Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem? 

Gostaria de tirar uma dúvida, comprei um multímetro mustool mt8208 ele infelizmente usa 3 pilhas AA totalizando 4,5V. Pilhas recarregáveis são 1,2V x3 = 3,6V, isto é ruim porque deve acabar rápido pois não sei qual é o consumo em mhA do multímetro. Se eu adaptasse uma bateria de celular de  4V 4000mAh ou colocasse uma bateria 9V recarregável + resistor qual ficaria melhor ?

Postado
12 horas atrás, Ricardov disse:

Um multímetro consome muito pouco. É um instrumento de medida, se fizer essas gambiarras pode afetar as medições.

Tenho um mustool mt8208 e ele não consome pouco não! Pra bancada 1,5 semana duração das philhas,

Mas também não recomendo fazer gambiarra nele não

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Pra bancada 1,5 semana duração das philhas

... Pra bancada uma opção é usar uma fonte fontinha carregador de celular. E sim adaptar uma bateria de celular pode ser uma boa pedida. Dica adapte contatos externos pra recarga... algo como um cabo magnético carregador (clique)

ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=1312133819

comprei alguns ... 2 ou 3 quebraram na mão dos donos... mas é só tomar cuidado

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Vamos imaginar cenários.

Pilhas AA alcalinas

3 × 1,5V = 4,5V

3 × 0,8V = 2,4V — é isso mesmo?

Pilhas AA recarregáveis

3 × 1,2V = 3,6V

3 × 0,9V = 2,7V

Célula LiOn

4,2V

3,3V

Eu iria de LiOn sem pestanejar. Não é gambiarra!

Update – 12/02/2022 18:45

Colaboração de @Renato.88 com a tensão mínima das pilhas AA recarregáveis.

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Pilhas AA recarregáveis

3 × 1,2V = 3,6V

3 × ?V = ?

Essas quando se descarregam naturalmente ficam com 0,9V.

Ou seja, um total de 2,7V.

Eu iria de LiOn sem pestanejar. Não é gambiarra!

[2] 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

[2] 

Na verdade, um estudo pode ser feito a partir dos datasheets das células.

Cada tipo e qualidade de célula, por ter uma resistência interna específica, comporta-se diferentemente ao ser ligada a uma determinada carga. Em algumas células a queda de tensão momentânea é muito maior, mesmo que continuem provendo (sustentando) a carga com potência/corrente adequada.

Os datasheets de células trazem gráficos esclarecendo diversas situações de consumo. No caso de produtos AA, gráficos exemplificando uma aplicação em rádio comum AM/FM, entre outras.

Digamos que, por analogia, para o multímetro, os "melhores RMS" fossem os seguintes:

LiOn

1 × 3,8 = 3,8V

Alcalinas

3 × 1,3 = 3,9V

Recarregáveis

3 × 1,1 = 3,3V

Se funciona com as recarregáveis...

• Curtir 1
Postado

Eu verifiquei o consumo dele é de 0,50mAh. Eu pensei também em juntar 3 baterias de celular em série 3,8v x 3 = 11,4v e usar um regulador de tensão LM7805 será que vai durar mais tempo? 

PXL_20220219_170814428.jpg

Postado

Eu pretendo deixar o mais duradouro possível, quero que a bateria que demore muito para acabar.

O meu multímetro da minipa ET1002 já usa uma bateria de 9v recarregável e o bixo dura muito tempo, queria o mesmo para o mustool.

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Eu pretendo deixar o mais duradouro possível, quero que a bateria que demore muito para acabar.

É uma questão de capacidade, não mais de tensão. Células de "LiOn 3,7V" (rótulo) já tem a tensão adequada. Aliás, se você tem a certeza de que as pilhas AA 1,5V o alimentam em série.

Se os 1000 mAh ou 1800 mAh de uma única célula "comum" não se mostrarem suficientes, associe células em paralelo.

Quando você associa em série, soma as tensões e fica (teoricamente) com a mesma capacidade.

• Obrigado 1
Postado

Eu estava pensando aqui agora, o multímetro da minipa et1002 já é 9v de alimentação e está com uma bateria de 9v 450mAh li-thium e dura muito, mais muito tempo mesmo, no uso diário ligando e desligando por cerca de 8 horas fico +- 15 dias ou até mais sem carregar.

O propósito de usar em série com um regulador de tensão seria que ao decorrer do tempo quando a bateria fosse descarregando teria muito mais tempo para descarregar a bateria quase que por completo, pois 4,5v é 100% do multimetro e quando chega a 2,5v diferença de 2v já é o suficiente para o multímetro não ligar, se eu colocar os 11,4v + regulador de tensão para manter os 5v eu já teria de 7v que é o mínimo que o regulador usa para funcionar até 11,4, ou seja 4,4v de diferença, mas também tem a questão da perda de energia em calor que eu não sei quanto seria.

