Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distro Linux performando melhor em jogos do que o Windows 11 no mesmo hardware


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

 

Vamos as especificações:

 

Blaca mãe ASUS B450

Processador Ryzen 3 2200g 

8GB RAM 3000Mhz (dual channel)

Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze

 

Sistemas testados:

 

ZorinOS

Windows 11

 

Jogos:

 

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition 

Outward

 

Obs: ambos os jogos foram rodados via Proton no ZorinOS, tudo através da Steam.

 

O caso é o seguinte: os jogos citados rodaram em FullHD em qualidade média/baixa atingindo a margem de 50/60 FPS estáveis na distribuição Linux. Porém, como divido este PC com outras pessoas decidi instalar o Windows 11 pra evitar problemas com os outros usuários que não entendem muito de informática.

 

Eu poderia fazer dual boot? Sim... mas decidi fazer uma instalação limpa do Windows mesmo.

 

Após baixar os mesmos games via Steam no Windows percebi que a diferença de performance foi bem grande, a ponto de não conseguir chegar em 40 FPS nos jogos citados, nas mesmas resoluções e condições.

 

Obs: cheguei a atualizar os drivers da AMD e conferir se as memórias realmente estavam em dual-channel. Está tudo certo.

 

Em fim... alguém tem ideia do que pode estar acontecendo com o desempenho dos jogos? Sei que o OS da Microsoft é bem mais pesado, mas no ZorinOS tudo rodava com uma camada de compatibilidade, o cenário era pra ser o inverso!

 

Desde já agradeço 😉

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Steam está colocando bastante esforço no Proton por conta do Steam Deck. Também tem a questão de que no Linux o driver para gráfico AMD utilizado é geralmente o open source, e no Windows é o driver proprietário. No Linux, existem dois drivers AMD, um proprietário e um open source. No Windows existe apenas o proprietário. O open source geralmente é melhor. Mas isso sozinho não deve ser suficiente para explicar toda a diferença de desempenho que você constatou. Tem também o fato de que GNU/Linux utilizam menos CPU e RAM em background e a questão do Proton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Hloddoviko Adalbert Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Eu diria que essa diferença de desempenho é normal, Linux tende a ter desempenho melhor que Windows em vários aspectos. (Exceto alguns jogos que foram mal otimizados no Linux em suas versões nativas). Ainda mais WIndows 11, que pelo que vi, tem desempenho pior que o 10 em jogos.

Se o computador é seu, mantenha o Linux. Outras pessoas fariam algo que a plataforma Linux as limitaria se não soubessem lidar? Por exemplo: se os demais usuários só acessam internet ou jogam os mesmos jogos que tu jogas, não há razão para instalar Windows. É até melhor Linux nesse caso, por ter mais segurança.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acvale Hmm, interessante esse lance do drivers open source, eu sinceramente não sabia dessa. Apesar disso não fazer milagre, com certa deve ser um dos motivos pros games rodarem melhor no ZorinOS. Fora o fato do sistema não rodar um caminhão de coisas em segundo plano como no Windows. 

 

Skyrim não é um jogo otimizado, apesar de ser um game incrível até hoje ainda existe algumas inconsistências. Ver ele rodar tão bem via Proton me supreendeu positivamente.

 

Sobre o esforço da Valve em investir no Linux e no Proton, acho que tem futuro. A popularização do Steam Deck e consequentemente das distribuições Linux deixarão a distância entre o Windows e Linux menor no quesito popularidade e, quem sabe, compatibilidade.

 

@Ferox Graxaim Opa! Valeu pelas boas vindas, Ferox 😉

 

Então, a pedra no sapato de manter o Linix nesse computador é que meu irmão mais jovem gosta de jogos competitivos como League of Legends e Valorant. Apesar das tentativas eu não tive sucesso em fazer esses games rodarem bem no ZorinOS, e no fim acabei optando por instalar o Windows.

 

O fato da máquina ficar na casa dele e eu raramente usar me dexou mais conformado com a situação, apesar de ter montado o "meninão" do zero.

 

Eu, por outro lado, jogo muito jogos acasuais da geração passada e retrasada, além de alguns indies nas horas vagas. ZorinOS me atende bem e ainda me dá alguns frames.

 

Atualmente estou com um notebook Windows equipado com um Ryzen 3 3200U. Estou pensando seriamente em instalar o ZorinOS e usá-lo como sistema principal. Porém, por ser um hardware menos popular tenho medo de não ter tanto suporte quanto o Ryzen 3 2200g tem, e no fim não conseguir usufruir tanto quanto gostaria.

 

O que acha? Esse meu notebook é o que uso no dia a dia pra jogar e trabalhar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Hloddoviko Adalbert disse:

A popularização do Steam Deck e consequentemente das distribuições Linux deixarão a distância entre o Windows e Linux menor no quesito popularidade e, quem sabe, compatibilidade.

Esse é o sonho. Uma pena que o Steam Deck foi lançado em uma época de escassez de componentes e está com uma oferta bem baixa em relação à demanda.

 

Existe uma razão para grande parte das empresas quererem ficar longe do open source. Elas precisariam fazer produtos de software com uma qualidade superior. Se o Windows fosse open source, por exemplo, a Microsoft seria forçada a pensar em ótimas soluções de experiencia de usuário para justificar seu custo, já que um sistema gratuito teria a mesma compatibilidade de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 07/03/2022 às 21:31, Hloddoviko Adalbert disse:

Então, a pedra no sapato de manter o Linix nesse computador é que meu irmão mais jovem gosta de jogos competitivos como League of Legends e Valorant. Apesar das tentativas eu não tive sucesso em fazer esses games rodarem bem no ZorinOS, e no fim acabei optando por instalar o Windows.

 

O fato da máquina ficar na casa dele e eu raramente usar me dexou mais conformado com a situação, apesar de ter montado o "meninão" do zero.

 

Eu, por outro lado, jogo muito jogos acasuais da geração passada e retrasada, além de alguns indies nas horas vagas. ZorinOS me atende bem e ainda me dá alguns frames.

 

Atualmente estou com um notebook Windows equipado com um Ryzen 3 3200U. Estou pensando seriamente em instalar o ZorinOS e usá-lo como sistema principal. Porém, por ser um hardware menos popular tenho medo de não ter tanto suporte quanto o Ryzen 3 2200g tem, e no fim não conseguir usufruir tanto quanto gostaria.

 

O que acha? Esse meu notebook é o que uso no dia a dia pra jogar e trabalhar.

Nesse caso recomendo fazer um dual-boot, pode ter Windows e Linux na mesma máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Acabei de fazer isso. Porém, como a vida é cheia de aventuras, dessa vez tive uns probleminhas pra jogar. Criei um tópico sobre: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1591089-não-consigo-usar-joystick-no-zorin-os/#comment-8373963

 

@Marcos FRM Sim, o ambiente gráfico é GNONE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!