Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor filamento em lençol


Posts recomendados

  • Membro VIP
1 hora atrás, Antonio Lago disse:

CLP ou outra sugestão

Se seu clp tiver entradas analógicas e saída pra impressora e você conhecer bem sua linguagem, penso ser uma opção sim. Outra seria um simples mc com tais portas.. p.ex.. o famigerado arduino. 

1 hora atrás, Antonio Lago disse:

pouco conhecimento a área eletrônica

Neste caso, a opção é terceirizar o projeto. 

Tratar ruídos é um trabalho a parte e penso ser a única coisa que se relaciona com este tópico portanto a dica principal que lhe dou é: crie outro tópico e passe mais informações como p.ex. o que conhece e o que já fez nesta empreitada, seus sucessos e fracassos e etc.

 

1 hora atrás, Antonio Lago disse:

interesse em ajudar

.. é o lema do forum 😁

E Serjão.. desculpe por me intrometer 😉

Puts... o fantasma da virada de página de novo 😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ricas disse:

@alexandre.mbm Sim, penso que são botões de costura convencionais

Dá para soldar os cabos neles e depois cobrir a parte pela qual se os fixa nos terminais do lençol com massa epóxi... se forem de inox, pode ser difícil soldar, mas dá para:

 

- enrolar os fiozinhos de cobre e soldá-los. A fixação desses fiozinhos ficará por conta da massa epóxi ou

- talvez (nunca usei) soldar com gota mágica (clique e clique). Mas mesmo nesse caso talvez seja bom cobri-los com massa epóxi, para ficarem redondinhos em cima. Ou pelo menos cobrir os 3 com algum tipo de fita isolante, silver tape, algo assim...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Sim, irei tentar soldar um fio aos botões que ligam no macho do lençol, ou talvez até utilizar essa solda de gota mágica (nunca tinha ouvido falar)

 

O problema é que o lençol mesmo sem ninguém em cima dele, apresenta valores de resistência variáveis, por exemplo, medi agora e está nos 120 ohm, ontem medi e sem ninguém estava nos 130 ohm, normalmente oscila entre 120,125 e 130 Ohm. Assim, não sei que valores utilizar nas resistências fixas da ponte de Wheatstone, existe alguma forma de fixar o valor da resistência do lençol em por exemplo 120 ohm na ausência de alguém? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que dá para fazer uma média com algum vivente em cima dele? Uma criança, ou menor ainda, um gato, um cachorro, uma pessoa grande, uma menor, uma mais magra e outra mais gorducha...

 

E será que dá para, pondo esse vivente sobre o lençol, deitar-lhe um pouco de água, digamos, com um borrifador? Algo que simule suor...

 

E aí quem sabe se dá para ir medindo a resistência...

31 minutos atrás, ricas disse:

gota mágica (nunca tinha ouvido falar)

Nem eu, rs... a nossa amiga @.if é que nos trouxe essa luz 😉

(Mas não sei se funciona com aço. Com alumínio, latão etc. os vendedores garantem. E no segundo link, ali, tem um produto, acho que chinês, que promete soldar cobre em aço... Se você fizer a experiência, e se não estorvar, pode trazer aqui os resultados?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, ricas disse:

o lençol mesmo sem ninguém em cima dele, apresenta valores de resistência variáveis

Um filtro RC com valores altos pode dar uma bela estabilizada. Algo como empíricos 10K/100uF. Obviamente não vai estabilizar a R mas sim a V que ele provoca pro seu conversor ad

 

9 horas atrás, ricas disse:

que valores utilizar nas resistências fixas da ponte de Wheatstone

Amigo, como a matemática já me abandonou faz tempo, eu vivo de insights empíricos. No seu caso um que me vem à mente: personalize cada uso individual de sua manta. Meça o valor da R assim que coloca no local... seca e sem ninguém e memorize. Pode ser na função setup() p.ex.

