Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal preciso que me tirem uma dúvida meu marido foi realizar a troca do chuveiro no nosso apartamento porém, ao desligar todas as chaves de energia ele tomou um choque no fio terra gostaria de saber qual o motivo de haver corrente no fio terra? 

Postado
11 horas atrás, Luciane1234567 disse:

Boa tarde pessoal preciso que me tirem uma dúvida meu marido foi realizar a troca do chuveiro no nosso apartamento porém, ao desligar todas as chaves de energia ele tomou um choque no fio terra gostaria de saber qual o motivo de haver corrente no fio terra? 

Se o terra estava energizado é preciso ver se não tem gambiarra aí. Tem de rever a instalação do chuveiro pelo menos

• Membro VIP
Postado

pode ter...:

• desligado o disjuntor errado
  • sido não no terra
  • ligações erradas
  • sido estática no corpo
  • sido o terra não estar conectado no chão - na terra literalmente. Neste caso umidades interna nos conduítes ou outro aparelho conectado à uma fase não desligada lhe conferem 'contato' com uma fase

Melhor pedir assessoria a um eletricista de verdade.

• Curtir 3
Postado
19 horas atrás, Keibel disse:

Chegou a testar com multímetro? Normalmente é energia residual que fica no terra. 

Não existe isso, meu amigo…. Se deu choque tem coisa errada e pode ser mortal ! 

Paulo

• Membro VIP
Postado
Em 01/01/2022 às 13:58, aphawk disse:

Não existe isso, meu amigo…. Se deu choque tem coisa errada e pode ser mortal! 

Um aterramento ruim sendo demandado pode resultar no que foi chamado de energia residual.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Um aterramento ruim sendo demandado pode resultar no que foi chamado de energia residual.

??????

Aterramento ruim sendo demandado acaba gerando diferença de tensão entre  vários locais, mas para isso a pessoa que recebe um choque tem de ter a diferença de potencial entre dois pontos !

Se um dos pontos está totalmente desligado da rede pelo disjuntor do quadro, não tem como alguém tomar o choque, a menos que exista ainda alguma OUTRA ligação a alguma fonte de Eletricidade, independente do quadro de força, o que é um baita erro e é mortal !

Me explique o porquê com o quadro de energia desligado ainda havia energia no terra do chuveiro ( acho que você não entende o conceito de TERRA : ele conduz energia, mas não acumula ! ) para dar choque em uma pessoa, portanto alguma eletricidade ainda estava presente no chuveiro, e não era estática não!

Cuidado com o conceito de energia residual em equipamentos elétricos … eles podem sim ter energia estática que pode dar choque em relação ao terra, mas não é o choque que a pessoa recebeu quando mexeu no chuveiro do banheiro, o qual não tinha mais nenhuma possibilidade de ter energia caso toda a ligação elétrica estivesse correta !

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 31/12/2021 às 18:45, Keibel disse:

Normalmente é energia residual que fica

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

aterramento ruim sendo demandado pode resultar no que foi chamado de energia residual

Em 01/01/2022 às 11:16, .if disse:

o terra não estar conectado no chão - na terra literalmente. Neste caso umidades interna nos conduítes ou outro aparelho conectado à uma fase não desligada lhe conferem 'contato' com uma fase

Conectando agora as afirmações acima, apesar de não ver muito sentido eletro&técnico, quase que vejo sentido humano no termo resíduo da energia no fio. Ou seja se não estiver no chão, um ligeiro potencial pode aparecer onde chamamos de terra. P.ex. o choque que se toma no gabinete de pc sem aterramento adequado.

6 horas atrás, aphawk disse:

o porquê com o quadro de energia desligado ainda havia energia no terra do chuveiro

Dando uma de sherlock holmes ,no caso da autora talvez ele tivesse desligado apenas o disjuntor do chuveiro mantendo os demais ligados que enviaram 'resíduo' pro terra não conectado no chão...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se o aterramento não for eficiente, imagino que possa passar a existir algo como uma capacitância. Objetos, seres, condutores "carregados" eletricamente, mesmo após desligamente da "fonte". Talvez estejamos falando de "estática" num nível macro de abragência. Um RC descarregando à Terra lentamente.

Postado
7 horas atrás, .if disse:

P.ex. o choque que se toma no gabinete de pc sem aterramento adequado.

Ahhhhhh neste caso a tomada do computador tem de estar ligada né ? Ou você já tomou choque de um gabinete cujo fio da fonte estivesse totalmente desconectado ?

Se o cabo da fonte estiver conectado, aí sim pode ter algum tipo de choque por falha de um dos capacitores ..... mas não é este o caso.

O caso que estamos discutindo a autora disse que desligou TODAS as chaves ... portanto nada a ver ...

7 horas atrás, .if disse:

Dando uma de sherlock holmes ,no caso da autora talvez ele tivesse desligado apenas o disjuntor do chuveiro mantendo os demais ligados que enviaram 'resíduo' pro terra não conectado no chão...

Novamente .... TODAS as chaves estavam desligadas ....