Outra observação e que o da mustool usa 3 pilhas, como eu usei 3x pilhas recarregáveis 1,2v o multimetro não dura  nem um dia, com as pilhas 100% carregadas fica com apenas 2 pontinhos e com +- 3 horas de uso a bateria acaba.

Postado
26 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Outra observação e que o da mustool usa 3 pilhas, como eu usei 3x pilhas recarregáveis 1,2v o multimetro não dura  nem um dia, com as pilhas 100% carregadas fica com apenas 2 pontinhos e com +- 3 horas de uso a bateria acaba.

O problema é a tensão.

Não é que a bateria acaba, pelo contrário tem muita corrente a fornecer ainda. Só que quando a tensão abaixa um pouco, fica muito longe dos 4,5V feitos para o aparelho funcionar.

Se tratando de pilhas recarregáveis, a solução seria colocar/adaptar uma 4ª pilha.

Assim terá 4,8V seu aparelho não vai queimar pois existe uma tolerância a isto, até porque pilhas novas de 1,5V podem chegar a 1,6V o que com três pilhas também resulta nos mesmos 4,8V.

Pra fazer isso você pode colocar um daqueles suportes de 4 pilhas que vendem nas lojas de eletrônica e soldar fios até os contatos das pilhas originais. O suporte dá pra colar atrás do aparelho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, Steaumpunk disse:

mas também tem a questão da perda de energia em calor que eu não sei quanto seria

Muito! Eu nem sei se é "correta" essa regulação, com essa diferença toda. Vai esquentar, se prestar. E não entendi nada; você tá complicando.

• Curtir 1
Postado

Ola.

Minha contribuição simplinha :

Como já tive um amigo com o mesmo aparelho precisando de uma alimentação diferente do pack original de 3 baterias AA vou relatar como resolvi.

Combinei a ideia da @.if de usar uma fonte dessas de celular porém  coloquei na saida dela um diodo rápido para ajustar os 5V  para 4.5V

Esses diodos tem aos montes nas fontes ATX , os FR107  que conduzem um ampere e seguram os 0,5V .

Isso de baixar  a saída da fonte de celular foi porque mesmo o aparelho aceitando uma variação na entrada como citado pelo @Renato.88  ocorreu que o uso continuo estava gerando aquecimento interno no aparelho para 'consumir'  a energia entrante acima do default .

Então, o usuário me perguntou se ficaria sempre atrelado a uma tomada para usar o multimetro , daí forneci um powerbank para uso em campo .   Ele fornece os mesmos 5V de um carregador de celular e com uma capacidade de 8000 mAh daria para deixar ligado um final de semana inteiro sem nenhum problema.

O deck de baterias do aparelho se manteve original , apenas coloquei um plug na base dele já com o diodo instalado internamente .  

Com isso poderia ligar tanto a fonte como o powerbank e o aparelho recebia os 4.5V  pelo tempo que se desejasse, sem gastar um centavo a mais com pilhas .

'_'

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Isso de baixar a saída da fonte de celular foi porque mesmo o aparelho aceitando uma variação na entrada, como citado pelo @Renato.88 , ocorreu que o uso contínuo estava gerando aquecimento interno no aparelho para "consumir" a energia entrante acima do default .

Para "regular", ou em um diodo zener ou em um regulador linear?

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Esses diodos [rápidos] tem aos montes nas fontes ATX. [Por exemplo,] os FR107  que conduzem um ampère e seguram os 0,5V.

Por que não um diodo retificador comum?

Postado

Bom eu consegui uma bateria de algum aparelho da xiaomi, foi a de maior capacidade que coubesse no multímetro, retirei o suporte de pilhas e coloquei a bateria, fiz um encaixe para o carregador e agora é só fazer um teste.

Tomara que dure bastante já que tem 3,85v e 3350mAh.

IMG_20220221_185351.jpg

IMG_20220221_185453.jpg

IMG_20220221_185526.jpg

IMG_20220221_185715.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Steaumpunk , de que "carregador de celular" você fala? Você não pode usar um carregador de tomada. Precisa ser um carregador de célula.

E um carregador 1S para LiOn 3,7V não vai encher sua célula LiPo 3,85V.

Quem carrega a célula de um smartphone é um circuito na placa do aparelho; nunca foi a fonte chaveada plugada na parede. Cuidado! Essa confusão de nomes é apenas um mimo à ignorância do comércio.

