Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Backup entre dois lugares


Posts recomendados

Olá, preciso de uma ajuda!

 

Tenho um servidor de backup no meu escritório e quero fazer com que esse backup seja feito também na minha casa, que não é muito longe do escritório, cerca de 1km - 2km, é possível fazer essa conexão e automatizar esse backup? 

 

Por favor, é com urgência 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Visão minimalista da coisa:

Para "pouca" coisa (15GB) eu uso [no linux mint] algumas "contas on line" com alguns @gmail.com que é nativo do sistema e megasync .. este último dá 20GB e tem pra windows. Cria-se pasta local em vários pc's sincronizada na nuvem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do volume e conteúdo, se forem arquivos de escritório as opções que recomendo são:

  1. Se usa Android, uma boa é usar Google One (e-mail, agenda, contatos, fotos, faz backup de muita coisa sem necessidade de aplicativo extra)
  2. Se não tem Office, Office 365, porque como vem com 1TB de armazenamento você consegue fazer backup documentos, fotos, etc e "ganha" o Office. Se precisar de mais, e tiver paciência, pode usar as outras contas do plano família. (Ex: Deixa uma conta para os arquivos de escritório e outra para o smartphone)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o PC de casa onde pretendo baixar o Backup é um raspberry pi 4 com um HD externo, ele é um linux, e preciso criar então uma conexão entre o servidor da empresa que é Windows e o meu PC de casa.

 

Pensei em fazer através de FTP, ou algum software que rode nos dois e consiga fazer essa conexão remota configurando o backup.

 

Mas não encontrei nenhum software compatível para ambas plataformas, ou se são, o backup é pela rede local...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@gNuness Olá amigo, tudo bem?

O tamanho do arquivo total é muito grande? Se for, o raspberry você pode instalar um linux e utilizar a virtualização docker pra instalar o nextcloud (nuvem de arquivos estilo Google Drive) de uso corporativo, o mesmo tem versão free e pago, ai você conseguiria instalar no escritório o client de sincronização para enviar ao servidor do nextcloud, mas é necessário ter acesso externo.

att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Sim, é possível e comum. 


Sincronize os backup num primeiro momento numa hora tranquila e localmente. E a partir daí mantem os dois sincronizados via rsync que é o que todo mundo usa. 

 

Claro que não se quer correr o risco de ter os backups e o original no mesmo lugar então se não puder levar o servidor de backup para outro lugar para fazer o sincronismo inicial com o servidor de sua casa então:

  • se não tiver um compra ou empresta um disco para backup de tamanho suficiente. Um disco de 4TB custa menos de 500 hoje em dia.
  • num momento adequado tipo fim de expediente com pouco tráfego fecha o backup do escritório e copia tudo para o disco novo e leva para sua casa
  • na volta traz seu novo servidor de backup. O disco com o backup recente fica em sua casa então ainda tem redundância
  • no escritorio sincroniza os dois servidores de backup e configura o serviço rsync entre eles.
  • leva de volta o servidor de backup para casa e liga na rede. Eles vão se sincronizar com um mínimo de tráfego dái pra diante.
  • assim que sincronizarem o 3 disco pode ser considerado disponível

 

Em 13/05/2022 às 15:18, gNuness disse:

Mas não encontrei nenhum software compatível para ambas plataformas, ou se são, o backup é pela rede local...


Um serviço grátis e seguro como o OpenVPN ou o Hamachi da LogMe In coloca suas máquinas na mesma rede LOCAL através da internet se isso é o que falta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2022 às 13:51, gNuness disse:

Olá, preciso de uma ajuda!

 

Tenho um servidor de backup no meu escritório e quero fazer com que esse backup seja feito também na minha casa, que não é muito longe do escritório, cerca de 1km - 2km, é possível fazer essa conexão e automatizar esse backup? 

 

Por favor, é com urgência 

 

instale o hamachi no linux, você consegue acessar \\ip hamachi\compartilhamento e faca backup incremental(faz um backup completo e os proximos novos arquivos e o que foi alterado)

 

se ambos ficarem ligados o dia inteiro o ideal é você parar o servico do hamachi quando não estiver em uso  e ativar apenas durante o backup para caso pegue algum ransomware por exemplo não comprometa o backup de casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!