Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterar tensão de um aparelho 220v para 110v


Posts recomendados

Tenho um aparador de grama elétrico de 220v, e todas as minhas tomadas são de 110v. Sei que dá pra comprar um transformador, mas como estou aprendendo a trabalhar com eletrônica, gostaria de saber se existe uma maneira de alterar manualmente o aparelho para que funcione a 110v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode ligar algo em série com ele.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

neste caso, este algo deve ser de mesma resistência do motor .. em teoria: google divisor de tensão resistivo. Como na prática não se pode medir a resistência do motor, você pode tentar algo com mesma potência em série.

1 hora atrás, Lucas Kosloski disse:

aprendendo a trabalhar com eletrônica

Não muito seguro.. aguarde seu momento.. mas um dimmer também tem potencial pra controlar a potência do motor (dc universal) 127 em 220

 

Ah sim.. como rebobinar o motor é inviável e usar autotrafo é óbvio d+ - por isso te descrevi as dicas acima - te dou outra opção: usar um simples diodo em série: na teoria ele não deixa passar a metade da senoide o que proporciona ao motor - um dispositivo parrudo que não tá nem aí com a qualidade da energia -,  metade da potência e metade da tensão média. Mas claro, na prática não faça se não se sentir a vontade.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Kosloski    esse cortador de grama usa um motor elétrico , e o que você quer fazer é transforma-lo para 110 volts ,  e para isso precisa modificar as bobinas internas dele , ou o que seria mais fácil construir um transformador que altere a rede de 110 para 220 ,  um transformador  ,  ou você pode também , liga-lo em 110 mesmo que vai funcionar , porém com menos da Metade da força normaL dele .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se ajuda nem se está certo mas uso um secador de cabelo como soprador. Esse secador tem chave para selecionar 110v/220v. Curioso abri e encontrei apenas um diodo 1N4007, lá...

Os secadores de cabelo usam motores dc de 12V. A enorme resistência fica em série com o motor e permite que ele funcione em 110 ou 220V dependendo do valor dela. 

 

2 horas atrás, devair1010 disse:

ou você pode também , liga-lo em 110 mesmo que vai funcionar , porém com menos da Metade da força normaL dele .

Sim, pode. Mas se ficar usando por muito tempo o motor queima facilmente, pois vai ficar travando e isso aquece as bobinas. 

 

2 horas atrás, .if disse:

você pode ligar algo em série com ele.

Ele quer o contrário, subir a tensão. O motor que é de 220V. 

3 horas atrás, Lucas Kosloski disse:

Tenho um aparador de grama elétrico de 220v, e todas as minhas tomadas são de 110v. Sei que dá pra comprar um transformador, mas como estou aprendendo a trabalhar com eletrônica, gostaria de saber se existe uma maneira de alterar manualmente o aparelho para que funcione a 110v.

Existe uma ideia gambiarra:

Se você retificar e filtrar a tensão da sua tomada, a tensão sobe para uns 170VDC. 

Se seu cortador de grama usar motor universal, vai funcionar bem perto do que é quando está ligado em 220Vac. 

 

Se o motor dele for do tipo indução esse sistema não funciona, se ligar queima o motor. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ele quer o contrário, subir a tensão. O motor que é de 220V. 

Puts... nem prestei atenção :oops:

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

retificar e filtrar a tensão da sua tomada, a tensão sobe para uns 170VDC. 

Boa... Já fiz isso pra um ferro de soldar que esquentava pouco. ... Ele até azulou com ponte 1n4007 + 100uF/250 😁

Pro caso do garoto capacitor e diodos + parrudos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Pro caso do garoto capacitor e diodos + parrudos

Sim. Pode Até ser aquelas pontes KBPC5010 que vendem por aí, elas são meia boca porém o motor não consome os tais 50A e nem 1000V rotulados nela. 

Capacitor pode ser aqueles usados em televisão velha, geralmente de 330uF/400V. Pode usar uns dois ou três deles em paralelo. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!