Mostre-nos o seu carregador, antes de tentar usá-lo. Pois está parecendo que você não separou a coisa correta.

• Curtir 1
Postado

Eu uso esta fonte para carregar uma lanterna de cabeça que fica a noite toda carregando e quando é no outro dia já está carregado. A lanterna usa duas baterias lgdas31865 em paralelo.

São 5v 500mah. Assim não sobrecarrega a bateria, não esquenta e quando passa a noite toda carregando o led de vermelho passa para verde e a lanterna fica super forte, a lanterna dura bastante com os 4400mah

IMG_20220221_194626.jpg

Eu não uso carregador de 1000mah ou de 2.1mAh na lanterna porque esquenta a bateria e a fonte, eu uso de 500mah porque não esquenta e carrega.

• Triste 1
Postado

Por que não um diodo retificador comum?

Sr @alexandre.mbm , pode usar um comum tipo 4004 mas eles comem 0.6V ou 0.7V   e tirando isso de 5V daria menos do que os 4.5V plenos que o aparelho recebe com uma carga de baterias novas.

Os FR ( rápidos )  comem só 0.5V   e os de germânio comem menos ainda .

É certo que os aparelhos tem tolerâncias , eu só dei um exemplo do que eu usei para gabaritar a missão.  🙂

31 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Eu uso esta fonte para carregar uma lanterna de cabeça

Sr @Steaumpunk

Também tenho essas lanternas de cabeça porém existem duas versões de carregador para elas :

Alguns modelos de lanterna vem com carregador de 5V porque dentro dela existe algum controlador ou apenas algum conponente que baixe a tensão de carga para 4.2V

Outros modelos vem com carregador já setados como 4.2V , tenho até um aqui e vou mandar a foto , nele diz   Output 4.2V (+-) 0,5V  por 500 mA   .  Nesse caso o (+-)  ali da foto diz que é a tolerancia na saida e que sabidamente a bateria suporta.

O numero é tão miudo que a pessoa olha e entende como Output . xxxxx  5V , o final da frase !

Mas , muito bom que voce tenha conseguido adaptar uma bateria interna recarregável  e não vai mais precisar gastar com pilhas.

chg-head.jpg

• Curtir 2
Postado

Puts, pior que é verdade😅, são 4.2v não são 5v redondo, até verifiquei no multimetro. O carregador que eu tenho é o original da lanterna eu até troquei o cabo para usb-v8 e coloquei uma entrada v8 na lanterna porque antes era o encaixe de pino redondo que deu problema, agora o mesmo carregador serve para a lanterna e para o multímetro.

Top, agora eu tenho que fazer o teste, tenho que usar o multímetro até a bateria gastar e depois carregar e verificar a tensão depois de carregado.

Assim que eu fizer isso volto neste tópico para contar o resultado.👍

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Steaumpunk disse:

Eu uso esta fonte para carregar uma lanterna de cabeça que fica a noite toda carregando e quando é no outro dia já está carregado.

A lanterna usa duas baterias lgdas31865 em paralelo.

Sua laterna provavelmente tem um circuito carregador 1S. Ou suas células tem plaquinhas com esta proteção. Pois essa fonte 5V não deve agir diretamente sobre uma célula LiOn ou LiPo nua. Jamais!

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Alguns modelos de lanterna vem com carregador de 5V porque dentro dela existe algum controlador ou apenas algum conponente que baixe a tensão de carga para 4.2V

@Steaumpunk , ou é como o @Tito Fisher está falando na citação acima. São níveis diferentes de sofisticação para o produto vendido como laterna recarregável.

1 hora atrás, Steaumpunk disse:

agora eu tenho que fazer o teste, tenho que usar o multímetro até a bateria gastar e depois carregar e verificar a tensão depois de carregado

Eu não arriscaria meu multímetro colocando-o no teste. Eu checaria antes. Somente com as certezas suficientes eu faria o setup (que você já fez).

• Curtir 1
Postado

Acabei de abrir a parte de trás da lanterna onde coloca as baterias, e os fios do carregador já são ligados direto na baterias. A placa de circuito é só para ligar os leds vermelho e que também tem a função de pisca pisca.

IMG_20220221_233712.jpg

IMG_20220221_233648.jpg

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Sua laterna provavelmente tem um circuito carregador 1S. Ou suas células tem plaquinhas com esta proteção.

Veja as células que vieram com a lanterna.

PS.: o conector micro-USB parece ter sido mexido, talvez "adaptado".

lanterna.jpg.3988fdf16f5e154e816aba7796cd47bb.jpg

Meu palpite é que originalmente ali havia um jack de plugue, e que o carregador da laterna, mesmo sendo "de parede", entregava 4,2V.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!