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se o aterramento não for eficiente, imagino que possa passar a existir algo como uma capacitância. Objetos, seres, condutores "carregados" eletricamente, mesmo após desligamente da "fonte". Talvez estejamos falando de "estática" num nível macro de abragência. Um RC descarregando à Terra lentamente.

Se acumula energia estática, está implícito uma pequena capacitância. Mas pense com calma : um chuveiro está conectado ao sistema de água, e a carcaça sempre está conectada ao terra, então ela não consegue acumular nada de estática, ainda mais por ser um ambiente úmido. Ao desligar todos os disjuntores, não tem como a carcaça acumular energia para dar um choque ( afinal de onde viria esta energia ? ) . Lembre que a água de nossos canos de casa é condutora  ....

Paulo

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, aphawk disse:

Lembre que a água de nossos canos de casa é condutora...

Não deve ser suficientemente condutiva para transmitir a fase de um pólo da resistência à cabeça de quem está se banhando. São centímetros.

Postado
15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não deve ser suficientemente condutiva para transmitir a fase de um pólo da resistência à cabeça de quem está se banhando. São centímetros.

Nossa, é sim, meu amigo, e é por isso que fora do Brasil chamam nossos chuveiros de "Eletrocutores"  .... faça uma pesquisa e vai ver que muita gente morre eletrocutada tomando banho ....

O aterramento da carcaça metálica é obrigatório para proteger uma pessoa de morrer eletrocutada, mas hoje em dia temos chuveiros com carcaça externa de plástico mesmo , então tem de ter por dentro algum sistema que ligue a água ao fio de aterramento.

Mas se você quiser fazer um teste .... pegue um copo de água da sua torneira comum, e coloque as pontas do seu multímetro e meça a resistência.....  a água de torneira tem um monte de sais utilizados para tratamento, inclusive cloro, e aliada ao ferrugem que se encontra em muitas tubulações, ela fica condutiva.

Para você não ter de procurar muito .... :

image.png.be6c849e6193fd7e6bdaa9f0dacc9b52.png

Ou seja, só em 2017 morreram no Brasil 22% de um total de 627 ( 138 pessoas ) morreram eletrocutadas por problemas na instalação do chuveiro elétrico .....

28 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Fale isso para as 138 famílias e vai ver a resposta delas ....

Paulo

• Membro VIP
Postado

O choque que a autora menciona acredito. Mas se desligou todas as chaves mesmo não posso confirmar com certeza.. afinal o choque ocorreu e não consigo vislumbrar outra origem dele a não ser as que já postei. Talvez ela tenha desligado todas que achava que tivesse que desligar.

De novo a teoria é que uma fase estava ativa - pode ser no apartamento vizinho também cujo fio terra é compartilhado pelo prédio todo - e o efeito capacitivo ou umidade nos conduítes levou o 'resíduo' dela pra o terra sendo este não estando conectado ao chão corretamente. E de novo, sim.. o efeito é sim similar ao gabinete sem aterramento onde capacitores de filtro levam parte da rede  pro terra.

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

imagino que possa passar a existir algo como uma capacitância.

Sua imaginação está correta. Uma prova desta capacitância é o fato de que algumas lâmpadas led ficam "acesas" mesmo com interruptor desligado. O paralelismo do fio que vai até o interruptor meio que forma um capacitor. Some-se ele a alguma umidade.

Tópico já discutido por estas bandas...

Editei pra não ficar virando página 🙃

Também não consigo montar uma resposta no tradicional estilo bem humorado, portanto contentemo-nos com um: sim ... não! 😜😁

1 hora atrás, aphawk disse:

não existe possibilidade de choque com a tomada desligada da parede né ?

• Haha 1
Postado
42 minutos atrás, .if disse:

E de novo, sim.. o efeito é sim similar ao gabinete sem aterramento onde capacitores de filtro levam parte da rede  pro terra.

Deixando claro que não existe possibilidade de choque com a tomada desligada da parede né ?

Paulo

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

@aphawk, minha afirmação sobre a condutividade da água em sistemas e chuveiro elétrico é uma generalização que não está ocupada do certo ou errado brasileiro: estatisticamente, esse "número" dos banhos que deram errado nas instalações incorretas ainda é pequeno. Aí não está discriminado o que realmente aconteceu: se a diminuição da distância para a fase, ou o aumento da condutividade na água.

Incontáveis instalações "brasileiras" de chuveiro elétrico sem aterramento, gravemente erradas, já provaram que as duas variáveis acima tem muita força na balança, para a preservação da pessoa que se banha numa instalação de maluco dessas.

O experimento do copo não me contradiz. Temos um tópico sobre esses chuveiros, que (acho que fui eu que) abri meses atrás.

Em resumo, os projetistas dos "eletrocutores" não se fiam apenas na presença de um aterramento. Eles torcem para que pelo menos não circule água inquestionavelmente salobra. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mesmo correndo o risco de ajudar a virar página - que é um saco pra seguir, senti vontade registrar isso que não é totalmente off topic...:

Pior que esta conversa toda me deu medo e vai me dar prejuízo ... Tem vários chuveiros instalados que são de minha responsabilidade técnica. Um ou outro tem aterramento.. vou ter que rever os d+. Vossa culpa! Saco!

