para trocá-la é preciso dinheiro, dinheiro este que vai para pagar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a ideia é ver outras opções, veja as marcas Upsai e NHS. Melhores acho que só importando, aí fica bem mais caro. Ou se partir pra condicionadores de energia, mas também foge do propósito.

 

Hoje o que mais tenho recomendado é a proteção em camadas - DPS na entrada, outro no quadro, iclamper pocket e filtro (este último nem sempre). E, pra todos funcionarem da melhor maneira, um bom aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John Frusciante @Ferox Graxaim Nesse ritmo, acho que mais dia, menos dia, alguém vai lançar uma loja de "artesanato elétrico" onde o sujeito pega a melhor carcaça de algum produto comercial, joga o interior fora, faz sua própria placa de circuito impresso com componentes de verdadeira qualidade, monta dentro, e vende a versão melhorada com direito a assinatura no corpo e coisa e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai depender do modelo. Mas antes veja que eu uso e recomendo Clamper. Mas o autor quer opções. E os da Upsai são geralmente melhores do que os vendidos na loja da esquina. Na minha modesta opinião, os da Clamper são os melhores. Os da Upsai estariam em um segundo escalão. É uma opção ruim? Depende de por quanto estará custando e quanto tenho pra gastar e o que está disponível na minha região. 

 

Ahhh, o @faller tem um tópico sobre isso que Alexander citou... melhorar as proteções de um filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@John Frusciante O que eu consegui pesquisar sobre os filtros Upsai, são do mesmo tipo desse da foto que postei. Esse que mostrei não é muito diferente de um "filtro de linha" de qualidade duvidosa vendido em qualquer esquina. Mas se puder nos mostrar um modelo cujo interior seja de qualidade aceitável, agradecemos :)
@Alexander Gieg A Daneva faz um filtro de linha decente também, mas é inferior aos da Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!