Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já é a segunda vez que encontro essa coisa na minha rua e não tenho a mínima ideia do que seja.

Será que alguém sabe o que é e pra que serve?

Não tem propriedades magnéticas, ou seja: não gruda em metal...

É muito duro parecendo um aço temperado muito resistente.... Mas apresenta se quebrar com certa facilidade.

As vezes esse tópico não tem nada a ver com o grupo. Eu estou postando por que estou com muita curiosidade mesmo... Já é a segunda vez que vejo isso jogado no chão e fico me perguntando, de onde isso saiu?

Screenshot_20220504-094301.thumb.png.a3e4a4687e056194c866507fa6213acb.pngScreenshot_20220504-094249.thumb.png.226552e0a49902f02ccf1dd9622a14f9.png

Se for o caso os adm podem remover essa postagem.... Eu só estou om curiosidade mesmo

• Curtir 1
Postado

Pela sua descrição parece alguma peça de liga de antimônio. 

Citação

O antimônio na sua forma elementar é um sólido cristalino, fundível, quebradiço, branco prateado que apresenta uma condutividade elétrica e térmica baixa, e evapora em baixas temperaturas. Este elemento semimetálico (metaloide) se parece aos metais no aspecto e nas propriedades físicas, mas quimicamente não se comporta como eles.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Se viu luzes no céu, pode ser parte de um ovni.. ou se não um simples pedaço de ferrite

PC40-Material-Ferrite-Core-for-Flyback-T

originário de um flyback das antigas tv de tubo

• Curtir 5
Postado

@.if cara, vai ser isso mesmo.

Essa peça que você colocou é igual a que eu achei, porém a minha está quebrada.

Flyback de tv de tubo.... Entendi...

Deve ser um baita isolante elétrico por que eu já vi experiências monstruosas com esses flybacks

• Membro VIP
Postado

12 horas atrás, Leo3102 disse:

cara, vai ser isso mesmo.

Não amigo. não é parte de um ovni. 🤪.. Bem.. no seu caso pode ter sido um o.n.i. . só não foi voador... apesar da origem do flyback.. afff fraquinha... 😑

12 horas atrás, Leo3102 disse:

um baita isolante elétrico

Também não amigo. Esta não é a proposta dele. De uma forma simplista pra você que não é do ramo entender, algo como: há bobinas (fio enrolado) energizadas em volta dele...  uma sim e outra não. Ele auxilia na transferência da energia da energizada pra não. Algo como o ferrite intensifica o campo vibratório magnético... de fato facilita a passagem o que evita a perda em calor.

No caso do flyback o que faz isolar é uma resina que envolve as bobinas

🙃

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Parece que nem existe ímã natural.

Os chineses inventaram a bússola faz 2500 anos.

Tem vários relatos, de lá para cá, de "pedras que atraem ferro". Um dos mais conhecidos é uma história fantástica árabe de cerca de mais de 1000 anos, popular em tradição oral mas escrita uns 600 anos atrás numa compilação das 1001 Noites, de que um navio foi desmontado porque teve seus pregos arrancados ao se aproximar de uma montanha magnética.

O filósofo grego, Thales de Mileto, também relata a existência dessa "pedra que atraia" pedras, 600 anos AC. Inclusive Magnésia é o nome de uma antiga cidade da hoje Turquia (antiga Anatólia), cujas ruínas podem ser visitadas.

Para magnetizar metal precisa de... eletricidade, que é produto do magnetismo.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu ia dizer o que @Renato.88 disse. Parece que nem existe ímã natural.

Existe sim. Mas tem formato de pedras e a força magnética deles são fracas se comparar com os imãs fabricados. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Quis me referir a esses ímãs comuns, de geladeira. Não creio que tenhamos algum diretamente de "matéria prima" já magnetizada.

Acho que o canal Manual do Mundo já mostrou como nossos ímãs existem através dos meios capitalistas.

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Quis me referir a esses ímãs comuns, de geladeira. Não creio que tenhamos algum diretamente de "matéria prima" já magnetizada.

Não tem como... 

Pois um imã qualquer seja o natural ou o fabricado não tem como ser moldado. 

Ao cortar ou derreter um imã ele deixa de ser imã. 

Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Acho que o canal Manual do Mundo já mostrou como nossos ímãs existem através dos meios capitalistas.

A rigor, são meios artificiais, industriais, presentes em sociedades em que muitos trabalham e poucos ganham e em sociedades que todos produzem e todos ganham. Tanto faz se uma sociedade permite ou não capitalismo - ou em que nível - a magnetização artificial de metais como ferro, magnetita, neodímio etc. está presente.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Parece que nem existe ímã natural.

Existe sim e bem 'fortinho' ... um magnetar 😁

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...