Rinicial=adc_read(0);

e no loop() compare se houve mudança

if (read_adc(0)<Rinicial-uma_constante_qualquer) faça_algo();

Na troca da manta, basta reiniciar ou simplesmente desligar e religar.

Suponho até mesmo nem precisar da complexa matemática da ponte de wheatstone bastando uma medição direta quiçá nem mesmo de interface complexa bastando um simples filtro RC. No meu (meu) mundo minimalista - é +. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um erro comum aqui: as pessoas fazem perguntas a partir da solução imaginada sem descrever o objetivo do projeto. Lendo com atenção seu post a impressão que dá é que deseja medir e registrar o consumo de energia por centímetro de soldagem a cada serviço. O aparelho que mede isso é o Wattímetro. Já tem pronto, não compensa reinventar a roda a não ser que pretenda industrializar o produto. Para 1 exemplar ou poucos não compensa novo projeto. Para até 22kW de potência já tem pronto por R$ 80,00.

D_NQ_NP_600699-MLB40194235340_122019-O.w

E se vai informar manualmente o comprimento de solda aproveita e informe ao computador a pot6ência consumida lendo o display do aparelho. Use um computador comum, sai mais em conta e se der pane acha fácil em qualquer hipermercado. Pode ser o modelo mais barato, o uso é muito simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno. Objetivo é monitorar a Soldagem, coletando a corrente e a tensão durante o chamado arco aberto. Quando o passe de solda finaliza, precisa fazer o cálculo da energia: [A x V x tempo(s)]/comprimento (m).

O comprimento da solda é informado manualmente ao sistema.

Devem ser impressos: A, V, Energia (heat input), a cada passe realizado. Existem equipamentos, chamados Data Logger específicos para isso, mas preços exorbitantes, devido variedade de dados anslizados. Busco desenvolver uma alternativa mais simples.

Peço novamente a tua orientação. 

Obrigado Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que dá para fazer uma média com algum vivente em cima dele? Uma criança, ou menor ainda, um gato, um cachorro, uma pessoa grande, uma menor, uma mais magra e outra mais gorducha...

 

E será que dá para, pondo esse vivente sobre o lençol, deitar-lhe um pouco de água, digamos, com um borrifador? Algo que simule suor...

 

E aí quem sabe se dá para ir medindo a resistência...

A deteção de presença e umidade são coisas independentes, ou seja, nesta fase inicial estou a focar-me apenas em como detetar a presença de um ocupante…

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Nem eu, rs... a nossa amiga @.if é que nos trouxe essa luz 😉

(Mas não sei se funciona com aço. Com alumínio, latão etc. os vendedores garantem. E no segundo link, ali, tem um produto, acho que chinês, que promete soldar cobre em aço... Se você fizer a experiência, e se não estorvar, pode trazer aqui os resultados?)

Claro que sim, quando soldar eu envio o feedback 

2 horas atrás, .if disse:

Um filtro RC com valores altos pode dar uma bela estabilizada. Algo como empíricos 10K/100uF. Obviamente não vai estabilizar a R mas sim a V que ele provoca pro seu conversor ad

 

Amigo, como a matemática já me abandonou faz tempo, eu vivo de insights empíricos. No seu caso um que me vem à mente: personalize cada uso individual de sua manta. Meça o valor da R assim que coloca no local... seca e sem ninguém e memorize. Pode ser na função setup() p.ex.

Rinicial=adc_read(0);

e no loop() compare se houve mudança

if (read_adc(0)<Rinicial-uma_constante_qualquer) faça_algo();

Na troca da manta, basta reiniciar ou simplesmente desligar e religar.

Suponho até mesmo nem precisar da complexa matemática da ponte de wheatstone bastando uma medição direta quiçá nem mesmo de interface complexa bastando um simples filtro RC. No meu (meu) mundo minimalista - é +. 😉

Obrigado pelas suas dicas, depois envio Feedback 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!