9 horas atrás, aphawk disse:

uma oportunidade para oferecer a todos uma orientação que pode salvar a vida de um filho ou dela própria. 

Mas não sem antes abalar as estruturas psicológica, financeira e da própria casa - como no meu caso. kk . Vou ter que quebrar paredes e azulejos pra colocar o fio terra..😭💸😠

😁

Aproveitando a carona do off topic... Por vários segundos achei que estava falando sobre conectar espíritos kk

Em 05/01/2022 às 05:28, alexandre.mbm disse:

O experimento do copo

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O experimento do copo não me contradiz. Temos um tópico sobre esses chuveiros, que (acho que fui eu que) abri meses atrás.

Em resumo, os projetistas dos "eletrocutores" não se fiam apenas na presença de um aterramento. Eles torcem para que pelo menos não circule água inquestionavelmente salobra. 

Estatísticas não mentem. O FATO é que é possível sim morrer por um simples choque elétrico em um chuveiro. Se você acha "estatisticamente pequeno" a chance de você morrer por uma falha de um chuveiro, isso não muda o fato real. O chuveiro é seu, e a responsabilidade é sua....

Acho que você não conhece o que significa fator de segurança na engenharia. Por exemplo, quando você entra em um elevador e vê escrito nele "CARGA MAXIMA 450 KGR", significa que ele foi projetado ( e testado )  para suportar 6 vezes ( ou 8 ? não me lembro mais ) esse peso. O motivo ? Trata-se de vidas humanas !

Se alguém morrer eletrocutado por um chuveiro nos USA, não vai adiantar nada aparecer o dono da fábrica e explicar pro Juiz que "a chance de alguém morrer por falha no chuveiro é estatisticamente pequena ou a gente torcia para  que a água não fosse mais salobra"  , ainda mais que todos sabem que na Flórida a água para banho vem de poços artesianos cuja água sai até mais escura do que deveria e acredite, tem cheiro ruim e gosto pior ainda.....  Por esse motivo é que um chuveiro lá tem todas as possíveis proteções, o que encarece ele.

Agora, cá entre nós, o que você acha que pode acontecer numa "instalação incorreta"  de um chuveiro ???????????? Só pode ser duas coisas

a - Troca do fio de terra por um de fase 

b - Falta do fio de aterramento (ou do aterramento) E falha interna no chuveiro...

Quando eu era pequeno, cansei de tomar banho em chuveiros que tinham apenas os dois fios do 220V ligados neles .....  e com todas as normas de segurança de hoje, já ví em alguns locais chuveiros modernos com o fio do terra desligado.

E também já vi um "eletricista" passar um fio de terra em uma residência em Itanhaém e colocar uma barra de cobre em um lugar qualquer do lado de fora da casa, em um solo altamente arenoso, quando perguntei como que ele testou se o solo lá era adequado e se tinha tratado o local com sais para melhorar a condutividade, ele me respondeu que "não tem equipamento para isso" , e que sim, ele havia mijado várias vezes no local da barra .......

Já que o experimento do copo não te contradiz, qual foi o resultado que você teve com o multímetro ? Fez o teste entendendo o que significa condutividade por área e por volume ?

Faz algo assim : peque uma folha de alumínio e envolva todo o copo por dentro com ela, e ligue um pino do multímetro nela.

Depois, peque uma bolinha de pingue pongue, envolva ela também por folha de alumínio, ligue um fio nela e nesse fio a outra ponta do multímetro.

O porquê disso ? a ÁREA é muito importante para a condução.

Afunde a bolinha no copo cheio de agua e veja a resistência....

Imagine o resultado que você terá para uma área de contato da largura da saída de água de um chuveiro elétrico em cima de sua cabeça.

@.if,

Me desculpe kkkkk a minha intenção é apenas apontar que existem riscos sim, e que a maneira certa é conferir a qualidade do sistema de aterramento, pois ele é a garantia de você sair sempre vivo depois de um banho....

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Já que o experimento do copo não te contradiz, ...

Porque o resultado não importa, já que eu não estou defendendo fazer as coisas do jeito errado. Você foi quem assumiu que eu estou fazendo isso, e resolveu gastar energia para salvar as vidas que supostamente eu estou desprezando.

• Haha 2
Postado

@alexandre.mbm ,

Não foi por causa de nada do que você disse, meu amigo.

Foi no sentido queremos de orientar os leigos a tomarem muito cuidado na instalação de um chuveiro, pois o erro pode ser fatal.

Não é gasto nenhum querer ajudar as pessoas; pelo contrário considero uma oportunidade para oferecer a todos uma orientação que pode salvar a vida de um filho ou dela própria. 

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 05/01/2022 às 21:41, aphawk disse:

oferecer a todos uma orientação que pode salvar a vida de um filho ou dela própria

Nesse foco, investimento. Sem esse ou outro foco digno, ensino é despesa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!